O Verão em Que Tudo Mudou

O Verão em Que Tudo Mudou Vinícius Grossos
Thais Wandrofski

Resenhas - O Verão Em Que Tudo Mudou

Felipe927 16/11/2018

O verão em que tudo mudou
Hoje trouxe uma indicação incrível para aqueles que amam uma leitura leve e rápida, mas que são capazes de tocar profundamente o leitor com assuntos relevantes. O verão em que tudo mudou é um livro com três contos intercalados dos autores, Vinicius Grossos, Gabriela Freitas e Thais Wandrofski, respectivamente.

Os três contos se passam pelos meses mais intensos do verão, e todos mostram como algumas situações e escolhas acabam mudando a vida de nossos protagonista em tão pouco tempo.

?? Dezembro - Quando infinitos se encontram (Vinicius Grossos):
Conta a história de Frederico um Jovem que trabalha em uma livraria de sua cidade. No dia 25 de Dezembro ao ficar para fechar a loja acaba tendo um encontro inesperado com Valentina, que acabou de ter uma desilusão amorosa e está sozinha em uma cidade desconhecida. Os dois acabam descobrindo que nem tudo na vida é por acaso!

?? Janeiro - Mantenha - se Viva. (Gabriela Freitas):
Vamos conhecer Lavínia uma jovem que acaba de descobrir que passou na faculdade dos sonhos, porém ela percebe que talvez esse não seja seu verdadeiro sonho. Além de estar em um relacionamento que não há faz mais feliz, Lavínia decide sair para conhecer o Mundo, deixa tudo para trás, e viaja para o Rio de Janeiro. Lá ela vai fazer novas amizades e vai acabar descobrindo a importância de Viver a sua vida da forma que há faz feliz.

??Fevereiro - Pôr do Sol (Thais Wandrofski) :
Marisol (Sol) uma menina que planeja tudo nos mínimos detalhes e odeia quando as coisas as vezes não acontecem da forma que imagina. Quando ela vê que suas férias estão prestes a acabar, ela decide fazer valer a pena cada segundo. Porém, Sol durante seus últimos dias de férias, verá que as melhores coisas acontecem sem qualquer tipo de planejamento.

Um livro cheio de referências músicais e personagens reais, capaz de tocar pessoas de todas as idades. Com uma edição linda e frases reflexivas incríveis, o livro me fez ver o quão importante é cada um de nós trilhar nosso próprio caminho rumo a felicidade.

?O que acharam?????????

dudinhacostayt 16/10/2018

Maravilhoso!
O livro conta sobre três histórias, de pessoas diferentes mas que se conhecem e têm uma ligação.
A primeira história é sobre o Fred, que trabalhava numa livraria e nunca pensou que iria conhecer alguém que fez tanta mudança em sua vida de uma hora para outra! Num belo dia de Natal, já que seus pais deixaram de comemorar a data devido à morte de seus avós, Fred ficou para fechar a livraria. Foi aí que uma garota apareceu na porta e queria devolver um livro desesperadamente. Fred apontou para a placa ?fechado? e achou que ela iria embora, mas assim que conhecemos a tal garota, Valentina, já era de se esperar que ela não aceitasse um ?não?. Fred nunca imaginou o quanto essa garota faria diferença na sua vida em apenas uma noite, uma bela noite de Natal.
Já o segundo conto fala sobre a Lavínia, que passou em uma das faculdades mais concorridas do país no curso de arquitetura, mas não tinha certeza se era isso mesmo que ela queria para sua vida. Uma pessoa muito especial lhe disse uma vez ?mantenha-se viva!?, e seguir esse conselho é o que ela quer fazer. Decide tirar um mês de férias para se descobrir e entender o que ela mesma quer para sua vida. Nessa viagem, ela conhece pessoas muito especiais que farão uma diferença enorme em sua vida. ?
E o último conto, é sobre Sol, que é uma menina que gosta de planejar, considerada por muitos meio ?controladora? por querer que tudo saia como nos seus planos. No último mês férias, ela resolve aproveitar do melhor jeito possível, marcando passeios com amigas e tentando fazer que tudo saia como quer. Quando uma de suas amigas desabafa, alegando que sua forma controladora é muito egoísta, ela resolve mudar e passa a ouvir mais os problemas alheios e ajudar mais as pessoas.
Não tenho nem palavras para descrever esse livro, sério! Li rápido e me apaixonei, recomendo muito, não vão se arrepender

Ludy @emalgumlugarnoslivros 18/09/2018

Um verão de possibilidades
O verão em que tudo mudou - Gabriela Freitas, Thais Wandrofski e Vinícius Grossos.
304 páginas/Faro Editorial.

"Todos nós somos astronautas de nossos próprios infinitos. Você sempre pode ir ao céu, e além, e além, e além."

