O leitor

O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

Marcianeysa 27/12/2021

Já havia assistido o filme, mas não lembrava de detalhes da história. Gostei da escrita do autor e do desenrolar da história. O final é bem triste, mas cheios de questionamentos. Nunca havia parado pra pensar no que Hanna teria feito ao protagonista.
Calebe.Coimbra 27/04/2022minha estante
Sim e sim

Magna.Poetisa 20/12/2021

Um livro que traz a reflexão uma temática interessante, que vai além do romance de um jovem com uma mulher mais velha. Ele reflete sobre até onde o estigma de um preconceito pode levar alguém. O enredo tem um cenário de guerra e de injustiça que a falta de instrução conduziu ao cumprimento de uma pena. Uma vida desperdiçada e uma eterna sede de conhecimento em meio ao caos.

Val | @livre_se_clube 10/12/2021

"Sabia do desamparo do analfabeto perante situações cotidianas como encontrar um caminho, uma morada ou a escolha de um prato num restaurante, do receio com que o analfabeto segue os padrões pré-estabelecidos [...] da energia que consome para ocultar a condição de não saber ler nem escrever e que o afasta da verdadeira vida".
Concluí essa leitura ontem, permeada de muitas reflexões geradas no componente "Estudos do Letramento" ministrada pela professora Dra Úrsula Anecleto @cunhaursula no PPGEL-UEFS.
Entre as leituras teóricas obrigatórias, uma sugestão literária complementar contribuiu para, assim como Street em seus letramentos sociais, entender que o analfabetismo não é causa da desigualdade, mas um sintoma dela.
Em diferentes contextos, situações e lugares as marcas do não saber ler e escrever podem ser devastadoras.

Code 29/11/2021

"Um pouco de cada..."
Amor e uma coisa difícil para compriender mais para eles acho que não foi assim tão "difícil" entender o amor?..?

Essa história que conta de amor,problemas familiares e guerras que também vai trazer um pouco de nostalgia da vida de advogado(a),conta muito de várias coisas que acontece na vida de várias outras pessoas que podem se identificar com esse livro ou perssonagem..

Ver a vida passar e perder uma parte dela que talvez tempos depois resolva voltar para casa e difícil,mais ver ele partir para logem e fácil mais partir para sempre e difícil para qualquer um(a) e ver que ele não vai voltar e muito pior...

Essa história marca muito a minha vida,e podera marcar a sua e então eu vou dizer que eu recomendo ler e ter esse livro lindo?e ao mesmo tempo triste?????

alice.1 28/11/2021

O livro me chocou demais do início ao fim, eu super recomendo porque além do romance tem toda a fase da superação, favoritei

Mila 22/10/2021

Envolvente!
A história de Hanna, me deixou extremamente intrigada e pude pela habilidade do autor viajar a cada cena, partilhar com Michael de seus sentimentos e pensamentos.
Uma história de amor e traição, de verdades e omissões, que falam da vida e da tragédia. Recomendo para quem se interessa por histórias da segunda guerr.

eu15 22/09/2021

eu gostei bastante do livro em geral mas o final não me agradou muito, queria saber mais sobre o que a Hanna fez e o que aconteceu com ela quando sumiu.

Adriana 19/07/2021

Comovente!
É um livro de leitura rápida. Tem capítulos curtos e é narrado em primeira pessoa. Ao longo do livro, Michael Berg nos conta a sua história desde que ele tinha 15 anos. É dividido em três partes. Na primeira, ele narra como conheceu Hanna Schmitz e como foi seu relacionamento com ela. Na segunda, conta sobre o julgamento de Hanna. Na terceira, relata o que aconteceu depois do julgamento. Durante toda a narrativa, Michael se questiona sobre diversos acontecimentos e, ao se questionar, nos questiona também. É um livro que nos deixa com muito mais perguntas do que respostas. O segredo que Hanna guarda é muito óbvio. Descobri assim que a primeira pista foi apresentada. Porém, descobrir o segredo não é importante. As consequências desse segredo é que são fundamentais. Os crimes pelos quais Hanna responde não são o foco principal do livro. O mais importante é o seu relacionamento com Michael e as consequências dele na vida dos dois. Outro ponto relevante é o alto preço que se paga por esconder um segredo por vergonha. O livro fala sobre culpa, justiça, perdão, velhas feridas, escolhas, dor e desilusão. Traz reflexões sobre as relações humanas e as decisões e escolhas que fazemos. É um livro profundamente comovente! É também triste e reflexivo. Recomendo a leitura.

Lorena 20/06/2021

tive a sensação de sentar em um bonde alemão e viajar por essas páginas.
vivi tudo lá.
adentrei nas reflexões e parece que cada palavra ou frase pronta foi feita pro meu interior. senti cada golpe.
bernhard tem um jeito único de escrita, uma prosa poética vívida. senti toda a amargura e desespero silenciado.
lágrimas internas caindo sobre a garganta, foi o que ele disse. de fato, é essa a sensação ao finalizar esse livro.

Sophia1534 04/06/2021

Aquilo que foi belo se torna frágil para nós?
Terminei o livro há alguns minutos e estou tentando digerí-lo.
O livro tem poucas páginas, mas é como se todos os anos que lá se passaram também se passaram aqui. Um mergulho na mente de Michael, seus devaneios, suas lembranças, os cheiros e toques de sua juventude.
Uma narrativa psicológica, bela, cruel. Sobre vergonha, sobre erros, sobre História e sobre amar.
Não leia com o intuito de desvendar uma história bem delineada, com início, meio e fim. Leia como numa viagem de bonde, apreciando a paisagem, sentindo os solavancos da travessia, o sol que incomoda os olhos, a poeira que levanta, o odor peculiar dos bancos.

Gel 29/05/2021

Um livro perfeito.
O leitor, de Bernhard Schlink é uma verdadeira obra prima.
Um romance do pós guerra entre um adolescente e uma mulher de meia idade. Reviravoltas e surpresas que nos impressiona. Após ler esse livro, você não vai ser mais a mesma pessoa.
Com certeza lerei de novo. Em breve!
Repito: OBRA PRIMA!

Bruna.Cristina 22/05/2021

Diferente
Michael e Hanna possui várias diferenças como a idade e o lado social. Mas nem por isso deixam de viver um grande amor. Diferente de outras histórias de amor o autor enfatiza a importância de ler e escrever.

Livia.Gabriela 21/05/2021

Na primeira parte do livro, achei a leitura bem mais fluída que na segunda. Não diria que são históricos é ruim, mas achava que era seria melhor. Chocada com o final.

Rafa 18/05/2021

Uma história intrigante, diferente de todas as histórias que estamos acostumados ler a cerca da segunda guerra mundial, nossa personagem principal HANNA fazia parte do grupo nazista, era uma guarda de um campo de concentração... Achei um enredo bem interessante, porém sentir falta de alguns pontos serem explorados... Um ponto negativo foi a tradução do livro kkk uma mistura de português brasileiro com português de Portugal kkk