Garota em Pedaços

Garota em Pedaços Kathleen Glasgow

Resenhas - /////

Mariana.Vargas 17/09/2022minha estante
Automotila*

Andriely5 01/07/2022

Impactante
Demorou muito até eu me adaptar com esse livro, tudo era bastante diferente, a construção da escrita, dos diálogos, das personagens, não estava acostumada com algo assim. Fiquei bastante confusa nas primeiras páginas, o livro se divide em apenas 3 capítulos, mas que tem várias separações, e no começo acabava muito rápido e deixava tudo bem confuso. Os diálogos eram bem agressivos, tudo fazia você parar e perguntar "o que diabos está acontecendo?", até que começou a fazer sentido. O livro é bastante angustiante e apavorante, você não espera algo assim. A protagonista sofreu a vida toda e quando você pensa que vai dar tudo certo pra ela finalmente, acontece mais um desastre que a afunda mais. Ela tenta superar, se reerguer, mas é tudo tão difícil e sempre que ela tem uma recaída, tudo dói. Acreditei que o Riley faria bem pra ela, até perceber que o relacionamento deles era 100% tóxico e absurdo. Ainda bem que mesmo diante de tanta dor, ela ainda tinha a arte pra se aliviar. Não estava esperando um final feliz, me deixou muito aliviada, não imaginei que aconteceria devido a diversos fatores do livro que me deixaram completamente assustada e sem reação. Ninguém merece tanta dor na vida, Charlie é uma das protagonistas mais fortes que já conheci, e eu sei que existem diversas Charlies da vida real e todas elas também são extremamente fortes, tenho orgulho de todos que são capazes de se reerguer perante tanta dor.
lines 03/07/2022minha estante
esse livro me pegou muito na época que o li ? e concordo com tudo que você disse, o começo é meio confuso mesmo, mas aos poucos vamos entendendo a vida da protagonista e suas dores

Ste.Vercale 13/01/2022minha estante
AMIGA SIMMMM, eu realmente esperava uma recuperação e um romance. Mas eu achei tão péssimo q uau, tb n acho q ele ama ela.

gia 25/12/2021

A louca e, neste caso, desnecessária paixão adolescente
Como primeira consideração, devo dizer que me dói classifica-lo com essa nota. As primeiras 100 páginas são de roer as unhas e respirar fundo, tratando o assunto "automutilação" de uma forma muito limpa e respeitosa. Acredito que a nota seja derivada da minha queda perante as próprias e sonhadoras expectativas. Esperava que o rumo adotado fosse a relação com as garotas: Blue, Louise e Ines, por exemplo; e, de forma alguma, imaginei que encaminharia-se para um relacionamento - deveras conturbado, se posso dizer.
Minhas considerações sobre Charlie são controversas. É uma personagem cativante, sem dúvidas. Seus pensamentos e ações trazem a tona sentimentos como raiva, angústia, tristeza e, principalmente, orgulho.
O livro possuí ótimas frases, não do tipo "Isso saiu de uma revista de auto-ajuda, com certeza", mas do tipo "Ok. Eu vou fechar esse livro e pensar um pouco. Chorar. Ok. Estou bem". O final foi "justo" para com o enredo. Porém, mergulhei em todos os capítulos desejando um encontro Charlie-Ellis e, no final, não o tive. Kathleen Glasgow, se você decidir lançar um capítulo especial com esse encontro, lerei com imenso prazer.

Ps: Para qualquer pessoa que deseja lê-lo, recomendo que procure pelos temas sensíveis contidos (que são vários).
Henrique.Iunes 30/12/2021minha estante
?????? baita análise, parabéns!

Marina0 29/01/2024

"...já é dificil o suficiente ser uma garota no mundo. Experimente só ser uma garota com cicatrizes na pela, neste mundo."
Kauane Vick 29/01/2024minha estante
Profundo...

Lívia | @livteraria 18/04/2022

5 estrelas
Um livro completamente necessário para entendermos além dos transtornos que abalam tantas pessoas.
Apesar de super pesado, foi uma leitura tranquila e fluida, daquelas que não dá vontade de parar de ler.
Lais353 21/04/2022minha estante
Que legal! Vou colocar como Wishlist!!!

ebyelly 11/07/2022

sem sombra de dúvidas esse é um dos melhores livros que eu já li.

uma das melhores coisas é quando você começa a ler um livro sem espectativa alguma, e quando você termina ele é um choque, porque você não esperava absolutamente nada daquele livro e ele conseguiu te entregar coisas muito "UOU PUT@ QUE PARIU".

a história em si foi muito bem desenvolvida, e não vou mentir, a terceira parte foi a parte mais cansativa para mim, e menos "desenvolvida" pois as coisas aconteceram muito rápido e eu fiquei bem confuso em alguns momentos tentando entender o que estava acontecendo, mas tirando isso o livro é extremamente bom.

a autora conseguiu me envolver de todas as formas possíveis com a história da charlie, e mesmo com os capítulos extremamente curtos, você consegue sentir o que ela estava sentindo.

uma das coisas que me ganhou nesse livro foi que ela conseguiu ser verdadeira e não quis mascarar como é a vida de uma pessoa depressiva que se corta, ela mostrou a realidade e em momento algum ela quis mostrar que foi fácil para a charlie.

esse livro tem vários gatilhos, mas sinceramente leiam leiam leiam.
xoxoanalu 12/07/2022minha estante
??

