Os Maias

Os Maias Eça de Queiroz

Resenhas - Os Maias

daiane 08/04/2015

a historia se passa em lisboa no ano de 1875 quando Afonso Maia um homem nobre e rico proprietário, se estala em ramalheta. teu um filho que se chamar pedro de carácter fraco. ela casa-se contra a vontade do seu pai com a filha de um negreiro, com isso pedro tem dois filhos com maria a sua esposa, depois de algum tempo maria conhecer tancredo um príncipe que pedro acidentalmente baleou em uma caça, com isso ela se apaixonou por ele em seguida fugiu com ele para bem longe levando sua filha Maria Eduarda, deixado o seu filho com o pai , mas após ela te fugindo pedro se suicidou devido ao acontecido deixado assim o seu filho, Carlos ele foi criado pelo seu avô, recebendo uma educação muito rigorosa ele se forma em medicina, voltando assim para a sua cidade de origem, no momento em que ele chega se rodeia de amigos seguindo assim os arbito deles, se envolvendo com mulheres casadas, quando ele conhece maria eduarda logo se apaixonou por ela dizendo que ela era a mulher da vida dele mas no começo ela não que ele ate que um dia sua empregada adoençe e ela chamar como medico, assim começa o encontro entre ele dois, apos um tempo castro gomes descobre que maria eduarda e sua irmã mas mesmo assim ele não aceita e fato e que mantem abertamente o seu relacionamento com ela,mas depois que ela descobre não que ter mas nada com ele indo assim para outra cidade.

Renata 06/04/2015

Show esse.
Os Mais é um romance de Eça de Queirós que retrata perfeitamente a burguesia portuguesa no final do século XIX. Em meio a tantas críticas sociais e críticas relacionadas ao clero da época, conhecemos a bela história de Carlos da Maia e Maria Eduarda. A vida da sociedade portuguesa da época é bastante explorada. O livro mostra a vida de famílias maias diferentes. Uma dessas famílias se mudou para o ramalhete, e essa família tinha um filho “Pedro” que se casa com sua amada e linda “Maria” contra a vontade de seu pai.
Entre o período de seu casamento, tiveram dois filhos, um dia quando seu esposo sai para uma caçada ela conhece um príncipe italiano por quem se apaixona e foge levando sua filha e deixando o outro com os avós paternos. Ao chegar, soube da notícia, enlouquece e se mata.
Seu filho criado por seu avô se forma em medicina e ao se envolver com amigos tem uma paixão por condensa e a deixa para traz logo que conhece outra menina com quem se envolve e se entrega a esse amor que logo é abalado com a informação que a mesma era sua irmã. Não desistindo de seu amor, segue em frente, quando seu avô descobre o mesmo morre de desgosto. Eles viajam se afastam e depois se reencontram.

Bianca 10/03/2015

Resenha do libro Os Maias de Eça de Queiroz
O livro Os Mais volume 1, foi escrito por Eça de Queiroz e acontece nos anos de 1875 em Lisboa. Narra se na historia a geração de três família, onde começa pelo Afonso Maia, que é muito rico e tem um filho chamado Pedro da Maia que sempre foi muito influenciado, efeito de sua criação.
Pedro Maia foi obrigado a se casar com Maria Monsforte, que com ela teve um casal de filhos. Infelizmente sua mulher ao conhecer um príncipe Italiano foge com ele e leva a sua filha, de onde numa mais soube nenhuma noticia. Pedro nap aguento com a tragédia se mata e seu filho vai ser criado com a avò.
O filho de Pedro que tem como nome Carlos da Maia teve um rígido estudo e se formou em medicina. Ele volta ao ramalhete da família com amigos, onde se envolve por algumas mulheres. Nesse momento ele se apaixona por uma mulher chamada Maria Eduarda que é suspeita em ser a esposa de Castro Gomes. Ela chama Carlos para uma visita como medico para uma consulta em sua governanta e é por esses momentos que começam os encontros casuais.
Eles sencontravam em uma casa que Pedro havia alugado, mas logo Castro Gomes descobriu e desvendou que ela não era sua esposa e sim, sua amante, mas que poderia ficar com ela.
Chega um emigrante que dizia ele, ter documentos onde faria com que Maria, essa mulher era Maria Monforte a mãe de Maria Eduarda era, portanto, também a mães de Carlos. Os amantes eram irmãos. Mesmo assim, Pedro continua seu relaciomento com Maria Eduarda que não sabe que eles são irmãos. O pai de Pedro ao saber disso morre de desgosto. Mas ao saber disso, Maria Eduarda vai para fora de Lisboa e Pedro vai viajar por todos os cantos. Depois volta para Lisboa.

Neilma 04/03/2015

Os maias
O livro retrata a história de famílias maias diferentes, uma das famílias se mudou para o ramalhete e essa família tinha um filho “Pedro Maia” e ele casa-se com sua amada “Maria Monforte” contra a vontade de seu pai juntamente com sua família. Durante o casamento tiveram dois filhos um menino e uma menina, um certo dia quando Pedro saiu para cassada sua esposa conhece um príncipe italiano por quem fica perdidamente apaixonada chegando a fugir com ele levando sua filha e deixando para traz o filho com o seu sogro. Ao chegar Pedro fica desesperado com a notícia, e com isso enlouquece e se mata. Seu filho criado pelo avô se forma em medicina, e ao se envolver com amigos vive uma paixão com uma condessa. Porem com o passar do tempo à deixa para traz, logo depois ele conhece outra menina com quem se envolve em um grande romance. Logo descobre que é sua irmã, mas ao saber disso não deu a mínima e continuou com ela tranquilamente, quando seu avô por quem foi criado fica sabendo morre de desgosto, com alguns anos depois eles viajam para lugares diferentes, e após alguns anos se reencontram.

Roberto Petrúcio 15/08/2014

Fascinante
Decidi ler este livro por haver descoberto que Gilberto Freyre, o renomado autor de "Casa Grande e Senzala", declarou publicamente que "Os Maias" foi o livro que ele mais releu durante sua vida.
Fiquei fascinado com o estilo de Queirós, embora as suas longas descrições cansem.
Também precisei usar o Dicionário de Aulete digital on line para entender o significado de várias palavras.
Fiquei apaixonado por alguns personagens.
Livro envolvente, mágico, que nos leva ao Portugal do Século XIX, com suas intrigas, paixões etc.

Raquel Lima 17/04/2014

Muito bom!
Gostei muito. Eça consegue te apresentar uma sociedade com pessoas reais e faz uma análise incrivel destes tipos. É uma viagem na sociedade de Portugal do séc XVIII. Ninguém me tira que ele gostou tanto da trama que foi participar da história com o Ega. A miniserie se prendeu muito ao caso de incesto, e no livro ele é o ponto forte, porque a trama de ler a acreditar que acontecerá mas como toda a história da sociedade é somente mais um caso de vida, nas vidas.

Geovane 12/08/2013

Resumo de "Os Maias"
O livro conta a história de uma família "Os Maias",
ao longo de três gerações. Essa gerações vivem na
grande casa chamada "O Ramalhete". A primeira geração
é a de Dom Afonso com a esposa, a qual cria o filho,
Pedro da Maia sobre o olhar da religiosidade, isso
desagrada o pai Dom Afonso que sempre quis que o filho
tivesse um aprendizado mais realístico, ou seja voltado
para a ciência. A esposa de Dom Afonso morre, e Pedro da
Maia, que era muito apegado com a mãe sofre muito com isso.
Dom Afonso, preocupado com o filho, pedia para o filho sair
de casa se divertir. Ele se recusa. Meses depois. Pedro da Maia
decide ir com Vilaça, se não me engano, a uma tourada. E é lá
que ele encontra Maria Monforte, sua futura esposa. Ele se apaixonou por ela, seu pai não aprovava o namoro do filho. Dizia que ela não prestava. Pedro da Maia desobedeceu o pai e se casou com Maria Monforte as escondidas. O casal viaja para a França, justo quando ainda acontecia A Revolução Francesa. Ela fica grávida de Maria Eduarda, e logo depois fica grávida de Carlos Eduardo da Maia. Em uma caçada com um italiano, Pedro atira no italiano acidentalmente e o leva para sua casa. Leiam este livro e descobrirá o final!

Matheus 16/06/2013

resumo do livro
vou falar um pouco do que fala o livro "OS MAIAS"

Bom a A ação de "Os Maias" passa-se em Lisboa, na segunda metade do séc. XIX. Conta-nos a história de três gerações da família Maia.
A ação inicia-se no Outono de 1875, altura em que Afonso da Maia, nobre e rico proprietário, se instala no Ramalhete. O seu único filho Pedro da Maia de carácter fraco, resultante de uma educação extremamente religiosa e proteccionista à portuguesa, casa-se, contra a vontade do pai, com a filha de um antigo negreiro, Maria Monforte, de quem tem dois filhos – um menino e uma menina. Mas a esposa após conhecer Tancredo, um príncipe italiano que Pedro alvejara acidentalmente enquanto caçava, acabaria por o abandonar para fugir com o Napolitano, levando consigo a filha, de quem nunca mais se soube o paradeiro. O filho – Carlos da Maia – viria a ser entregue aos cuidados do avô, após o suicídio de Pedro da Maia, devido ao desgosto da fuga da mulher que tanto amava.
Carlos passa a infância com o avô, recebendo uma educação rígida. Principalmente direcionada à educação e só depois à religião. Forma-se depois, em Medicina, em Coimbra. Carlos regressa a Lisboa, ao Ramalhete, após a formatura, onde se vai rodear de alguns amigos, como o João da Ega, Alencar, Damaso Salcede, Palma de Cavalão, Euzébiozinho, o maestro Cruges, entre outros. Seguindo os hábitos dos que o rodeavam, Carlos envolve-se com a Condessa de Gouvarinho, que depois irá abandonar. Um dia fica deslumbrado ao conhecer Maria Eduarda, que julgava ser mulher do brasileiro Castro Gomes. Carlos segue-a algum tempo sem êxito, mas acaba por conseguir uma aproximação quando é chamado por ela, para visitar, como médico, a sua governanta que adoecera. Começam então os seus encontros com Maria Eduarda, visto que Castro Gomes estava ausente. Carlos chega mesmo a comprar uma casa onde instala a amante.
Castro Gomes descobre o sucedido e procura Carlos, dizendo que Maria Eduarda não era sua mulher, mas sim sua amante e que, portanto, podia ficar com ela.
Entretanto, chega de Paris um emigrante, que diz ter conhecido a mãe de Maria Eduarda e que a procura para lhe entregar um cofre desta que, segundo ela lhe dissera, continha documentos que identificariam e garantiriam para a filha uma boa herança. Essa mulher era Maria Monforte – a mãe de Maria Eduarda era, portanto, também a mães de Carlos. Os amantes eram irmãos.
Contudo, Carlos não aceita este fato e mantém abertamente, a relação – incestuosa – com a irmã, sem que esta saiba que são irmãos. Afonso da Maia, o velho avô, ao descobrir que Carlos, mesmo sabendo que Maria Eduarda é sua irmã, continua com a relação, morre de desgosto.
Ao tomar conhecimento, Maria Eduarda, agora rica, parte para o estrangeiro; e Carlos, para se distrair, vai correr o mundo.
O romance termina com o regresso de Carlos a Lisboa, passados 10 anos, e o seu reencontro com Portugal e com Ega, que lhe diz: - "Falhámos a vida, menino!".

Arlete 04/04/2013

Um romance estraordinário, arrebatador, maravilhoso, a tragédia da vida, com suas lutas,dores, amores, ganhos e perdas.

Ba 23/02/2013

Tenho em papel

Tatiana 13/01/2013

Intrigante!
Comecei a ler esperando historinhas bobas e super tradicionais. De repente... genteeeee!!!
Intriga! Luxuria! Dramas familiares!
Adorooooo
Evelize Volpi 09/01/2020minha estante
Iniciando essa leitura Agora em 2020 Tati.

Carla Reverbel 08/01/2013

Os Maias
Acho que o ritmo narrativo do Eça é um pouco exigente para o nosso dinamismo atual. Exije paciência, concentração. É como uma degustação. Ele não dá todas as cartas de uma vez, ele desenvolve as suas histórias com a calma e a lentidão de outros tempos. Mas vale a pena, pois o texto dele é riquíssimo, mostra como a Língua Portuguesa pode ser esplêndida.