A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa PJ Pereira

Resenhas - //////

Alex 09/06/2022

Sentimentos conflitantes
Pilar a menina anunciada pelos anjos, a irmã de jesus, que passa por muitas coisas difíceis, um livro baseado em histórias reais.
Tenho sentimentos conflitantes por esse livro, da para ver e sentir o abuso religioso, eu devia seriamente ter ligo os gatilhos antes de ler pois tem muitos, em certa parte fica confuso porque não consigo saber se a parte religiosa é farsa ou não, é bom e bem forte, bem pesado principalmente por ser baseado em histórias verídicas.

Carolina.Janissetti 26/08/2022

Comecei esse livro sem expectativa alguma,até fiquei alguns dias sem ler pois não estava interessada,mas,quando eu comecei a ler firme me arrependi de não ter lido antes Kkkkkk que livro incrível,fala de assuntos importantes,deixei meu preconceito pela religião de lado, consegui ter uma visão desse livro incrível,não me arrependo de ter lido (apenas algumas coisas poderiam ter acontecido com mais contexto) mas é ótimo!

Celso.Ferreira 22/04/2017

desfruta-se e aprende-se
eita ! exa ! que livro ! termino (+)essa leitura extasiado, pela experiência da boa literatura, pela história de pilar, pelo mote bem glosado do abuso e por uma porção de outras coisas que estão aqui num estado bruto de sensação - prazer e conhecimento. parabéns pela obra, p.j.pereira, seu cabra, suas adjetivações e terminologia me arrancavam risos onde quer que estivesse lendo, sobretudo no busão, e as reflexões a que me conduziste foram profundas. muito obrigado ! um abraço e até !

itxesco 07/04/2017

Imperdível!
Li quase que "numa sentada só", não conseguia largar. A história de Pilar, a menina-messias anunciada no Codó, vai te fazer pensar e repensar suas crenças e preconceitos religiosos.

Mion 24/04/2022

Um livro interessante para refletir sobre questoes religiosas quando elas se preocupam mais em controlar a vida do que das angústias da existencia das pessoas e para entrarmos pelas entranhas da Historia do Brasil,dos migrantes e os caminhos possíveis para conquistarem e alcançarem sucesso financeiro e reconhecimento. O quanto da vida de Pilar é "só ficção "?

Mas apesar disso é um livro que doi pelos esteriotipos. Ainda mais para um momento complexo e repleto de intolerancia religiosa qe vivemos.

O livro traz boas cenas e frases muito inspiradas (daquelas que vc quer anotar para lembrar e usar depois) com momentos de "será que a historia ja nao podia ter terminado?".

Ler é provocar- se . Ler nao é só ler o que agrada. E esse livro foi um que a parir de um momento comecei a brigar com ele. Mas ele traz pontos a se refletir sobre , qe tornam sua leitura nao sei se essencial,mas importante para o mundo e nossa realidade

Talita 15/04/2017

O poder da escolha
Pilar é daquelas personagens que nos cativam, inquietam e despertam inúmeros sentimentos - da compaixão à repulsa em questão de capítulos. É impossível ficar indiferente a ela.
Mas esse livro não é só sobre Pilar, é também sobre nós e a forma como nos relacionamos ou não com o sagrado, em quem depositamos a nossa fé, no que queremos crer e o que podemos fazer em nome de Deus.
Em um mundo onde o radicalismo religioso se alastra e faz cada vez mais vítimas, nas mais variadas vertentes e denominações, essa reflexão é urgente e necessária.
E é um prazer, ainda que às vezes doloroso, pensar sobre isso através desta obra, que tem muitas cenas divertidas, excitantes e profundamente humanas.
Sim, parece que você está dentro de um filme, com cheiros e cores nordestinas, com muita música e diálogos cortantes, em que a magia se mistura com a realidade - ou seria o contrário?
O autor, PJ Pereira, dá a seus leitores o mesmo presente que o anjo negro deu a Pilar, o da escolha. É você quem decide por qual caminho quer desvendar a "santinha de Codó": através da fé, do medo ou apenas da curiosidade.
Vale a pena ler e reler com outro olhar, pronto para descobrir novos detalhes e diferentes interpretações de uma história fascinante e plural, assim como a religiosidade brasileira.

Gutem 20/06/2020

A Mãe A Filha e o Espírito da Santa!
A Escrita de Pj Pereira e maravilhosa fiquei preso a história do início ao fim...
Pilar e um personagem complexo um grande mistério que vai sendo desvendado de capítulo a capítulo causando múltiplos sentimentos a ela amor com doçura na infância,pena,raiva,nojo ódio tudo no extremo.
O livro serve de alerta sobre os Abusos Religiosos sobre diversas Crenças e templos Confesso que não e uma leitura fácil precisei respirar algumas vezes com tamanhas perversidades.
Super recomendo!

suzyjard 24/04/2019

mistura de espiritualidade, comedia , safadeza brasileira.
No começo até achei que ia ser legal, diferente. mas depois entrou muita enrolação e pura safadeza. Levar vantagem sobre os outros, luta pelo poder a qualquer custo, vingança, Parecido com a política mas no cunho da fé e enganação do povo. Foi difícil de acabar e só consegui pois achei que poderia mudar. Muita fantasia para justificar tudo aquilo.

