Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier




Resenhas - Aprendendo Inteligência


106 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Tiago Bessa 15/02/2020

Minha Experiência
Livro muito bom para quem precisa de um caminho para começar a estudar de maneira eficiente, algumas partes do livro podem ser desconsideradas, mas em geral é um ótimo livro. Conseguiu me lembrar de um professor do Ensino Médio e sua didática.
comentários(0)comente



CassianoCS 17/12/2019

Promete apresentar técnicas para aprimorar a inteligência mas passa a maior parte contando as memórias do autor. O título do livro até deveria ser "Autobiografia de Pier: como eu desenvolvi a minha inteligência". Apesar de alguns trechos interessantes, é preciso ler muitas recordações tediosas para encontrar alguma pérola e mesmo assim será coisa óbvia do tipo "para ser inteligente deve-se ler muito" (Nossa! Fiquei impressionado com esta conclusão! Nem se eu ficasse a minha vida inteira mergulhado em questões filosóficas teria descoberto isto!), ou "deve-se evitar redes sociais ser quiser estudar" (Mais uma conclusão que eu quase cair para trás!). O autor também se mostra incoerente em algumas coisas, como numa hora desmotivar a leitura dos livros clássicos e depois quando recorda um livro que adorou este livro é um clássico. E além disso, para um sujeito que passa a maior parte do livro como um pavão querendo se exibir como é inteligente acima do normal, ele diz muitos absurdos, coisas que já foram desacreditadas pela Ciência, típico de quem não conhece um assunto.
comentários(0)comente

tdethalyta 12/04/2021minha estante
Poderia por favor citar quais foram as coisas que ele citou que foram desacreditadas pela ciência?




Aline Palmeira 22/07/2019

Simples
Ok, é um livro simples e prático. Acaba ensinando pontos práticos de como estudar melhor e o autor não se limita a ensinar dicas, ele visa uma mudança de mentalidade, mesmo sem se dar o trabalho de aprofundar muito esse ponto. Minha única objeção são os comentários ácidos direcionados à pessoas ou pensamentos que são feitos, ao meu ver, de forma deselegante. No mais, o livro é bom.
comentários(0)comente



Felipe 15/05/2019

"O sistema educacional brasileiro faz descer a escada. Qualquer Pedagogia baseada em Vygotsky, Piaget e Paulo Freire é uma desgraça." PIAZZI, Pierluigi
comentários(0)comente



lavi 04/04/2019

é um livro muito bom que traz informações que por mais óbvias que elas sejam, precisam ser ditas e relembradas. só não dei cinco estrelhinhas porque não concordo com alguns detalhes kjkk
comentários(0)comente



dessapeppers 01/07/2020

Leitura válida.
Este livro traz dicas do renomado professor Pier que contribuem para que possamos nos acostumar a nos tornarmos estudandes em vez de meros alunos. Ele enfatiza que o estudo se dá de maneira solitária e autodidata. Entre outras tantas dicas, o professor ressalta a frase que ressoa quase como um mantra durante toda a sua obra: "aula dada é aula estudada hoje". Portanto, concluo que a leitura é válida e, certamente, colocarei as dias em prática.
comentários(0)comente



Daniel.Boso 16/09/2018

Incrível
Livro EXTREMAMENTE recomendado, não só para estudantes mas também para qualquer pessoa. Conta basicamente como o cérebro funciona e também os processos a serem seguidos para gravar as informacoes mais facilmente. É um ótimo guia para aprender a estudar com qualidade. O professor Pier reforça que não é necessário estudar muito, mas é preciso estudar com qualidade e todo dia.
comentários(0)comente



Elias.Gomes 14/09/2018

Para quem gosta de pensar.
Um livro excelente. Além de ter um tom provocativo, ensina a como estudar de forma eficiente. O único problema que eu vi no livro foi passar a falsa ideia de que pessoas que jogam vão fazer na vida real as mesmas coisas que fazem no jogo. Apesar de o livro conter diversas referências de artigos, sobre esse tema específico, não tinha nenhuma.
comentários(0)comente



Vinicius Borges Martins 04/08/2018

A vingança dos nerds
Que livro provocativo do Professor Pier! No início, ele explica de forma muito interessante a neurociência do processo do aprendizado fazendo uma analogia fantástica com o sistema de memória RAM e o HD de um computador - respectivamente o sistema límbico e córtex de nosso cérebro. Ele ensina o que precisamos fazer para reter melhor informações, qual exercício diário que devemos praticar para sermos mais inteligentes.

