Sempre vivemos no castelo

Sempre vivemos no castelo Shirley Jackson

Resenhas - Sempre Vivemos No Castelo

Souza160 04/05/2023

Confusão, chatices e veneno
Devo dizer que fui com muita sede ao pote, imaginando que a narrativa seria tão intrigante quanto a residência Hill. Spoiler: não é.
O ritmo lento e repetitivo tira a vontade de ler, não tendo qualquer tipo de ação até metade do livro, parece que as primeiras 100 páginas são só contexto e quando finalmente tem algo interessante, é corrido e confuso.
Os personagens não chegam a ser cativantes, identificáveis, talvez, mas não tem aquelas características que te fazem realmente se importar. Nenhum dos três principais é são e isso prejudica a narrativa, lançando informações contraditórias que são mal explicadas e deixando um ponto de interrogação no leitor, não de curiosidade mas apenas confusão sem sentido.
A grande revelação do final não é surpreendente, é algo que você espera desde a primeira página, é algo que, uma vez que você tem as informações básicas (mesmo que elas não sejam dadas ao leitor de bom grado), dá pra descobrir, o problema é que o livro é tão lento que até a revelação é...chata.
Acabaram meus sinônimos de chatice a essa altura.
Não recomendo.

LetAcia1104 01/07/2023minha estante
mas agora parando pra pensar, elas meio que mataram a família toda, essa privacidade nem é tão merecida rsrssrrs

gabytes 01/07/2023minha estante
Oii não lembro 100% mas tenho ctz que o envenenamento foi proposital sim, a merrycat planejou a morte de toda a familia pra viver sozinha com a irmã, por isso envenenou o açúcar pois sabia que a Constance não comia... Como ela era a principal suspeita, chegou a passar por um julgamento mas não havia provas o suficiente então foi inocentada.
O resto depende da interpretação, pra mim a Constance continuou cuidando da irmã sociopata e do tio (que sobreviveu o envenenamento com sequelas) por simples amor, e por algum outro motivo que não sabemos a respeito da família (o pq da merrycat tê-los matado)

gabytes 01/07/2023minha estante
E quando o tio julian morreu de ataque cardíaco elas estavam escondidas nos arbustos esperando as pessoas irem embora, só não lembro se elas sabiam onde ele estava

Camila1856 22/10/2023minha estante
A Marrycat que causou o incêndio, usando o cachimbo do primo e meio que incriminando ele. Elas sabiam que o tio estava no quarto, mas acharam que ele não iria perceber nem ser atingido pelo incêndio acontecer no segundo andar e longe da cozinha (o quarto do tio ficava ao lado da cozinha) tanto que o medico diz que ele morre do coração (?)

LetAcia1104 23/10/2023minha estante
eu entendo mas tipo, a marrycat tava falando que era bom que o tio julian gostava de calor e ele ficou preso no incêndio..

Camila1856 24/10/2023minha estante
Ela é psicopata haha E matou a família inteira, cumprindo o objetivo dela que era ficar só ela e a irmã. Pra ela acho que ficou bem bom.

Luiza 20/10/2022

Nada de interessante
Para falar a verdade achei que fosse um livro de suspense. Eu li a sinopse e vi o nome da autora e lembrei de um outro livro dela. A sinopse me pareceu interessante, quando fui procurar mais para saber do livro descobri que não é suspense. Esse livro não foi uma experiência muito boa. Um livro parado, sem nada de interessante.
Ich heiÃe Valéria 20/10/2022minha estante
Eu não li esse. Mas me frustre demais lendo o da casa na colina.

Ich heiÃe Valéria 20/10/2022minha estante
Frustrei*

Saraaaaah 16/01/2021

Eu gostei do livro, gostei dos personagens, do ambiente, mas eu tenho que admitir que eu esperava mais por ter lido um livro cuja a personagem principal amava esse livro.

Carlinha 02/02/2021

É o segundo livro da autora que leio e achei a narrativa bem parecida.
Envolvente, simples e gostoso de ler.
Sem surpresas, sem reviralvoltas e sem finais extraordinários.
Diria que é um romance infanto juvenil, eu gosto bastante pra desafogar a ressaca literária.
Sempre vivemos no castelo é o dia a dia de Merricat que narra toda a história.
Os dias dela são uma rotina bem metódica. Ela vive em seu mundo próprio, com suas crenças e ilusões.
É um livro curtinho, então vale a pena a leitura.