Josie 29/04/2017

Surpreendente e verdadeiro
"A mãe, a filha e o espírito da santa": é ficção, mas não parece. Através de Pilar, PJ desnuda os falsos profetas, os exploradores da fé e as desgraças que acontecem na vida dos enganados pelas promessas do paraíso. Dialoga com a trilogia "Deuses de Dois Mundos", também de sua autoria, ao mostrar como as coisas se tornaram o que são e ao mais uma vez lançar luzes sobre a figura um tanto quanto controversa de Exu - ao mesmo tempo coadjuvante e protagonista das tramas dos 4 livros. Publicitário de formação, escritor por talento: PJ sacode o mercado editorial brasileiro, colocando a realidade fantástica no epicentro da formação de novos leitores. É um suspiro de alento para quem, assim como eu, só tinha material da gringa para apreciar. Que sorte a nossa.

douglaseralldo 23/04/2017

Laroiê. 10 Considerações sobre A Mãe, A Filha e O Espírito da Santa
1 - Com A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa, PJ Pereira, autor do bestseller Deuses de Dois Mundos afirma-se ao conseguir trazer à literatura comercial e de massa novas perspectivas que até então não se via muito neste tipo de publicação conseguindo entreter ao mesmo tempo que traz para essa literatura temas e elementos marginalizados na grande massa, com grande eficiência e capacidade de sucesso;

2 - Dividido por atos, esta obra narra a jornada de Pilar, uma criança que nasce e cresce no meio de diferentes culturas e religiões, mas especialmente na cultura de matriz africana que serve de elemento central para a ambientação do romance e que dá uma brasilidade poucas vezes vista na literatura de mercado ao mesmo tempo que consegue trazer referências e lembranças de grandes obras de nossa literatura de tal modo que mesmo que não nos escape o objetivo comercial da obra ela o faz de forma diferente e se destaca entre seus pares;

3 - Com isso o romance embrenha-se pelas raízes deste Brasil ao mesmo tempo longínquo e rural como Codó ao urbanismo de um país que se alvoroça nos anos 70, 80 e 90 época em qual se passa a narrativa por cidades como Brasília e Rio de Janeiro numa maluca jornada das protagonistas que desfilam por uma série de mitologias e crenças constituindo-se como interessantes personagens, sempre banhadas na malandragem e na "sobrevivência" tão característica na literatura brasileira;

site: http://www.listasliterarias.com/2017/04/laroie-10-consideracoes-sobre-mae-filha.html

Michell 06/03/2019

Mais um salve para PJ Pereira
O livro é encantador! Cheio de reviravoltas, você nunca sabe se de fato o autor acredita no que escreve ou não, quando falamos de Encantados e Orixás. O final é arrebatador e me prendeu o fôlego! Única ressalva que faço é que parece que entre 30% e 80% do livro foi muito para encher linguiça. O livro ficaria perfeito se perdesse esses 50%

Camila.Loures 09/02/2023

Imprevisível
Confesso que no começo do livro foi difícil, não estou acostumada com o tipo de leitura
, a priori julguei mal o livro mas ficou interessante quando Pilar atinge a idade adulta o livro fica super interessante a história decorre de forma taaaao surpreendente? Mas infelizmente ele não está entre os melhores. Porém é um ótimo livro pra entender a religião. Aaaah, e amei como o autor constrói Pilar, longe de estigmas, uma mulher super inteligente, me lembra muito a frase: enquanto tiver ot4rio no mundo tem mais esperto ainda.
May 16/02/2023minha estante
Kkkk estou tomando pavor do livro, estou lendo com o meu estômago embrulhado

Ana Ramos 08/05/2017

Maravilhoso.
O que foi essa historia de pilar? Me atropelou tb kkkk Pra quem leu a trilogia dos orixas é um retorno maravilhoso pra entender uma personagem marcante dos livros anteriores e pra quem não leu ainda ,tem a chance de começar Deuses de dois mundos com outros olhos e mais sabedoria. Tao bom que da uma vontade louca de reler #DDDM, é livro de tirar o folego. Amei cada pagina, obrigada PJ Pereira.

Garota Imersiva 06/09/2022

Arretado
Gente, que livro singular. A história passa pela vida inteira de uma mulher, desde o nascimento e você vê a personalidade se criando e tudo.
O conteúdo muitas vezes é pesado e chocante, muitas passagens me deixaram incrédula mas nem por isso eu detestei, gostei muito.
Durante a leitura eu cheguei a gostar da protagonista e depois a odiar, e eu amo o poder da escrita que fez isso, PJ Pereira foi mestre demais.
Se você é desligado de religião, assim como eu e abraça o melhor de cada uma, pra você, o livro se torna bem interessante. Acho que pros cristãos ele é uma certa blasfêmia e não recomendo.