As Cientistas Rachel Ignotofsky

Resenhas - As Cientistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Helo 07/03/2022

Livro necessário e simplesmente incrível!!
Esse livro nos conta a história de 50 incríveis mulheres que fizeram coisas que foram essenciais para a ciência, suas contribuições e descobertas são cruciais para forma como conhecemos o mundo hoje.

Muitas delas tiveram suas histórias ofuscadas pelas dos homens, todas elas enfrentaram diversas barreiras para conseguir ter credibilidade no ramo, e algumas não conseguiram isso em vida. Uma delas teve sua descoberta roubada, ela morreu por conta de seu trabalho nela, e até hj estudamos que quem descobriu a dupla hélice do DNA foram 2 homens, mas na verdade quem descobriu foi ?Rosalind Franklin?.

É chocante saber que quase todas elas fizeram descobertas incríveis em porões escuros e empoeirados, pq n queriam fornecer um ambiente descente de trabalho para uma mulher. Mas isso não as impediu e nem as fez desistir de realizar seus sonhos.

Temos que agradecer a essas mulheres incríveis (e muitas delas pioneiras) por suas descobertas que mudaram o mundo e a inspiração que elas vão deixar por gerações!? É triste saber que as áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) ainda são majoritariamente masculinas, mas vamos continuar lutando para conquistar nosso espaço!?

Enfim, a resenha ficou enorme, mas esse livro é tão necessário que me empolguei, se puderem leiam ele, sério.

leobiel 07/03/2022minha estante
Já até incluí na minha lista!

Jherby 06/03/2022

Maravilhoso
Muito interessante e inspirador! É muito bom ver que muitas mulheres participaram de eventos importantes da ciência, mesmo que com pouco ou nenhum recurso. Que possamos sempre incentivar todas as mulheres a participarem da ciência!

Dai Solyom 01/02/2022

Um deleite
Um livro incrível, pena que tão raso, afinal apresentar 50 mulheres extraordinárias em cento e poucas páginas se torna uma tarefa impossível.

Aguçou minha curiosidade para ler a biografia completa de muitas dessas mulheres.

Pena que na minha adolescência não tive a oportunidade de conhecê-las, com certeza essa inspiração iria me fazer muito bem, espiritualmente e academicamente.

bia monteiro 30/01/2022

"Qualquer pessoa pode realizar coisas grandiosas."
Esse livro é perfeito e muito, muito necessário. As 50 mulheres nesse livro são realmente incríveis e fizeram a diferença no mundo.

As áreas de STEM são majoritariamente masculinas, carecendo de representatividade feminina o que acaba desestimulando muitas meninas a entrarem na área. 74% das meninas gostam de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, mas apenas 0,4% delas escolhem cursos como ciência da computação quando adultas.

E é por isso que esse livro é tão necessário, ele é inspirador, mostra as dificuldades que essas mulheres passaram e que mesmo com elas foram capazes de mudar o mundo, inspirando muita meninas e mulheres.

Essas mulheres foram e são fortes e me inspiram demais, se hoje temos mais mulheres em STEM deve-se a elas, que foram muitas vezes a primeira mulher em sua classe ou a receber um diploma em uma área onde dificilmente na época seria aceito uma mulher.

Recomendo que todos leiam esse livro, para se inspirarem e conhecerem essas mulheres que foram e são tão importantes para o mundo, mas que mesmo assim a minoria de nós conhece ou estudamos seus feitos e nomes.

Vitória 01/01/2022

Um livro que além de ser lindíssimo por dentro com suas ilustrações, traz muitas curiosidades e histórias de mulheres sensacionais.

Amei muito essa leitura e poder conhecer um pouco mais sobre a vida dessas mulheres que ,infelizmente, muitas vezes foi nada fácil para elas, mas com muita coragem e determinação conseguiram continuar com suas conquistas e projetos.

Andressa Brandão 16/12/2021

Belas ilustrações e histórias interessantes que podem inspirar jovens que querem seguir a vida acadêmica.

mari 27/09/2021

um excelente livro
Esse é o tipo de livro essencial para começar a saber mais sobre o papel das mulheres na ciência. Ele é extremamente bem trabalhado, com uma arte impecável.
O motivo das três estrelas é apenas porque é bastante raso, embora eu já soubesse que essa era a proposta do livro: uma leitura fluída e que prendesse os leitores mais novos. Acredito que seja o livro destinado às crianças e pré-adolescentes, meninas que estão começando a entender-se como mulher e descobrindo os diversos papéis que exercemos na sociedade. Então, a quantidade de estrelas atribuída à obra é única e exclusivamente porque acredito que não sou o público alvo desse tipo de leitura. Por exemplo, como resumir a história de Maryam Mirzakhani? Essa mulher é a deusa da matemática e simplesmente a primeira e única mulher a ganhar uma medalha Fields até hoje. Não tem como! Porém, só o livro citá-la já é maravilhoso, desperta curiosidade e atrai pessoas a descobrir quem é esse e tantos outros talentos que a história não dá o devido espaço.
É um excelente livro, principalmente para as crianças. Um excelente presente.