O verão em que tudo mudou nos traz 3 contos, nos traz as histórias de 3 jovens que estão em busca de seus sonhos e do desejo de encontrar a melhor versão de si mesmo.
E nessa busca, seus caminhos serão interligados de uma maneira sutil.

O primeiro conto - Quando infinitos se encontram - é sobre Fred, um jovem que se sente inferior porque acredita não ter um sonho.
Fred é um rapaz introvertido; está conformado de ter um Natal sem toda aquela magia até que uma desconhecida/amiga/anjo aparece em seu caminho.
Valentina é um espírito livre, um ser de luz e será peça fundamental na aventura de Fred em busca de um sonho.

O segundo conto - Mantenha-se viva - é o mais profundo.
Nele conhecemos Lavínia, uma garota que faz o impossível para agradar os pais. Ela passou por um momento traumático e seguiu em frente sem cutucar a ferida, agora com a possiblidade de um futuro traçado, Lavi se dá conta de que não está vivendo.
Lavínia precisa recomeçar, se reencontrar e redescobrir o que realmente quer.
E nessa jornada, mais uma vez, percebemos o quanto a vida é frágil.

"Vivi tempo demais no plural, ao ponto de me esquecer como é ser singular."

O terceiro conto - Pôr do sol - é o mais descontraído. É sobre a Sol, uma jovem controladora e um tanto egoísta.
Mas quando se dá conta de seus defeitos, ela percebe que precisa mudar, e não apenas pelos outros, mas por si mesma.
E uma pessoa misteriosa vai ajudá-lá.

Me apaixonei primeiro por esta edição da Faro que está um primor, logo depois me encantei com a escrita desses 3 autores incríveis.
Cada um tem uma escrita muito particular e envolvente.
Me conduziram por histórias reflexivas, me mostraram como é preciso ter pessoas boas ao redor, mas que a mudança vem de dentro e é muito particular.
É um livro que todos devem ler; é preciso criar e reencontrar sonhos, não importa a idade.

"O mundo não precisa de pessoas perfeitas. O mundo precisa de pessoas reais."

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Três Leitoras 25/02/2018

Resenha completa no nosso blog. Confira!
Pensem em um livro que disputei para ter? Foi esse! Ganhei ele em um Clube do Livro Leitura que teve aqui em Salvador e quando vi a capa queria ele demais para mim! (Vocês sabem que sou a louca das capas). Fui lá, fiz minha apresentação (contação de história) e conquistei a platéia.

Como sou uma ótima leitora, deixei ele lá encalhado na estante, mas como esse foi intitulado o ano do desencalhamento, já comecei janeiro lendo vários livros que estão há um bom tempo na estante.

E que alegria eu tive com essa leitura, nunca tinha lido nada dos três autores e fui arrebatada por cada um deles.

O livro é composto por três histórias, que se passam no verão, e que se entrelaçam em um dado momento. Um livro carregado de ensinamentos, sentimentos e sensações de recomeço, autoconhecimento e amor próprio.

Eu decidi fazer algo diferente, ao invés de falar sobre cada um dos contos, eu quero contar a vocês o que eu aprendi com cada um deles.

Então vamos lá!!!

Em dezembro, aprendi com Frederico e Valentina que nunca é tarde para sonhar e descobrir os nossos maiores desejos, eu não preciso ser como todos, afinal sou única e nem por isso sou melhor e nem pior do que ninguém e por fim, por mais livre que seja, eu sempre pertencerei a algum lugar e terei pessoas que amo perto de mim.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/01/resenha-o-verao-em-que-tudo-mudou.html

Saleitura 08/01/2018

A Faro editorial em "O Verão em que tudo mudou" além de nos trazer uma leitura super agradável nos presenteia com uma edição encantadora que nos deixa sem palavras ao folhear cada página, ao se deparar com as lindas ilustrações, as fontes, a diagramação e toda a beleza de cores além dos "card's" que acompanham o livro.

O Verão em que tudo mudou é escrita por três autores - Vinícius Grossos, Gabriela Freitas e Thaís Wandrofski - e cada um narra uma história que se passa nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro onde ocorre a estação do verão. A cada conto vamos conhecer personagens adolescentes que estão em uma fase em que "veem-se diante da maior decisão de suas vidas.

Para falar um pouco sobre cada história abusei das ilustrações que são a marca registrada desse livro maravilhoso.

