Os Maias

Os Maias Eça de Queiroz

Resenhas - Os Maias

Douglas Lobo 02/10/2016

Um romance português que ajuda a entender o Brasil
"Os Maias" conta a história da família Maia, mas principalmente de Carlos, filho de Pedro e neto de Afonso. Formado em Medicina, Carlos tem ambição de realizar algo marcante, seja na ciência, seja em outro campo.

Assim como ele, todos os personagens desse livro se apegam a projetos ambiciosos, destinados a restaurar o brilho de Portugal junto à Europa. Nenhum deles porém trabalha duro para isso.

"Os Maias" me lembrou, por isso, a maior parte dos brasileiros que conheci até hoje: gente que fala, fala e fala, desfiando soluções para todos os problemas brasileiros, quiçá do mundo; - mas nunca movem uma palha para realizar nenhuma das suas ideias, que porém continuam a expor na mesa de bar como se as palavras trouxessem nelas o trabalho já concluído.

Para mostrar esta sociedade onde muito se fala e nada se faz, o autor opta por reduzir o elemento da trama no meio do livro. Neste ponto, a estética realista cede lugar ao romance de costumes, onde a sociedade é mostrada por meio de fatos e ações isoladas, compondo um painel que na última parte volta a se movimentar, acompanhando a retomada da trama.

A ausência de trama no meio poderia recair em tédio. Mas isso não ocorre, já porque o autor se ancora na força do personagens (inesquecíveis), já porque utiliza verbos fortes, usando o estilo para criar a ilusão de que há ação de trama onde só há ações dispersas, soltas: conversas, charutadas, bebedeiras e orgias.

O estilo também nos ajuda a mergulhar na estética da sociedade retratada. Tapeçarias, móveis, tecidos, vestuário - tudo isso é descrito em um vocabulário detalhista, atestando um meio social em que a beleza existe; mas submetida à funcionalidade ou, no caso do vestuário, à ostentação, ao desejo de causar impressão - o que nada mais é que uma funcionalidade em si mesma.

"Os Maias" ajuda a entender muito da estagnação brasileira. A compreender como nós, como povo, sempre parecemos saber o que fazer, embora jamais o façamos.

site: https://douglaslobo.wordpress.com

Mad28 26/07/2016

Depois de não o ter conseguido ler na altura que andava no liceu, decidi dar uma chance a este livro e, honestamente, não me custou tanto como na altura da escola.
Para quem não sabe, os Maias é um livro que retrata a aristocracia portuguesa da época tendo como protagonista Carlos da Maia.
O livro vai acompanhar o romance entre Carlos e Maria Eduarda (que vai ter um grande atropelo que praticamente toda a gente conhece mas que eu prefiro não referir para aqueles que desconhecem), vão haver críticas à aristocracia portuguesa (nomeadamente no episódio das corridas de cavalo) e críticas à educação portuguesa.
O livro em si tem uma história bastante boa. O meu maior problema deu-se porque eu achei que foram demasiadas páginas (perto de 600 em todas as edições) para contar uma história tão simples. Percebo que foram necessárias, mas acho maçador tantas páginas de descrições longas e pormenorizadas, cheias de elementos trágicos.
Entretanto houveram algumas personagens que me irritaram, como o Eusebiozinho e o Damâso (mas penso que ambos foram criados para ter esse fim nas pessoas).
Entretanto algo que eu gostei imenso foi dos indícios trágicos. Acho que eles estavam muito bem feitos e realmente acrescentava algo para a história e preparava-nos para o final que, ao contrário da maioria das pessoas, eu gostei imenso.
Aconselho a quem tentar ler a não desistir nas primeiras 50 páginas que são realmente maçadoras e cheias de descrições, mas depois melhora.
Boas leituras.
Resenha completa em baixo

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.com/2016/07/os-maias-opiniao.html Concluído