Charly.nunes 15/08/2021

Apesar de explicar superficialmente a historia das cientistas, é um ótimo livro. Muito bem elaborado e com artes maravilhosa. Se fosse possível daria de presente à todas minhas primas mais jovem.
Toda garota merecia ter um desse

Kaila 10/08/2021

" A vida não precisa ser fácil, desde que não tenha sido vazia. " - Lisa Meitner

Simples e inspirador

agostinho 04/08/2021

Inspirações
Esse livro além de ser ilustrado dando um aspecto mais visual ele também mostra de um jeito mais interativo essas lendas da ciência mundial. Quase nunca paramos para pensar como foi difícil a história da mulher na ciência e essas cientistas incríveis nos mostram que mesmo com tanto preconceito elas deram a volta por cima e deixaram sua marca na história da sociedade.

ma piris 28/06/2021

Òtimo livro, porém...
O livro passa um linda mensagem de que as mulheres podem sim ser tão ou até mais inteligentes do que os homens e várias histórias de mulheres que superaram o preconceito para exercer a profissão que amavam, porém achei meio cansativo a partir de certa parte (por isso que acho melhor ler uma por dia, coisa que eu não fiz) e tinha uma linguagem meio difícil as vezes, mesmo assim eu gostei e acho uma leitura bem legal para saber mais sobre o assunto.

Annalisa 11/06/2021

As Cientistas - 50 Mulheres que Mudaram o Mundo

É um delícia de leitura, daquelas de colocar um sorriso no rosto e uma lágrima no olhar.
Ler sobre mulheres fantástica nos dá vontade de ser uma delas, de transpor as barreiras e mudar o mundo.

As Cientistas - 50 Mulheres que Mudaram o Mundo é um livro que muito além de nos apresentar nomes, fatos e situações, nos conta histórias. Sobre o que é ser uma mulher em sociedade predominante machista e superar barreiras e impedimentos, de correr atrás dos seus sonhos, de mostrar que somos capazes sim, e que na verdade somos muito mais do que capazes: Que somos determinadas, fortes, inteligentes e corajosas.

Eu, como leitora, engenheira e mulher em algumas situações me senti completamente indignada e raivosa de como as mulheres foram subestimadas ao longo da história, de como nunca nos deram o verdadeiro reconhecimento sobre nossas conquistas e descobertas, sempre tendo que ficar a sombra de um homem, marido, colega, irmão, primo, pai... E que em muitas vezes ele pouco ou nada contribui para a descoberta do fato em si, ou pasmem, até mesmo roubou as anotações de um mulher e levou os créditos pelo fato.

Muitas das cientistas apresentadas no livro só foram devidamente reconhecidas e premiadas após suas mortes, imagina então quantas mais ainda estão na escuridão da sombra de um homem.

Porém um ponto em comum em quase todas as narrativas foi o apoio da família, independente da época ou lugar. A família sempre foi um pilar de sustentação para que as mulheres pudesse alcançar o mundo. Quando o estudo não era permitido, as família ensinavam em segredo, se a Escola ou Universidade local não aceitassem mulheres, eles enviamos a filha para outro cidade, estado ou até mesmo país só para ela ter o acesso ao conhecimento.

A edição do livro em si é um fato a parte, lindamente detalhado, desenhado e produzido. Com figuras maravilhosas, com frases e texto para que qualquer mulher em qualquer idade possa se inspirar com essas verdades.

"Se as circunstâncias atuais da sociedade não admitem o desenvolvimento livre das mulheres, então a sociedade precisa ser remodelada - Elizabth Blackwell"

"As pessoas são alérgicas a mudanças. Você tem que sair e vender a ideia - Grace Hopper"

"Não deixe que os outros a desencorajem nem que lhe digam que não vai conseguir. Na minha época, me diziam que as mulheres não podiam estudar química. Eu não via motivos para não podermos - Gertrude Elion."

"Temos de acreditar em nós mesmas ou mais ninguém acreditará; temos que acompanhar nossas aspirações com competência, coragem e determinação para atingir o sucesso - Rosalyn Yalow."

Julia.Dani 05/06/2021

As Cientistas
As Ilustrações são lindas demais, um livro muito bom para inspirar mulheres e meninas na ciência!

Julia.Dani 05/06/2021

1 | 2 | 3 | 4 | 5