O Verão em Que Tudo Mudou

O Verão em Que Tudo Mudou Vinícius Grossos
Thais Wandrofski

Resenhas - O Verão Em Que Tudo Mudou

Luiza.Matos 15/05/2020

Livro jovem e lindissimo.
Um livro jovem e muito bonito e tem playlist de músicas que os personagens ouviram, eu nunca tinha visto isso em outros livros e adorei.

Babi @leiturasdababi 15/01/2020

Resenha @leiturasdababi
Esse livro eu recebi de uma troca que fiz no Skoob, e é um livro que eu queria muito ler e minha maior ansiedade, para ser bem sincera, era conhecer a escrita do Vinícius Grossos.
O primeiro conto se chama "Dezembro - Quando infinitos se encontram" do @viniciusgrossos e foi o meu preferido. Fred é um garoto que trabalha em uma livraria e através de uma confusão ele acaba conhecendo a Valentina. Ela veio como um furacão para virar ao avesso a vida monótona de Fred, ou melhor, para lhe mostrar o lado bom, agitado e sonhador da vida. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⛱️2️⃣ O segundo conto é o "Janeiro - Mantenha-se viva" da Gabriela Freitas @bibielafreitas, é um cinto mais comovente e profundo. Lavínia não consegue dar andamento na sua vida por uma culpa que carrega do passado e ela acha que isso só pode ser revertido se ela fizer uma viagem para aprender a lidar com toda a situação.

E o último conto é o "Fevereiro - Pôr do sol" da Thaís Wandrofski @thaiswandrofski. Conhecemos então a Sol, uma garota super organizada e que planeja extremamente TUDO da sua vida todos os seus dias já estão programados, mas isso acaba afetando a vida das pessoas ao seu redor também. Ou ela aprende a lidar com isso, ou vai acabar perdendo as pessoas.

Eu amei demais esse livro, comecei o ano incrivelmente bem. Gostei muito da proposta dos contos e todos eles fizeram jus a isso. Leituras leves mas ao mesmo tempo marcantes!!!

site: https://www.instagram.com/p/B7CiQ9kDo-k/

Natalia.Franca 27/10/2019

Muoyo fofoo
O verao em que tudo mudou alem de ser um livro muito lindooo tem historias maravilhosas que me inspiraram a tentar fazer coisas nobas na vida e ter atitudes diferentes em determinadas situacoes. Amei muito.

Vanessa @LarLiterario 24/10/2019

O livro traz três contos que no final se interligam pelos sentimentos de cada personagem.

O primeiro conto “Dezembro - Quando infinitos se encontram“ Conta a história de Frederico, que trabalha nunca livraria e não tem pretenção do que fazer com seu futuro, nunca pensou muito bem sobre isso. Com a ajuda de Valentina, uma garota cheia de sonhos e sede de viver, ele percebe que é necessário resgatar os seus sonhos.

Já em “Janeiro - Mantenha-se viva“ Lavínia tinha o sonho de entrar para a faculdade e se dedicou muito para isso, acontece que seus planos mudaram e ela não sabe se é isso que quer para a sua vida. Apesar do sonho não ser só dela e sim de seus pais também, ela tem que os ingressar para dizer que talvez esse não seja mais o sonho da sua vida. E então, resolve viajar para Búzios para poder se reencontrar.

No último conto, “Fevereiro - Pôr do sol“ Temos a Sol, aquela que é louca por listas, programações e organização. Depois de um choque de realidade, ela percebe que precisa parar um pouco de ser tão controladora e se importar com as pessoas ao seu redor.

Com a ajuda de outros personagens igualmente carismáticos, temos três jovens que estavam se negligenciado e entenderão o verdadeiro sentido de viver.

Eu particularmente estou apaixonada pelo primeiro conto, talvez por ter sido mais rápido porém cheio de significado. Eu me identifiquei muito tanto com Fred quanto com a Valentina, ambos me ensinaram muito.

