Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

GuiBatelochio 23/02/2023

A confissão de Tolstói
Tolstói tem um tom muito honesto neste livro. Ele expressa o vazio que sentia mesmo quando já era um autor consagrado e possuía uma vida confortável, considerando recorrentemente o suicídio. A cada capítulo o autor reflete sobre a vida, sem ter um tom abstrato ou enfadonho, mas sim lógico e reflexivo.

Tolstói propõe que o caminho lógico para uma vida de sofrimento seria a morte, que é o destino de todos. Quanto mais conhecimento se adquire, mais fica evidente o quão sofrida é a vida. Aos poucos, percebe que a abordagem puramente racional não é capaz de responder suas questões e sugere uma abordagem não racional, como a da fé.

De maneira muito honesta, o autor diz que a fé professada nas igrejas russas da época, em grande parte, não eram fés verdadeiras. Elas causavam mais segregação do que união e pareciam mais preocupadas com questões humanas do que com Deus. Ali ele não se encaixava. Muitas de suas críticas o levaram a ser excomungado. Tolstói então, buscou as repostas a partir de uma abordagem não religiosa, mais centrada em Deus, a qual considerava a fé verdadeira.

Tolstói também percebeu que as pessoas nas camadas mais baixas da sociedade eram mais felizes e sinceras, mesmo com mais motivos para não o serem. Ele conclui que a vida de "parasita" que estava tendo era grande responsável pelo vazio, e desejava a vida de um verdadeiro trabalhador.

Uma Confissão é um livro com grande poder de fazer refletir. É impressionante como alguém que viveu a quase 2 séculos atrás tem muitas questões semelhantes às nossas. Boa parte de seu sentimento em relação a fé me pareceu familiar, e algumas de suas conclusões me fazem refletir sobre o caminho da fé (a verdadeira e não a religiosa). Apenas ficou um sentimento de final aberto, um gancho para outro de seus livros.

Foi uma leitura excelente e necessária. Certamente a recomendo.

Maria.anamariaprof 23/02/2023

Cada vez que leio esse autor fico mais encantada
É um fluxo contínuo de memórias que levou o autor a sua conversão. É lindo. Tem uma mistura de Santo Agostinho, do livro o peregrino ué de Salomão.

Me trouxe um sentimento de sabedoria, e entendimento e calma.

É um livro tocante.

Ingrid 24/02/2023

Era pra ser uma leiturinha rápida
Mas que texto difícil.
Cheio de divagações, teorias, filosofias? a leitura fica um pouco atrasada, é um livro pra ser relido com mais bagagem.

Laryssa7 27/02/2023

O próprio autor abrindo seu coração, não tem como dizer que foi ruim a leitura, mas no começo até a metade do livro achei muito repetitivo, espero que ele tenha tido de fato um encontro com Jesus ????

Marcella.Spelta 01/03/2023

Foi interessante caminhar junto com os pensamentos do russo em um momento tão sombrio de sua vida e tão real para muitos. A leitura instiga reflexões sobre o que entendemos por fé e o que estrutura essa relação com ?acreditar em algo que não se vê?.

Paula1882 07/03/2023

Como é interessante (e triste) ver que os dilemas vividos por Tolstoi há tantos anos atrás são bem parecidos com os meus: a saúde mental destruída, a busca pelo sentido da vida, o conflito entre razão e fé, a decepção com a briga entre as religiões e com as atrocidades cometidas em nome do cristianismo.

"a fé é o sentido da vida humana, graças ao qual o homem não se destrói, e vive. A fé é a força da vida. Se o homem vive, ele acredita em alguma coisa. Se não acreditasse que é preciso viver para alguma coisa, ele não viveria. Se ele não vê e não entende a ilusão do finito, acredita nesse finito; se ele entende a ilusão do finito, deve acreditar no infinito. Sem fé, é impossível viver."

Ana 11/03/2023

Muito interessante acompanhar a trajetória cristã do Tolstoi, acredito que muitos cristãos passam ou passaram pela mesma coisa.

Juliana626 12/03/2023

Forte
Gostei muito, apesar do livro ter poucas páginas achei uma leitura difícil tanto pelo tema abordado como o raciocínio do autor em algumas questões.

ealveselis 14/03/2023

Em desespero
Tostói nos traz diversas reflexões decorrido da sua busca pela fé e sentido da vida.

O conto do viajante é incrível, ele conclui que via a si mesmo como um homem perdido na floresta onde descobriu o horror de ter se perdido, agitado de um lado para o outro, com o intuito de sair para a estrada sabendo que a cada passo se perdia ainda mais, e mesmo assim não conseguia parar. Á beira do suicídio, mas de alguma forma sendo puxado por uma força superior.

?Durante muito tempo, não fui capaz de entender o que havia acontecido comigo. À minha frente, eu só via destruição, para a qual eu estava avançando ligeiro, e que eu temia, não via salvação em parte alguma e não sabia o que fazer. Porém, olhando para trás, vi uma infinidade de botes que, sem cessar, obstinadamente, resistiam à correnteza. Pensei na margem, nos remos e no rumo e comecei a remar para trás, correnteza acima, na direção da margem.?

Natália 16/03/2023

Foi interessante ler sobre o desespero mental de Tolstói, de como ele passou da religião prematura, vinda da convivência familiar à descrença e depois, a partir de uma crise existencial, buscar um significado à vida.

Para mim o mais interessante foi ver como essa declaração está ligada ao personagem Liévin de "Anna Kariênina", desde as crises existenciais, a vida intelectual, a convivência com os mujiques e sua inspiração neles...

Karol.Vasco 18/03/2023

Impaciente
Um resumo do que é a vida, sem sentido ou algum propósito, gostei muito, a escrita de Tolstoi é maravilhosa, niilista e cheio de fatos. :)

daphnemerces 18/03/2023

Muito bom. agradeço por poder saber ler e encontrar uma obra divina do Tolstói divagando sobre o sentido da vida e no final descobrindo q é melhor ser ignorante e feliz kkkkkkkk

é uma leitura tranquila no sentido de: fácil de entender. começa a ficar repetitivo, o próprio Tolstói fala isso e encerra o livro no momento exato.

Malu 20/03/2023

Uma conversa com meu amigo Tolstói
Neste livro, Tolstói nos conta um dos seus piores momentos nos fazendo refletir sobre a sua busca pela fé e o sentido da vida.

A escrita é incrível e em primeira pessoa, por isso dava a impressão que o autor estava conversando diretamente comigo.

É um livro bem intenso e que pode gerar alguns gatilhos.

Cassiana.paula 17/06/2024

Foi uma leitura difícil no que se trata da escrita.
Mas foi uma leitura muito interessante no que se trata do assunto, muitas questões e perguntas as quais os cristãos se fazem ao decorrer do seu relacionamento com Deus e com a igreja.
A crise de fé e sua relação com perca da vontade de viver.
Questões relacionadas aos dogmas cristãos, e na dificuldade em aceitar as perguntas que não têm respostas.
Tolstói trouxe aqui um relato da sua crise de fé e abordou a sua forma de aceitar a vida que ele vive.