As Cientistas

Resenhas - As Cientistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Annalisa 11/06/2021

As Cientistas - 50 Mulheres que Mudaram o Mundo

É um delícia de leitura, daquelas de colocar um sorriso no rosto e uma lágrima no olhar.
Ler sobre mulheres fantástica nos dá vontade de ser uma delas, de transpor as barreiras e mudar o mundo.

As Cientistas - 50 Mulheres que Mudaram o Mundo é um livro que muito além de nos apresentar nomes, fatos e situações, nos conta histórias. Sobre o que é ser uma mulher em sociedade predominante machista e superar barreiras e impedimentos, de correr atrás dos seus sonhos, de mostrar que somos capazes sim, e que na verdade somos muito mais do que capazes: Que somos determinadas, fortes, inteligentes e corajosas.

Eu, como leitora, engenheira e mulher em algumas situações me senti completamente indignada e raivosa de como as mulheres foram subestimadas ao longo da história, de como nunca nos deram o verdadeiro reconhecimento sobre nossas conquistas e descobertas, sempre tendo que ficar a sombra de um homem, marido, colega, irmão, primo, pai... E que em muitas vezes ele pouco ou nada contribui para a descoberta do fato em si, ou pasmem, até mesmo roubou as anotações de um mulher e levou os créditos pelo fato.

Muitas das cientistas apresentadas no livro só foram devidamente reconhecidas e premiadas após suas mortes, imagina então quantas mais ainda estão na escuridão da sombra de um homem.

Porém um ponto em comum em quase todas as narrativas foi o apoio da família, independente da época ou lugar. A família sempre foi um pilar de sustentação para que as mulheres pudesse alcançar o mundo. Quando o estudo não era permitido, as família ensinavam em segredo, se a Escola ou Universidade local não aceitassem mulheres, eles enviamos a filha para outro cidade, estado ou até mesmo país só para ela ter o acesso ao conhecimento.

A edição do livro em si é um fato a parte, lindamente detalhado, desenhado e produzido. Com figuras maravilhosas, com frases e texto para que qualquer mulher em qualquer idade possa se inspirar com essas verdades.

"Se as circunstâncias atuais da sociedade não admitem o desenvolvimento livre das mulheres, então a sociedade precisa ser remodelada - Elizabth Blackwell"

"As pessoas são alérgicas a mudanças. Você tem que sair e vender a ideia - Grace Hopper"

"Não deixe que os outros a desencorajem nem que lhe digam que não vai conseguir. Na minha época, me diziam que as mulheres não podiam estudar química. Eu não via motivos para não podermos - Gertrude Elion."

"Temos de acreditar em nós mesmas ou mais ninguém acreditará; temos que acompanhar nossas aspirações com competência, coragem e determinação para atingir o sucesso - Rosalyn Yalow."

ma piris 28/06/2021

Òtimo livro, porém...
O livro passa um linda mensagem de que as mulheres podem sim ser tão ou até mais inteligentes do que os homens e várias histórias de mulheres que superaram o preconceito para exercer a profissão que amavam, porém achei meio cansativo a partir de certa parte (por isso que acho melhor ler uma por dia, coisa que eu não fiz) e tinha uma linguagem meio difícil as vezes, mesmo assim eu gostei e acho uma leitura bem legal para saber mais sobre o assunto.

alicixyz 13/08/2023

🔬🏆🔭🧪👩
As Cientistas - 50 Mulheres que Mudaram o Mundo" é mais que um livro de biografias, é a apresentação de mulheres ao longo da história que mesmo sendo subestimadas, não desistiram de seus objetivos, acreditaram em si mesmas. Não tem como ler o livro sem se sentir inspirada a mudar o mundo. É sim o tipo de livro que todos deviam ler, refletir e pensar "se elas conseguiram, eu também posso".
Retrata diversos problemas que muitas pessoas ao redor do mundo sofrem (além do sexismo, o foco do livro), como a pobreza, o racismo, o abandono familiar, a hipersexualização e objetificação da mulher, o assédio, dentre outros.

Resenha que eu fiz com a Loreninha 😚

Livia.Maria 21/06/2020

Mulheres também dominam o mundo!
Eu adoro o campo das ciências exatas, mas acho que eu, como várias garotas, não somos tão incentivadas nessa área quanto os garotos. Esse livro, além de ser uma edição PERFEITA de capa dura e ilustrações únicas, mostra que isso está melhorando ao longo do tempo.

São exemplos reais de várias cientistas que ultrapassaram as barreiras impostas pelos pais, maridos, famílias e sociedade para alcançar seus maiores sonhos. E que sorte a nossa! Fiquei boquiaberta e até emocionada com a quantidade de coisas que a humanidade só conquistou graças a elas. O livro em si foi produzido por uma equipe de mulheres muito competentes.

É a esperança de um mundo mais igual em oportunidades e um incentivo pra todas as futuras/atuais biólogas, psicólogas, médicas, farmacêuticas, programadoras, engenheiras, escritoras, ativistas, enfermeiras, químicas, físicas, paleontólogas... literalmente tudo que nós quisermos ser!