Vinícius inicia com o conto "Quando infinitos se encontram" que se passa no mês de dezembro. Vamos conhecer Frederico - conhecido como "Fred"- que trabalha em uma livraria que é a mais popular da cidade. Quando estava próximo de concluir o terceiro ano do ensino médio os seus pais começaram a "fazer pressão" para saber o que iria fazer, mas " faculdade de quê?" Para que sua vida não virasse "um inferno completo" deveria trabalhar, pois seus pais não o sustentariam para ficar em casa. E foi assim que ele correu atrás de uma vaga para "o seu primeiro emprego" e foi trabalhar na livraria.
"E ali meio que começou uma nova era da minha vida."

Ele meio que se acomodou a essa vida, mas sabe que o certo era fazer uma faculdade e essa é um dilema ainda em sua vida. Seus pais após a morte de seus avós se acomodaram e parece que a vida não tem mais graça para eles. Em plena véspera de Natal ele sabe que vai chegar em casa e será uma noite como outra qualquer. Fred "nunca foi um cara de muitas ambições, que dirá sonhos."

A livraria está lotada na "véspera de Natal" já que tem sempre um cliente correndo atrás de um presente de última hora. Como Fred vai ficar até o fim do expediente e fechar a loja não tem como não atender a esses clientes e é assim que em pleno Natal ele conhece a Valentina - uma garota um tanto atrevida e corajosa que não tem papas na língua. Esse encontro vai fazer com que Fred comece a rever seus sonhos, as perspectivas para o seu futuro e descobrir o que fazer de sua vida.

No segundo conto - "Mantenha-se Viva" - escrito por Gabriela e que se passa em Janeiro vamos conhecer a Lavínia que ficou "inerte" na frente do computador onde na tela aparecia seu nome na lista de aprovados para a faculdade de Arquitetura enquanto todos se abraçavam e gritavam de felicidade.

Ela deveria estar feliz da vida e comemorar junto com seus pais e amigos , pois afinal foi o que mais quis durante os últimos três anos onde se dedicou aos estudos para passar na prova. Mas agora ela já não sabia se queria isso e se perguntava "por que não fizera a tal prova do jeito errado."

Este sempre foi o sonho de seus pais e ela fez disso sua meta por achar que era sua obrigação. Entendia o fato deles sempre terem trabalhado duro para que ela tivesse uma vida melhor.
"Eles pararam de me ouvir anos atrás , mais ou menos quando deixei de fazer o que eu queria."
Lavínia precisa deixar de realizar os sonhos dos seus pais e descobrir o que ela quer fazer para ser feliz. Decide viajar usando as poucas economia que tem escolhendo a cidade de Búzios no Rio de Janeiro onde vai ficar durante os 31 dias de janeiro para repensar sobre sua vida.

"Então você quer ir pro Rio de Janeiro? Tem certeza? É que sei lá, sabe? Essas são as perguntas que seu namorado Enzo dispara. Eles precisavam conversar e acabar com um relacionamento que vinha se arrastando por tempo demais. Sabia que era difícil, mas alguém tinha que dar o primeiro passo.
Um namoro de três anos onde juntos descobriram o amor, acharam que iam se casar e que ele seria o único homem de sua vida, mas foi lindo enquanto durou.
"Você vai amar outras pessoas, e eu também."
Durante a viagem ela conhece Cauê um rapaz bonito, charmoso, um tanto convencido e bem falante. Lavínia sabe o que quer e procura não se desviar do seu objetivo e além disso ela tem que enfrentar um trauma do passado, "uma perda que provocou mais que um buraco na vida, deixou um buraco na alma."
Um momento que ela precisa para se encontrar, para conhecer novas pessoas e viver um novo amor.
"Vi o jeito como me olhava, de canto de olho... como se estivesse se perdendo em mim."
O último conto é o "Pôr do Sol" que foi escrito por Thais e relata a história de Marisol, conhecida por Sol, uma jovem que gosta de tudo muito bem organizado e planejado. Quando olha para a tela de seu celular e se vê no dia 1º de fevereiro, último mês de férias, não tem como não organizar seus próximos dias. Afinal depois de ter passado os últimos meses estudando e pesquisando que profissão seguir é mais do que merecido aproveitar o final das férias.
"Tempo gasto com planejamento nunca é perdido. Se você quer que seus planos deem certo, planeje!"
Para seguir a risca seu planejamento Lavínia não se preocupava com o que suas amigas gostariam de fazer ou mesmo se estavam passando por algum problema. Com isso ela foi sendo chamada de "controladora" e mais do que natural começou a ser colocada de lado. Bia com quem tinha mais afinidade e que estava passando por problemas em relação aos seus pais que andavam brigando muito, foi quem desabafou e lhe disse umas verdades que a fez parar para refletir e olhar para si mesma.

