Titanic - Minuto a Minuto

Titanic - Minuto a Minuto Jonathan Mayo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Tiago 18/02/2019

Descanse em paz, Titanic :( todos sempre serão lembrados.
É revoltante ver como um conjunto de erros de várias pessoas resultaram na morte de tanta gente e o naufrágio de um navio lindo. Thomas Andrews agiu como um herói. Não conseguia fazer muita coisa mas ajudou no que poderia ser feito na hora. O capitão Smith eu tinha uma certa birra com ele porém, lendo esse livro, vi que ele foi outro que tentou ajudar todos. Ele poderia simplesmente ter se trancado em sua cabine por vergonha mas não, ele tentou conscientizar a todos que o vaio iria afundar. O casal Ida e Isidor Straus é de partir o coração. São tantos nomes com histórias honrosas que queria contar aqui, que queria dar uma abraço nessas pessoas se eu pudesse. Histórias de pessoas que foram vítimas de um destino terrível. Muitos que morreram foi em decorrência da hipotermia que em 15 minutos já estavam congelados. Ou morreram esmagados pela queda das chaminés. Alguém consegue imaginar essa cena das chaminés esmagando as pessoas ao cair? A parte revoltante era em ver como a burrice e o egoísmo humano brota diante uma tragédia dessa. Os botes tinham a capacidade para mais de 70 pessoas mas apenas 1 foi lotado. Os restos dos botes foram com menos da metade da capacidade. Os oficiais despreparados, mesmo sem saber que não tinham botes suficientes para todos, não lotava o bote. O navio S.S Californian estava apenas há 15km do Titanic e não foi ajudar. Uma negligência tremenda. Todos viram o Titanic lançando sinais de que algo estava de errado. Mais uma vez o ser humano pensando no seu próprio umbigo. Tantos e tantos erros que culminaram nesse desastre. É revoltante. O livro é ótimo e para quem gosta do Titanic é um prato cheio de informações. Contínuo amando esse navio e sempre vou amar. R.I.P RSM Titanic :(

Ezequiel.Teixeira 26/07/2022

Esse livro deveria se chamar: SENTIMENTOS MINUTO A MINUTO
Sabe aquela sensação de ouvir os passos dos passageiros pelos corredores, da explosão dos sinalizadores no céu, dos remos batendo nas águas gélidas do Atlântico e dos gritos indefinidos ecoando pela imensidão daquela escura noite frustrante?
Pois é...foram exatamente essas sensações que tive ao ler essa obra tão fiel e espetacular a respeito do mundialmente conhecido RMS Titanic.
Histórias reais e depoimentos verídicos que se mesclam nos fazendo mergulhar na época em que no ano de 1912 não havia catástrofe mais comentada e lamentada igual a essa.

Prepare-se para viajar no tempo, se apaixonar e se emocionar com essa história que nem os anos foram capazes de apagá-la da nossa memória.

Bruh 17/07/2023

Impressionante a narrativa e a quantidade de detalhes deste março histórico, com tanta emoção entre as linhas que conseguimos imaginar cada momento que foi vivido naquelas águas congelantes...

Mayhara 24/06/2017

Interessantíssimo!
Muito bom! E mesmo não sendo um romance, ficamos presos a história de mandeira maestrosa.

Trata-se de um livro mais técnico, de discorre como aconteceram os fatos dentro e fora do Titanic nas suas últimas horas. Detalhes sobre as leis e acontecimentos históricos, que pelo menos eu não conhecia, fez com que eu eu entendesse melhor as atitudes dos passageiros.

Pra quem curte a história do navio mais famoso do mundo, é interessante ler. Sem contar, que há todo momento vemos flashs do cenário maravilhoso do filme ganhador de 11 Oscars.

Valeu a pena ler. ????

Gus 31/01/2022

Seria uma excelente ficção se não fosse real
Ao ler o livro senti uma mistura de ódio pelas decisões tomadas, desespero e emoção. Não, Jack e Rose não são reais, desculpa. Originalmente Titanic - minuto a minuto foi um de 3h para a BBC Rádio 2, produzido pela TBI Média como um março do centenário do naufrágio.

Tantas coisas poderiam ter sido evitadas se fossem realizadas de modo diferente. E sim, o Titanic realmente afundou, sinto muito se você não sabia disso.

Vale a pena ler para mergulhar na história desse naufrágio.