Lara 31/05/2016

Mergulho
Tenho a tradição ? quase a mania ? de me aventurar em leituras do país para o qual vou viajar. Ou morar. Foi o que me levou a mergulhar no mundo dos Maias e na fantástica escrita de Eça de Queiroz. Iniciando um doutorado, conhecendo tantas coisas e pessoas novas, acabou que esse mergulho demorou exatos 7 meses ? entre continuidades e descontinuidades. Mas hoje chego ao fim com o sentimento de que conheço um pouco mais da alma portuguesa. E da alma humana, sem dúvidas. Com suas contradições, paixões, tragédias e bonanças. E tendo percebido, refletida naquelas linhas, a arte como espelho da vida. Tendo chegado a algumas percepções sobre a existência - e a alguns momentos de auto-reflexão - que uma boa literatura é capaz de despertar.

?Ega ergueu-se, atirou um gesto desolado:
- Falhámos a vida, menino!
- Creio que sim... Mas todo o mundo mais ou menos falha. Isto é, falha-se sempre na realidade aquela vida que se planeou com a imaginação. Diz-se: «vou ser assim, porque a beleza está em ser assim». E nunca se é assim, é-se invariavelmente assado, como dizia o pobre marquês. Às vezes melhor, mas sempre diferente...?

Silvia.Leticia 10/02/2016

leitura complexa
Para quem está em busca de muito suspense e de um enredo em que o desenrolar da história seja feito de maneira rápida, este não é o melhor livro.
A escrita do Eça é extremamente detalhada e ele procura não só apresentar os personagens de maneira superficial e sim, passar ao leitor como era a sociedade Lisboeta no passado de maneira minuciosa.
Confesso que se não fosse um trabalho que PRECISO fazer, talvez tivesse abandonado a leitura pela "lentidão" com que tudo vem à tona, pois já iniciei a leitura com o desejo de saber de tudo, mas com Eça não é assim.
Há inúmeros diálogos que retratam a rotina dos homens ricos de Lisboa que não interferem na parte principal, o romance de Carlos da Maia com Maria, que pode ser facilmente deixado de lado por aqueles que buscam por mais suspense e maior agilidade na resolução do romance.
Enfim, para quem está afim de uma boa leitura, que carece de atenção para que lá na frente o leitor realmente compreenda os fatos, vá em frente.
Regislayne 05/01/2017minha estante
undefined

Maga 22/01/2016

Bom a BEça...
A obra prima de Eça de Queiroz. Eu sou fã incondicional do portuga, um escritor que sempre tem uma boa história pra contar, ao contrário de muitos autores atuais...

Em Os Maias, Eça coloca o leitor como um observador privilegiado de toda a saga dessa família abastada marcada por tragédias e paixões. Com uma legião de personagens absolutamente formidáveis, dos quais você se torna íntimo até de detalhes que preferia não conhecer. Sem falar na penca de coadjuvantes que entram e saem da história, mas sempre com algo a dizer, seja para a trama, seja para dar o panorama da sociedade lusitana da época.

As descrições são longuíssimas e alguns diálogos, quando parecem que não vão te levar a lugar algum, sempre reservam uma surpresa para o andamento da história. Ao final, fica aquela sensação de que você leu uma obra perfeita, uma história que só podia ter sido feita naquela época, naquelas condições e, principalmente, por aquele autor.

Ana Paula 21/01/2016

Os Maias
Esperava mais. É tão celebrado e criei muita expectativa. O romance em si, a história de amor entre dois irmãos fica em segundo plano, pois o autor intenciona, de fato, fazer a crítica à sociedade portuguesa da época.

