A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Lisandra.Maria 01/06/2023

Ents?
Se quem ao ler senhor dos anéis se perguntou se as árvores realmente se movimentam, como se protegem e outras coisas, aqui estão as respostas.
Não, ents não são reais. Mas as árvores são impressionantes mesmo assim. As árvores são um assunto que vemos em toda parte mas não nos perguntamos sobre, ou às vezes não damos a devida importância.
Com um teor científico e de modo leve, o livro aborda as árvores de vários ângulos, explicando de modo simples como, por exemplo, elas se comunicam.
Minha única crítica é que não vi muitos exemplos da minha região do planeta, mas acho que isso se justifica pelo campo de estudo do autor. Não acho que isso atrapalha muito e uma vez que entendemos como algumas delas se comportam fica mais fácil de pesquisar e entender como as do nosso lado agem.
Indico para todos que tem curiosidade sobre o assunto e querem saber mais detalhes sobre esses seres incríveis.

Tulio.bandeira 23/05/2023

Deusas
Gostaria de no momento desta resenha, ter um texto trabalhado em dias, para que saísse o mais lindo possível, pois este livro merece.

A mim que sou amante de árvores, este livro foi um presente! E sou grato!

Que livro lindo. Que grandiosidade são as árvores, como se comunicam, como se protegem, como se multiplicam, e como são importantes a nós e a todos os milhões de seres vivos que dependem delas.

Minha visão sobre elas se enriqueceu, e a certeza que sei, é que serei um eterno apaixonado! Obrigado Peter Wohlleben s2

Lourena2 18/05/2023

Mais do que uma commodity.
A vida secreta das árvores nos transporta para um mundo fascinante e pouco explorado onde somos envolvidos profundamente e despertamos para uma conexão especial com a natureza. No decorrer da leitura descobrimos a sabedoria ancestral das árvores revelada por Peter Wohllebem. Se você já se perguntou sobre a vida que pulsa nas florestas, sobre os segredos compartilhados entre as copas das árvores e o solo, então este livro é um verdadeiro tesouro. Wohlleben nos presenteia com histórias envolventes e descobertas científicas surpreendentes. Ele nos guia por um mundo invisível aos nossos olhos, onde as árvores se comunicam e interagem de maneiras complexas e inteligentes. Somos apresentados a uma rede subterrânea de fungos que conecta as raízes das árvores, permitindo a troca de informações e nutrientes entre elas. É como se as árvores tivessem seu próprio sistema de internet, transmitindo mensagens e apoio mútuo. A natureza é surpreendente e com certeza depois desse livro passamos a ver as florestas de outra forma. Tratar as árvores com a dignidade que merecem é o mínimo que todos deveriam fazer, preservar o que mais temos de valioso que é a natureza!

junoyer 17/05/2023

Depois de ler A Vida Secreta das Árvores você as verá com outros olhos. Descobrir como é a vida desses seres nos faz refletir sobre a relação do homem com a natureza, como nossa limitação em perceber o que as árvores pensam e sentem afeta a forma como tratamos essas criaturas complexas e fantásticas. O autor nos mostra o curioso mundo das árvores de uma forma tão simples quanto uma conversa, e ao longo da leitura vai desmanchando a crença de que somos muito diferentes delas; a cada capítulo, nos enxergamos mais nelas, e quanto mais identificação, maior o vínculo com esses seres tão especiais.

Marissa.PrA 07/05/2023

De que valem os seres humanos?
O livro fica um pouco tedioso no final. Unica reclamação é sobre a tradução para a língua portuguesa, pois em alguns trechos foi mal feita. Mas a escrita é uma delícia sim, e entender a semelhança das árvores com demais seres vivos é lisonjeante.

A obra traz experiências de um engenheiro florestal na realidade das florestas da Europa (e que experiências incríveis). Mas refletindo cada capítulo, é triste perceber como o ser humano pensa que é superior aos seres desse planeta e ao mesmo tempo é a criatura mais inferior em termos de evolução. Sim, somos racionais e usamos essa racionalidade no quê? Aprendemos sobre a importância da natureza e fazemos o quê com essa informação? Continuamos errando e nos prejudicando, afinal precisamos também dela.

As florestas são mistério, romantismo, ciência, evolução.

Leila 03/04/2023

O livro "A vida secreta das árvores" de Peter Wohleben é um verdadeiro tesouro para quem ama a natureza e quer conhecer mais sobre o mundo das árvores. Sua leitura é cativante e nos faz mergulhar em um universo fascinante de informações e curiosidades.

O autor apresenta uma abordagem humanizada ao falar sobre as árvores, mostrando que elas não são apenas seres vivos, mas também possuem um sistema de comunicação e apoio mútuo muito sofisticado. Wohleben nos mostra que as árvores têm uma verdadeira rede de solidariedade em suas florestas nativas, onde as árvores mais velhas e saudáveis ajudam as mais jovens e fracas a crescerem e se desenvolverem.