A vingança dos nerds. No livro ele retrata que as pessoas que estudam e se esforçam para serem inteligentes são a segunda classe que mais sofre preconceitos, ou bullying, perdendo apenas para os negros (fico feliz por não ser uma classe vitimista). Ele chacoteia a grande maioria dos alunos desinteressados, eu me indentifiquei com os ?idiotas? citados por ele, e fiquei feliz porque isso (foi apenas na época da escola e há alguns anos consegui virar o jogo e não fiquei mais burro como a tendência da maioria) - o Prof. Pier montou um gráfico exemplificando como os inteligentes ficam mais inteligentes conforme o tempo e os burros ficam mais burros...

Recomendo muito a leitura independente da idade, esse deveria ser um livro apresentado a todo aluno. Gostaria eu de ter tido as referências contidas neste livro quando ainda estava na escola.
comentários(0)comente



Misael Neves 26/06/2018

Volte Professor Pier
Num mundo repleto de pessoas medíocres, ser estranho não é um defeito: é uma grande virtude. Seja estranho, pois talvez assim você possa ajudar um monte de pessoas ?normais?. Prof? Pier.
.
Quando conheci este carismático professor via YouTube no início deste ano, mal sabia que o mesmo havia falecido dois anos antes. Mesmo não podendo conhece-lo pessoalmente, fui grandemente enriquecido através de seus vídeo-palestras, e ainda mais agora com a finalização da leitura desta obra que indico a todos os meus amigos. Vale a pena o investimento. O estudo correto influencia muito mais em nosso aprendizado do que pensamos.
.
Só me culpo por uma única coisa: pelo desmantelo de não ter conhecido o Prof? ainda em vida. Pois assim poderia ter me programado pelo menos para um abraço.
comentários(0)comente



Nay 24/02/2018

*
Estudar (escrever) pouco, todo dia! Aula dada, aula estudada no dia!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cristian 24/08/2017

Tem grandes méritos; é possível criticá-lo?
O livro tem seus méritos e importância, dado o problema educacional do país. O professor Pier foi claramente um importante educador com grande experiência e seu falecimento deixará uma lacuna enorme para o debate pedagógico entorno do ensino e da aprendizagem no país. O livro centra-se em orientar o aluno para ter uma atitude que aumente a eficiência de seu aprendizado, fornecendo conselhos, dicas e até alguns princípios que, se aplicados, tendem a dar grandes resultados. Várias afirmações do autor são respaldadas em sua grande experiência e alguns achados das ciências cognitivas.

Entre as orientações mais importantes estão aquelas que apontam para o modo como se deve estudar, quanto tempo de dedicação e a periodicidade/regularidade. Seu objetivo precípuo e amplo é tornar o aluno de ensino básico apto para estudar de uma maneira mais eficiente e autodidata (observa-se que muito aluno de graduação está em situação igual a do aluno do ciclo básico).

Deixando bem claro que reconheço o mérito e a importância do prof. Pier, não posso por isso avaliar de maneira passional e irrefletida. Como é ruim avaliar uma obra em que claramente você não é o publico alvo... Não consigo concordar com vários de seus posicionamentos, sejam eles por terem em um ou outro ponto um excessivo viés tecnofóbico (a despeito das afirmações neurocientíficas que não sustentam todo aquele furor do professor), seja por elementos oriundos de evidência anedótica ou fonte anacrônica em neurociências... Contudo creio que uma crítica a ele é mais nociva que o devido incentivo na leitura do livro (motivo pelo qual não detalho os pontos que critiquei a cima). Claramente o livro tem grandes méritos; é possível criticá-lo? Sim, mas talvez não devêssemos pela utilidade pública que cumpre.

Aliás, parece-me claro, se os estudantes adotassem minimamente o programa de estudos que ele propõe, então teríamos uma melhora significativa na educação geral. Logo, os pontos que tenho críticas são irrelevantes para alguém que se sente como quase todo estudante no Brasil: perdido, sentindo-se que estuda e não aprende e que ninguém lhe dá um norte de como melhorar suas capacidades cognitivas. Portanto, é um livro para quem não sabe por onde começar a estudar de maneira adequada - e nisso o livro te dá um norte muito claro (ainda que no futuro você possa ajustar esse norte - ainda assim não terá perdido seu tempo).

Pela sua pretensão e esforço, o livro é louvável, merecendo uma nota 5. Como não sou seu público alvo, acabei não encontrando o que procurava no livro, do que daria um nota 3. Na média, fica um 4.
comentários(0)comente



106 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR