O Verão em Que Tudo Mudou

O Verão em Que Tudo Mudou Vinícius Grossos
Thais Wandrofski

Resenhas - O Verão Em Que Tudo Mudou

Thalia | @proximocapitulo 20/10/2017

??Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas.??

Em ?Quando infinitos se encontram? temos Fred, um garoto que não tem sonhos e nem ambições para o futuro, ele só quer viver na sua comodidade vendo os dias decorrerem.
Até que em uma noite de natal ele conhece Valentina, ela é o seu completo oposto, mas que de alguma forma consegue despertar nele uma imensa vontade de viver.

?Mantenha-se viva? gira em torno de Lavínia, que passou parte da vida focada em viver um sonho que não era seu e agora que o sonho se realizou, tudo o que ela sente é um enorme vazio. Decidida a dar um tempo de tudo, Lavínia parte em uma viagem com destino a Búzios para se redescobrir, e quem sabe assim decidir o que realmente quer fazer da sua vida.

Já ?Pôr do sol? nos apresenta Sol, uma garota focada e extremamente organizada, para ela, tudo precisa acontecer conforme o planejado se não nem rola. Sol também é totalmente controladora e um tantinho egocêntrica, e ela só percebe isso depois que uma amiga lhe diz umas boas verdades.
A partir desse instante, Sol se dá conta de que precisa mudar, rever suas atitudes e dar mais importância para o que acontece com as pessoas a sua volta.

Três contos sobre se redescobrir, se encontrar e ir em busca daquilo que te faz feliz.
Três contos escritos por autores diferentes, mas que se entrelaçam de uma maneira muito fofa no final.
Apesar de ser um livro levinho por conta da linguagem nada complicada dos autores ??O verão em que tudo mudou?? tem uma grande carga de ensinamentos que motivam o leitor a sair do convencional, dar um chega pra lá na tristeza, correr atrás de sonhos e daquilo que te traz felicidade.
A história da Lavínia foi a minha favorita, me emocionei lendo o conto e consegui perceber a grande evolução da personagem.
Infelizmente isso não aconteceu com os outros contos, não consegui me conectar com os personagens e isso meus amigos, é a minha ruína.
Primeiro que eu achei o Fred um personagem nada cativante e a Sol? Meu Deus que garota chatinha, não consegui gostar dela nem mesmo depois da mudança de atitudes.
Eu gostei do livro, mas poderia ter gostado bem mais, acho que foi por conta da expectativa, que era altíssima.

Jess 20/10/2017

Fred está no seu primeiro emprego em uma livraria, onde uma compra inusitada pode trazer muitas surpresas. .

Lavínia passou por algo difícil e agora foi aprovada no vestibular mas não tem certeza se é isso o quer, ela precisa de um tempo pra entender si mesma. .

Sol vive no seu mundinho onde tudo gira ao seu redor mas ela percebe que precisa mudar e começa a ter atitudes diferentes. .

Três histórias diferentes, com a mesma essência: "que controle podemos ter diante de tudo?"

"A gente não entende que o que vale mesmo não é aquilo em que a gente pode tocar, mas o que pode tocar a gente." .

Eu gostei que cada personagem principal tem características reais, são fáceis de se imaginar e até se identificar com eles. Fred não fala muito, ama livros e precisa descobrir qual seu sonho. Lavínia adora escrever, tem dúvidas sobre sua escolha acadêmica e seu futuro. Sol adora Harry Potter, tirar fotos, fazer listas e não se vê amando ou cheia de amigos. .

A edição é uma das mais lindas que já vi. A fonte é azul, tem desenhos em cada começo de capítulo, no meio da história tem quotes destacados em página única com alguma imagem, e no final de cada conto tem uma playlist. .

São histórias com um toque de mágica mas com problemas e dúvidas reais. Apesar de ter romance, não é o foco. O segundo conto tem uma vibe mais dramática e romântica que demorei a me envolver, não por ser ruim mas por não ser muito meu estilo mas não deixa de ser uma história linda. Todas as três são! .

Três jovens que encaram as surpresas da vida. Três contos intercalados entre si sobre escolhas, desafios, mudanças... O verão em que tudo mudou para cada um deles.

site: www.instagram.com/saymybook

Larissa Benevides (Clã) 25/09/2017

Resenha: O verão em que tudo mudou
"Mas os sonhos são milagres. Porém, isso não significa que você não possa alcançá-los. Que não possa tocá-los. Que eles não possam ser seus..."
O Verão em que tudo mudou é um livro composto por três contos cada qual criado por um escritor. Em cada conto temos o foco em um personagem diferente mas em todos temos a ligação de três amigas. Além disso os contos estão em ordem "cronológica", ou seja, quando estamos lendo o segundo conto, os acontecimentos do primeiro já aconteceram e o mesmo ocorre com o terceiro.