Alexandre 16/06/2015

"Os Maias" passa-se em Lisboa, na segunda metade do séc. XIX. Conta-nos a história de três gerações da família Maia.
A ação inicia-se no Outono de 1875, altura em que Afonso da Maia, nobre e rico proprietário, se instala no Ramalhete. O seu único filho – Pedro da Maia – de carácter fraco, resultante de um educação extremamente religiosa e proteccionista à portuguesa, casa-se, contra a vontade do pai, com a filha de um antigo negreiro, Maria Monforte, de quem tem dois filhos – um menino e uma menina
Neste livro os Maias Eça faz uma análise da sociedade portuguesa de sua época, que ele se esmera em expor para apontar os males e a degeneração. Veem-se, assim, no grande quadro social anatomizado pelo realismo de Eça de Queirós

lu 15/06/2015

os mais -Eça de queros
A historia tem três geração da família maia , vou fala só uma parte sobre o livro . Era um menino que passou a sua infância com os seus avos e recebeu uma educação rígida, ao creser ele se tornou medico, e para você não fica muito curioso o nome dele era Carlos da maia. Carlos se envolve com a condessa de gouvarinho com um tempo o abandonar, algo tempo,em um certo dia qualquem ele ficou todo bestar a conhecer maria eduarda, que parecia ser mulher do brasileiro cadtro gomes. e claro, depois ,desse dia carlos era doido para se aprocimar dela, atem que um dia maria eduarda chamou para visitar a sua governanta que estava doente, e assim começam os encontros dos dois. e um certo tempo chaga um emigrante de paris, dizendo que conhecia a mãe de maria eduarda e a procura para entrega um cofre que continha documento que identificariam e garantiriam uma boa herança para ela. essa era Maria Monforte a mãe de maria eduarda e também de Carlos, então ele dóis era irmãos, só que Carlos não queria aceita essa historia,assim continua a relação sem Maria Eduarda sambem que são irmãos. E quando o seu avo ao descobri que Carlos mesmo sambem do que eles era irmão e continua com a relação , morre de desgosto. e Maria Eduarda sambem da historia ela vai embora para o estrangeiro, e Carlos vai corre o mundo.... para sambe mais é só ler o livro.

Karolyne 15/06/2015

OS MAIAS
O livro "Os Maias" Conta a história de três gerações da família Maia, e se passa em Lisboa. Tudo começa no outono de 1875, quando Alfonso , um rico empresário , de uma grande propriedade , se instala no Ramalhete , e seu único filho que se chama Pedro , criado com uma grande educação e extremamente religioso , casa-se contra a vontade de seu pai com um negra , que se chamava Maria Monforte, com quem teve um menino e uma menina. Porém a esposa o abandonou para fugir com outro, levando com ela a filha, de que nunca mais se soube noticias. O filho, Carlos acabou sendo entregue ao avô, depois do suicídio de seu pai Pedro. Com isso Carlos passa sua infância toda com seu avô. Ele, se forma em medicina em Coimbra, e com isso Carlos acaba indo a Lisboa , ao Ramalhete, após sua formatura. Ele acaba se envolvendo com a condessa de Gouvarinho, que logo após o abandonou. Certo dia ficou admirado ao conhecer Maria Eduarda mulher de brasileiro Castro Gomes. E ele acaba seguindo ela por alguns dias, porém sem êxito , mais acaba por conseguir uma aproximação quando é chamado Maria Eduarda para visitar, como médico a governanta. Começam então os seus encontros com Maria Eduarda, visto que Castro Gomes estava ausente. Carlos chega mesmo a comprar uma casa onde instala a amante. Castro Gomes, acaba descobrindo o caso de sua mulher com Carlos , e rejeita ela , dizendo que Carlos poderia ficar com ela pois ela não era a mulher de Casto e sim era sua amante.
Contudo, chega a paris um homem procurando Eduarda, dizendo que tinha conhecido sua mãe e que a procurava para lhe entregar um cofre , onde continha documentos que identificariam e garantiriam , uma boa herança para Eduarda. Essa mulher era Maria Mão Forte, ou seja, a mãe de Eduarda e consequentemente também a mãe de Carlos, portanto os amantes eram irmãos. Porém, Carlos Não aceitava isso, de fato por não ter tido uma relação desde pequena com ela. O Avô recebe a notícia e morre de desgosto. Com isso os dois acabam tomando rumos diferentes, Maria Eduarda agora rica, parte para o estrangeiro e Carlos, vai andando pelo mundo. O romance termina com o regresso de Carlos a Lisboa, passados 10 anos, e o seu reencontro com Portugal.

