Titanic - Minuto a Minuto

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Ray 01/07/2023

Interessante
Gostei bastante, principalmente por conta da perspectiva humana, conhecemos várias personagens reais do acidente e muitos pequenos detalhes da história pelo ponto de vista deles. Realmente impressiona o quão bem documentado esse acidente foi, se tornando imediatamente um ícone na cultura e isso dura até os dias de hoje. Mas é um livro que não adiciona muito além disso, e não achei a narrativa tão dinâmica, mas tudo se deu pelo formato escolhido, tipo um documentário. É bom, e recomendo a leitura!

Mila 05/07/2023

Se você tem interesse e não se sente ansioso pelos detalhes segue em frente…
Detalhes que me fizeram ter uma visão mais ampla dos erros e vulnerabilidades de uma história tão marcante. Li após o incidente com o sub Titan que matou os 5 passageiros a bordo neste mês de junho 2023.
Estava precisando de uma leitura com viés mais técnico para sair de uma ressaca da Série As Sete Irmãs que foi sensacional.

Karina.Agra 29/07/2017

Fantástico!
Livro muito bom, rico em detalhes sobre as últimas horas nesse navio que encanta até hoje. Nos prende e nos faz viajar junto com seus passageiros e tripulantes.

Maisa G 06/07/2023

Interessante mas bem triste
O livro não é tão envolvente pelo formato, o leitor realmente precisa estar interessado em saber detalhes dessa catástrofe, especialmente porque todo mundo já sabe o final?

O curioso é descobrir os personagens (as pessoas na verdade) que sobreviveram e como viveram depois da tragédia.

Do meio para o final a leitura se torna ainda mais difícil? me senti impotente, sabendo o que estava por vir?

Mas triste mesmo foi saber que, apesar de alguns terem se salvado, poucos conseguiram, de fato, seguir com sua vida? muitos ainda ficaram presos naquela fatídica noite.

Roger Oliver 08/06/2021

Foi bem escrito, com travessões de falas iguais às de um livro de ficção. A diferença é que o quebra-cabeça cronológico dos fatos foi montado com base em centenas de relatos dos sobreviventes.

Senti falta de especificações mais técnicas sobre dezenas de detalhes do navio, do acidente, do volume de água que entrava no casco em comparação ao retirado pelas bombas (começou a inundar imediatamente, com água entrando no navio a uma taxa estimada de 7 toneladas por segundo, quinze vezes mais rápido do que as bombas conseguiriam retirar).

Apesar dos detalhes técnicos que não são citados no livro, achei um bom livro; aprendi mais sobre a segregação de classe da época; compreendi melhor a sequência de fatores que levaram a essa catástrofe. É um livro importante e recomendo a leitura.

vih.juh_ 31/03/2023

Titanic - Minuto a Minuto.
Mesmo tendo muitos relógios no navio e ser moda entre as mulheres usarem relógios de pulso naquela época, ninguém olhou as horas. Com base em relatos de sobreviventes, esse livro conta em forma de história a real (surpreendente minuto por minuto) tragédia do "inafundável" navio RMS Titanic com direito a fofoca do que aconteceu depois com alguns passageiros no final do livro. É um livro bem cativante, ainda mais quando você passou a vida toda acreditando que a história é igual a que James Cameron retratou em seu filme. Nada mais a declarar, apenas leiam.

estantedadressa 18/06/2021

INCRÍVEL!!!
O livro mostra detalhes muito importantes sobre como aconteceu o naufrágio do RMS Titanic, na madrugada do dia 15/04/1912. Além de mostrar como a mídia retratou o naufrágio, como os sobreviventes viveram suas vidas após o naufrágio e sobre os corpos que nunca foram encontrados(se encontrados, jamais reconhecidos).

Évelin Noah 26/04/2020

Te dá uma sensação de que você vivenciou todo o acidente!
Titanic Minuto a Minuto é um excelente livro para quem está interessado em saber mais como ocorreu o acidente do Titanic. Como o próprio nome do livro diz, a história é contada minuto a minuto, o que nos deixa nervosos e angustiados, como se tivéssemos vivenciado o acidente à época.

É um livro triste, porém revelador. Nos mostrando que o acidente que envolveu o Titanic poderia ter sido facilmente evitado se não fosse a sequência desastrosa de erros e ganância humana. Erros e ganância essa que levaram também ao salvamento de menos de 1/3 das vidas a bordo.