Lavínia muda sua forma de agir, começa a se preocupar com as pessoas, a olhar de outra forma suas amiga e até seu relacionamento familiar.
"Programas caseiros não são o meu estilo favorito de diversão. Mas,vendo a empolgação da Bia, logo me convenço de que pode dar certo. E fazer um programa que agrade mais a quem a gente gosta pode ser um bom exercício."
Logo no inicio do mês Lavínia recebera uma mensagem de SMS que acreditava ser engano e a partir daí ela passa a se comunicar com esse "desconhecido" que é mais uma pessoa que começa a fazer parte de sua vida.
"Agora sei o que faz cada dia valer a pena não é "o que" ou "quando" ou "onde", mas sim "quem".
As quatro histórias que mesmo escritas por autores diferentes se conectam através das personagens femininas e isso cria uma interação impecável.

Com certeza é um livro que tem que estar em um lugar de destaque em sua estante não só pela beleza de sua edição, mas pelo conteúdo de sua histórias que falam sobre os jovens que estão a caminho da universidade e/ou na busca de uma oportunidade de conseguir seu primeiro emprego.Tarefas que não fáceis unindo-se a isso as dúvidas sobre suas escolhas, seus anseios,medos , inseguranças, traumas e perdas que ainda tocam seus corações. A influência e o apoio não só da família como dos amigos pesa nas decisões e tem uma hora que não tem volta é preciso "encarar".
"Há um mundo de coisas acontecendo e a sensação é de que é preciso correr." Mas o que é melhor? Ficar num porto seguro? Guiar-se pelo cérebro ou pelo coração?"
Você não pode deixar de conferir essas três histórias e descobrir como esses jovens, cada um com "realidades diferentes", fizeram suas escolhas. Uma leitura super recomendada!!!

Resenha by Irene Moreira

Resenha by Irene Moreira

site: https://saletadeleitura.blogspot.com.br/2018/01/resenha-o-verao-em-que-tudo-mudou-de.html

Irene Moreira 08/01/2018

Resenha completa no blog Saleta de Leitura

dayukie 18/12/2017

"E o que falar da editora Faro, que fez cada página desse livro se tornar tão especial através da arte gráfica, cada linha escrita em azul com detalhes rosas, as artes espalhadas pelas páginas, que nos faz ter vontade pegar cada uma e pôr em um quadro! E ao final de cada conto, encontramos uma playlist muito legal! Com uma diagramação perfeita e sem nenhum erro ortográfico, temos 297 páginas de puro amor! Parabéns Faro, vocês arrasaram!
Nem preciso falar que eu mais que recomendo que vocês comecem a leitura desse amorzinho em forma de livro o mais rápido possível né?"

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/sgmu4Q

umalivraria 13/12/2017

Resenha @umalivraria
A obra traz três histórias distintas, mas elas se conectam no decorrer do livro.

A primeira história é de Frederico ou Fred e foi escrita pelo autor Vinícius Grossos. Fred é um jovem de 18 anos e não tem sonhos definidos para sua vida. Ele não tem expectativas para o futuro e isso só causa aborrecimento em seus pais. O garoto trabalha em uma livraria, e é lá que ele conhece Valentina, na véspera do Natal. Fred ajuda a garota, pois ela não é da cidade e não tem como voltar para onde mora.

“Mantenha-se viva” é o título da segunda história, escrita por Gabriela Freitas. Nela, conhecemos Lavínia, uma futura arquiteta. A verdade é que arquitetura não é o curso de seus sonhos, mas é o do seus pais. Na luta para saber o que deve fazer - pois não quer decepcionar seus pais desistindo da faculdade - ela conhece Cauê. O rapaz que desperta sentimentos diversos em Lavínia, vai ensinando à personagem que ela não deve desistir de seus sonhos.

A autora Thaís Wandrofski nos traz a última história, chamada “Pôr do Sol”. Este capítulo retrata a vida de Marisol ou Sol, uma mulher que já planejou toda sua vida. Ela é uma daquelas pessoas que organiza toda a rotina e tudo que vai fazer durante o ano, quando algo sai errado, o nervosismo ataca. Após uma amiga revelar seus defeitos, ela tenta melhorar e inicia uma fase altruísta.

Três histórias encantadoras e que envolvem o leitor durante toda a obra. Elas se complementam e deixa tudo ainda mais leve e divertido.

Abordando temas importantes, “O Verão em que tudo mudou” mostra uma grande sutileza e têm em comum nas três histórias, o verão.

Uma leitura fluída e que enche os olhos com a edição incrível que tem. Ilustrações, frases e referências, faz com que o leitor vá se aprofundando ainda mais no que está lendo. Além de ter uma playlist, para quem gosta de ler ouvindo música.