Lia¡ 15/01/2022

Sobre minha experiência pessoal com o livro
Se tem algo que falo sobre esse livro é que que é absolutamente angelical pra [*****].

Uma das coisas que mais vi nas resenhas são reclamações a respeito da trama exageradamente problemática e dos detalhes irrelevantes em excesso. Acho que se colocarmos numa balança, realmente, o livro terá seus pontos fracos e obviamente coisas á melhorar. Mas, numa perspectiva geral, num modo poético se se ver, essa história vai além daquilo que se agrada na leitura. Digo, Charlotte Davis representa 20% dos adolescentes no mundo psicologicamente instáveis, cerca de 1.540.000.000 pessoas, e essa representatividade é linda. O modo como Kathleen expressou de maneira tão verdadeira o sofrimento de não se encontrar dentro de si mesmo é de desabar no choro.

Quando li eu estava devastada, e (admito, isso é trágico) só iniciei a leitura para me afundar ainda mais nessa tristeza. Mas quando terminei, não fiquei triste. Esse livro foi como um abraço quentinho e apertado, me dizendo que estava tudo bem. Ver a protagonista se recuperar me deu vontade de viver, lutar para descobrir a sensação de vencer e olhar com orgulho, não mais com vergonha, para o sofrimento marcado no meu corpo.

É lindo, devastador e puro. Eu me encontrei nas palavras da autora e tenho certeza que, se você tem a pele igual a minha, também se encontrará.

Como Louisa disse: as pessoas deveriam saber sobre nós. Garotas que escrevem a dor que sentem nos corpos.

~L
Skyy0 16/01/2022minha estante
uau! iniciei a leitura há uns 3 anos pelo mesmo motivo. fico feliz em saber que ele te deu forças pra lutar! fica bem lia

lia 05/02/2022

muito bom mas...
a história é muito boa mas sinto que se perdeu em alguns pontos, principalmente no final da história... achei o final fraco, com várias lacunas abertas.
Edu 05/02/2022minha estante
tbm acho

Nath 05/01/2022

TÔ DESTRUÍDA, 5 ESTRELAS!
Esse livro superou minhas expectativas. Eu esperava um romance clichêzinho e me deparei com uma protagonista forte que te faz sentir tudo que a mesma sente, pedaço por pedaço. Você cria uma conexão grande com ela e se pega imaginando alternativas pra ajudar na vida da pobre da garota............

Em relação ao romance: fiquem cientes que não vem em grandes doses pois não é o ponto principal aqui. A autora relatou uma historia sobre automutilação (abordou muito bem, aliás) e esse é o foco. Em alguns momentos achei que a autora poderia ter deixado mais claro os sentimentos da Charlie pelo Riley pois não é evidente desde o começo, ela apenas descreve como uma "energia" que passa entre os dois. Em alguns momentos também achei que a Charlie tinha mais química com o Mickey, inclusive.

De resto, livro incrível com um final perfeito e a nota da autora me fez chorar. Apenas leiam!!!
Dricx.books 05/01/2022minha estante
Aaa precisooo

Carol 09/06/2020

gatilhos: automutilação, vicio em álcool e drogas, crises ansiedade (não tenho certeza desse mas prefiro prevenir), suicídio, dissociação, fala sobre abuso/estupro e relacionamento abusivo

qualquer outro gatilho sinta-se a vontade para acrescentar.
brenda 09/06/2020minha estante
eu larguei no tipo no primeiro capítulo de tanto gatilho que já tinha

Yasmim 30/04/2022minha estante
Depois que eu li esse livro, achei uma música que se encaixava com a vida da Charlotte, o nome da música é Giver da k.Flay. Esse livro me emocionou bastante.

Rackelina 28/01/2021

História interessante
O livro conta a história da Charlie, uma menina que aos 17 anos está internada em um hospital psiquiátrico por algo que ela faz consigo mesmo: se cortar... Ou automutilação sem intenção de suicídio.
Charlie passa por muita coisa antes do livro começar. No decorrer nos vamos descobrido os motivos que a levam a se culpar e se punir com os cortes.
No começo achei o livro meio perturbador e cansativo... Pelo fato de saber que existem pessoas que realmente fazem isso com elas mesmas. Da segunda parte em diante ficou mais interessante pois foi quando a Charlie começa sua jornada de dar a volta por cima. Não vai ser fácil... Tem que ler pra descobrir se ela conseguiu ou não. Recomendo... Mas tem que ter estômago pra ler algumas partes...
Tassio 28/01/2021minha estante
Vou ler mês que vem!