Mas não posso dizer que não gostei dos outros dois contos, gostei demais. A escrita é leve e envolvente e não senti que a hóstia ficou corrida como muitas vezes acontece em contos.

E não posso deixar de falar dessa edição maravilhosa, cheia de detalhes e colorida. Um dos livros mais lindos que tenho na minha estante, tanto visualmente quanto de conteúdo. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/larliterario/
Luiza.Matos 15/05/2020minha estante
Livro lindo eu amei ele.

Bi Faria 26/09/2019

Capa maravilhosa! E foi uma leitura leve, cheia de sonhos, autoconhecimento e amor.
O livro traz três contos, que ao final se interligam através de um sentimento que nos conduz durante a vida.
Fred leva sua vida de forma simples, e ele a acha um tanto quando comum. Trabalha em uma livraria, seus pais vivem submersos, a vida já não é mais a mesma para ninguém. Após seus avós morrerem, a família não se reúne mais, nem o natal ele comemoram.
E nessa data tão especial, Fred é quem fechará a loja, e depois de atender muita gente, surge uma moça que quer devolver um livro, mas já não é possível. Ela pede que ele dê um fim no livro.
E a partir daí ele ajuda a moça, que precisa voltar para sua casa, e Fred descobre tantos sentimentos, ela lhe desafia a pensar nos seus sonhos.
Lavínia perdeu um pedaço seu em uma das noites em que estava mais feliz ao lado de uma das pessoas mais especiais de sua vida. A partir daí tentou suprir a falta dessa pessoa, traçando sua vida segundo os sonhos de seus pais.
Mas ao conquistar esse sonho, viu que não era seu. Ela precisava se libertar, sair para o mundo.
E ao conseguir pelo menos um mês para pensar na sua vida, termina um relacionamento que já não funcionava mais, e vai para Búzios. Lá ela conhece o Cauê, e vê que a vida pode ser sim, do jeito que imaginou, ela só precisa lutar pelos seus sonhos.
E Sol, a menina que é totalmente programada, controla todos ao seu redor. Tem tudo planejado e não pode sair do seu cronograma. Ela é totalmente diferente de sua irmã gêmea, que vive a vida de forma leve.
Mas quando sua melhor amiga, a Bia, lhe diz que ela só pensa em si mesma, que não liga para o que acontece com os outros ela pára para pensar.
Ela precisa se entregar ao desconhecido sem ter tanto medo, problemas acontecem, mas ela saberá resolvê-los.
E ao receber uma mensagem enganada, ela engata uma conversa com um desconhecido, e se surpreende ao gostar dessa situação não programa. E também percebe que precisa mudar. "E os sonhos vêm pra nos impulsionar para outra situação, para um outro lugar, que pode fazer tudo mudar." @viniciusgrossos @falabibiela @thaiswandrofski @faroeditorial
#dandoumupliterario

Marcella.Carvalho 30/07/2019

Livro da minha vida
Mudei tanto depois de conhecer o Fred, a Valentina, a Lavínia e a sol
Eles me fizeram criar um sonho alto e ir atrás dele
Sempre que releio saio com altas descobertas sobre mim

Bia Santana | Viciados em Leitura 11/06/2019

Fofinho!
Dias atrás eu não sabia o que pedir de parceria para a Faro e do nada tive um estalo e pensei "Aaahhh, vou pegar aquele livro da capa fofinha que tem o Vinícius Grossos!". Dos três autores dessa antologia eu só conhecia a escrita dele, então seria uma boa pegar pra conhecer também a escrita da Gabriela e da Thaís.

O verão em que tudo mudou é composto por três contos independentes, mas que são interligados por alguns personagens. Aqui, o tema central é aquela fase da adolescência que todo mundo passa, de se ver meio perdido nas escolhas que temos que fazer, de não termos certeza do que queremos para a vida, da pressão dos pais. Tudo isso nós vamos ver por aqui.