Valério 29/05/2015

Literatura portuguesa um degrau abaixo
É uma tarefa árdua criticar negativamente uma obra aclamada não apenas pelos especialistas, mas pelo melhor crítico literário: O tempo. Mas "Os Maias", apesar de ser considerada uma das maiores obras da literatura portuguesa, e embora eu seja entusiasta de literatura em língua portuguesa (tanto brasileira quanto portuguesa), me pareceu um ou dois degraus abaixo do nível das grandes obras escritas no vernáculo.
Fora o título, que achei algo enganoso. Não trata da saga de toda uma família, mas há claramente apenas um personagem principal, central. Sim, é um Maia. Carlos. Mas os demais "Maias" mal aparecem na história. O que mais aparece é seu avô, como personagem secundário.
A história também é bem novelesca, como novela mexicana, com revelações e surpresas chocantes, mas nem tanto. Ao meio da trama, já fica bem claro no que vai dar.
O que salva a obra é a qualidade da escrita, a deliciosa forma de escrever.
Mas, perto de "O crime do Padre Amaro", este livro fica devendo. E muito.
Por fim, até a metade do livro, a leitura se arrasta, caminha para outro lado. Há muito papel gasto para fatos que não agregam em nada na trama. Aparentemente, o livro começou a ser escrito com um propósito, que foi depois perdido.
Vale a leitura? Se já tiver lido a maioria dos grandes clássicos em língua portuguesa, leia. Caso contrário, deixe para depois.

Roberto 11/04/2015

OS MAIAS
Essa historia ocorre em Lisboa, o livro os maias de Eça de Queiros conta a historia de três gerações que se sucedia uma pôs outra da família maia.
O personagem principal e Afonso da Maia que era um homem muito rico que começou a mora no que se chamava de ramalhete, juntamente com seu filho Pedro da Maia que era uma pessoa mais frague, que era muito religioso. E ele se casa contra a vontade de seu pai. E seu outro filho foi para ser criado por sua avo. Quando Pedro se suicidado por conta que sua mulher tinha fugido teve muito desgosto então se matou.
Quando Carlos se forma ele volta para o ramalhete , já tinha se passado muito tempo que já morava com sua avo e recebeu uma educação muito rigorosa. Depois conhece vários amigos se envolve com uma condessa depois a abandona

daiane 08/04/2015

a historia se passa em lisboa no ano de 1875 quando Afonso Maia um homem nobre e rico proprietário, se estala em ramalheta. teu um filho que se chamar pedro de carácter fraco. ela casa-se contra a vontade do seu pai com a filha de um negreiro, com isso pedro tem dois filhos com maria a sua esposa, depois de algum tempo maria conhecer tancredo um príncipe que pedro acidentalmente baleou em uma caça, com isso ela se apaixonou por ele em seguida fugiu com ele para bem longe levando sua filha Maria Eduarda, deixado o seu filho com o pai , mas após ela te fugindo pedro se suicidou devido ao acontecido deixado assim o seu filho, Carlos ele foi criado pelo seu avô, recebendo uma educação muito rigorosa ele se forma em medicina, voltando assim para a sua cidade de origem, no momento em que ele chega se rodeia de amigos seguindo assim os arbito deles, se envolvendo com mulheres casadas, quando ele conhece maria eduarda logo se apaixonou por ela dizendo que ela era a mulher da vida dele mas no começo ela não que ele ate que um dia sua empregada adoençe e ela chamar como medico, assim começa o encontro entre ele dois, apos um tempo castro gomes descobre que maria eduarda e sua irmã mas mesmo assim ele não aceita e fato e que mantem abertamente o seu relacionamento com ela,mas depois que ela descobre não que ter mas nada com ele indo assim para outra cidade.