A bela narrativa nos apresenta escritores nacionais e que possuem uma escrita bem única e mostram a realidade dessa transição para a vida adulta.

site: https://www.instagram.com/umalivraria/

Neyla 30/11/2017

Você já se apaixonou perdidamente por um livro só em dar algumas folheadas? Eu já e o livro em questão é justamente O Verão em que Tudo Mudou. Lembro como se fosse hoje a primeira vez que meus olhos bateram nele e foi quase amor a primeira vista. Digo quase porque na hora eu fiquei encantada com o colorido da capa (que é linda), mas bastou abrir a primeira página pro coração bater mais forte. As ilustrações, a fonte azul, os detalhes fofos...pronto, eu fui flechada ali mesmo pelo cupido. Eu precisava ter esse livro pra chamar de meu e quando finalmente o tive, não desperdicei a chance e me joguei forte na leitura.
O Verão em que Tudo Mudou é um daqueles livros leves e gostosos de ler, que fala de amores perdidos, novas paixões e, principalmente, de sonhos. Os três contos que aqui encontramos são bem diferentes um do outro, mas todos abordam o mesmo tema. Minha reação em relação aos três foi bem diferente e se você ficou curioso, é só continuar lendo essa resenha (ficou meio frase de youtuber, mas tá valendo ;))
A primeira história que encontramos é escrita pelo Vinicius Grossos e se chama Quando Infinitos se Encontram. Aqui vamos conhecer Fred, uma criatura doce, mas que se encontra um tanto perdido. O relacionamento com a família é quase nulo, já que após a morte dos avós eles acabaram se fechando pra tudo, nem mesmo o Natal (época em que se passa a história) é comemorado como antes. Fred sente um vazio enorme dentro de si e, talvez, isso se dê pelo fato de que não possui mais sonhos. Tudo muda quando ele conhece Valentina, uma garota obstinada que bate à porta da livraria que ele trabalha, após o horário de funcionamento, disposta a devolver um presente que ganhou. O primeiro contato entre ambos é tenso, afinal a garota está muito chateada e já chegou jogando toda a sua raiva em Fred, que não tinha lhe feito absolutamente nada. Porém, eles acabam se aproximando já que ela precisa chegar à rodoviária e ele, mesmo sem querer, acaba ajudando-a. O que ele não imagina é que a garota expressiva e cheia de vida vai trazer mais cor e felicidade à sua noite, que ele já dava como perdida.
No segundo conto, Mantenha-se Viva, escrito pela Gabriela Freitas, conhecemos Lavínia. Ela acabou de realizar o seu maior sonho, passando na faculdade de arquitetura que tanto se esforçou, fazendo assim a felicidade de todos que estão ao seu redor. Ser arquiteta é seu sonho desde muito tempo e por isso se empenhou tanto para conseguir o que queria. O problema é que, agora que essa conquista finalmente chegou, ela não sabe se é isso que quer pra sua vida. Mas como dizer isso a seus pais, que tanto fizeram para poder realizar seus sonhos? Decidida a encontrar seu lugar no mundo, ela joga tudo para o alto (faculdade, namoro) e vai para Búzios. Seus planos são passar um mês por lá para se reconectar com si mesma, mas o que a aguarda por lá é muito mais que isso.
Por último, temos o conto da Thaís Wandrofski, Pôr do Sol, onde conhecemos Sol, uma jovem super organizada, do tipo que faz questão de programar tudo o que fará no dia (no caso, as férias) e que por conta disso é vista como controladora. Mas, apesar de todos esses planejamentos, ela acaba deixando de aproveitar alguns momentos que poderiam ser incríveis. Um belo dia, ela recebe um sms bem "diferente", de alguém aparentemente ainda apaixonado, e decide responder avisando que ele enviou a mensagem para o número errado. Seria sua boa ação do dia. Ela só não esperava que a pessoa fosse responder e, com isso, ambos começam a conversar, estabelecendo assim uma rotina quase que diária. Em paralelo, vamos acompanhando as mudanças que ocorrem na vida de Sol e o quanto ela se transforma quando para de focar em algo e se dedica mais a viver o momento.
Eu gostei demais do livro! As histórias são levem, atuais e tem personagens que cativam, principalmente por serem tão parecidos com as pessoas da vida real. A leitura, de um modo geral, é bem rápida e as histórias conseguem prender o leitor em boa parte do tempo. Claro que não gostei de todos de forma igual, por isso vou explicar um pouquinho do que senti lendo cada um.
O conto do Vinicius foi o que eu mais gostei, que me emocionou, que teve os quotes mais lindos e que tocou meu coração de diversas maneiras. Eu me vi em Fred, eu me vi em Valentina, eu senti a história vibrando em mim, pulsando em minhas veias, como se me pertencesse. Foi algo que me arrebatou por completo e terminei a leitura já ciente de que nenhuma das outras histórias iria me arrebatar daquela forma. A escrita do Vinícius é maravilhosa e ele conseguiu mexer com meus sentimentos, me levou aos sorrisos e às lágrimas, me fez reviver momentos da infância e adolescência que eu nem me lembrava mais. Foi uma verdadeira inspiração e só de lembrar vem aquele calorzinho no peito! Pra mim foi o melhor e me apaixonei profundamente por ele. Obrigada Vinicius, você foi incrível demais e eu não tenho palavras para expressar o quanto suas palavras mexeram comigo.
O segundo conto já não me agradou tanto. A história mais clichê, a protagonista mais sem graça e a ausência de algo com que eu pudesse me identificar foram alguns dos agravantes para que isso acontecesse. Não é que ela seja ruim, mas acho que a autora apostou em algo que já foi usado tantas vezes que simplesmente não conseguiu me prender. Nem mesmo o drama conseguiu me emocionar e desde o início eu já imaginava o que tinha acontecido na vida da protagonista. Acho que faltou um pouco mais de ousadia, algo que fosse além do velho e bom clichê. Não que eu tenha nada contra ele, já falei que gosto de um bom clichê desde que ele tenha algo mais pra oferecer. Nesse caso, infelizmente, faltou o algo mais. No geral foi uma história boa, mas nada além disso.
O terceiro eu já comecei com o pé atrás, mas com o desenrolar da trama fui me envolvendo com os dramas da Sol e acabei adorando! A autora trouxe alguns pontos super bacanas para serem discutidos, inclusive a questão do relacionamento abusivo. Mesmo sendo uma história curta, ela conseguiu desenrolar bem uma subtrama e passar uma mensagem muito bacana em relação a isso. Gostei da forma como a Sol amadureceu e percebeu que precisava um pouco sair daquela vidinha engessada dela e ir além. E nesse ponto preciso dizer que todos os personagens foram além, conseguiram quebrar suas próprias barreiras, se reinventar, se descobrir, ir atrás dos sonhos e ser feliz.
Repleto de mensagens positivas, esse é aquele tipo de livro que toca o leitor e que nos faz lembrar o poder dos sonhos em nossas vidas. Acreditar em si e nunca desistir dos seus sonhos, essas são, na minha opinião, as principais mensagens do livro. Uma leitura que vai mexer com suas emoções e que, com certeza, vai te encantar.