O primeiro conto é o "Dezembro - Quando infinitos se encontram", do Vinícius Grossos.
Vinícius nos conta a história de Fred, um garoto que eu adoraria conhecer porque super compreendi. Ele é apaixonado por livros, trabalha em uma livraria e tem dificuldade em se relacionar com as pessoas. Depois de perder os avós, a família se quebrou, entrando num luto e num marasmo triste, distanciando tios, primos, tornando tudo muito solitário. Até que Valentina aparecer com toda sua agitação bem na noite de Natal esmurrando a porta da livraria onde Fred trabalha.
Cheia de planos, efusiva e falante, Valentina vai mostrar pra Fred a importância de ter sonhos.

O segundo conto é o "Janeiro - Mantenha-se viva", da Gabriela Freitas. É o meu conto preferido do livro.
Nele a Gabi conta a história linda e emocionante da Lavínia, que carrega uma pressão e uma culpa enorme nos ombros. Ao passar para a faculdade, que era o sonho de seus pais, ela se vê desesperada, porque só ela sabe que aquilo ali não é para ela, não mais. Ela então resolve fazer uma viagem para se encontrar, se distanciar de certas coisas, e principalmente, seguir o pedido de uma pessoa muito especial.

Por fim, o terceiro conto é o "Fevereiro - Pôr do sol", da Thaís Wandrofski. Esse foi o conto mais fraquinho do livro, na minha opinião.
Aqui, Thaís conta a história da Sol, uma menina mega organizada, que planeja absolutamente tuuuuudo, e com isso, acaba deixando de enxergar o mundo, e principalmente, as pessoas a sua volta, que têm suas próprias vidas e seus próprios problemas.
Quando uma de suas grandes amigas manda a real pra ela, Sol finalmente cai na real e resolve mudar completamente. Aí ela passa a fazer o bem, ajudar todo mundo, ser mega prestativa, mas, sei lá, não me conquistou.

A Faro Editorial como sempre, arrasaaaando na diagramação e em todo o visual gráfico do livro, com suas ilustrações e cores belíssimas. Em O verão em que tudo mudou, Gabriela, Thaís e Vinícius trazem assuntos importantes como família, amigos, responsabilidades, respeito, sonhos, redescobrimento e amadurecimento.

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2019/03/resenha-480-o-verao-em-que-tudo-mudou.html

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

No livro O Verão Em Que Tudo Mudou dos autores Vinicius Grossos, Gabriela Freitas e Thais Wandrofski nós teremos três histórias diferentes mas com personagens que se conhecem.

Na primeira história que é a do autor Vinicius Grossos nós iremos conhecer Frederico, ou Fred, um jovem de 18 anos que não tem sonhos na vida. Ele não sabe qual faculdade quer cursar ou ao menos o que quer ser, seus pais se frustram por causa disso, então o garoto tem que arrumar um trabalho para ajudar nas despesas da casa.

Ele trabalha em uma livraria e gosta muito de trabalhar lá já que ama livros. Em certo dia um rapaz nada educado chega lá na hora que a livraria está fechando pedindo uma dica de um livro especial para uma pessoa especial. Já que o homem não sabe o gosto da pessoa, Fred acaba escolhendo “O Pequeno Príncipe” um de seus livros favoritos.

Já quando a livraria está fechada, uma garota aparece insistente batendo na porta da livraria. Essa é Valentina, uma garota que foi àquela cidade para conhecer aquele cara que comprou O Pequeno Príncipe e após descobrir que ele é casado, ficou com muito ódio. O mesmo decidiu presentea-la com aquele para se redimir, o que não deu muito certo.

Valentina de primeira mão é super grossa com Fred, mas como é dia de Natal e não tem nenhuma condução para a garota voltar para à sua cidade, Fred acaba lhe oferecendo ajuda. E então os dois irão passar um dia de natal incrível juntos!

