O leitor

O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

Fabby 13/05/2022

Confesso estar engasgada entre lágrimas, emoções inexplicadas e palavras que não consigo transcrever. Me disseram que esse livro me levaria a picos, quedas e surpresas mas em momento algum me preparei para esse turbilhão que estou sentindo. Comecei odiando Hanna e não posso dizer que terminei a leitura a amando mas entendo algumas atitudes tomadas por puro desconhecimento e até encantamento. Não consigo entender um relacionamento como o deles no início do livro, é algo que não aceito e não suporto mas fico em um conflito sobre o que uniu essas duas pessoas e em como as coisas evoluíram entre eles e as consequências. Devo estar sendo bem confusa mas é exatamente a forma como me sinto: confusa, dividida, arrasada. Não posso dizer que amei o livro mas é uma experiência que eu realmente recomendo e isso faz sentido?

Calebe.Coimbra 27/04/2022

Depressão e Muito choro
Se você quer morrer de depressão e chorar feito um condenado recomendo esse livro, apesar dos pesares eu amei muito esse livro, é tudo muito surpreendente, principalmente quando chega o fim do livro, mas todo o livro é bom. Eu prometo você vai querer ler tudo em 1 dia!!!

Gi_MM 24/04/2022

O Leitor
U m livro comovente, bem escrito, poético. Necessita-se de um pouco de bagagem de vida para bem compreendê-lo sem desenvolver sentimentos ruins por qualquer personalidade. Acredite, é fácil brotar este sentimento.
Para quem não assistiu ao filme, recomendo a leitura e, para quem não o assistiu, recomendo ainda mais. Simplesmente existem coisas que só são sentidas melhor lendo.
Recomendo a leitura. Um livro fácil de ler, duro em algumas passagens mas extremamente belo por sua trama. Magnífico e emocionante.

Aline MSS 30/03/2022

Livro rápido e MUITO EMOCIONANTE
Preferi ler o livro antes de assistir ao filme e não me arrependi. É tudo oq falam e um pouco mais.

Comecei com certo receio, mas terminei chorando. Não me lembro de ter chorado alguma vez na vida ao concluir um livro, então por isso dei nota alta.
Leitura rápida, historia arrebatadora e q te convida a assistir o filme, já sabendo q a Kate mereceu o Oscar q ganhou.
Vale demais a leitura e está disponível no K.U! ???

Edit.: Assisti ao filme e gostei bastante. O elenco é formidável e digno do Oscar q ganhou. Só não chorei como fiz no livro, mas valeu demais assistir.
Calebe.Coimbra 27/04/2022minha estante
Eu até esqueci que tinha filme, vou assistir. Também foi a primeira vez que eu choro com um livro...

Aline MSS 29/04/2022minha estante
Ainda não vi. Mas pretendo!

Martony.Demes 09/03/2022

Ainda no âmago do contexto acerca da segunda guerra mundial, resolvi mergulhar no pequeno livro O Leitor, de Bernhard Schlink. [Leitura de 2021]

A história da obra é sobre um amor que acontece num átimo, entre um adolescente e uma jovem senhora vívida e com alguns mistérios.

Durante esse relacionamento, acontece de o jovem Michael Berg começa a ler livros para Hanna que vai se interessando cada vez mais pela literatura! Para tanto, ela sempre pede para Berg ler os livros para ela! Porém, esse detalhe dessas leituras, entre eles, revela um complexo segredo de Hanna, descoberto mais a frente!

Em um dado momento, ele escreve cartas para ela só que ela não responde e nem dá um retorno. Berg não nota o motivo porque ela não fala sobre suas cartas.

Com transcorrer da obra, Hanna vai embora sem dizer nada e nem deixar qualquer aviso! E alguns anos depois O jovem Aléx encontra Hanna no banco de réus. E o motivo... qual motivo?

Bom, eu pude ler o livro apos ter assistido o filme. Este tem como Hanna nada menos que Kate Winslate, em cujo filme ganhou o Oscar. Porém, há detalhes bem interessantes não explorados no filme, por isso vale a pena conhecer a obra!

Vale a pena! Experimente e depois venha discutir no privado.

site: https://www.instagram.com/mardemes/

karolyne.reiis 02/03/2022

A leitura foi muito fluída, você não consegue largar. Me lembrou flores para algernon!
São temas tristes mas são relevantes!

pietra 22/02/2022

Arrastado.
Esse foi o livro mais arrastado que eu já li. Poderia facilmente ter 150 páginas.
Além da pedofilia o livro fala sobre o nazismo mas de uma forma distorcida, já que a todo momento o protagonista indaga se o que sua amante fez (queimar judias na igreja) foi algo tão ruim assim.
O título nos faz pensar que a obra falará sobre como a literatura muda vidas, mas não é bem assim. São duas linhas falando sobre o que o protagonista leu para seu interesse romântico e cinco páginas de como funcionava o relacionamento duvidoso e manipulador dos dois.
A escrita do autor é muito bonita e por isso as duas estrelas, mas a história em si é para mim, ridícula.
NathDuda 22/02/2022minha estante
Gostei da resenha e desconfiei que poderia ser meio que isso mesmo, sabe?! Por já ter visto o filme e tal, desconfiei que o livro em si não seria muito instigante não.

Jhosi 26/01/2022

Vale a leitura.
Se é um romance fofo com final feliz que você procura, este livro não é pra você.