Nath 13/11/2017

Resenha do blog Pobre Leitora
É meio clichê e talvez um pouco forçado para quem lê, mas "O verão em que tudo mudou" mudou alguma coisa em mim. Poucos livros são capazes disso e esses três autores conseguiram a proeza.
O livro é dividido em três curtas histórias, cada uma escrita por um dos autores, e essas histórias se interligam através de personagens amigas.

O primeiro conto, escrito por Vinicius Grossos, tem como foco Frederico, um rapaz que trabalha numa livraria e não sabe o que quer da vida e também não tem muitas ações, até conhecer Valentina, uma garota espontânea e totalmente louca. É uma história que no começo me pareceu um pouco desmotivante, Frederico não tinha nenhum atrativo de personagem principal, mas conforme a história se desenrola, Frederico vai crescendo e seus momentos com Valentina são mais do que divertidos de ler.
Saibam que OVQTM é um livro com adolescentes se descobrindo e tentando entender a vida, logo, as três histórias trazem vários questionamentos e sentimentos conturbados. Frederico representa a dúvida que todo jovem tem com o futuro a seguir. Qual faculdade fazer? Quero mesmo fazer isso agora? O que eu quero ser profissionalmente? Qual é meu sonho? São questões desse tipo que Frederico nos apresenta, e confesso que Vinicius Grossos conseguiu me deixar numa crise existencial fod*da. Essa história foi a que mais me fez refletir e a que teve o maior impacto em mim.

[...]

A edição do livro é uma das mais lindas existentes nesse Brasil! Fonte azul, ilustrações, playlists, quotes inspiradores separados... Além de ser um ótimo livro no quesito história, da gosto de exibi-lo na estante de tão lindo que é!

[...]
LEIA A RESENHA COMPLETA NO LINK

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2017/11/resenha-o-verao-em-que-tudo-mudou.html

Mari | @PitacosLiterários 08/11/2017

Sabe aquele livro que dá vontade de abraçar? O Verão Em Que Tudo Mudou. São três histórias independentes que se conectam pelas amigas Valentina, Lavínia e Sol, que lidam com problemas típicos da adolescência.

“Ai, Mari, é livro de adolescente”. Não, gente! É livro de livro. Pra você lembrar como se sentia diante das escolhas que temos que fazer desde cedo e impactam o resto das nossas vidas. Pra sentir aquela saudade boa, sabe?