O primeiro conto foi escrito pelo Vinícius Grossos e vai trazer a história do Frederico. O rapaz está no final da escola, 3° ano do ensino médio, e trabalha em uma livraria para não ouvir as reclamações dos pais por ele não saber qual curso deseja estudar após a formatura.
"Sonhos são uma das coisas mais íntimas e devemos compartilhá-los apenas com quem realmente acharmos merecedor."
Enquanto todos estão no gás dos estudos para os vestibulares, Frederico segue sua vida tranquila trabalhando em um ambiente que acha super agradável e no qual sente-se útil. Mas tudo muda quando sua gerente conta que vai largar o emprego para seguir o seu sonho de vender brincos personalizados. Essa notícia desperta nele aquele sentimento de impotência e incapacidade, pois por mais que ele pense, não consegue descobrir qual é o "sonho" dele.

Além disso, é época de Natal. Uma data que seria bem festiva em outros tempos, mas com a morte de seus avós maternos tudo mudou. Sua família ficou bem afetada e Fred não sente nenhuma vontade de voltar para casa, porque vai encontrar o mesmo ambiente de todos os dias. Como se todos os dias fossem sempre iguais, sem vida, sem animação.

A grande reviravolta acontece com a aparição de uma jovem na porta da livraria no momento que Frederico está reunindo as coisas para ir embora e trancar a loja. Valentina aparece desesperada para realizar uma troca... qualquer coisa para não ficar com o presente indesejado que recebeu. Frederico não imagina como um simples favor vai levá-lo a descobertas importantes e momentos inesquecíveis.

O conto é muito gostosinho e de rápida leitura. Gosto bastante da escrita do Vinícius e me identifiquei muito com a Valentina.
"Os sonhos servem mais para nos mover, entende? Às vezes ficamos estáticos em um trabalho que não gostamos, vivendo um vida que não é a que queremos... E os sonhos vêm pra nos impulsionar pra uma outra situação, para um outro lugar, que pode fazer tudo mudar. E é essa a grande graça da vida, né? As mudanças..."
Apesar de algumas coisas que acontecem na história serem um pouco "malucas" (daquele estilo: nossa mas uma pessoa não falaria isso ou não faria tal coisa com um desconhecido), são coisas malucas que provavelmente aconteceriam na minha vida ou com alguma amiga minha. Acho que daí vem a minha identificação com a personagem e como a história me envolveu.

É daquelas histórias que tiram sorrisos e deixa o dia mais leve. Gosto de histórias assim para intercalar com histórias mais densas. 4 estrelas para ele porque apesar de ter alguns itens que conseguimos prever, ele atende ao objetivo de entreter durante a leitura e está bem construído.
"Fazer arquitetura e urbanismo em uma das mais concorridas faculdades do país foi, por anos, o grande sonho da minha vida. Quer dizer, eu achei que fosse. Como se aos dezoito anos alguém pudesse ter certeza de qual é o seu grande sonho."
O segundo conto foi escrito pela Gabriela Freitas e vai contar a história de Lavínia.
Lavínia é amiga de infância de Valentina, para completar o trio temos a Sol cuja história vai encerrar o livro.
"Meio que cada uma seguiu um caminho, mas mantemos contato. Ainda que de um jeito estranho, a ligação que tive com elas na infância ainda está em mim..."
Bom, Lavínia mora em São Paulo e estudou bastante para conseguir passar em arquitetura na melhor faculdade do Brasil. Porem logo no início ela demonstra o seu desespero por ter passado. O que era um sonho compartilhado com os pais se tornou um peso.

Ela decide que precisa de um tempo para pensar no que realmente quer fazer da sua vida e a primeira atitude dela é terminar o seu namoro que já estava praticamente acabado. Apesar de estar nesse relacionamento há 3 anos, Lavínia não sente mais que ela e Enzo compartilham dos mesmos sonhos e um futuro juntos já não está mais nos planos da jovem.

A sua segunda ação para conseguir descobrir qual é o seu sonho é viajar para uma cidade do interior do Rio onde ela possa espairecer, conhecer coisas novas e fazer coisas sozinha. Apesar de um pouco de relutância dos seus pais, Lavinia vai para Búzios tentar se reencontrar com a promessa de retornar a tempo de, quem sabe, fazer a matricula na faculdade.
"A gente age como se tivesse tudo bem, mas a dor tá lá, ela alfineta, incomoda, queima, arde. Ela existe, mesmo quando a gente ignora. Acabei me tornando uma pessoa infeliz, abri mão da minha vida, porque não pude lidar com aquilo. Sei que eles não fizeram por mal, sei que eles só não queriam cutucar a ferida, mas tá aqui, ela tá aberta e sangra todos os dias, porque eu não tô tratando dela, entende? Só tô deixando a ferida lá, apodrecendo..."
Este conto foi um pouco mais complicado. Não consegui me conectar com nenhum personagem e muito menos com a protagonista. A autora utilizou daquele artificio de tocar em um assunto para fazer um suspense, mas eu já imaginava o que poderia ser aquele mistério. Além disso ela utilizava desse assunto todo o momento e deixou a história mais lenta. Por isso as 2 estrelas para este conto.
"Tempo gasto com planejamento nunca é perdido. Se você quer que seus planos deem certo, planeje!"
O terceiro e último conto vai trazer a história da Sol escrito pela Thaís Wandrofski.