“Se for pra sonhar, precisamos sonhar com o melhor, com o que realmente queremos, por mais impossível que pareça.”

Na segunda história que é a da Gabriela Freitas, iremos conhecer Lavínia que é aceita em uma universidade que tanto queria, ou eram os pais dela que queriam? Essa é a questão que paira nos pensamentos dela enquanto lê que foi aprovada.

Ela tem um namorado de anos que já se amaram muito, mas hoje Lavínia o ama apenas com um amigo. E é por isso que ela decide terminar o namoro e tenta convencer Enzo de que os dois juntos não dão mais certo.

Lavínia decide que tem que se descobrir, tem que saber quem ela realmente é e o que ela quer. Ela sabe muito bem que seus pais não aprovarão sua decisão, mas mesmo assim ela decide que quer partir para uma viagem com destino à Búzios. Ela passará um mês lá, tempo o suficiente para descobrir quem ela é e o que ela quer.

Lavínia nessa viagem irá descobrir quem ela é, o que ela quer e também abandonar uma culpa que corrói seu coração, um acontecimento do passado que até hoje a mantém o seu interior isolado.

“Só quando se está submerso em seu próprio caos é possível enxergar os desejos de seu coração.”

Na terceira e última história da autora Thais Wandrofski nós iremos conhecer a Marisol, ou Sol. Sol é o tipo de garota super certinha, para todos os dias ela faz um cronograma do que tem que fazer durante o dia todo e se alguma coisa da errado ela fica extremamente chateada.

Ela tem uma irmã gêmea chamada Maristela, mais conhecida como Stela. O relacionamento dela com a irmã é ótimo, porém ela não aceita que a irmã fique totalmente a mercê de seu namorado, se privando de várias coisas.

Após receber uma mensagem de texto por engano, Sol começa a conversar com um estranho e cria um laço afetivo com ele virtualmente. O que é muito diferente para ela já Sol não é de ter muita gente em seu ciclo de amizade.

Ela tem como melhor amiga Bia, que está sempre com ela. Mas após Bia ter um problema e Sol apenas pensar em seu cronograma, Bia acaba por descarregar um turbilhão de verdades para Sol, que a faz se sentir mal e ver que realmente a sua melhor amiga está certa.

Daí Sol parte para uma missão que é planejar menos e seguir mais o cronograma da vida e não aquele que ela planeja todos os dias. E com certeza acontece coisas infinitivamente melhores do que ela pensava. E claro, ainda tem aquele estranho que irá mudar completamente sua vida.

“Parece que quando você se abre para a vida, a vida se abre para você.”

Gente, eu simplesmente amei esse livro. Desde a edição até a história.

A história do Vinícius me ganhou completamente, no início nós temos um Fred sem nenhum amigo ou sem sonhos nenhum, ao decorrer da narrativa Fred está uma pessoa bem melhor e pensando bem mais alto. Valentina, apesar de ser extremamente chata no começo, depois nos acostumamos com o jeito da personagem que é super encantador.

A narrativa do autor prende o leitor, que faz querer ler o livro cada vez mais. Com certeza irei querer ler outros livros do Vinicius, ele tem um modo único de escrita que deixa o leitor super à vontade. Já tenho certeza que gostarei de suas outras histórias!

Na história da Gabi nós temos uma personagem que no começo é super indecisa e é extremamente dependente da opinião dos pais, mas que vai amadurecendo com o leitor e no final é uma personagem decidida e com vários planos e sonhos para realizar. Lavínia foi uma das personagens que eu mais gostei durante todo o livro e de quebra nos apresenta à um personagem maravilhoso que me fez suspirar por ele, haha.

A narrativa da Gabi é ótima, foi outra narrativa que super me prendeu e eu gostei bastante. Já pode lançar outros livros Gabi!

