Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

victorialane 12/12/2022

Salvou a minha vida
Essa obra é muito delicada ainda mais quando você tem certos transtornos mentais como a depressão, que é o meu caso. Esse livro Tolstoi fala abertamente sobre quando ele pensou sobre isso e tudo que formulou sobre e até os momentos finais do assunto. Apenas leia se você precisa de força!

theoð 20/12/2022

Finalmente terminei
supreendente, intrigável, emocionante e com uma escrita meio termo. O livro é bom e eu recomendo! Só é um pouco chatinho para ler

Zaqueu 06/01/2023

Deus é a base
Nessa curta escrita de Tolstoi vemos a vida de um homem que no decorrer de sua vida chegou ao ponto de querer tirar sua própria vida.Mais foi ele começar a se perguntar e estudar e sair um pouco do pensamento racional que ele achou Deus em sua vida e tudo mudou.
Leitura incrível que mostra que o ser humano ao chegar em certas questões da vida deve se voltar ao seu mundo interior e colocar nossas vidas nas mãos de Deus. Embora toda religião tenha seus defeitos, Deus deixou a vida para o homem e vida com abundância para que possamos estar na vida das pessoas e fazer a diferença.

Fabio 14/01/2023

A busca de algo maior
Tolstoi põe um espelho em frente a si mesmo e se desnuda num ato de coragem para descobrir: qual o sentido da vida?

lara 21/01/2023

(?) ?O que dizer de Tolstói? Simplesmente incrível como ele consegue descrever o que sente tão bem. E que relato íntimo? me despertou muitas reflexões sobre a vida. O autor conta sobre suas crenças até então e reflete sobre o vazio de suas ações e o equívoco de suas certezas.? Esse livro me permitiu ter uma nova visão sobre minhas crenças, indico demais! OBRIGADA TOLSTÓI, POR ESSA OBRA PRIMA!!!!

NAgilla 23/01/2023

O autor trabalhou muito bem o maior questionamento da humanidade.

Sem fé, é impossível viver

Liev Tolstói

Evandro.Parussolo 25/01/2023

Corajoso
O livro é bem interessante, me identifiquei muito com o escritor, achei muito corajoso para a época.

Patrícia Brito 31/01/2023

Uma confissão
Um livro que trás uma abordagem niilista sobre a vida e levanta questionamentos sobre a fé e o sentido da vida.

"Eu mesmo não sabia o que queria. Eu temia a vida, desejava fugir dela, mas ainda esperava algo dela."

Ramon 04/02/2023

...
?Tudo se desenvolve e eu também me desenvolvo; mas com que finalidade me desenvolvo junto a todos, isso se vê depois?

Heytor Vieira 11/02/2023

Tolstói falando sobre fé, crença, sobre as diferenças entre essas duas palavras, sobre a ideologia da terra. Me fez questionar se sempre fui, antes mesmo de ser eu, se sempre existe. É uma conversa com uma mente que passou boa parte da vida meditando sobre o que fala e é uma ótima conversa.

GuiBatelochio 23/02/2023

A confissão de Tolstói
Tolstói tem um tom muito honesto neste livro. Ele expressa o vazio que sentia mesmo quando já era um autor consagrado e possuía uma vida confortável, considerando recorrentemente o suicídio. A cada capítulo o autor reflete sobre a vida, sem ter um tom abstrato ou enfadonho, mas sim lógico e reflexivo.

Tolstói propõe que o caminho lógico para uma vida de sofrimento seria a morte, que é o destino de todos. Quanto mais conhecimento se adquire, mais fica evidente o quão sofrida é a vida. Aos poucos, percebe que a abordagem puramente racional não é capaz de responder suas questões e sugere uma abordagem não racional, como a da fé.

De maneira muito honesta, o autor diz que a fé professada nas igrejas russas da época, em grande parte, não eram fés verdadeiras. Elas causavam mais segregação do que união e pareciam mais preocupadas com questões humanas do que com Deus. Ali ele não se encaixava. Muitas de suas críticas o levaram a ser excomungado. Tolstói então, buscou as repostas a partir de uma abordagem não religiosa, mais centrada em Deus, a qual considerava a fé verdadeira.

Tolstói também percebeu que as pessoas nas camadas mais baixas da sociedade eram mais felizes e sinceras, mesmo com mais motivos para não o serem. Ele conclui que a vida de "parasita" que estava tendo era grande responsável pelo vazio, e desejava a vida de um verdadeiro trabalhador.

Uma Confissão é um livro com grande poder de fazer refletir. É impressionante como alguém que viveu a quase 2 séculos atrás tem muitas questões semelhantes às nossas. Boa parte de seu sentimento em relação a fé me pareceu familiar, e algumas de suas conclusões me fazem refletir sobre o caminho da fé (a verdadeira e não a religiosa). Apenas ficou um sentimento de final aberto, um gancho para outro de seus livros.

Foi uma leitura excelente e necessária. Certamente a recomendo.

Maria.anamariaprof 23/02/2023

Cada vez que leio esse autor fico mais encantada
É um fluxo contínuo de memórias que levou o autor a sua conversão. É lindo. Tem uma mistura de Santo Agostinho, do livro o peregrino ué de Salomão.

Me trouxe um sentimento de sabedoria, e entendimento e calma.

É um livro tocante.

Ingrid 24/02/2023

Era pra ser uma leiturinha rápida
Mas que texto difícil.
Cheio de divagações, teorias, filosofias? a leitura fica um pouco atrasada, é um livro pra ser relido com mais bagagem.

Laryssa7 27/02/2023

O próprio autor abrindo seu coração, não tem como dizer que foi ruim a leitura, mas no começo até a metade do livro achei muito repetitivo, espero que ele tenha tido de fato um encontro com Jesus ????

Marcella.Spelta 01/03/2023

Foi interessante caminhar junto com os pensamentos do russo em um momento tão sombrio de sua vida e tão real para muitos. A leitura instiga reflexões sobre o que entendemos por fé e o que estrutura essa relação com ?acreditar em algo que não se vê?.