Uma Sombra Na Escuridão

Uma Sombra Na Escuridão Robert Bryndza

Resenhas - Uma Sombra Na Escuridão

Ariel S 03/10/2021

Um dos melhores escritores de suspense policial que já li, o desenvolvimento da história te prende do começo ao fim.

Josiane.Castro 03/02/2021

Mais um da detetive Érika Foster
Um livro gostoso ( por ser bem escrito) e rápido de ler, sobre serial Killer, investigação , trairagem . Daqueles impossíveis de largar! Mais um desse escritor maravilhoso.

HelenaRiva 10/01/2021

Night Owl
Meu segundo livro de Robert Bryndza, mas não o último! Nos entrega um suspense bom, não erra no gênero.
Gosto muito dos personagens, de fácil conexão, em especial a Erika e o Isaac. Devo acrescentar, especialmente para leitores assíduos do gênero, que não traz nada de muito inovador na fórmula, nem grandes plot twists mas mesmo assim, vale a leitura!

Jéssica 03/04/2021

Apesar de gostar bastante da escrita desse autor, eu não comprei muito a história desse livro. Não gosto quando a revelação de quem é o assassino é feita no meio do livro, prefiro ir tentando descobrir ao longo da história e no fim me surpreender.

Tati 14/12/2022

Muito cheio de furos
Ah não! Como é que a polícia, na pessoa da Erika Foster, consegue ser tão pangua. Forçou a barra Bryndza, não deu pra engolir.

AlessandraD. 13/04/2023

Mais uma vez a Erika se mostrando incrível e se mostrando a detetive que é, mesmo tendo que passar por cima de um sistema extremamente machista e politizado que me um ódio da 🤬 #$%!& , pra simplesmente ter que fazer o trabalho dela, pra no final não ser reconhecida no final ? e mais um vez, eu amando a dinâmica dela com a Moss e o Peterson

Adriana.Gonzalez 22/07/2022

Segue a mesma linha do 1
Gostei muito da leitura deste livro mas segue a mesma linha de A garota no lago, com Érica no comando, depois tiram Érica e coloca o detetive Spark no lugar dela. Érica desvenda o caso todo depois de repente o detetive Sparks assume que foi o responsável pelo caso sem ser. Não entendi muito bem esta parte pois se Érica desvendou tudo porque o detetive sparks recebeu os aplausos? Outra coisa que me incomodou muito foi que as pessoas xingam os policiais, cospem na cara deles, os destratam, agem com racismo... E nada acontece com as pessoas que fazem isso. Dei quatro estrelas ao livro porque a leitura sim é bastante boa, mas não posso deixar de ressaltar que é quase uma cópia fiel do livro um. A trama é envolvente, tudo feito muito bonitinho...mas não pude deixar de ressaltar os contras.

Erika 11/09/2018

Uma sombra na escuridão
Mais um livro bem escrito do Robert Bryndza. Gostei muito de " a garota no gelo" e este não fica para trás.
'Uma sombra na escuridão ' traz de volta a minha xará, a detetive inspetora chefe Erika Foster, que vai tentar solucionar sucessivos assassinatos e prender o culpado pelas mortes que seguem com o mesmo modus operandi, intrigando a polícia local.
É incrível como o autor consegue nos colocar dentro do enredo, nos passar apreensão e nos despertar o senso de justiça.
Só um fato achei meio perturbador. Há partes do livro em que se dá detalhes e ideias de como realizar um suicídio. :(
Estamos no setembro amarelo, onde campanhas contra o suicídio são realizadas. Não que um livro vá incentivar ou influenciar tal coisa. Mas talvez eu não recomende à pessoas que no momento estejam abaladas emocionalmente.
No mais, recomendo a leitura. Para quem gosta de suspense policial é uma ótima escolha.
Isabel.Vilela 11/09/2018minha estante
Essas descricões do suicídio achei bem interessante.Ótima resenha!!