Na realidade o nome da protagonista é Marisol para combinar com o nome da sua irmã gêmea, Maristela. Apesar de se parecerem na aparência, as gêmeas são diferentes na personalidade.

Stela uma apaixonada e falante, por onde passa coleciona amigos e garotos que se apaixonam pela jovem. Já Sol é uma garota mais introvertida e que gosta de planejar tudo na sua vida. Desde o momento que acorda até a hora que vai deitar, tudo foi planejado pela jovem garota.

Já estamos no final do verão (lembra que eu disse que estava cronológico? Valentina no natal, depois Lavínia em janeiro e agora Sol) e Sol percebe que ainda não aproveitou as suas férias antes de começar na faculdade. Portanto decide fazer a programação de seus dias até o final das férias.
"Pego-me perguntando a mim mesma por que momentos assim são tão raros na minha vida. Todas essas pessoas estão sempre ao meu redor, mas parece que nunca estamos juntos de fato. Eu as vejo, converso com elas e sigo a minha vida, as minhas tarefas, os meus planos."
No dia seguinte, depois da sua corrida matinal, ela acorda a sua irmã e liga para sua melhor amiga, Bia, para irem em um passeio pelas ruas do Rio de Janeiro.
O dia foi bem proveitoso e termina quando Stela recebe um telefonema de seu namorado e precisa retornar.

Os pais da Bia estão se desentendendo e a garota está bem nervosa com a possibilidade de separação. Quando conta para Sol, ela não leva tão a sério a preocupação da amiga e quando Bia diz que não vai poder participar da programação do dia, ela simplesmente cumpre o planejado sozinha e não vai encontrar a amiga para verificar se a garota precisa de algo.

Nesse dia, Sol recebe um sms bem estranho e de um número desconhecido. Resolve avisar a pessoa que foi algum engano e a partir daí, engata em uma conversa que dura horas. Acaba pegando no sono e depois volta a dormir muito tarde perdendo a hora do dia seguinte.
"Esse é um acontecimento novo na minha vida: estou perdida, sem saber como agir de forma verdadeira também comigo. E isso me assusta."
Após se desculpar com a melhor amiga pelo bolo, acaba recebendo um banho de verdades e nesse momento para para refletir sobre suas atitudes e resolve mudar aquelas que identificou como erradas.

E assim vamos acompanhar essa tentativa de mudança da garota, bem como os bate papos dela com o desconhecido do sms.
"A vida não é feita apenas de rosas. Os espinhos estão ali para nos proteger, às vezes até de nós mesmos, e eles nos ajudam a nos curar."
Este conto foi bem leve e rápido. A autora ainda utilizou das conversas por sms que facilita a conexão com a história. Assim como o do Vinícius é uma boa pedida para aqueles que querem uma história leve e divertida apesar de não ter grandes mistérios. Um conto 4 estrelas e muito bem escrito.

O livro está maravilhoso de lindo. A capa e a diagramação estão de cair o queixo. Em várias partes do livro existem páginas coloridas com ilustração e quotes da história. Um amor mesmo.

Além disso é bem interessante os contos tratarem de assuntos e personagens distintos e mesmo assim ter a conexão das três amigas que ficou sutil, mas suficiente para não terminarmos o livro com a sensação de um livro dividido e sim com a sensação de término de uma história única.
"Todos nós somos astronautas de nossos próprios infinitos. Você sempre pode ir ao céu, e além, e além, e além."

site: http://www.cladoslivros.com.br/2017/06/resenha-o-verao-em-que-tudo-mudou-de.html

Laís 08/09/2017

Inspirador
A palavra que consegue, mesmo que minimamente, sintetizar O verão em que tudo mudou é inspiração.

Ao ler essas três histórias, foi assim que eu me senti – inspirada. Inspirada a seguir meus sonhos, a não desistir nos obstáculos e, principalmente, a respeitar os meus limites, me perdoar quando for necessário e me parabenizar quando eu merecer.

A gente vive em uma sociedade doente. Uma sociedade em que a pressa e produtividade se sobressaem à qualidade, um mundo em que o seu diploma fala mais alto que seu coração. É de se esperar que, uma sociedade que olhe tanto para fora em busca de conquistas e sucesso, esqueça-se de olhar para dentro, negligenciando assim suas vontades e sonhos.