Ana Clara 14/12/2022

que livro!!
?As mulheres são praticamente metade de nossa população, e simplesmente não podemos nos dar ao luxo de ignorar esse poder cerebral: o progresso da humanidade depende de nossa busca contínua pelo conhecimento. As mulheres neste livro provam ao mundo que não importa o gênero, a raça ou os antecedentes: qualquer pessoa pode realizar coisas grandiosas. O legado delas está vivo. Hoje, mulheres de todo o mundo continuam arriscando tudo para descobrir e explorar.
Celebremos essas desbravadoras para que possamos inspirar a próxima geração. Juntas, podemos continuar do ponto em que elas pararam e seguir na busca do conhecimento.
Então, saia e encare novos problemas, encontre suas respostas e aprenda tudo o que puder para fazer suas próprias descobertas!?

? Rachel Ignotofsky

malu :) 24/04/2022

foi um livro q eu li pra escola, e bem interessante pois conta a historia de diversas cientistas e de como elas foram importantes mas ao mesmo tempo foi uma leitura muito cansativa pois nao e um livro fluido com uma historia são varias historias dentro de um so livro com muitas informações ent e tipo meh

Mari.sa 26/04/2022

livro que fala sobre as cientistas mais influentes do mundo porém esse livro ñ é organizado de um jeito que te incentive a ler oque me deixou sem vontade de ler mais li para a escola ent ñ sei se por vontade própria compraria

Jherby 06/03/2022

Maravilhoso
Muito interessante e inspirador! É muito bom ver que muitas mulheres participaram de eventos importantes da ciência, mesmo que com pouco ou nenhum recurso. Que possamos sempre incentivar todas as mulheres a participarem da ciência!

ana piris 10/02/2021

Livro incrível
Eu adorei, fiquei muito inspirada com a história dessas mulheres, achei muito legal o quanto essas mulheres se esforçaram para atingir os seus sonhos, mesmo que na época, as mulheres não eram levadas a sério.

bia monteiro 30/01/2022

"Qualquer pessoa pode realizar coisas grandiosas."
Esse livro é perfeito e muito, muito necessário. As 50 mulheres nesse livro são realmente incríveis e fizeram a diferença no mundo.

As áreas de STEM são majoritariamente masculinas, carecendo de representatividade feminina o que acaba desestimulando muitas meninas a entrarem na área. 74% das meninas gostam de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, mas apenas 0,4% delas escolhem cursos como ciência da computação quando adultas.

E é por isso que esse livro é tão necessário, ele é inspirador, mostra as dificuldades que essas mulheres passaram e que mesmo com elas foram capazes de mudar o mundo, inspirando muita meninas e mulheres.

Essas mulheres foram e são fortes e me inspiram demais, se hoje temos mais mulheres em STEM deve-se a elas, que foram muitas vezes a primeira mulher em sua classe ou a receber um diploma em uma área onde dificilmente na época seria aceito uma mulher.

Recomendo que todos leiam esse livro, para se inspirarem e conhecerem essas mulheres que foram e são tão importantes para o mundo, mas que mesmo assim a minoria de nós conhece ou estudamos seus feitos e nomes.

Carol 11/05/2021

Um pouquinho de esperança diária
Resolvi ler uma biografia por dia em média, para poder dar um pouco de esperança (porque ser mulher pesquisadora nesse país nunca foi fácil, ainda mais agora) e realmente é uma leitura estimulante ver quantas mulheres superaram preconceitos e dificuldades para darem seu melhor pela ciência.

A qualidade do material do livro em si é muito boa e dão um bom realce para as ilustrações que são visualmente muito atraentes.

A leitura é leve e surpreendente, além de apresentar pequenos textos de curiosidades sobre a ciência em geral.

O único ponto que o livro ficou um pouco a desejar é que, apesar de ter pesquisadoras do mundo todo, ele foca muito nas estadunidenses ou nas que construíram carreira nos E.U.A., podia ter diversificado um pouco mais e senti falta de uma brasileira, porque temos pesquisadoras incríveis!

studygaabss 25/05/2021

Importante
Há muitos pontos nesse livro que quero chamar atenção:
Primeiro, o objetivo dele de apresentar cientistas ao longo da história é formidável. Sempre bom conhecer essas mulheres que são incríveis e trouxeram a diferença para qualquer área que se envolvessem. Para uma jovem que esteja em busca de esperança e força para buscar seus objetivos ele serve como um empurrão.
Segundo, as ilustrações são sensacionais. Realmente cada página foi pensada e organizada pensando na história de cada uma das mulheres citadas.
Terceiro, esse livro não é algo que vc senta e termina em um tarde. Para mim ele foi algo mais leve, levou tempo para ler pq quis prestar atenção em cada uma dessas cientistas e me lembrar delas. Então, talvez funcione muito bem como um livro para consulta, seja para pesquisar sobre uma área, sobre o desenvolvimento da ciência em um período ou sobre uma delas especificamente.
Recomendo esse livro.

Mercia50 26/05/2021

Por livros assim nas escolas
Livro lindíssimo, bem resumido, com desenhos muito fofos e muito bem feito. Única coisa que eu mudaria é o tamanho da fonte que é pequena e para pessoas com problemas de visão pode ser complicado de ler.

Yasmim 29/05/2021

Muito, muitoBom
Eu ameiiiii esse livro, conheci várias mulheres maravilhosas e "vi" todas as coisas incríveis que elas fizeram.
Me apaixonei por várias delas e na maior parte do tempo queria poder sentar e conversar com elas.

Julia.Dani 05/06/2021

As Cientistas
As Ilustrações são lindas demais, um livro muito bom para inspirar mulheres e meninas na ciência!

1 | 2 | 3 | 4 | 5