Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia do Oprimido

augusto.defragacardoso 28/12/2021

Uma pedagogia revolucionária
Com a Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire propõe um método abrangente pelo qual a palavra liberta o ser humano. Critica a educação tradicional, classificando-a como "bancária". E defende uma educação libertária, em que o homem se conscientiza de sua opressão e se expressa, busca ser mais. Talvez a obra mais importante do autor, dentre sua vasta produção. Além do seu método, Freire coloca sua visão de mundo e de sociedade. Um dos autores mais importantes no mundo no século XX, patrono da educação brasileira. Para critica-lo é necessário lê-lo com honestidade. Referência no campo da educação. Recomendo fortemente.

Adrian.Daniel 29/12/2021

Voz ativa necessaria
Livro fala sobre a importância de se ter noção do processo de aprendizado e da importancia na vida e da rebelião que precisa para não ser escravo, mas sim parte do processo.
A leitura no começo é bem fácil, mas considerei que ficou bem massante do meio ao final

Adri 15/01/2022

Para quem trabalha na área da educação é sempre importante a leitura de Paulo Freire. A teoria, a concepção...a situação de opressão e oprimidos.

Paulo 16/02/2022

Ok ok ok
Tem como descrever esse livro não. Sim ele tem objetivos muito bem traçados, em alguns momentos parece uma resposta à crítica do homem do subsolo do Dostoiévski, mas acima de tudo eu acho que o mais importante é o parágrafo que fecha tudo: "Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar."

Gisele 19/02/2022

Eu não consigo comentar sobre Paulo Freire sem ser repetitiva ao que já sabemos: didático, conciso, elaborou, entre outras, essa obra que mostra claramente o caminho de uma educação (e uma sociedade) libertadora.

Vanessa 28/02/2022

Pedagogia do oprimido é uma grande obra para compreendemos as relações entre opressor e oprimido. De Paulo Freire certamente essa é uma das obras que mais gera medo nos opressores. Entre as reflexões contidas no livro percebermos a ideologia opressora e tomar consciência dela para só então planejar a práxis.

Lucikelly.Oliveira 28/02/2024

Impecável
Lendo a pedagogia do oprimido a gente passar a entender em parte o por quê Paulo Freire é tão temido pela elite que domina a educação brasileira. Realmente estudar Paulo é libertador.

?É que, para eles, pessoa humana são apenas eles. Os outros são ?coisas?. Para eles, há um só direito?o seu direito de viverem em paz, ante o direito de sobreviverem, que talvez nem sequer reconheçam, mas somente admitam aos oprimidos. E isto ainda porque, afinal, é preciso que os oprimidos existam, para que eles existam e sejam ?generosos???

Gau 08/04/2022

? a verdade do opressor reside na consciência do oprimido.?
Irei fazer uma releitura depois, é um livro muito rico, mas pra mim foi uma leitura muito difícil

Diego 20/04/2022

Um tratado de filosofia ontológica
Atualmente muito se fala nas obras de Paulo Freire por questões políticas. É de praxe da extrema-direita acusá-lo de ter pervertido a educação brasileira. Tudo groselha... Espantalhos criados para enganar otários. Porque ao se ler a obra de Paulo Freire entende-se sua profundidade e importância filosófica.

"Pedagogia do Oprimido", por exemplo, é um ensaio de filosofia, mais especificamente: um ensaio de ontologia (que é a investigação sobre a natureza do ser). Não se trata, portanto, de um manual de técnicas pedagógicas como muitos ingenuamente acham que é. Ele parte de uma proposta filosófica de leitura da realidade para uma posição prática do agir na sala de aula. Vai dá Filosofia do ser para o ser na prática social.

Muito também se fala hoje do lado socialista de Paulo Freire. Pois bem, o conceito que o autor pega de Karl Marx é o de PRÁXIS, que seria uma prática reflexiva (grosseiramente resumindo). Freire estabelece sua filosofia em torno deste conceito marxista mas não se prende ao materialismo dialético, já que na verdade ele era um idealista -- e nunca deixou de ser um cristão.

Na medida em que os oprimidos se libertarem de sua opressão, também libertarão o opressor. E esta busca por libertação só se dá numa prática reflexiva (a práxis). Daí que a filosofia de Freire é ontológica porque este processo é um "vir a ser", uma busca constante nas mudanças da estrutura mesma da sociedade.

Além dessas questões sobre a superação da dualidade oprimido/opressor, Paulo Freire também coloca sua proposta de uma pedagogia do diálogo. Esta talvez seja a parte mais fundamental do livro porque disso que muitos tiraram o conceito do tal "método Paulo Freire" (que ele nunca gostou que usassem). Se é possível, então, resumir a filosofia freiriana em um método, seria o de considerar o educando como sujeito de sua própria educação -- e não uma folha em branco que o "todo poderoso iluminado professor" irá preencher, o que o autor coloca ironicamente como a concepção "bancária" da educação: o aluno visto como caixa de depósitos.

O processo pedagógico em Paulo Freire é encarado como a coisa mais importante na mudança social. Dizer a sua própria palavra e encontrar a sua razão de ser no mundo; ser capaz de ler criticamente este mundo para transformá-lo.

Este foi com certeza um dos melhores livros que já li.

Rosinha.Correia 05/05/2022

Ler Freire é sempre muito enriquecedor, nos faz querer revolucionar a educação por mais que seja desafiador. Educar é um ato de amor e transformação

Amanda 18/05/2022

Livro maravilhoso!
É a primeira vez que leio Paulo Freire. Fiquei encantada, livro maravilhoso!!! ? Me fez refletir muito. Recomendo a leitura.

Carol 21/05/2022

Primeira vez que li um livro inteiro dele, achei bem didático. O cara é um mestre, espero conseguir colocar alguma porcentagem disso em prática durante minha docência

mrsllopes 22/05/2022

É o papi né?
Simplesmente o patrono da educação brasileira, não tenho nem currículo pra avaliar!!! É o homem, Paulo Freire! E esse livro é a base de tudo, quem se interessa ou trabalha com Educação tem obrigação de ler. (eu só li por causa do TCC, mas deveria ter lido antes)