O Leitor nos traz a história de Michael Berg, um jovem adolescente de 15 anos que, através de um encontro inusitado, acaba se envolvendo com Hanna - uma mulher cheia de segredos, enigmática e 20 anos mais velha do que ele.

Uma peculiaridade de Hanna é fazê-lo ler para ela durante seus encontros, algo que ele não entende, mas acaba aceitando.

Até que de forma abrupta, Hanna vai embora sem deixar para trás nenhuma pista ou indício de para onde pode ter ido.

Anos mais tarde, agora aluno na faculdade de direito, Michael a reencontra. Só que desta vez, Hanna está no banco dos réus, acusada por ser envolvimento nos campos de concentração nazista.

Todo um misto de emoções e sentimentos conflituosos surge então, já que Michael não consegue lidar com as lembranças que ele tem de Hanna e com a mulher que de fato ela é - ou dizem que ela seja.

À medida em que acompanha o penoso julgamento, Michael começa a desconfiar que Hanna guarda um segredo que poderia mudar o rumo das coisas. Mas cabe a ele interferir?

_______________________

Este é um livro curto, porém denso em conteúdo. Bastante intenso e com uma carga emocional bem pesada.

Os dilemas de Michael são comoventes e dolorosos: afinal, como ele pôde amar uma pessoa capaz das crueldades das quais ela é acusada? Por outro lado, seria mesmo ela capaz de ser esse outro alguém tão terrível?

O livro aborda a culpa e a forma como os alemães lidaram com criminosos de guerra após o nazismo, mas mostra também a injustiça de que muitos não sofreram penalidade alguma enquanto que sobre outros foi depositada a responsabilidade por coisas que lhes eram impossíveis.

O final é doloroso. Mesmo já tendo assistido à adaptação e estando certa de que o final seria o mesmo, não deixa de ser triste - porém também não consigo imaginar algo muito diferente .

Sabe aquele livro que te faz pensar muito? Que deixa um gostinho agridoce? Pois é. Este é o caso.

No entanto, preciso falar que a escrita do autor me surpreendeu e me cativou muito. E apesar de não ser um livro fácil, ele traz muito sobre o que pensar e vale muito a pena!

Tania_Lamara 21/01/2022

Resenha somente para estatística
Estou reorganizando meu skoob com livros que li há alguns anos e não estavam aqui. A maioria estava no ORELHA DE LIVRO. Portanto, muitos deles não me lembro tão bem da história para fazer a resenha. Portanto essa é mesmo uma forma de entrar pra estatística quando eu precisar. Espero que entendam!!!!

Felipe 15/01/2022

Um livro maduro
"O Leitor" é um livro sensível e direto ao mesmo tempo, maduro e que apresenta ao leitor inúmeras dúvidas diárias nossas. Mostra Michael adolescente, no início da vida adulta e depois mais velho e seu processo de amadurecimento. É legal conviver com ele e ver que suas dúvidas foram/são nossas dúvidas sobre a vida e relacionamentos. Dá pra ter raiva de Hanna? Qual é a sua culpa? Já gostava do filme e acho agora que este foi feito muito fielmente ao livro. Já gosto bastante do livro.
daiana.freitas.52 15/01/2022minha estante
Por que não 5 estrelas? rs

Felipe 16/01/2022minha estante
Hahahaha... bem... eu classifico em cinco estrelas aquelas livros que tocaram lá no fundo rs. Nárnia, Frankenstein... mas se tivesse um 4,5 eu daria!

daiana.freitas.52 16/01/2022minha estante
4 para um leitor exigente já é uma nota bem alta mesmo!

Grazie30 06/01/2022

Não vi o filme. Mas o livro é excelente e a história te surpreende!
História sem clichê e cheia de reviravoltas.

Marcianeysa 27/12/2021

Já havia assistido o filme, mas não lembrava de detalhes da história. Gostei da escrita do autor e do desenrolar da história. O final é bem triste, mas cheios de questionamentos. Nunca havia parado pra pensar no que Hanna teria feito ao protagonista.
Calebe.Coimbra 27/04/2022minha estante
Sim e sim

Magna.Poetisa 20/12/2021

Um livro que traz a reflexão uma temática interessante, que vai além do romance de um jovem com uma mulher mais velha. Ele reflete sobre até onde o estigma de um preconceito pode levar alguém. O enredo tem um cenário de guerra e de injustiça que a falta de instrução conduziu ao cumprimento de uma pena. Uma vida desperdiçada e uma eterna sede de conhecimento em meio ao caos.

Val | @livre_se_clube 10/12/2021

"Sabia do desamparo do analfabeto perante situações cotidianas como encontrar um caminho, uma morada ou a escolha de um prato num restaurante, do receio com que o analfabeto segue os padrões pré-estabelecidos [...] da energia que consome para ocultar a condição de não saber ler nem escrever e que o afasta da verdadeira vida".
Concluí essa leitura ontem, permeada de muitas reflexões geradas no componente "Estudos do Letramento" ministrada pela professora Dra Úrsula Anecleto @cunhaursula no PPGEL-UEFS.
Entre as leituras teóricas obrigatórias, uma sugestão literária complementar contribuiu para, assim como Street em seus letramentos sociais, entender que o analfabetismo não é causa da desigualdade, mas um sintoma dela.
Em diferentes contextos, situações e lugares as marcas do não saber ler e escrever podem ser devastadoras.