Fiquei encantada com a forma como o autor descreve as árvores como seres inteligentes e sensíveis, capazes de sentir e se comunicar através de sinais químicos e elétricos. Através de exemplos concretos e pesquisas científicas, Wohleben mostra que as árvores têm uma sabedoria milenar que muitas vezes ignoramos.

Além disso, o livro também é repleto de curiosidades interessantes, como o fato de que as árvores são capazes de reconhecer seus parentes e de que algumas espécies são capazes de se comunicar com outros seres vivos, como fungos e insetos. Tudo isso faz com que a leitura seja muito enriquecedora e prazerosa.

Enfim, "A vida secreta das árvores" é um livro encantador que nos ensina a valorizar e respeitar ainda mais as árvores e a natureza como um todo. Recomendo fortemente a leitura para quem busca uma visão mais profunda e sensível sobre o mundo natural que nos cerca.

Nicole.Vieira 23/03/2023

O livro fala de assuntos que na faculdade aprendemos de forma totalmente diferente
Gostaria muito q esses estudos q ele fala sobre a ligação das árvores fossem feitos em outros locais, como no cerrado

Diego 19/03/2023

Mudei muito minha visão a respeito do reino vejetal com este livro.
A preservação das árvores e seu estudo resolveriam muitos problemas hoje que encontramos nas cidades e centros urbanos, além de possibilitar que elas continuem passando uma herança de conhecimento sobre o local extremamente necessária.

Viridiane0 16/03/2023

A vida secreta e nada fácil das árvores
Este livro mostra a vida que não imaginamos que as árvores tenham e os grandes desafios e dificuldades pelas quais elas passam. Passamos a ter outra visão sobre elas, com nossa vida tão curta em comparação com a vida das árvores podemos nem notar quando uma árvore está a beira da morte e quantos anos de fato isso leva para acontecer. E como a humanidade vem impactando na vida das florestas.

Arthur.Filtrin 05/03/2023

É muito interessante ver como existe um sistema complexo quase invisível para nós envolvendo plantas, que normalmente a gente pensa que não fazem nada.
Esse livro abriu um pouco mais meus olhos acerca de plantas, e é uma boa leitura.
tive meus problemas com a escrita, e acho que para um livro com um teor mais científico o autor podia ter feito uma pesquisa um pouco maior em árvores que saíssem de faias, carvalhos e coníferas, por mais que essa seja a flora da Alemanha, não custava mais alguns exemplos de flora de outros países também

Denise 19/02/2023

A vida secreta das árvores
Coloquei o livro na meta de leitura pela curiosidade acerca do tema, além de estar em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Amazon na categoria dele. Achei muito interessante o assunto, e várias coisas que não sabia acabei descobrindo, como a questão dos sentimentos e expressão das árvores. Demorei um pouco para terminar por achar a leitura um pouco monótona, porém não tira o brilho do livro.

Paulinha 12/02/2023

As árvores são mais vivas do que imaginamos
Assim como os animais, as plantas nascem, crescem e morrem. Elas se alimentam, protegem seus "bebês", competem entre si, ficam doentes, ajudam uma as outras, fazem migração, sentem dor e realizam mutualismo e cooperação com outras plantas e animais.

Além de possuir características um pouco semelhantes com os animais, elas regulam a temperatura da Terra, ajudam no transporte de umidade para o continente, levam nutrientes para o mar e ajudam o fitoplâncto (o que contribui para um ecossistema saudável no mar e oceanos) e protegem os animais com sua sombra, seus nutrientes e por meio da criacão de habitats.

Nessa perspectiva, os governos deveriam proteger as florestas, deixando-as se desenvolver livremente, sem intervenções, para que alcançassem a sua autonomia e assim desenvolver seu potencial.

O autor afirma que ainda há muito que se conhecer sobre as árvores que, por ventura, podem possuir emoções, linguagens e pensamentos ainda não compreendidos pela humanidade devido a grande diferença entre o reino animalia e o plantae.

Será que a humanidade descobrirá todos os segredos das árvores? Hahaha

Carol.Sartor 09/02/2023

Um livro para curiosos como eu
Até hoje tentando lembrar porque esse livro estava na minha lista de leituras….
A parte disso, curiosa e aleatória que sou, apesar de muitas vezes o livro parecer técnico, que de fato, até certo ponto é já que foi escrito por um engenheiro florestal alemão, é possível fazermos muitos links sobre “a vida secreta das árvores” com a nossa própria vida, os nossos relacionamentos e nossa forma geral de viver.
O autor traz além disso, muitas curiosidades, sobre como alguns tipos de árvores nascem, sobrevivem, se alimentam, se comportam e se relacionam com outras árvores e animais e como morrem, pela ótica de alguém que vem estudando determinadas espécies em florestas alemãs há algum tempo.

Andrya 29/01/2023

Vida secreta, nem tanto
A vida secreta das árvores nos mostra bem como as plantas tem uma ligação entre si! É um universo que nos remete bem ao filme ?Avatar? e percebemos que Pandora existe bem aqui é não valorizamos.
Que esse livro seja mais um meio que eu tenha de tentar preservar ainda mais o meio ambiente, que mais pessoas possam desfrutar desse conhecimento incrível.