As três histórias que dão vida ao O verão em que tudo mudou, falam sobre escolhas, amor e, acima de tudo, para mim essas histórias falam sobre respeito. É necessário empatia para ajudar o próximo, mas é necessária muita coragem para olhar para dentro de si e ouvir o seu coração.

O que mais me encantei nesse livro foi a fácil identificação com os personagens. Foi muito fácil eu me familiarizar com eles, já que são questionamentos que qualquer ser humano já sentiu. Você com certeza irá tirar alguma lição dessas histórias para si – e se que uma vontade de mudança ou a força necessária para nunca desistir do que você almeja!

É por isso que eu repito: esse livro é um retrato sobre inspiração! Eu recomendo muito – sem prescrições – a qualquer um, independente da idade. Com certeza você irá aquecer seu coração com essa leitura.

Sobre as histórias: cada uma irá te apresentar personagens diferentes, mas todos nessa fase tão conturbada e louca que é a adolescência.

Quanto à edição, estou sem palavras para elogiar tanto! O trabalho da Faro Editorial está incrível. A diagramação é ótima, as páginas são decoradas (uma mais linda do que a outra) e as ilustrações e frases só dão mais cor e alegria a essas histórias! Realmente é um livro de tirar o fôlego.

site: https://www.instagram.com/_maniadelivro/

Marcela @ler_sim_ler_sempre 01/08/2017

@ler_sim_ler_sempre

▪️Uma palavra para esse livro : FOFO .
☀️VERAO : Estação das festas de fim de ano, hora de dar adeus ao que deu errado, planejar os próximos 365 dias, do Sol, das
Férias e de colocar em pratica os novos planos. .
▪️Aqui temos 3 contos de adolescentes na faixa de 18 anos. Que vivem em lugares diferentes mas com histórias que se entrelaçam no final. E que com o verão e suas novas experiências ganham uma linda história de amor. Cada um à sua maneira. .
🚀Primeiro temos FRED, um menino que se acha comum e que cedo perdeu a vontade de fazer algo diferente. Até aparecer Valentina em sua vida, em uma noite de Natal, e lhe ajudar a ver a vida de uma forma diferente. .
⁉️Qual seu lugar no mundo ? O que você espera do mundo ? E o que você tem proporcionado ao mundo ? .
🏄🏻‍♀️Logo em seguida temos LAVINIA que após ficar presa em uma culpa. Acabou tbm ficando presa em um mundo e em um sonho que já não era seu. .
⁉️E ai, oque você anda fazendo ? Vive sua vida, ou vive a vida dos outros ? Você vive seus sonhos ou está vivendo os sonhos de seus pais, namorado, irmãos... ? .
☀️E por último, SOL. Uma menina metódica, que gosta de disciplina e de cumprir tudo dentro do planejado. Mas que, as vezes, se esquece de dar a devida atenção aos problemas de quem está a sua volta. Perdendo assim a oportunidade de conhecer novos amigos e viver boas histórias. .
⁉️ E vc, tem dado chance a vida ?! Tem colocado mais SOL no seu dia ?! Tem deixado o destino te
levar ?! Tem Vivido seus sonhos sem medo ?! .
▪️ Esse é um livro que você termina mais com questionamentos do que com respostas. Mas de uma forma boa. Onde FRED,LAVINIA e SOL podem ter apenas 18 anos, mas seus dilemas podem está dentro de você que tem 20, 30, 40 anos. Com a vontade de mudar, de se remodelar, de se reinventar. .
▪️Um livro mais que indicado, com histórias muito bem contadas e uma edição maravilhosa da @faroeditorial Acredito que um dos mais lindos da minha estante. E que terminei com um sorriso bobo no rosto. Com vontade de ter Fred, Valentina, Lavinia, Cauê, Sol e Talles como amigos.

site: https://www.instagram.com/p/BXNzNbDFCuz/

De Olivato - @olivatobooks 25/07/2017

Uma leitura pra quem gosta de ser surpreendido
“Toda pessoa carrega um infinito dentro de si. E quando os infinitos se encontram, coisas maravilhosas podem acontecer.”

Este livro é composto por três contos que se passam durante o verão brasileiro, no primeiro conto escrito pelo Vinicius Grossos chamado de “Quando infinitos se encontram” temos um garoto chamado Frederico que não tem grandes ambições para o futuro até que ele conhece a Valentina que promete ajudá-lo a descobrir quais são seus sonhos.

Já no segundo conto que é escrito pela Gabriela Freitas tem o nome de “Mantenha-se viva” e conta a história de uma garota chamada Lavínia que acabou de perceber que não está vivendo a vida do jeito que quer e percebe que não pode mais deixar que as coisas continuem assim, ela simplesmente se acomodou nos moldes e expectativas dos outros e precisa se encontrar para ser feliz.