Rosy 11/09/2018minha estante
É amiga acho que esse é o cara mesmo dos romances policiais, agora falta o terceiro e o quarto que nem publicaram aqui ainda né

Erika 11/09/2018minha estante
Obrigada, Isabel! :)
Um ótimo romance. Mas essa parte foi perturbadora. Pensei em pessoas que já tem tendências, transtornos, lendo...como eu disse nada que vá influenciar mas..

Erika 11/09/2018minha estante
Rosy, já tem o terceiro que é sob águas profundas. :)

Rosy 12/09/2018minha estante
o terceiro eu sei amiga, falta o quarto.

Erika 12/09/2018minha estante
Que lancem logo. :)

Tamara 30/06/2019

Contrariando o fato de eu não ser uma leitora assídua de livros policiais e também de eu não ler muita coisa de um autor de forma seguida, logo após a minha leitura de A garota no gelo me peguei querendo ler o próximo livro da série Detetive Erika Foster. Assim, enquanto iniciei uma leitura que não estava fluindo tão bem, resolvi começar Uma sombra na escuridão em paralelo com aquele, e logo nos primeiros capítulos fui arrebatada, da mesma forma como aconteceu no primeiro volume.
Assim como vários leitores já haviam me avisado, esse foi um livro bem melhor que o anterior e percebi uma grande evolução no autor, o que me deixou bastante contente, pois gosto de ver quando as obras melhoram com as críticas ou com a maturidade do autor. Além disso, tenho achado fascinante o modo como Robert Bryndza tem a capacidade de prender o leitor e devorei o livro em pouco tempo, sem conseguir largar e com a curiosidade em intensidade máxima, e acredito que isso se dá pelo estilo de escrita de Robert que é ágil, direto e também ele constrói capítulos curtos, que acabam sendo rápidos de ler, o que faz com que queiramos ler mais um e depois mais um...
Nessa obra achei o caso extremamente bem construído, assim como no primeiro, mas aqui achei a motivação da pessoa que cometia os assassinos bem mais justificada, além disso, o caso foi muito bem bolado, e apesar de o criminoso ter sido revelado logo no meio do livro, ainda assim a empolgação não diminuiu em nenhum momento, pois ainda precisávamos descobrir o porquê aquilo acontecia, qual a ligação entre as vítimas e também entrávamos em uma corrida contra o tempo junto com Erika para impedir que os assassinatos acontecessem novamente. Outro ponto que foi muito positivo durante essa leitura foi Erika, que para mim passou de uma detetive chata no primeiro livro a uma pessoa que embora ainda com um estilo impulsivo e justiceiro a todo custo, não fez tantas coisas impensadas e não desobedeceu tantas ordens como anteriormente. Cabe ainda destacar as descrições, que me chamaram a atenção em A garota no gelo e me admiraram novamente em Uma sombra na escuridão, pois são tão bem feitas de tal modo que conseguimos imaginar as cenas dos crimes, o que claramente é fascinante e terrível ao mesmo tempo, mas mostra a boa capacidade do autor de nos transportar para seus cenários.
Quando eu estava me encaminhando para os capítulos finais, já decidida de que daria cinco estrelas com louvor para a obra, certo acontecimento que não diz respeito exatamente ao caso e sim aos superiores de Erika me deixou bastante frustrada e chateada, o que fez com que eu concluísse que com aquilo já não era mais possível dar uma nota máxima, mas ainda assim digo que adorei a obra e que já estou com vontade de ler a próxima. Recomendo muito.

Daniela 07/07/2021

Gostei bastante! Uma história bem escrita e com personagens interessantes. Achei o final meio apressado, mas já vi que tem outros livros com a personagem principal, então deve ser por isso. Recomendo!

raposoreads 06/09/2022

O que vale saber de Uma Sombra na Escuridão é que ele é, na minha opinião, um dos melhores suspenses lançados neste ano, com um final que abre uma excelente expectativa para a próxima aventura de Erika Foster e seus auxiliares. E Robert Bryndza marca seu nome como uma das boas revelações/promessas da nova geração de autores do gênero.

