As Cientistas

Resenhas - As Cientistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jherby 06/03/2022

Maravilhoso
Muito interessante e inspirador! É muito bom ver que muitas mulheres participaram de eventos importantes da ciência, mesmo que com pouco ou nenhum recurso. Que possamos sempre incentivar todas as mulheres a participarem da ciência!

Isa 28/05/2023

Eu amei
Sempre fui muito interessada em ciência e principalmente no espaço, minha mãe sempre me deu vários livros sobre o assunto.
E lendo esse aqui eu percebi o quanto nos não sabemos a nossa própria história.
Tantas mulheres que foram importantes para o descobrimento e desenvolvimento de coisas tão cruciais... e a maioria delas nós nunca ouvimos falar.
O tanto que elas tiveram que passar pra conseguir alcançar os seus objetivos.
O mundo tem que reconhece-las muito mais, as escolas precisam mencionar elas.

5 estrelas obviamente

Ana Clara 14/12/2022

que livro!!
?As mulheres são praticamente metade de nossa população, e simplesmente não podemos nos dar ao luxo de ignorar esse poder cerebral: o progresso da humanidade depende de nossa busca contínua pelo conhecimento. As mulheres neste livro provam ao mundo que não importa o gênero, a raça ou os antecedentes: qualquer pessoa pode realizar coisas grandiosas. O legado delas está vivo. Hoje, mulheres de todo o mundo continuam arriscando tudo para descobrir e explorar.
Celebremos essas desbravadoras para que possamos inspirar a próxima geração. Juntas, podemos continuar do ponto em que elas pararam e seguir na busca do conhecimento.
Então, saia e encare novos problemas, encontre suas respostas e aprenda tudo o que puder para fazer suas próprias descobertas!?

? Rachel Ignotofsky

Mari.sa 26/04/2022

livro que fala sobre as cientistas mais influentes do mundo porém esse livro ñ é organizado de um jeito que te incentive a ler oque me deixou sem vontade de ler mais li para a escola ent ñ sei se por vontade própria compraria

laiane.caio 10/02/2023

Inspiração
Um livro ilustrado, muito lindo, com muita informação sobre cientistas mulheres que mudaram e mudam o mundo. Ideal para ler uma ou duas páginas por dia, pra intercalar com outras leituras.

Coruja 14/01/2018

Esse foi o primeiro livro novo que chegou lá em casa em 2018, presente de Dia de Reis enviado pela Tatá, lá do Randomicidades. Era um título que estava na minha lista já fazia um tempo, na esteira de volumes como Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes (que, por sinal, deve ter um segundo volume publicado em inglês ainda nesse primeiro semestre), Wonder Woman - 25 Mulheres Inovadoras, Inventoras e Pioneiras que Fizeram a Diferença e Rejected Princesses - Tales of History’s Boldest Heroines, Hellions and Heretics. Todos eles são livros de referência, com pequenas biografias apresentando mulheres que se destacaram em seus campos de atuação, mudaram a História e enfrentaram preconceito e o machismo.

São histórias que abrem nosso apetite para descobrir mais sobre essas heroínas da vida real, para inspirar meninas de todas as idades a descobrir seu potencial, contra estereótipos de gênero que afirmam que o espaço que elas tentam ocupar não pertence a elas. De forma específica, As Cientistas nos apresenta a cinquenta mulheres que, desde a antiguidade, penetraram no campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, enfrentando mil e um empecilhos (em alguns casos, até a morte) para fazerem aquilo que tinham escolhido e amavam fazer. Além disso, há também vários infográficos interessantes, com dados sobre número de mulheres estudando e trabalhando na área científica; materiais de laboratório, linhas do tempo, fechando com um glossário ilustrado.

Eu conhecia alguns dos nomes citados no livro - Hipátia, Ada Lovelace, Marie Curie, Hedy Lamarr - mas a maioria me era desconhecida e foi muito bacana descobrir tantas mulheres fortes, independentes, que passaram por cima de todos os obstáculos para trabalhar naquilo que acreditavam.

Os textos são curtos e didáticos, recheados de curiosidades - tanto históricas quanto científicas -, acompanhados de fantásticas ilustrações que dão ainda mais sabor à leitura. Aliás, o projeto gráfico do livro como um todo é de “comer com os olhos”, bonito, funcional e divertido. O elemento lúdico das ilustrações e o tom informal fazem de As Cientistas uma boa pedida para dar de presente para pessoas de todas as idades, e sem restrição de sexo. Por mais que seja um volume que serve para mostrarmos às meninas “vocês são capazes, não importa o que os outros digam”, se realmente queremos mudanças, então é necessário educar os garotos também.