Já na história da Thais, nós temos uma personagem super chatinha no começo, que só quer saber de seguir regras, mas depois ganha um balde de água fria de sua melhor amiga e vira uma personagem super diferente. Que irá conhecer coisas nova e descobrir que seguir os cronogramas não é tão legal como parecia. No final da história teremos uma Sol totalmente mudada!

A narrativa da Thaís é gostosa, apesar de ter me irritado bastante com a Stela em alguns momentos e com a Sol em outros, as personagens vão amadurecendo e podemos ver uma melhora imensa nelas. Adorei essa história!

Sobre a edição do livro... Maravilhosa, encantadora, linda, inúmeras palavras positivas podem descrever OVEQTM. A capa é linda, uma das mais bonitas da minha estante, o livro é cheio de ilustrações de coisas lindas que os personagens falam durante o livro e as letras são em um tom de azul escuro. Além de que no final de cada história tem uma playlist maravilhosa!

A Faro arrasou nessa edição, como sempre tem um capricho único que me deixou super apaixonada e surpreendida. Parabéns à editora por esse grande trabalho e aos autores pelas histórias maravilhosas!

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

SSandes 10/05/2019

Os contos são muito bons, gostei dos ensinamentos/reflexões, me identifiquei com algumas coisas, mas não achei aquela coisa toda, digna de tanto alvoroço que presenciei na internet.
As protagonistas de cada historia são amigas, e os personagens se encontram entre os contos, achei isso bem interessante.
Uma coisa me incomodou, no conjunto, o livro tem umas 300 páginas, ai vc começa a história, vai mergulhando e descobrindo quem são os personagens, vai se aprofundado, quando vc começa a entender do que se trata a história....ACABA e começa outra, com outros personagens e vc tem que passar tudo de novo, assim, muito rápido. É estranho ler CONTOS, num livro grande, apesar de ter o conhecimento de ser um livro com 3 contos, o costume te faz imagina que a história inicial é a unica ai meio que te surpreende, ao virar a página e ver que terminou.

@meulivrovermelho 02/04/2019

SEGURA QUE TEM RESENHA UAI ? O VERAO EM QUE TUDO MUDOU DE VINICIUS GROSSOS, THAIS WANDROFSKI E GABRIELA FREITAS
FARO EDITORIAL ? ANO 2017 ? 304 PAGINAS

NOTA 5.0

Cada autor tem uma história no livro, e as três histórias são ligadas por uma personagem, a Valentina. Na primeira história contada por Vinícius conta podemos encontrar o Frederico que está meio perdido na vida sem saber muito do que ele quer pro seu futuro. Ele começa a trabalhar em uma livraria e com uma venda ele acaba conhecendo a Valentina. Que é muito decidida e cheia de si. Bem na noite que antecede o natal, eles acabam que se conhecendo e ela o ajuda a se descobrir. Valentina ajuda o Fred a querer mais na vida, a enxergar seu sonho pois ele estava meio estagnado.

A segunda história é da Gabriela Freitas, que fala sobre a Lavínia que terminou o ensino médio e pretendia fazer faculdade de arquitetura e urbanismo, e quando ela vê que passou na prova do vestibular ela descobre que não é aquilo que ela queria pra vida dela. Então ela decide fazer uma viagem de trinta dias para se redescobrir. E nessa viagem ela vai ter várias surpresas boas. E novas amizades também. E como disse que as histórias são ligadas, Lavínia e Valentina são amigas desde a infância e ela também aparece em conversar com a amiga. Lavínia também esconde um segredo, que por cauda disso ela faz tudo que os pais queriam...

E a terceira história é da Thais Wandrofski que fala sobre a Sol que é amiga também de infância de Valentina e Lavínia. Sol na verdade se chama Marisol e ela tem uma irmã gêmea se se chama Maristela. Sol com o desfecho descobre o quanto ela é desagradável com os amigos, que só olhava para si mesma e acabava que não prestava a devida atenção nos problemas dos amigos. E com um acontecimento que acaba tirando a desse transe ela começa a ser diferente e com esse diferente ela acaba conhecendo novas pessoas, incluindo um amor.