Mah Mac Dowell 25/10/2022

Segundo livro da série da detetive Erika Foster. Eu li o primeiro li alguns anos atrás e não gostei. E há pouco tempo li o quarto livro é gostei muito. Então confesso que peguei esse livro meio receosa.

Esse é um livro bem investigativo policial. Eu senti falta do suspense, daquelas cenas de dar medinho. Até achei o livro meio paradão.

O autor também tem mania de já na metade do livro contar quem é o culpado, então o suspense perde um pouco a graça.

Mas enfim, o livro não deixa de ser bom. Não foi o melhorarem-se que eu li, mas tá bem melhor do que o primeiro livro.

Silvana 24/07/2020

Existem duas Detetive Inspetora Chefe Erika Foster, a de antes e a de depois da morte de Mark, seu falecido marido. A Erika de antes era uma mulher extrovertida, amorosa, alegre, e uma estrela em ascensão dentro da polícia. A de agora, dois anos depois da morte de Mark, é uma mulher amargurada pela culpa, fria e que praticamente não tem vida fora do trabalho. E sua carreira vai de mal a pior. Mas Erika está tentando mudar isso fazendo alguns amigos, como a Detetive Inspetora Moss, o Detetive Inspetor Peterson e o Patologista Forense Isaac Strong, com quem trabalhou em seu ultimo caso. E é na casa de Isaac que Erika estava quando recebe a convocação para trabalhar em uma cena de homicídio.

A vítima é o Dr. Gregory Munro, que foi encontrado morto pela própria mãe que foi até a casa dele alimentar o gato, pois acreditava que o filho estava viajando. Gregory foi encontrado nu em sua cama com os pulsos amarrados na cabeceira e com um saco de suicídio envolvendo sua cabeça, o que a princípio leva a acreditar que ele morreu asfixiado. E Erika nota uma coisa muito estranha: o quarto dele está muito bem arrumado para um homem recém separado, como se a faxineira tivesse passado pelo quarto depois da morte dele. Isso e as revistas de pornô gay antigas encontradas dentro da gaveta da mesinha de cabeceira, porque até onde se sabe ele era hetero.

A principio a teoria é de crime de cunho homofóbico. E como um dos envolvidos no caso é um suspeito em uma investigação de pedofilia, Erika é convidada a se retirar do caso por seu chefe o Superintendente Marsh. Mas então acontece um segundo assassinato idêntico ao primeiro. Dessa vez a vitima é o famoso e polêmico apresentador Jack Hart. E ele não é homossexual, por isso cai por terra a teoria de crime de homofobia. A hipótese agora é de que eles estão lidando com um serial killer. Mas a unica coisa em comum entre as vítimas é eles serem homens solteiros bem sucedidos. Mas então eles descobrem uma coisa no segundo assassinato que muda completamente o rumo das investigações. E mais uma vez Erika tem sua capacidade questionada e ainda tem que lidar com o assassino que está ameaçando sua vida.

— E se não acontecer?
— Não acontecer o quê?
— Se não pegá-lo?
Erika se virou para ele. Os olhos dela estavam arregalados e não piscavam.
— A única coisa que vai me impedir de pegá-lo é a morte. A dele ou a minha."

Esse é o quarto livro que eu leio dessa série, mas ele é o segundo na ordem cronológica. Eu li tudo fora de ordem e recomendo que não façam o mesmo. Essa é daquelas séries que a vida da detetive é praticamente metade da história, por isso se for lido fora de ordem o leitor vai ficar perdido como eu fiquei. E falando na detetive. Tem autores que gostam de matar seus personagens, mas esse aqui gosta é de fazer a sua protagonista sofrer. Coitada da Erika. Metade do tempo ela está sendo humilhada no seu trabalho, que diga se de passagem ela é a mais competente de lá, e a outra metade do tempo ela está sendo agredida pelo assassino da vez.