Renata 06/04/2015

Show esse.
Os Mais é um romance de Eça de Queirós que retrata perfeitamente a burguesia portuguesa no final do século XIX. Em meio a tantas críticas sociais e críticas relacionadas ao clero da época, conhecemos a bela história de Carlos da Maia e Maria Eduarda. A vida da sociedade portuguesa da época é bastante explorada. O livro mostra a vida de famílias maias diferentes. Uma dessas famílias se mudou para o ramalhete, e essa família tinha um filho “Pedro” que se casa com sua amada e linda “Maria” contra a vontade de seu pai.
Entre o período de seu casamento, tiveram dois filhos, um dia quando seu esposo sai para uma caçada ela conhece um príncipe italiano por quem se apaixona e foge levando sua filha e deixando o outro com os avós paternos. Ao chegar, soube da notícia, enlouquece e se mata.
Seu filho criado por seu avô se forma em medicina e ao se envolver com amigos tem uma paixão por condensa e a deixa para traz logo que conhece outra menina com quem se envolve e se entrega a esse amor que logo é abalado com a informação que a mesma era sua irmã. Não desistindo de seu amor, segue em frente, quando seu avô descobre o mesmo morre de desgosto. Eles viajam se afastam e depois se reencontram.

Bianca 10/03/2015

Resenha do libro Os Maias de Eça de Queiroz
O livro Os Mais volume 1, foi escrito por Eça de Queiroz e acontece nos anos de 1875 em Lisboa. Narra se na historia a geração de três família, onde começa pelo Afonso Maia, que é muito rico e tem um filho chamado Pedro da Maia que sempre foi muito influenciado, efeito de sua criação.
Pedro Maia foi obrigado a se casar com Maria Monsforte, que com ela teve um casal de filhos. Infelizmente sua mulher ao conhecer um príncipe Italiano foge com ele e leva a sua filha, de onde numa mais soube nenhuma noticia. Pedro nap aguento com a tragédia se mata e seu filho vai ser criado com a avò.
O filho de Pedro que tem como nome Carlos da Maia teve um rígido estudo e se formou em medicina. Ele volta ao ramalhete da família com amigos, onde se envolve por algumas mulheres. Nesse momento ele se apaixona por uma mulher chamada Maria Eduarda que é suspeita em ser a esposa de Castro Gomes. Ela chama Carlos para uma visita como medico para uma consulta em sua governanta e é por esses momentos que começam os encontros casuais.
Eles sencontravam em uma casa que Pedro havia alugado, mas logo Castro Gomes descobriu e desvendou que ela não era sua esposa e sim, sua amante, mas que poderia ficar com ela.
Chega um emigrante que dizia ele, ter documentos onde faria com que Maria, essa mulher era Maria Monforte a mãe de Maria Eduarda era, portanto, também a mães de Carlos. Os amantes eram irmãos. Mesmo assim, Pedro continua seu relaciomento com Maria Eduarda que não sabe que eles são irmãos. O pai de Pedro ao saber disso morre de desgosto. Mas ao saber disso, Maria Eduarda vai para fora de Lisboa e Pedro vai viajar por todos os cantos. Depois volta para Lisboa.

Neilma 04/03/2015

Os maias
O livro retrata a história de famílias maias diferentes, uma das famílias se mudou para o ramalhete e essa família tinha um filho “Pedro Maia” e ele casa-se com sua amada “Maria Monforte” contra a vontade de seu pai juntamente com sua família. Durante o casamento tiveram dois filhos um menino e uma menina, um certo dia quando Pedro saiu para cassada sua esposa conhece um príncipe italiano por quem fica perdidamente apaixonada chegando a fugir com ele levando sua filha e deixando para traz o filho com o seu sogro. Ao chegar Pedro fica desesperado com a notícia, e com isso enlouquece e se mata. Seu filho criado pelo avô se forma em medicina, e ao se envolver com amigos vive uma paixão com uma condessa. Porem com o passar do tempo à deixa para traz, logo depois ele conhece outra menina com quem se envolve em um grande romance. Logo descobre que é sua irmã, mas ao saber disso não deu a mínima e continuou com ela tranquilamente, quando seu avô por quem foi criado fica sabendo morre de desgosto, com alguns anos depois eles viajam para lugares diferentes, e após alguns anos se reencontram.