Esse livro é recomendado para curiosos, amantes do filme Titanic ou simplesmente para quem quer conhecer a história.

Wanessa 06/03/2020

Um livro difícil de largar, mas difícil de ler. Nem sei quantas vezes já assisti o filme, e ler o livro trouxe muitos flashs, sem dúvida, mas o livro também me deu uma certa ansiedade, para que alguém fizesse algo e nada daquilo acontecesse. O livro, além de ser um relatório detalhado de tudo que aconteceu no navio nos seus últimos momentos, também é um grande tapa na cara sobre como o ser humano se comporta em situações extremas.
Fiquei viciada no livro, de um jeito não saudável, sonhava com o que lia (o que nem sempre era agradável). O livro é muito bom, claro, mas fica o aviso: se você for sensível pense duas vezes antes de ler e se possível leia aos poucos.

Cady 12/07/2018

Ótimo
Sou simplesmente fascinada por tudo que diz respeito ao Titanic. O livro começa bem devagar porque tem muitas descrições dos passageiros e só depois é que entendemos a importância de conhecê-los. Senti dificuldades com alguns termos usados, eram muito técnicos. Poderia ter mais fotos também. Impressionante como a ganância humana gera desastres assim, uma série de erros em virtude de atitudes humanas com base apenas em superficialidades e poder. Titanic é uma tragédia que abalou todo o mundo na época e ainda continua gerando interesse muitas décadas depois.

Denise.Pereira 03/06/2018

Uma sucessão de pequenos erros provocaram a tragédia
Como um livro oriundo do roteiro de um documentário feito para BBC, é repleto de informações técnicas do navio e histórias das pessoas que estavam a bordo do Titanic.
Lendo este livro você percebe como uma sequência de pequenos erros levam a uma tragédia.
É uma pena que tantas vidas foram perdidas nesse desastre.

Aline 15/04/2024

Minuto a minuto literalmente.
O livro é uma boa descrição do acidente, narrando minuto a minuto literalmente sobre a viagem em si desde o seu começo ao seu término. Única coisa que não gostei foi realmente o fato de termos muitos personagens inclusos, o que é normal, considerando o tamanho do navio e quantas milhares de pessoas estavam fazendo parte dessa primeira e única viagem.
Ao narrar sobre o que cada um fez, mesmo dando o background inicial de quem era quem, para mim, ficou bem confuso o papel que cada pessoa citada exerceu antes, durante e após o acidente.
Somente alguns nomes mais citados e até mais conhecidos pelo público em geral, que fica mais fácil de identificar e imaginar a história e situação em si.

De qualquer forma é um bom livro e bem detalhado em como a sucessão de erros causou esse acidente trágico e que mexe com o imaginário de tanta gente até hoje, vide eu mesma! ?

E só pra finalizar, achei muito interessante e curioso eu exatamente ter conseguido terminar o livro no dia em que o acidente está completando 112 anos, acabou que quis somente deixar registrado para uma futura leitura eu saber e poder lembrar dessa coincidência bem louca. ??

leooc 02/01/2018

Material indispensável para amantes do Titanic
A forma com a qual o livro, que primeiramente foi um programa de rádio da BBC Radio 2, conta as últimas horas do navio é magistral e revela curiosidades e dados importantes que não são de fácil acesso. Além disso há também uma descrição sobre a planta do navio, e informações sobre a construção e concepção e dados de alguns passageiros/tripulação/oficiais e funcionários antes e depois do Titanic. O livro só carece de mais fotos, porém não é algo que estrague a experiência.

Anna na biblioteca 20/07/2017

Um livro documentário recheado de curiosidades!
A leitura deste livro documentário me surpreendeu em vários aspectos, linguagem fluida e envolvente, informações diversificadas sob vários pontos de vista, aspectos físicos, objetos, ambientes, rotina e principalmente sob o aspecto humano, relatando dados sobre a vida de vários passageiros e tripulantes, histórias de vida e sonhos, bem como cartas escritas durante a viagem. Recomendo muito a leitura para fãs e curiosos a respeito deste majestoso e trágico navio.
Mais detalhes no vídeo com minhas impressões sobre a leitura. (link abaixo)

site: https://youtu.be/Qd92C1bbHpM

1 | 2 | 3 | 4