Eu devorei o livro inteiro em dois dias (porque estava lendo ele concomitante com outros volumes). É uma leitura rápida, leve e se presta a ser revisitado sempre, sendo possível começar de qualquer página, descobrindo de cada vez um novo nome, um novo ícone em que se espelhar, em quem se inspirar. Um livro que deveria ser obrigatório nas escolas, nas bibliotecas; um livro para dar de presente, para desmontar preconceitos e educar velhas e novas gerações.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2018/01/as-cientistas-50-mulheres-que-mudaram-o.html

Lu19381992 19/03/2022

As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo
Esse livro é mt bonito, os desenhos, as fontes das letras?.. :)
Gostei mt de conhecer várias histórias, eu acabei nn anotando nada no meio da leitura, pq é uma página para cada uma.
É impressionante, sério, elas tinham o DOBRO de dificuldades para conseguir fazer uma pesquisa, conseguir um emprego?.. (Muitas vezes nem recebiam salários, nn podiam entrar em universidades, seus trabalhos/ descobertas eram assinados por homens?.) e ainda se mostravam mais inteligentes de q vários homens q eram privilegiados.

Julia 05/03/2024

Perfeito
Conhecer mulheres que foram tão importantes para diversas partes da ciência é extremamente inspirador e te dá confiança.

Eduarda Valéria 03/02/2023

esse livro tem uma estética linda e é muito informativo. desejo a versão física dele para revisitar sempre que precisar lembrar que posso ser uma profissional incrível, mesmo em uma sociedade machista como a que vivemos.

Karol com kah 27/12/2020

Sem palavras para esse encanto de livro
Sensacional e maravilhoso, são adjetivos que não chegam aos pés para descrever essa preciosidade. Com ilustrações lindas recheado de mulheres reais e inspiradoras, esse livro conta um pouco da vida de mulheres tão fantásticas que ajudaram a revolucionar o mundo. Por muitas vezes foram as primeiras em um determinado campo ou tiveram que ir contra a família e sociedade para seguir pesquisando. É o tipo de livro que gostaria de ter lido quando criança.

Rayan GQR 07/12/2020

Uma coletânea de histórias muito interessantes e revolucionárias, dando reconhecimento a várias mulheres que fizeram grandes descobertas e avançaram o conhecimento, mesmo enfrentando as inúmeras adversidades que se apresentavam.
Cheio de ilustrações e com uma escrita didática e simplificada, é acessível a uma ampla variedade de idades, conhecimentos técnicos, etc.
Dá muita vontade de ler mais sobre as vidas e descobertas dessas cientistas, anotei várias para pesquisar a fundo.
Uma leitura muito legal para inspirar, dar reconhecimento e mostrar essas diferentes e interessantes histórias.

Truga 02/12/2020

Gostei muito. Me arrependo de não ter lido antes. Indico demais.
Gente seguinte esse livro é um pouco diferente do que vocês tão acostumados aqui. Ele é escrito e ilustrado pela mesma pessoa, Rachel Ignotofsky.

Cada página tem uma cientista e o livro segue uma ordem cronológica, a primeira mulher é Hipátia (~ ano 400) e a última Maryam Mirzakhani (1977-2017), primeira mulher a receber a medalha Fields (equivalente ao Nobel da matemática), em 2014.

Todas as páginas contêm uma citação que em geral é da cientista (poucos são os casos que é alguém falando da cientista). Também, nas margens do livro há diversas curiosidades rápidas, como se fossem lembretes de como elas eram fodas.

O texto em si é uma minibiografia, na qual conta em geral o lugar onde elas nasceram e perrengues e/ou preconceitos que sofreram durante seus estudos. Depois é retratado a descoberta, invenção ou inovação que a cientista foi responsável e como ela impactou a academia e/ou nossas vidas cotidianas.

A escrita é simples, clara e objetiva. Ideal para uma leitura infanto-juvenil e para adultos fica um texto gostoso de ler, para um fim de semana assim tranquilo. Aprendi muita coisa e descobri que algumas histórias que eu tinha ouvido falar sobre descobertas não foram bem assim (exemplo da Jocelyn Bell e os quasares que rendeu um Nobel apenas para os homens orientadores).

Ao final do livro apresenta uma seção com mais mulheres na ciência e um glossário, ambos muito bem escritos e ilustrados.

RESUMO: indico muito, para todes, principalmente para crianças e jovens. Leitura divertida e importante, agrega demais.

IG literário: @trugaindica

Thaís Berganton 15/05/2020

Incrível
Eu amei esse livro, queria que fosse eterno haha as ilustrações são completamente maravilhosas, eu amei o design! Com certeza irei ler novamente no futuro, é inspirador!

Amanda 01/05/2020

As Cientistas
Estou completamente encantada com esse livro. As ilustrações são lindas e ler sobre as histórias de vida dessas mulheres é inspirador. Como uma futura cientista, esse livro me dá esperança e me inspira a continuar tentando fazer a diferença. Valorizem a ciência!!

@Mihleituras 22/03/2020

Amei!