O primeiro conto - meu preferido ❤ - é “Dezembro: Quando Infinitos Se Encontram”, e traz a história do Fred, um rapaz maravilhoso e apaixonado por livros, mas que tem dificuldade em se relacionar com as pessoas e não sabe o que fazer da vida até conhecer a Valentina, uma menina falante e cheia de planos, que o ajuda a entender a importância de sonhar sempre.

“Minha vida não se resume a apenas uma coisa desejada; até porque, depois que eu conseguir isso, o que vai ser de mim?”

O segundo, “Janeiro: ‘Mantenha-se viva’”, é lindíssimo. Uma perda traumática faz com que a Lavínia coloque uma pressão enorme sobre si para ser a melhor filha do mundo. E quando ela chega lá, dá aquele estalo de que ser o melhor para os outros não está sendo justo com ela e com um pedido tão especial. Ela precisa entender que manter-se viva não significa manter-se respirando, mas sim vivendo. Então é hora de correr atrás e descobrir como viver.

“Fevereiro: Pôr do Sol” é o terceiro, onde conhecemos a Sol, uma menina tão preocupada em planejar e deixar tudo do seu jeito que esquece de olhar o mundo e as pessoas ao seu redor. É preciso um puxão de orelha para ela começar a olhar para si de uma outra forma e perceber que o segredo para tudo dar certo é agir com sentimentos.

Os contos têm pontos fortes em comum: mostram a evolução dos protagonistas (Fred, Lavínia e Sol) e deixam aquele gostinho de quero mais. Então, fica o pedido: galera, escrevam as outras estações. Obrigada, de nada!

Se você ainda não leu #OVEQTM, faça isso para todos nós.

site: https://www.instagram.com/p/BZY3oz9n57f/?tagged=resenhapitacosliterarios

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 01/11/2017

Apaixonante!
#ResenhadaJess – O Verão Em Que Tudo Mudou – Vinicius Grossos – Gabriela Freitas – Thais Wandrofski
“Toda pessoa carrega um infinito dentro de si. E quando os infinitos se encontram, coisas maravilhosas podem acontecer”
Três contos, três personagens que moram em cidades diferentes, três histórias que se intercalam quando a gente menos espera.
Fred acha que é uma pessoa comum e sem graça, está terminando o ensino médio e não sabe o que fazer da vida. Seu primeiro emprego é num lugar que ele ama: uma livraria! Ainda assim os seus dias são normais, até que numa noite algo inesperado acontece...
“- Você gosta de livros? (...) - Gosto. Mais do que de gente. ”
Lavínia foi aprovada no vestibular, aparentemente esse era o seu maior sonho, porém assim que a realidade de ter passado vem à tona, ela começa a analisar que talvez isso não era o que realmente queria e acaba precisando de um tempo para pensar em qual será o seu próximo passo...
“A pressa para o destino não nos deixa aproveitar o caminho”
Sol, gosta de programar tudo, ela faz listas e programações malucas e praticamente obrigada sem perceber, todos ao seu redor a seguirem o que ela deseja, mas é uma boa garota, que só tem medo de errar...
“O mundo não precisa de pessoas perfeitas. O mundo precisa de pessoas reais. E eu também”
Amei todos os personagens e fiquei muito feliz quando suas histórias se intercalaram, senti uma nostalgia enorme lendo pois me lembrei de uma época em que também tive incerteza sobre qual faculdade cursar, sobre o amor, as responsabilidades de se tornar um adulto e o medo de errar.
Os contos foram muito bem escritos, a leitura foi leve, fluida e inspiradora. No quesito edição e beleza, esse é um dos livros mais lindos que eu já vi! A fonte é azul, as ilustrações no começo de cada capítulo e no meio da história com quotes, são lindas, sem contar com esta capa toda colorida, a cara do verão, amei! No final de cada capítulo tem uma playlist inspiradora, impossível não se apaixonar!

site: www.instagram.com/pintandoasletras

chayaleluia 31/10/2017

O Verão em Que Tudo Mudou - Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinícius Grossos, @faroeditorial | #ResenhasChay |

"Toda pessoa carrega um infinito dentro de si. Um mundo. Uma história. E quando os infinitos se encontram, coisas maravilhosas podem acontecer."

Três jovens de cidades diferentes descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador. Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.

Fred não tem sonhos, trabalha em uma livraria e uma compra pode trazer muitas surpresas para sua vida.

Lavínia foi aprovada no vestibular só que não tem certeza se é realmente isso que ela quer, namora há anos e está em uma crise sem entender ela mesmo.

Sol culpa ela mesmo pelo passado, vive em mundo onde tudo gira ao seu redor e precisa mudar isso o mais rápido possível.

Três histórias nostálgica e emocionante.