OBS: Me apaixonei pelo livro, pois nos desperta sobre reais acontecimentos. Nos mostra conceitos entre outras coisas. Tentei não dar muitos spoilers. E o que eu mais achei incrível foi que no final de cada história tem uma play list de músicas de cada personagem o que te deixa mais próximo deles...

gvnnrs 16/03/2019

Valentina s2
• achei que a menina de blackpower que aparece no começo, a gerente do fred apareceria mais, gostaria de saber oq deu os brincos diferentes dela
• nunca me identifiquei tanto com uma personagem como me identifiquei com a valentina, doidinha que só
• achei o assunto da lavinia muito legal, realmente a gente se perde no meio dos nossos planos com os planos dos outros sobre nós, mas as vezes forçava um pouco e eu ficava MEU DEUS JA ENTENDI
• amei a forma que a lavinia e o caue não tem um fim muito definido, bem amor de verão mesmo, mas torço demais por eles
• no começo achei a sol muitooooo chata e egoísta, ainda bem que isso virou pauta pra falar sobre reconhecer erros e batalhar pra conserta-los, pq se não eu não ia aguentar

@injoyce_ 07/02/2019

O Verão Em Que Tudo Mudou
3 meses, dezembro, janeiro e fevereiro.
3 meses de verão que mudaram 3 personagens maravilhosos.
A primeira história fala sobre sonhos.
A segunda sobre superação.
A terceira sobre mudança.
3 temas incríveis em que todos, uma hora ou outra tem que passar.
E 3 histórias incríveis que se intercalam em seu final.
Eu achei o livro incrível e até o momento o meu livro do ano, pois me ensinou e me ajudou muito.

#PandS 03/01/2019

Livro: O verão em que tudo mudou
Autores: @falabibiela @thaiswandrofski @viniciusgrossos
Editora: @faroeditorial
Nota: 5/5 favoritado

Frederico trabalha em uma livraria e depois de sua rotina ser alterada, e com ajuda de uma garota percebe que é necessário resgatar seus sonhos.

Lavínia sempre viveu o sonho que imporam para a si e, resolve dar um plot twist em seus planos, viajando e aproveitando as coisas mais simples de Búzios para se conhecer melhor.

Sol, a louca das listas e programações, depois de um choque de realidade, tenta ser menos controladora e se importar mais com as pessoas ao seu redor.

Três jovens que estavam se negligenciando e que com a ajuda de outras pessoas, entenderão a verdadeira essência de viver.

Primeiramente, quero destacar a diagramação maravilhosa e diferenciada deste livro. (que vocês podem conferir deslizando para as fotos ao lado)
Com a escrita em azul, os destaques em rosa e a utilização de vários elementos, me apaixonei por cada página.

Sobre a estória, preciso enfatizar a importância dessa leitura para a minha vida e com certeza para tantos outros que estão passanfo ou ainda passarão por uma fase de questionamentos sobre a sua existência. Os acontecimentos descritos nesse livro poderiam acontecer com qualquer pessoa e isso só tornou tudo ainda mais especial para mim.

O livro é dividido em 3 partes, uma para cada personagem, e achei genial a forma como elas se conectam no final.
E você já leu ou tem vontade de ler?

site: https://www.instagram.com/p/BrDb5lUnEZQ/

Calhamaço da Tati 07/12/2018

Indico pra quem adora uma leitura leve e rápida .
São três história de pessoas diferentes , se passam nos meses de dezembro, Janeiro e fevereiro. No final todas tem uma conexão .
Edição de livro maravilhosa , confesso que fiquei um tempo admirando antes de começar a ler , várias páginas com figuras fofas, Fonte azul que deixou o livro ainda mais meio ? folhas amareladas bem grossas .
" O mundo não precisa de pessoas perfeitas. O mundo precisa de pessoas reais."