O terceiro conto chamado de “Pôr do Sol” foi escrito pela Thaís Wandrofski e conta a história de Marisol – Sol – que é uma garota controladora e centrada que acredita estar vivendo uma vida feliz até ser subitamente exposta a realidade de que as coisas não são como ela acreditava que fossem. Ela então precisa achar uma forma se abrir mais para o mundo e para os sentimentos dos outros, além de se arriscar mais e se dar a oportunidade de viver.

Dos três contos, eu gostei mais respectivamente de “Mantenha-se viva”, “Pôr do Sol” e “Quando infinitos se encontram”, o segundo conto acabou me emocionando mais do que todos os outros e eu queria muito mais da história da Lavínia.

É uma leitura agradável e rápida, mesmo para quem não gosta tanto de ler livros com contos, a história consegue te envolver totalmente e você acaba devorando o livro sem perceber. As histórias se cruzam e isso é ainda mais divertido.

No Skoob, eu dei 4 estrelas e favoritei, gostei muito de ter conhecido personagens tão singulares. Recomendo para todos que querem uma leitura que te faça ver o mundo de formas diferentes ao finalizá-la.

site: https://www.instagram.com/p/BW75VHhlNPq/

Larissa Benevides 04/07/2017

Resenha: O verão em que tudo mudou

@gataleitora 12/06/2017

mais que perfeito
Meu deusinho!!! O que foi este livro em minha dura vida? Meu senhor!

Vou primeiro destrinchar cada detalhe desta edição para vocês perceberem como foi tão primorosamente bem elaborada. Para vocês entenderem como é o tipo de livro para ler e guardar com carinho na cabeceira da cama.

Vou começar esta resenha pelo fim, afinal foi a capa a primeira coisa que me atraiu para este livro e eu normalmente falo dela no final de tudo, mas neste caso abrirei uma exceção tamanha foi minha paixão por ela.

Capa linda!!!!

Cheia de cores quentes como o verão, imagens que remetem aos contos, como o desafio de surfar, presentes para sonhar e muito pôr-do-sol quentinho para aquecer os corações apaixonados e suspirantes.

Com direito a contra-capa colorida, várias páginas com gravuras e quotes, fonte azul que, apesar de bem pequena, ficou bem meiga, bem blue, folhas amareladas e grossas, desenhos em todos os cantos e uma finalização com playlists iradas, o livro é um convite à leitura. Eu fiquei ansiosa não só pelo que ia acontecer com os adolescentes mas também com a próxima surpresa colorida que me aguardava pela frente.

Com histórias fofas e também dramáticas, mergulhei fundo em cada nuance e cada detalhe me levou a entender e torcer por cada personagem.

O título é extremamente coerente com a proposta e as tramas apresentam bem os conflitos, angústias e superações próprias desta fase em que as pessoas precisam se definir ou redefinir. Não são mais crianças, não tomam mais leitinho mas ainda não estão preparadas para o alimento consistente (sair do ninho, assumir responsabilidades, traçar planos para o futuro) mas precisam começar a encarar na marra tudo isso. E em três meses, três jovens amigos de infância, vivendo três momentos distintos, terão suas vidas transformadas para sempre.

Então, agora que eu já mostrei a você como vale a pena ter este livro por causa da edição, vou convencê-lo ainda mais com as histórias contadas.

- Primeiro conto. Dezembro. Quando infinitos se encontram:

“ Toda pessoa carrega um infinito dentro de si. Um mundo. Uma história. E quando os infinitos se encontram, coisas maravilhosas podem acontecer.”
Aqui conheci o pacato Fred, garoto tímido, que se vê acomodado no limbo da falta de perspectiva para a vida, da falta de amigos e da falta de carinho dos pais. Ele não tem sonhos, apenas quer continuar a vidinha que tem trabalhando numa livraria e vendo os dias passarem.

Depois de uma situação inusitada, ele se vê ajudando Valentina, uma garota persuasiva, desbocada e louquinha que sonha criar super-heróis e ver suas histórias estampando HQs pelo país.

Estes dois juntos vão viver muitas aventuras com direito a: pizza, rock e Batman.

- Segundo conto. Janeiro. “Mantenha-se viva.”:

“ Antes de escolher arquitetura, meu desejo era ser contadora de histórias, dessas que espalham pro mundo amores que não são seus, vivências que não são suas, experiências pelas quais nunca passou.”
Lavínia conseguiu finalmente, depois de muito esforço, passar numa das faculdades de arquitetura mais disputadas do país, porém não está feliz. Ao contrário, ela agora não sabe mais se é isso mesmo que quer. Num momento de depressão e tentativa de se redescobrir, ela pede aos pais para ir para Búzios, termina com o namorado de anos com o qual achou que iria se casar e se manda. Ela deixa sua zona de conforto e vai viver momentos de pura EMOÇÃO na praia.

