A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

PITUCALELE 16/01/2023

A vida secreta das árvores
Gostei demais do livro que nos conta, embasado por estudos sérios, como as árvores de portam, sentimentos, se comunicam e cuidam uma das outras tb

tefa.alves 06/01/2023

A importância das árvores (e de todos os outros seres vivos)
Demorei um tempinho para finalizar esse livro, comecei com muitas expectativas por ser sobre árvores e por meu professor de diversidade dos protozoários e algas ter me recomendado. É um livro muito interessante para quem gosta de estudar biologia ou curiosidades sobre plantas, super recomendo.

"Quando fizer seu próximo passeio pela floresta, simplesmente dê asas à imaginação ? em muitos casos, ela não estará tão distante da realidade".

caiocorrea_art 05/01/2023

Integrar para entender
A Vida Secreta das A?rvores, do engenheiro florestal alema?o Peter Wohlleben.?Diferente do que o ti?tulo sugere, na?o e? um livro de ficc?a?o, um romance ou um livro ma?gico no estilo Harry Potter onde as a?rvores ganham aspectos humanoides e andam por ai? salvando seus amigos humanos.?O livro mostra a vida linda, a intelige?ncia, a interac?a?o entre as a?rvores. ?Isso mesmo, eu falei intelige?ncia. ?No?s, humanos, constantemente comentemos a gafe cultural de nos mencionar como o u?nico ser inteligente da face da Terra.?Mas o que seria intelige?ncia? Sera? que so? existe um tipo de intelige?ncia??O livro mostra como as a?rvores sentem, utilizam-se de memo?ria, se comunicam, compartilham, disputam e interagem entre si, por um vie?s cienti?fico, com estudos e embasamentos empi?ricos e teo?ricos.?A cada capi?tulos, Wohlleben mostra uma outra forma de olhar para as a?rvores ao nosso redor, como entender o seu tempo (que e? muito diferente do nosso), como olhar cada a?rvore como um indivi?duo, na?o como uma coisa.?Livro e reflexa?o importanti?ssimos para que possamos sair desse momento de isolamento ja? com uma outra perspectiva do nosso papel em nosso planeta e do papel que outros seres tem para a harmonia geral.
Livre-se

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Árvores têm sentimentos?
Este livro traz muitas informações interessantes. Aprendi coisas fantásticas sobre as árvores.

A abordagem do autor não é a abordagem que eu concordo. Ele tenta ao máximo aproximar as árvores dos seres humanos, utiliza muitos termos antropocêntricos  para mecanismos vegetais. Sua justificativa é: ao criar uma identificação com as árvores, ao aproximá-las afetivamente dos seres humanos, quem sabe a humanidade seja mais responsável no âmbito da conservação florestal.

Como eu sou adepta da educação libertadora, não acredito que por pena das árvores os seres humanos mudem seu comportamento explorador.

Somos considerados seres racionais, no mínimo deveríamos usar a razão (dados é o que não falta) para entender a importância do manejo das florestas naturais e plantadas na nossa SOBREVIVÊNCIA neste planeta.

As árvores sobrevivem sem humanos. A recíproca não é verdadeira.

#quemleganhamais #leitura #engenhariaflorestal #florestas #agronomia #cienciasagrarias
denis.caldas 09/05/2023minha estante
Que coincidência, amiga, tô lendo esse agora! Essa questão da humanização de seres vivos está cada vez se intensificando, atingindo inclusive a legislação. Assim como a coisificação, termo cunhado por Marx, trouxe consequências, acredito que a humanização também traz.

xlhealy 28/12/2022

O conhecimento sobre as florestas é a garantia do amanhã.
Escritores que criam livros informativos sem um fluxo infinito e contínuo de informações jogadas ao leitor de uma vez só, merecem elogios demais, pelo menos na minha opinião, porque tenho uma certa dificuldade de concentração com livros escritos dessa forma.

O livro possui informações riquíssimas e embasadas sobre o extenso mundo mágico das árvores. O autor é um engenheiro florestal alemão, que possui um formato de escrita ótimo e de fácil compreensão, além de conseguir fazer com que os assuntos considerados complexos ainda consiga deixar o leitor entretido. Os capítulos são recheados de informações interessantíssimas e surpreendentes pra quem gosta da temática, além de serem relativamente curtos, passando longe de ser uma palestra maçante.

Não dei 5 estrelas porque apesar de ter achado o livro MUITO bom, o título é muito amplo, a primeira impressão é que parece englobar as diversas árvores existentes no mundo, quando na realidade só é falado realmente sobre as espécies europeias ou norte americanas. O autor pecou em trazer muito mais informações sobre árvores que estão somente em seu convívio. No Brasil não temos faias ou árvores endêmicas da Taiga, por exemplo, e esses exemplares são retratados com muita frequência no livro. Faltou diversidade.
Às vezes ficava subtendido se o mecanismo que o autor estava descrevendo era referente à todas as árvores, ou se era restrito somente às árvores europeias, ou da reserva em que ele trabalha.

