As Cientistas

Resenhas - As Cientistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Yasmim 29/05/2021

Muito, muitoBom
Eu ameiiiii esse livro, conheci várias mulheres maravilhosas e "vi" todas as coisas incríveis que elas fizeram.
Me apaixonei por várias delas e na maior parte do tempo queria poder sentar e conversar com elas.

Mercia50 26/05/2021

Por livros assim nas escolas
Livro lindíssimo, bem resumido, com desenhos muito fofos e muito bem feito. Única coisa que eu mudaria é o tamanho da fonte que é pequena e para pessoas com problemas de visão pode ser complicado de ler.

studygaabss 25/05/2021

Importante
Há muitos pontos nesse livro que quero chamar atenção:
Primeiro, o objetivo dele de apresentar cientistas ao longo da história é formidável. Sempre bom conhecer essas mulheres que são incríveis e trouxeram a diferença para qualquer área que se envolvessem. Para uma jovem que esteja em busca de esperança e força para buscar seus objetivos ele serve como um empurrão.
Segundo, as ilustrações são sensacionais. Realmente cada página foi pensada e organizada pensando na história de cada uma das mulheres citadas.
Terceiro, esse livro não é algo que vc senta e termina em um tarde. Para mim ele foi algo mais leve, levou tempo para ler pq quis prestar atenção em cada uma dessas cientistas e me lembrar delas. Então, talvez funcione muito bem como um livro para consulta, seja para pesquisar sobre uma área, sobre o desenvolvimento da ciência em um período ou sobre uma delas especificamente.
Recomendo esse livro.

Carol 11/05/2021

Um pouquinho de esperança diária
Resolvi ler uma biografia por dia em média, para poder dar um pouco de esperança (porque ser mulher pesquisadora nesse país nunca foi fácil, ainda mais agora) e realmente é uma leitura estimulante ver quantas mulheres superaram preconceitos e dificuldades para darem seu melhor pela ciência.

A qualidade do material do livro em si é muito boa e dão um bom realce para as ilustrações que são visualmente muito atraentes.

A leitura é leve e surpreendente, além de apresentar pequenos textos de curiosidades sobre a ciência em geral.

O único ponto que o livro ficou um pouco a desejar é que, apesar de ter pesquisadoras do mundo todo, ele foca muito nas estadunidenses ou nas que construíram carreira nos E.U.A., podia ter diversificado um pouco mais e senti falta de uma brasileira, porque temos pesquisadoras incríveis!

Mirele.Silva 27/03/2021

Didático
Apresenta as grandes mulheres cientistas de uma forma simples, linda e fácil.
As imagens são mto criativas e completas.
Recomendo!

ana piris 10/02/2021

Livro incrível
Eu adorei, fiquei muito inspirada com a história dessas mulheres, achei muito legal o quanto essas mulheres se esforçaram para atingir os seus sonhos, mesmo que na época, as mulheres não eram levadas a sério.

Nath 28/01/2021

Comprei esse livro na intenção de ler e repassar para alguma menina que precise de incentivo. Mulheres em STEM são realmente escassas e desvalorizadas.

Karol com kah 27/12/2020

Sem palavras para esse encanto de livro
Sensacional e maravilhoso, são adjetivos que não chegam aos pés para descrever essa preciosidade. Com ilustrações lindas recheado de mulheres reais e inspiradoras, esse livro conta um pouco da vida de mulheres tão fantásticas que ajudaram a revolucionar o mundo. Por muitas vezes foram as primeiras em um determinado campo ou tiveram que ir contra a família e sociedade para seguir pesquisando. É o tipo de livro que gostaria de ter lido quando criança.

Rayan GQR 07/12/2020

Uma coletânea de histórias muito interessantes e revolucionárias, dando reconhecimento a várias mulheres que fizeram grandes descobertas e avançaram o conhecimento, mesmo enfrentando as inúmeras adversidades que se apresentavam.
Cheio de ilustrações e com uma escrita didática e simplificada, é acessível a uma ampla variedade de idades, conhecimentos técnicos, etc.
Dá muita vontade de ler mais sobre as vidas e descobertas dessas cientistas, anotei várias para pesquisar a fundo.
Uma leitura muito legal para inspirar, dar reconhecimento e mostrar essas diferentes e interessantes histórias.