- Terceiro conto. Fevereiro. Pôr-do-sol:

“Odeio quando as coisas saem da rota! Não há nada de mal numa rotina.”
Sol é uma garota que adora planejar tudo e, ao perceber que falta pouco tempo para o fim das férias e início de suas responsabilidades na faculdade, começa a planejar cada segundo do seu dia. Só que esse planejamento não envolve só ela mas todos os amigos que estão a sua volta, e nem todos estão no mesmo ritmo que ela. Num momento de crise com a melhor amiga Bia, ela ouve que é egoísta e controladora demais e entra em modo Autorreflexão para descobrir se é realmente assim ou não.

A partir daí, ela vai descobrir que nem sempre é necessário planejar tanto para viver loucas aventuras e ajudar quem mais precisa. Este conto fecha com chave de ouro o livro e traz muitas surpresas para todos os personagens.

Como perceberam as tramas são super atuais, gostosas e mesmo em momentos de drama excessivo e reflexão elas não deixam de ser interessantes e, ao mesmo, tempo profundas. Gostei demais e já estou em DPL divertida querendo saber mais da vida de cada um desses amigos especiais.

Beijos, Myl

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/05/livros-da-gata-o-verao-em-que-tudo.html

Beta Oliveira 02/06/2017

O convite é que a gente assuma direção da nossa vida – corra riscos, encare as consequências e bola para frente! Quem não quer uma leitura que te deixe esperançosa de que dará conta de todas as mudanças que surgirem no caminho? Tem coragem de abrir mão de um sentimento assim? Eu, não! Por isso estou recomendando para vocês!

O texto completo está no #AbrilImperdível do Literatura de Mulherzinha.
#oveqtm #overãoemquetudomudou

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com/2017/04/cap-1346-o-verao-em-que-tudo-mudou.html

Cássia 19/05/2017

Livro mais que perfeito
Sem dúvidas nenhumas este é um dos melhores livros que já li em toda minha vida. E com toda a certeza é um livro que me representa.
Quando o recebi da Faro Editorial, já tinha me apaixonado pela sua beleza. Edição linda, a escrita é azul com detalhes rosa, suas folhas são decoradas e em destaque que nos faz refletir muito sobre as nossas escolhas e os nossos sonhos. Para mim, a chave principal deste livro é um alerta sobre deixar de sonhar os nossos sonhos para vivê-los em prol de outras pessoas, viver o que as pessoas querem que a gente seja.

O Verão em Que Tudo Mudou conta histórias de três pessoas diferentes, do Frederico, da Lavínia e da Sol. Cada uma é contada por um dos autores. Cada um deles está perdido em seus sonhos e ideais e o que eu mais gostei no livro, é a forma que os autores interligaram as história entre eles. Imagino o qual difícil é escrever um livro em conjunto e não se perderem. O conto que eu mais me identifiquei foi o primeiro, pois o Fred tem muito em comum comigo, não que os outros eu não tenho gostado, amei cada um a sua maneira e os autores estão de parabéns, pois desenrolaram muito bem essa linda história que me emocionou, me fez chorar, me fez acordar e lutar por todos os meus sonhos que estavam na gaveta. Nos mostra o quanto é bom estarmos vivos e que precisamos tirar o melhor proveito disso. Que possamos sempre ouvir nosso coração, pois ele sempre saberá o que fazer. É claro que que nem tudo pode ser controlado, que a vida não é um mar de rosas, os espinhos estão sempre ali, mas eles também serve para nos proteger e até nos curar.
Se eu pudesse eu daria este livro para todos os meus amigos e escreveria nele: "Mantenha-se vivo! Seja dono da sua história."
E agora ao final da leitura, estou aqui com o coração transbordando de amor e gratidão por este presente chamado, O verão em que tudo mudou.

mabelslivros 23/04/2017

O Verão em Que Tudo Mudou.
Terminei a leitura desse livro incrível e já coloquei ele na lista dos meus preferidos. Amei do começo ao fim, me identifiquei em várias partes. São histórias comuns entre adolescentes, que é como se o Fred, a Lavínia e a Sol fosse nossos melhores amigos e estivessem pessoalidade nos contando suas histórias.

O livro é divido em três partes. A primeira parte temos a história do Fred, ele trabalha numa livraria ? e se sente muito a vontade no trabalho, é época de Natal e movimento está muito grande. O Fred nunca tinha parado pra pensar em seus sonhos, mas depois de uma conversa com sua gerente e depois de se oferecer para ajudar uma menina que ele não conhecia, ele senti medo por achar que não tem sonhos. Mesmo nunca tendo visto a Valentina ela o conquista de primeira e os dois vivem em apenas uma noite muito mais do que poderia ter vivido em seus 18 anos.

