O leitor

O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

Code 29/11/2021

"Um pouco de cada..."
Amor e uma coisa difícil para compriender mais para eles acho que não foi assim tão "difícil" entender o amor?..?

Essa história que conta de amor,problemas familiares e guerras que também vai trazer um pouco de nostalgia da vida de advogado(a),conta muito de várias coisas que acontece na vida de várias outras pessoas que podem se identificar com esse livro ou perssonagem..

Ver a vida passar e perder uma parte dela que talvez tempos depois resolva voltar para casa e difícil,mais ver ele partir para logem e fácil mais partir para sempre e difícil para qualquer um(a) e ver que ele não vai voltar e muito pior...

Essa história marca muito a minha vida,e podera marcar a sua e então eu vou dizer que eu recomendo ler e ter esse livro lindo?e ao mesmo tempo triste?????

alice.1 28/11/2021

O livro me chocou demais do início ao fim, eu super recomendo porque além do romance tem toda a fase da superação, favoritei

Mila 22/10/2021

Envolvente!
A história de Hanna, me deixou extremamente intrigada e pude pela habilidade do autor viajar a cada cena, partilhar com Michael de seus sentimentos e pensamentos.
Uma história de amor e traição, de verdades e omissões, que falam da vida e da tragédia. Recomendo para quem se interessa por histórias da segunda guerr.

eu15 22/09/2021

eu gostei bastante do livro em geral mas o final não me agradou muito, queria saber mais sobre o que a Hanna fez e o que aconteceu com ela quando sumiu.

Adriana 19/07/2021

Comovente!
É um livro de leitura rápida. Tem capítulos curtos e é narrado em primeira pessoa. Ao longo do livro, Michael Berg nos conta a sua história desde que ele tinha 15 anos. É dividido em três partes. Na primeira, ele narra como conheceu Hanna Schmitz e como foi seu relacionamento com ela. Na segunda, conta sobre o julgamento de Hanna. Na terceira, relata o que aconteceu depois do julgamento. Durante toda a narrativa, Michael se questiona sobre diversos acontecimentos e, ao se questionar, nos questiona também. É um livro que nos deixa com muito mais perguntas do que respostas. O segredo que Hanna guarda é muito óbvio. Descobri assim que a primeira pista foi apresentada. Porém, descobrir o segredo não é importante. As consequências desse segredo é que são fundamentais. Os crimes pelos quais Hanna responde não são o foco principal do livro. O mais importante é o seu relacionamento com Michael e as consequências dele na vida dos dois. Outro ponto relevante é o alto preço que se paga por esconder um segredo por vergonha. O livro fala sobre culpa, justiça, perdão, velhas feridas, escolhas, dor e desilusão. Traz reflexões sobre as relações humanas e as decisões e escolhas que fazemos. É um livro profundamente comovente! É também triste e reflexivo. Recomendo a leitura.

Lorena 20/06/2021

tive a sensação de sentar em um bonde alemão e viajar por essas páginas.
vivi tudo lá.
adentrei nas reflexões e parece que cada palavra ou frase pronta foi feita pro meu interior. senti cada golpe.
bernhard tem um jeito único de escrita, uma prosa poética vívida. senti toda a amargura e desespero silenciado.
lágrimas internas caindo sobre a garganta, foi o que ele disse. de fato, é essa a sensação ao finalizar esse livro.

Sophia1534 04/06/2021

Aquilo que foi belo se torna frágil para nós?
Terminei o livro há alguns minutos e estou tentando digerí-lo.
O livro tem poucas páginas, mas é como se todos os anos que lá se passaram também se passaram aqui. Um mergulho na mente de Michael, seus devaneios, suas lembranças, os cheiros e toques de sua juventude.
Uma narrativa psicológica, bela, cruel. Sobre vergonha, sobre erros, sobre História e sobre amar.
Não leia com o intuito de desvendar uma história bem delineada, com início, meio e fim. Leia como numa viagem de bonde, apreciando a paisagem, sentindo os solavancos da travessia, o sol que incomoda os olhos, a poeira que levanta, o odor peculiar dos bancos.

Gel 29/05/2021

Um livro perfeito.
O leitor, de Bernhard Schlink é uma verdadeira obra prima.
Um romance do pós guerra entre um adolescente e uma mulher de meia idade. Reviravoltas e surpresas que nos impressiona. Após ler esse livro, você não vai ser mais a mesma pessoa.
Com certeza lerei de novo. Em breve!
Repito: OBRA PRIMA!

Bruna.Cristina 22/05/2021

Diferente
Michael e Hanna possui várias diferenças como a idade e o lado social. Mas nem por isso deixam de viver um grande amor. Diferente de outras histórias de amor o autor enfatiza a importância de ler e escrever.

Livia.Gabriela 21/05/2021

Na primeira parte do livro, achei a leitura bem mais fluída que na segunda. Não diria que são históricos é ruim, mas achava que era seria melhor. Chocada com o final.

Rafa 18/05/2021

Uma história intrigante, diferente de todas as histórias que estamos acostumados ler a cerca da segunda guerra mundial, nossa personagem principal HANNA fazia parte do grupo nazista, era uma guarda de um campo de concentração... Achei um enredo bem interessante, porém sentir falta de alguns pontos serem explorados... Um ponto negativo foi a tradução do livro kkk uma mistura de português brasileiro com português de Portugal kkk

michelly.brandao.790 16/05/2021

Muito bom! Já achava o filme muito interessante e o livro acrescenta detalhes na história que eu já tanto gostava! Fora o dilema jurídico e moral em torno da narrativa, que te leva à reflexão.

"Que história triste, pensei durante muito tempo. Não que eu pense agora que ela é feliz. Mas penso que é verdadeira e, diante disso, perguntar se é triste ou feliz é algo que não faz sentido."

Danielle.Garrett 16/05/2021

Preciso de tempo
Não vou dizer que é um livro fácil de ler. O conteúdo que ele traz é bem pesado, de um relacionamento entre um menino e uma mulher, de abuso psicológico, de danos emocionais, preconceito, reflexão, e um questionamento tão grande em torno do ?e se?, de não ter sido suficiente que a digestão acaba não sendo uma coisa fácil. Ainda sim, eu gostei do livro, pelo que ele me fez pensar, por conta da perspectiva que ele traz. Mas gente, EU AINDA NÃO CONSIGO ENTENDER A CABEÇA DESSA PERSONAGEM NESSE FINAL! E o pior é que eu não vou ter uma explicação sobre, mas que porcaria. É uma história que, apesar das baixas probabilidades, poderia ser real, e é isso que me deixa acabada, que isso diz respeito também ao mundo real.
2 dias pra digerir no mínimo

Dadá 27/04/2021

Intrigante
Sabe aquele tipo de livro que te faz pensar? É esse. O Leitor narra a história de Michael Berg que aos quinze anos tem um relacionamento com uma mulher mais velha, Hanna, e fica marcado por este relacionamento. Anos depois ele a encontra como ré num tribunal de julgamento a nazista e se percebe em um dilema moral ao descobrir um segredo de Hanna. Ao ler o livro você também se questiona com os dilemas morais do personagem. Os capítulos são curtos e a leitura é fluída.
Achei que o autor encerrou bem o livro, retratando o ponto de vista de Michael e de como um relacionamento abusivo marca uma pessoa.