Como ela bate de frente com seus chefes, mesmo eles sabendo da competência dela, eles sempre estão dando um jeitinho de puxar o tapete dela. E acho isso um absurdo porque eles deveriam colocar a captura dos assassinos acima de tudo. Se ela é a melhor que eles tem, deixa ela trabalhar poxa. Você não gostar de uma pessoa é uma coisa, agora você querer diminuir o valor dela é outra. E até porque ela não desrespeita nem questiona a autoridade de ninguém, o que ela faz é reclamar da falta de dinheiro e recursos por exemplo. A Erika não é uma pessoa fácil mesmo não, mas dai por qualquer motivo tirar ela do caso e ainda colocar alguém que claramente já errou e muito antes em seu lugar só por ser homem?

E mesmo achando um absurdo o que o autor faz com a personagem, eu tenho que reconhecer que ele usa a Erika para mostrar o machismo dentro da policia. Em todos os lugares na verdade, mas acredito que existem algumas profissões que isso é ainda pior e essa é uma delas. O tempo todo eles frisam que ela é mulher. A Erika sofre com o machismo de todos os lados. E nesse segundo livro em específico, o autor ainda usou de um outro personagem, que não vou falar quem para não soltar spoilers, para mostrar o quanto o machismo está enrustido em cada um de nós. E ele vem de todos os lados, de homens, mulheres, superiores, comandados...

Agora falando sobre o crime. Logo no começo do livro já dá para adivinhar quem é o assassino porque temos capítulos alternados entre a Erika e uma outra pessoa que obviamente é o dito cujo. Mas o autor vai soltando aos poucos o nome da pessoa, depois a motivação. E que motivos essa pessoa tinha. Se for olhar pelo lado da pessoa dá até para concordar que as vítimas mereceram o que tiveram porque o que esses caras tem de culpa no cartório não tá escrito. Mas mesmo a gente já sabendo quem é o assassino, não tira a graça da história. Até porque resta saber se a pessoa será pega ou não. E também se a Erika vai estar viva até o final do livro hehe.

E se tiver alguma coisa de negativo para falar sobre o livro, é que achei o enredo desse segundo bem parecido com o do primeiro. Tem alguns pontos que os dois livros seguem a mesma ordem. Eles descobrem o crime, a Erika discorda dos seus chefes, eles tiram ela do caso, e no fim quem resolve tudo é ela. E ainda tem o assassino ameaçando ela. Essa foi a sequencia de fatos nos dois livros. Mas ainda assim dei nota máxima para ele porque isso não foi algo que me incomodasse tanto assim. Quanto a capa, só eu que tenho medo delas? hehe. Termino a resenha indicando o livro para quem curte um bom livro de suspense policial.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/05/resenha-uma-sombra-na-escuridao-robert.html

Kelly Karina Martins 14/11/2022

Uma Sombra na Escuridão
Do mesmo autor de A garota no gelo.A Detetive Erika Foster tem agora um desafio aterrorizante.“A sombra respirou fundo, saiu da escuridão e subiu as escadas silenciosamente. Para observar. Para aguardar. Para colocar em prática a vingança que há tanto tempo planejava.”Em uma noite de verão, a Detetive Erika Foster é convocada para trabalhar em uma cena de homicídio. A vítima: um médico encontrado sufocado na cama. Seus pulsos estão presos e através de um saco plástico transparente amarrado firmemente sobre sua cabeça é possível ver seus olhos arregalados.Poucos dias depois, outro cadáver é encontrado, assassinado exatamente nas mesmas circunstâncias. As vítimas são sempre homens solteiros, bem-sucedidos e, pelo que tudo indica, há algo misterioso em suas vidas. Mas, afinal, qual é o segredo desses homens? Qual é a ligação entre as vítimas e o assassino?Erika e sua equipe se aprofundam na investigação e descobrem um serial killer calculista que persegue seus alvos até achar o momento certo para atacá-los.Agora, Erika Foster fará de tudo para deter aquela sombra e evitar mais vítimas, mesmo que isso signifique arriscar sua carreira e também sua própria vida.