A segunda parte conhecemos a Lavínia, uma menina doce que sempre fez de tudo para ver seus pais contente. Mas chega um momento em que ela não se sentir feliz e parte em uma viajem para poder se descobrir, para pensar e se reencontrar. Com muitas dores, incertezas dentro de si ela parte para Búzios e lá ela encontra além de pessoas maravilhosas encontra a si mesma.

A terceira parte conhecemos a Sol, uma menina encantadora que ama se planejar. Falta apenas um mês para o fim das férias e ela decidi que vai aproveita-lo da melhor forma possível, ela começa a organizar seus dias, mas acaba percebendo que as vezes é bom deixar as coisas por conta do destino. Que é bom parar? e olhar em volta, reconhecer seus defeitos e tentar mudar, ela descobre que não precisamos conhecer para ter afinidade com uma pessoa.

Adolescentes que precisam se redescobrir, se reencontrar, olhar dentro de si e ver seus sonhos. O melhor livro.

Lina DC 17/04/2017

"O verão em que tudo mudou" é um livro belíssimo que conta três histórias diferentes narradas em primeira pessoa que se convergem em uma única no final.
"Dezembro - quando infinitos se encontram" conta a história de Frederico, um jovem que se formou no ensino médio e que agora trabalha em uma livraria. Ele aceita fechar a loja no dia 24 de dezembro, um dos dias mais movimentados do comércio, pois a perspectiva de voltar para casa e se deparar com a tristeza que se instalou na sua vida e na vida de seus pais. Na verdade, perspectiva é o que está faltando na vida de Frederico, um rapaz tão jovem e com tanto pela frente, mas que não tem ideia do que quer.

"Falo só quando é extremamente necessário. Uma vez minha avó, que Deus a tenha, brincou, dizendo que eu era um cara que achava as palavras tão bonitas que não gostava de usá-las em vão; que as usava só quando realmente precisava. Gostei daquilo. Até aquele momento, ao contrário do que minha avó acreditava, eu me achava um cara quieto apenas por ser um bundão e não conseguir manter uma linha de raciocínio lógica o suficiente por alguns minutos." (p. 12)

É nesse momento que surge em seu caminho a Valentina, uma jovem que é o seu total oposto. Ela é impulsiva, sabe o que quer fazer da vida e não está disposta abrir mão de seus sonhos. Na noite mais mágica do ano, Frederico vai ter o seu milagre de natal.
Em "Janeiro - mantenha-se viva", temos a história de Lavínia, uma jovem de 18 anos que está passando por uma crise existencial. Após um bom tempo estudando para ser aprovada no vestibular, ela finalmente é aceita no curso de arquitetura e urbanismo. Só que esse não era o seu sonho e sim dos seus pais, pessoas amorosas e trabalhadoras que se esforçaram por um futuro melhor para a filha. Jogar tudo para o alto seria injusto com eles, mas e aceitar um futuro que não desejou seria o passo certo a seguir?

"Eu queria tanta coisa, tinha sonhos tão grandes, e agora mal consigo lembrar quando foi que abandonei aquele meu lado. É como se alguém tivesse raptado o meu lado mais criativo e minhas habilidades." (p. 119)

Lavínia resolve jogar tudo por alto por um mês e decide viajar para Búzios, onde ficará hospedada na Pousada da Olga e conhecerá Cauê, um jovem de 20 anos de idade que irá ensinar para ela que lutar pelos seus sonhos é a melhor maneira de viver intensamente.
"Fevereiro - Pôr do Sol" conta a história de Marisol, a Sol, uma jovem de 18 anos de idade que quer aproveitar ao máximo seu mês de férias. Obcecada por planejamento, Sol é controladora e um pouco egocêntrica e sua personalidade acaba estremecendo a amizade com sua melhor amiga Bia e sua irmã gêmea Stela. Após fazer uma reflexão sobre suas atitudes, Sol decide tentar prestar mais atenção nos outros, colocando as necessidades deles em primeiro lugar. Quando ela recebe uma mensagem de um estranho por engano e depois disso começa a se comunicar com ele, Sol percebe que as melhores coisas de sua vida podem acontecer sem planejamento algum.