O livro fala de mudanças, sonhos e redescobrimento. Tem romance em alguns dos contos, porém isso não é o foco em nenhum momento. Os autores criaram histórias incríveis com personagens maravilhosos e finais surpreendentes. Com uma pitada de nostalgia o leitor vai se apaixonando a cada página.

Eu adorei cada personagem, principalmente o Fred que é um amorzinho de pessoa, me encantei pela escrita do Vinícius. A Valentina é outra personagem que amei demais, quero um livro só com ela.

O autor me conquistou, acredito que tenha sido meu conto e meus personagens favoritos do livro, nostálgico, fofo e muita inspirador.

A Lavínia também fez meu coração ser aquecido com sua determinação e amadurecimento, a Sol é outra que amadureceu bastante na história e o melhor de tudo é o reencontro de algum deles no finalzinho.

(Ah sentir falta do Cauê no final).

A edição é perfeita, com fonte azul, ilustrações e playlist nos finais dos contos, a Faro Editorial arrasou mais uma vez. Sou fã de vocês!

Recomendo demais a leitura a todos que gostam de história fofas, leve e inspiradoras.

#OVerãoEmQueTudoMudou #OVEQTM #FaroEditorial

Maria Santos 27/10/2017

Os dias em que tudo mudou
"A vida sempre guarda inúmeras surpresas. E, sem avisar, ela muda de direção".
Preciso contar algo eu eu simplesmente amei de coração: O Verão em que Tudo Mudou. Eu já tinha achado a capa muito lindinha, meiga e fofinha. Vi também algumas resenhas sobre as três histórias lindas e me apaixonei. A Faro Editorial como sempre, muito atenciosa, nos enviou e hoje posso dizer que amo muito este livro *-*.
Inicialmente conhecemos o Frederico, um jovem muito desanimado e conformado com a vida que leva. Até que uma menina muito maluquinha surge em sua vida e o mostra o quanto a vida pode ser legal, divertida e maravilhosa, quando a enchergamos por outros ângulos. Gostei muito da forma como o Vinícius Grossos escreveu essa personagem com uma personalidade tão forte e cativante. Ao lermos como a Valentina é, prontamente surge alguém que conhecemos em nossa mente e ficamos rindo sozinhos.
A Gabriela Freitas foi magnífica em sua narrativa. A Lavínia também é uma jovem que acredita ser a pessoa que irá agradar a todos por conta de um acontecimento que ela se culpa por muito tempo. Lavínia pensa que sendo como é, acomodada e fazendo tudo que imaginam que ela faria, é a melhor forma para esquecer e ser alguém melhor. Mas com a viagem que ela faz para o Rio de Janeiro, prestes a começar sua faculdade ela encherga o horizonte que a tanto tempo esteve escondido diante dos seus olhos. Uma história perfeita de grande superação.
E para fechar com chave de ouro, conhecemos a Sol. Uma garota com a personalidade forte (também), mas que muitas vezes passa dos limites e acreditamos que ela é muito manipuladora, mandona. Mas não somos os únicos. Sol apenas vê o que quer, o que lhe interessa. Até que a sua melhor amiga, em um momento de pura pressão fala algumas verdades. (quem nunca?). Então, a nossa querida Sol, começa a repensar todas as suas ações e de como age diante dos problemas alheios. Mas o auge dessa história é quando, por engano surge o T. Uma pessoa misteriosa e desconhecida que começa a mandar mensagens e surge uma amizade entre os dois. S e T, possuem muitos assuntos e ela não sabe o motivo de confiar tanto em um estranho. A Thaís foi muito feliz em construir os personagens e por mostrar o quanto o Felipe era babaca. (fiquem curiosos u_u).

Em resumo, o livro é muito bem escrito por três grandes autores, o designer é simplesmente maravilhoso. Desde a capa até algumas páginas que enfatizam trechos bem bacanas de cada história. E as cores que o livro possui é de encantar até a pessoa mais perfeccionista e chata da face da terra. (haha).
" É difícil aceitar perder algo que já faz parte de você".

site: www.facebook.com/qualquercoisaltda

Thay Freitas 25/10/2017

Em O verão em que tudo mudou, temos três contos narrados – na ordem – por Frederico, Lavínia e Sol, nos trazendo três histórias diferentes, com mensagens distintas, mas que ao mesmo tempo nos traz algo incomum: Todos os três são jovens buscando seu lugar ao sol e perdidos ao seu próprio jeito, nos mostrando todas as suas trajetórias de crescimento, na busca de si mesmos. Os contos acontecem durante os três meses que abraçam o verão, cada um em um mês e que de forma genuína, os autores fazem uma conexão com os três protagonistas.

Para saber um pouquinho sobre cada conto, acesse: http://sankasbooks.blogspot.com.br/2017/10/resenha-o-verao-em-que-tudo-mudou.html