Dani 23/05/2020

Primeiramente, esse livro se tornou uns dos meus livros favoritos. Me deu vários gatilhos, me fez ficar triste, me fez chorar, me fez ficar feliz, me fez acreditar que existe pessoas boas que se importa com você. Esse livro me fudeu de uma maneira boa. Tô feliz que a Charlie tenha conseguido, e espero que assim como ela, outras pessoas tbm consiga
krumm 24/05/2020minha estante
RT// BEM GRANDE NO QUE VOCÊ DISSE

Mila F. @delivroemlivro_ 28/06/2017

Incrível! Fabuloso! Favorito!
Girl in Pieces (2016) escrito por Kathleen Glasgow não é um livro fácil, traz um conteúdo pesado, forte, doloroso e cru. A escritora não poupou seus leitores, ela fez com que entrássemos dentro da personagem e sentíssemos o que Charlotte (Charlie) sentia.

A narrativa acontece em primeira pessoa, portanto, vamos acompanhar Charlie que está numa Clínica Psiquiátrica, pois tentou cometer suicídio, no entanto, a personagem é um calabouço de problemas e a tentativa de suicídio foi só a consequência do que vários fatores somados: solidão, depressão, automutilação e sentimento de culpa e inferioridade. Definitivamente Charlie estava no fundo do poço para não encontrar outra saída. Para somar com todos os seus problemas: ela vivia na rua, estava sempre alcoolizada, sofreu uma tentativa de estupro, seu pai se suicidou e sua melhor amiga tentou suicídio e está em estado vegetativo.

Por tudo isso e por mais outros fatores a vida de Charlie era bastante difícil e embora ela não quisesse de fato morrer ela não via outra saída. Na Clínica Psiquiátrica ela vê um possível novo começo, mas tudo parece ruir quando ela tem que sair da Clínica porque não há mais ninguém pagando pelo seu tratamento.

Sozinha, Charlie se muda para a casa de um amigo - por quem foi apaixonada - em outro estado e lá tenta reconstruir sua vida, mas não é tão simples: Charlie traz muitas cicatrizes externas (devido as automutilações) e internas. Para piorar ela conhece um cara que simplesmente se relaciona com ela e a leva para mais baixo. Charlie tenta não recorrer ao seu kit de amor (kit de automutilação), mas as coisas são muito difíceis. Tem uma vida miserável.

Fazia muito tempo que não lia um livro que me emocionasse tanto como Garota em Pedaços, fazia tempo que eu não chorava lendo um livro e isso tudo aconteceu durante essa leitura. Eu ficava lendo e querendo mudar aquela situação: queria segurar nas mãos de Charlie e dizer que iria ajudá-la, que ela não fosse por tal caminho que ela ficasse forte, foi doloroso ler isso e ao mesmo tempo gratificante: é sempre bom conhecermos um pouco de problemas que a maioria das pessoas consideram "frescura", mas que são tão graves como o câncer e a AIDS, porque se não tratado é algo que cresce, e cresce, e cresce e pode levar a morte.

Ok, vocês podem dizer que Garota em Pedaços é apenas ficção, eu sei que é, no entanto, houve uma vasta pesquisa sobre o assunto por parte da autora e outro fator é que a própria Kathleen Glasgow também se automutilava, portanto ela tem propriedade para escrever sobre o assunto, não é mesmo? Exato, portanto, enquanto estava lendo uma ficção tinha certeza que essa poderia ser uma história real. Há milhares de pessoas pelo mundo que passam por esse transtorno psicológico e pedem por ajuda. Só temos que aprender a escutar esse grito, muitas vezes, silencioso.

Outro ponto que quero falar sobre Garota em Pedaços é que, apesar de seu um tema pesado, o livro é viciante e por trazer capítulos curtos, acabamos lendo muito mais rápido as mais de 350 páginas.

Às vezes costumo dizer que existem livros que merecem ser lidos (por seu conteúdo, ou pela qualidade da história), mas agora quero acrescentar algo mais nessa minha frase: Há livros que precisam ser lidos e Garota em Pedaços é um desses, pois traz um ensinamento e nos torna pessoas que querem ser melhores. Sermos melhores deveria ser nosso objetivo de vida.

site: www.delivroemlivro.com.br
@luareisescritora @sempredoramando 17/05/2018minha estante
Resenha fantástica! Eu estava procurando saber mais sobre esse livro para decidir ou não colocá-lo na minha lista, mas após sua resenha percebi que preciso mesmo lê-lo. Uma história com tamanha profundidade e uma mensagem desta sempre me chama a atenção. Obrigada pela resenha!