E bom, apesar dos pontos negativos, eu gostei DEMAIS do livro, muito interessante. Tinham momentos do meu dia em que eu estava trabalhando e não via a hora de ter um tempinho livre pra voltar para a leitura. Com certeza vai ser um livro de cabeceira e consulta. Favoritado.

Mirthes 19/12/2022

Para Rapunzel o adeus! Para a Fênix um olá!
Este livro tocou meu coração e minha consciência sobre a importância das árvores e plantas.

Leitura maravilhosa.

Alexandre 16/11/2022

Uma nova visão
É possível entender o carinho que o escritor tem sobre as plantas e como ele se dedica a entende-las. Talvez ainda não estejamos completamente prontos pra entender o impacto desse estudo, mas certamente começa a abrir as portas e as mentes para esse novo campo do conhecimento

Renata 31/10/2022

Um mundo desconhecido
Acredito que iniciei a leitura com muita expectativa. Achei difícil, amarrada e muito romantizada. Amo as árvores e a natureza, mas achei que a escrita (ou talvez a tradução) não foi feliz em cativar o leitor e trazer as informações do mágico mundo invisível das árvores.

Van_woods 27/09/2022

Surpreendente
Livro com conteúdo muito interessante e surpreendente.
Ao contrário da concepção humana das arvores puramente como fonte de matéria prima para queimar ou construir coisas, o autor revela um mundo fantástico e vivo das árvores, como se comunicam, sentem, assim como todo ser vivo da Terra.
Temos bastante a aprender com as árvores , com seu tempo diferente, lento porém constante e eterno.
Fascinante a leitura.

AnxietyMe0 16/09/2022

Mudou minha visão
Não apenas sobre árvores, mas sobre a vida no geral. Esse livro é incrível e traz conhecimento de coisas que eu nunca havia parado para pensar antes.
Essa leitura foi incrível e realmente nunca mais vou conseguir olhar para uma árvore da mesa forma.

Thiagookling 14/09/2022

Encantador
Quanta vida as florestas escondem e quanta complexidade a gente ignora?

Um livro encantador que abre nossa cabeça e olhos pra esses seres tão surpreendentes e por vezes tão menosprezados e judiados por nós. Difícil se sentar sob uma depois e não se sentir encantado ao se lembrar das linhas que mostram pra gente o quão incrível elas podem silenciosamente ser.

souaval 24/08/2022

Misteriosas e encantadoras.
Leitura preciosa, rica e encantadora. A forma como o autor escreve é muito bonita, e delicada. É de fazer brilhar os olhos. Já sabemos o quanto as árvores são essenciais e belas, esse livro te leva a confirmar isso, e ir mais além.

Imaginem a surpresa que tive ao descobrir que as árvores são capazes de fazer amizade, criar união, tem personalidade, e noção de tempo. É incrível, eu não fazia a mínima ideia disso. Não sabemos quase nada sobre as árvores, então ao ler esse livro fiquei completamente apaixonada. Ele muda completamente sua noção de conhecimento sobre esses seres maravilhosos. Te faz enxergá-las de forma mística. Como seres sábios, e até parecidos com nós em alguns aspectos. Portanto, é importante que vejamos elas como seres que tem necessidades e características, e não só como coisas que dão madeira, coisas que podem ser podadas e moldadas para satisfazer nossos desejos egoístas.

As florestas são extremamente essenciais para nossa sobrevivência, para um ambiente mais puro, e natural. Já temos isso em vista. Então, que cuidemos, fazendo a nossa parte, mas também que cobremos dos nossos líderes, melhores projetos para preservá-las e protegê-las.

"Apenas quem conhece as árvores é capaz de protegê-las."

Fer 17/07/2022

Uma nova (linda) visão sobre as florestas
Bom, o título já resume o livro. O autor é muito feliz em usar constantemente a comparação entre árvores e animais. Trás uma visão humanista em relação as florestas. Para quem ama natureza, é um livro fundamental.

mariana113 09/07/2022

Gostaria de uma versão tropical
Gostei do livro, trás umas informações bem legais e explica de forma bem didática também. Lógico que o autor é europeu e escreveu o livro sob a perspectiva dele em uma reserva ecológica na Europa, com espécies nativas, mas sinceramente queria muito ler algo desse tipo se passando nas florestas tropicais. Ainda quero procurar e ler um livro sobre a nossa biodiversidade florestal, é um tema que agora me interessei.

Henrique 02/07/2022

Um bom livro. O autor nos ajuda a entender como realmente funciona uma floresta, ou melhor um ecossistema e suas complexidades.