"Pego-me perguntando a mim mesma por que momentos assim são tão raros na minha vida. Todas essas pessoas estão sempre ao meu redor, mas parece que nunca estamos juntos de fato. Eu as vejo, converso com elas e sigo a minha vida, as minhas tarefas, os meus planos. Mas hoje estou aqui, com as mesmas pessoas de sempre, e não tenho aquela sensação de tempo desperdiçado. Pelo contrário, estou curtindo a companhia, as conversas simples, as piadas sobre bobagens, os desenhos que não via fazia muito tempo." (p. 252)

Três histórias magníficas, cada uma delas criada por um autor, mas que juntas se complementam perfeitamente. Os personagens são jovens, vibrantes e tem suas vidas cheias de possibilidades, mas também lutam com as perdas sofridas, suas inseguranças e a busca pelo sonho.
As histórias discutem temas em comum, mas abordados de forma diferentes. A auto-confiança, a necessidade de "algo mais" em suas vidas, o amor familiar e os vínculos formados durante nossas vidas são alguns desses temas levantados.
A escrita é leve, fluida e deliciosa e o assunto é atemporal e reflexivo.
Um dos grandes destaques dessa obra foi o trabalho gráfico da Faro Editorial. O livro inteirinho é colorido, cheio de detalhes, letras coloridas, quadros, playlists, cartões e tudo o que vocês possam imaginar. É uma edição preciosa e totalmente apaixonante!

Rúbia 12/04/2017

Resenha: O Verão em Que Tudo Mudou – Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinícius Grossos
Hey, leitores lindos.

Hoje vou falar para vocês de um livro que encontrei por acaso, e que acaso bom!

Fiquei meio desleixada com as leituras no início desse ano, e não tava nem comprando livros (olha o absurdo). Mês passado decidir voltar à vida literária comprando um livro novo que me tirasse do entorpecimento. Apareceu uma bela promoção e a capa desse livro me chamou a atenção.

Pesquisei um pouquinho e vi que estava em pré-venda, além de ser de autores brasileiros. Acabei comprando mesmo sem saber que vinham com esses cards lindinhos por estar em pré-venda.

O Verão em Que Tudo Mudou conta histórias de três pessoas diferentes, do Frederico, da Lavínia e da Sol. Cada uma é contada por um dos autores, e, ao meu entender, todos os personagens estão perdidos à sua própria maneira.

Vou dividir a resenha em três partes para ficar melhor. Vai ficar meio grande, mas peço que tenham paciência porque vale muito à pena.

Parte 1: Frederico (Vinícius Grossos)...

Vem curtir o restante no blog, vem.
Te espero lá.
Bjus

site: http://tmlqa.com.br/resenha-o-verao-em-que-tudo-mudou-gabriela-freitas-thais-wandrofski-e-vinicius-grossos/

Michelly 08/04/2017

(RESENHA) O Verão em Que Tudo Mudou
É véspera de Natal!

Na primeira parte do livro conhecemos a Valentina. Uma garota intensa, decidida, sonhadora e independente. Ela tem os seus objetivos traçados e o que será necessário fazer para alcança-los.

Por uma coincidência, ela conhece o Frederico, um garoto que é totalmente o oposto dela. Ele não tem sonhos, não sabe o que desejar para o seu futuro e vive acomodado com o seu emprego em uma livraria. É apenas quando Fred conhece a Valentina que ele descobre que falta algo em sua vida, um pedacinho de si que ficou abandonado, perdido por muito tempo.

São dois personagens que ganham o coração e a torcia do leitor a cada página. A Valentina, obviamente, pela força que ela demonstra e apesar de ter aprendido a ser independente, ela demonstra sentir falta de se prender a alguém ou alguém, de ter raízes. Já o Frederico, mostra que é possível lembrar-se de velhos sonhos e buscar outros grandes sonhos.

Chegamos em Janeiro...

Conhecemos a Lavínia. Uma jovem que está realizando o que foi o sonho durante um ano: passar no vestibular. Um sonho que por tanto tempo foi o seu único objetivo e agora que se tornou realidade parece distante e nem tão perfeito quanto ela desejava.

Lavínia carrega uma culpa tão grande que a faz decidir pelo o que agradaria aos pais e não o que ela realmente quer. Isso faz com que ela repense a ideia de começar a faculdade. Em troca, ela resolve viajar para se redescobrir, para colocar em ordem os seus sentimentos.

Uma viagem é sempre um mar de surpresas e com ela não será diferente. Ela irá descobrir a sua própria força e os seus antigos sonhos. Sonhos totalmente distantes do que os pais imaginaram para ela. Lavínia precisa reaprender a viver.
Enfim, Fevereiro.

Por último conhecemos a Sol, uma menina extremamente organizada e controladora. Ela gosta de tudo planejado e que todos sigam seus planos.

Mas dois incidentes irão mudar o seu modo de agir. Começando por um estranho que erra o número e envia um sms para ela. O que era para ser algo sem importância, foi ganhando espaço em sua vida. Ela e o T. – como o desconhecido se identifica inicialmente – acabam cada vez mais próximos.

Depois há a sua melhor amiga, alguém que irá mostrar a Sol o quanto as suas atitudes distanciam as pessoas. O quanto ela foca apenas nos próprios problemas e não se interessa pelo o que acontece com as pessoas que ela ama.

Confira a resenha completa no blog!

site: http://www.dezoitoprimaveras.com.br/2017/04/resenha-o-verao-em-que-tudo-mudou.html