Truga 02/12/2020

Gostei muito. Me arrependo de não ter lido antes. Indico demais.
Gente seguinte esse livro é um pouco diferente do que vocês tão acostumados aqui. Ele é escrito e ilustrado pela mesma pessoa, Rachel Ignotofsky.

Cada página tem uma cientista e o livro segue uma ordem cronológica, a primeira mulher é Hipátia (~ ano 400) e a última Maryam Mirzakhani (1977-2017), primeira mulher a receber a medalha Fields (equivalente ao Nobel da matemática), em 2014.

Todas as páginas contêm uma citação que em geral é da cientista (poucos são os casos que é alguém falando da cientista). Também, nas margens do livro há diversas curiosidades rápidas, como se fossem lembretes de como elas eram fodas.

O texto em si é uma minibiografia, na qual conta em geral o lugar onde elas nasceram e perrengues e/ou preconceitos que sofreram durante seus estudos. Depois é retratado a descoberta, invenção ou inovação que a cientista foi responsável e como ela impactou a academia e/ou nossas vidas cotidianas.

A escrita é simples, clara e objetiva. Ideal para uma leitura infanto-juvenil e para adultos fica um texto gostoso de ler, para um fim de semana assim tranquilo. Aprendi muita coisa e descobri que algumas histórias que eu tinha ouvido falar sobre descobertas não foram bem assim (exemplo da Jocelyn Bell e os quasares que rendeu um Nobel apenas para os homens orientadores).

Ao final do livro apresenta uma seção com mais mulheres na ciência e um glossário, ambos muito bem escritos e ilustrados.

RESUMO: indico muito, para todes, principalmente para crianças e jovens. Leitura divertida e importante, agrega demais.

IG literário: @trugaindica

vasilisamorozko 03/11/2020

Não Vou Ser Repetitiva
❝O principal bloqueio no caminho de qualquer progresso é e sempre foi a tradição inquestionável.❞

#7 - Já fiz resenhas de outros dois livros e vou escrever de mais dois com o tema mulheres inspiradoras então pra não ficar falando a mesma coisa vou dizer que esse livro é muito bonito e tem textos muito bacanas sobre as cientistas e que sim deveria ser lidos e divulgado para as crianças (ia colocar meninas mas vou ser abrangente) para que elas possam ver que sim, elas podem ser o que quiserem.

IsaMads 28/10/2020

Força feminina
Esse livro deveria ser mais divulgado, deveria ser lido para as crianças, para conhecerem as mulheres incríveis que o mundo teve o prazer de conhecer mas não deram o devido valor, que não foram prestigiadas e lembradas da maneira que deveriam. Incrível!

Naty 08/10/2020

Extremamente inspirador e admirável
Além de ser repleto de ilustrações incríveis de estilo único, esse livro conta de uma forma fácil, bastante variada e dinâmica a tragetória dessas mulheres que acabamos por saber tão pouco sobre, pela vida. Durante a leitura, encontrei-me com o coração palpitando bem acelerado (num ótimo sentido) por me dar conta do quanto de potencial eu posso ter para conquistar o que quer que eu queira na vida, apenas de saber as histórias dessas mulheres.
Plus: existe história de mulher atuante de toda área que você imaginar, sem falar em infográficos divertidíssimos e didáticos ?

marinaarost 16/09/2020

As cientistas
?|As cientistas|

? No post de hoje, trouxe uma resenha de "As cientistas" da Rachel Ignotofsky

Em "As cientistas" temos biografias bem resumidas, diretas ao ponto, retratando as conquistas dessas mulheres, dificuldades para concluir seus estudos e a formac?a?o delas.

O livro apresenta tais biografias, ale?m de uma linha do tempo, estati?sticas das a?reas de engenharia, cie?ncia, tecnologia e matema?tica. O livro tambe?m apresenta glossa?rio, fontes e um perfil da Rachel.

Eu gostei muito desse livro, adorei conhecer novas cientistas e saber mais sobre as que eu ja? conhecia!

? "Se as circunsta?ncias atuais da sociedade na?o admitem o desenvolvimento livre das mulheres, enta?o a sociedade precisa ser remodelada".

Espero que tenham gostado! Ja? conheciam esse livro??

1 | 2 | 3 | 4 | 5