Wagner 19/03/2022

Eletrizante, impossível largar
A reconstituição minuto a minuto é muito boa, relacionando os eventos dentro e fora do navio. A maior parte do relato se refere à tentativa de salvar passageiros e tripulantes através dos botes salva vidas. O filme de james cameron parece ter bebido das mesmas fontes, pois há muitas coincidências. Pessoas que no momento certo tornam-se heróis e outros que buscam somente salvar a própria pele. A separação de classes no início do século xx se mostra muito no relato. Ao final, ha um breve comentário sobre a vida de cada sobrevivente. Por que o acidente com o Titanic causa tanto interesse? Grande número de vítimas, navio indestrutível, propaganda? Mistério.

Luiz Cláudio 05/03/2021

Angustiante
Se tem algo que dá pra dizer sobre esse livro é isso - angustiante. Talvez por termos as imagens do filme na cabeça, esse relato deixa ainda mais sinistro o naufrágio do Titanic.

melnoliteraverso 16/07/2020

Maravilhoso
Realmente pude entrar totalmente nos fatos e na história envolvendo o famoso navio Titanic. Senti uma conexão imensa com o acontecido.
É um dos melhores livros sobre o naufrágio da atualidade.

Maisa G 06/07/2023

Interessante mas bem triste
O livro não é tão envolvente pelo formato, o leitor realmente precisa estar interessado em saber detalhes dessa catástrofe, especialmente porque todo mundo já sabe o final?

O curioso é descobrir os personagens (as pessoas na verdade) que sobreviveram e como viveram depois da tragédia.

Do meio para o final a leitura se torna ainda mais difícil? me senti impotente, sabendo o que estava por vir?

Mas triste mesmo foi saber que, apesar de alguns terem se salvado, poucos conseguiram, de fato, seguir com sua vida? muitos ainda ficaram presos naquela fatídica noite.

bookscourt_ 31/03/2020

Um live emocionante
Para quem é conhecedor e pesquisador sobre a história do Titanic, é um livro de leitura obrigatória.
Originalmente, um programa transmitido na BBC de 3 horas de duração, repassando todos os minutos finais do Titanic, a pesquisa virou um grande livro.

É angustiante a incerteza dos passageiros. A soberba mesmo que em situações de emergência entre primeira x terceira classe. A revolta pelos erros cometidos naquela época que poderiam ter evitado as mais de 1.500 mortes.

Uma pesquisa enriquecedora nos detalhes. Vale a leitura.

Ray 01/07/2023

Interessante
Gostei bastante, principalmente por conta da perspectiva humana, conhecemos várias personagens reais do acidente e muitos pequenos detalhes da história pelo ponto de vista deles. Realmente impressiona o quão bem documentado esse acidente foi, se tornando imediatamente um ícone na cultura e isso dura até os dias de hoje. Mas é um livro que não adiciona muito além disso, e não achei a narrativa tão dinâmica, mas tudo se deu pelo formato escolhido, tipo um documentário. É bom, e recomendo a leitura!

Ca Agulhari @literario_universo 09/05/2019

Desolador.
Quando ouvimos falar de Titanic, lembramos do filme de James Cameron, do romance entre Rose e Jack, da trilha sonora, dos recordes de bilheteria. Mas quantas pessoas param pra pensar no que aconteceu no verdadeiro Titanic? Esse livro nos transporta pra dentro do navio, ficamos sabendo do que aconteceu a cada minuto, antes, durante e depois do navio bater no iceberg, os erros e acertos, os testemunhos de sobreviventes e suas histórias sobre quem morreu na tragédia. Me senti muito apreensiva na leitura, o livro é triste, a tragédia foi de proporções inimagináveis. Recomendo muito "Titanic Minuto a Minuto" pra quem gosta de conhecer casos reais. Confesso que quando acabou, queria mais.

Resenha originalmente postada em @literario_universo no Instagram.
Rose.Agra 09/05/2019minha estante
Tbm amei esse livro. Nota 5!

Mila 05/07/2023

Se você tem interesse e não se sente ansioso pelos detalhes segue em frente…
Detalhes que me fizeram ter uma visão mais ampla dos erros e vulnerabilidades de uma história tão marcante. Li após o incidente com o sub Titan que matou os 5 passageiros a bordo neste mês de junho 2023.
Estava precisando de uma leitura com viés mais técnico para sair de uma ressaca da Série As Sete Irmãs que foi sensacional.

Karina.Agra 29/07/2017

Fantástico!
Livro muito bom, rico em detalhes sobre as últimas horas nesse navio que encanta até hoje. Nos prende e nos faz viajar junto com seus passageiros e tripulantes.

1 | 2 | 3 | 4