Cristian 24/08/2017
Tem grandes méritos; é possível criticá-lo?
O livro tem seus méritos e importância, dado o problema educacional do país. O professor Pier foi claramente um importante educador com grande experiência e seu falecimento deixará uma lacuna enorme para o debate pedagógico entorno do ensino e da aprendizagem no país. O livro centra-se em orientar o aluno para ter uma atitude que aumente a eficiência de seu aprendizado, fornecendo conselhos, dicas e até alguns princípios que, se aplicados, tendem a dar grandes resultados. Várias afirmações do autor são respaldadas em sua grande experiência e alguns achados das ciências cognitivas.
Entre as orientações mais importantes estão aquelas que apontam para o modo como se deve estudar, quanto tempo de dedicação e a periodicidade/regularidade. Seu objetivo precípuo e amplo é tornar o aluno de ensino básico apto para estudar de uma maneira mais eficiente e autodidata (observa-se que muito aluno de graduação está em situação igual a do aluno do ciclo básico).
Deixando bem claro que reconheço o mérito e a importância do prof. Pier, não posso por isso avaliar de maneira passional e irrefletida. Como é ruim avaliar uma obra em que claramente você não é o publico alvo... Não consigo concordar com vários de seus posicionamentos, sejam eles por terem em um ou outro ponto um excessivo viés tecnofóbico (a despeito das afirmações neurocientíficas que não sustentam todo aquele furor do professor), seja por elementos oriundos de evidência anedótica ou fonte anacrônica em neurociências... Contudo creio que uma crítica a ele é mais nociva que o devido incentivo na leitura do livro (motivo pelo qual não detalho os pontos que critiquei a cima). Claramente o livro tem grandes méritos; é possível criticá-lo? Sim, mas talvez não devêssemos pela utilidade pública que cumpre.
Aliás, parece-me claro, se os estudantes adotassem minimamente o programa de estudos que ele propõe, então teríamos uma melhora significativa na educação geral. Logo, os pontos que tenho críticas são irrelevantes para alguém que se sente como quase todo estudante no Brasil: perdido, sentindo-se que estuda e não aprende e que ninguém lhe dá um norte de como melhorar suas capacidades cognitivas. Portanto, é um livro para quem não sabe por onde começar a estudar de maneira adequada - e nisso o livro te dá um norte muito claro (ainda que no futuro você possa ajustar esse norte - ainda assim não terá perdido seu tempo).
Pela sua pretensão e esforço, o livro é louvável, merecendo uma nota 5. Como não sou seu público alvo, acabei não encontrando o que procurava no livro, do que daria um nota 3. Na média, fica um 4.