Milena.Saleh 04/10/2023

Este livro, descobri depois de ler, é considerado um clássico nos EUA e é leitura obrigatória no ensino médio de lá. Fala de uma família de 3 pessoas que se comporta de forma estranha, com muitos distúrbios psiquiátricos envolvidos, o difícil é descobrir qual ocorre em quem, já que somos apresentados a apenas um ponto de vista e não sabemos o seu grau de confiabilidade. Acho que dizer qualquer coisa a mais que isso, inclusive a própria descrição do livro aqui no Skoob, é spoiler! Recomendo a leitura, é bastante interessante.
Michela Wakami 09/10/2023minha estante
Está na minha lista de desejados!?

MaF3r 04/02/2024

Um livro confuso e reflexivo
Eu normalmente adoro livros confuso e que não dão muitas explicações no decorrer da história, contudo esse acabei não me conectado, acredito que por conta da escrita da autora.

Gosto da maneira que ela constroe os diálogo que normalmente seriam tensos, como uma simples conversa (acabando por fazer os leitores pensarem "como assim vc tá calma?"). Porém realmente a falta de informação pra conduzir a hisotira foi bem prejudicial pra mim (principalmente as falas sem definição de quem esta falando, pois não é possível "pegar" a informação na descricso/ambiente)

Esperava uma história de terror paranormal e suspense, recebi um certo suspense psicológico, que está longe de ser uma surpresa ou que te deixa curiosa pro final. O livro está mais pra uma ambientação do suposto cotidiano da época dark/gótica, que traz reflexões do trauma que um ser humano pode levar. Claro com inserções paranormais/mágicas como uma "explicação", que pra mim está mais pra uma ambiental muito bem detalhas e lúdico.

Thalita.Sousa 05/03/2021

Escrita fluida, agradável e peculiar
O que mais me chama atenção nesse livro é o fato de a autora conseguir transitar tão facilmente entre os pensamentos bizarros e cruéis dos personagens e, logo em seguida, trazer uma narrativa alegre, inspiradora e agradável (cada vez que lia ?Eu te amo, minha Constance? eu suspirava ??).
Em vários momentos eu li sorrindo e, apesar de tudo o que se passa no livro, fica uma sensação de felicidade. A relação entre Merricat e Constance é repleta de carinho e dá um quentinho no coração.
Eu adoro a escrita da Shirley e achei que essa leitura foi peculiar e totalmente original. Nunca tinha lido nada parecido e amei!

Paulascrap 29/03/2021

Excelente leitura!..
Sempre Vivemos no Castelo de Shirley Jackson .🌟🌟🌟🌟.

"Essa é uma das meninas dos Blackwood" ouvi um deles anunciar em voz aguda, zombeteira "da Fazenda dos Blackwood", "uma pena o que aconteceu aos Blackwwods"

👻📖 A história de uma familia marcada por um passado sinistro será narrado Merricat Blackwood de 18 anos.

👻📖 Sete membros da família moravam na Fazenda dos Blakwood, até 4 deles serem assassinados em um janar, após consumirem açucar com uma dose fatal de arsênico.

👻📖 Merricat não jantou naquela noite por estar de castigo, tinha apenas 12 anos tio Julian sofreu grandes limitações se tornando inválido em uma cadeira de rodas, e Constance a mais velha,, foi julgada e inocentada do crime,, embora nunca tenha sido absolvido pelo pacato vilarejo.

👻📖 Os três viviam enclausurados na Mansão, sendo Merricat o único morador a ir a cidade para pequenas compras, não sendo uma jornada fácil enfrentar o bullyng dos moradores.

👻📖 Esse isolamento será quebrado com a visita do primo Charles filho de Arthur Blackwood, e a cumplicidade das irmãs será quebrada e muitas cisas estranhas irão acontecer dentro e fora da mansão.

👻📖 Até o desfecho teremos dúvidas sobre o real assassino da família, bem como se as coisas presenciadas são reais ou fantasmagóricas, em um cenário sombrio muito bem criado pela autora, uma leitura muito fluida, com uma escrita peculiar que mexe o psicológico do leitor, deixando questões a serem refletidas em busca de respostas.

👻📖 Shirley Jackson foi minha melhor surpresa de 20202, assim como assombração na casa da colina, o livro envolve em um cenário único criado pela autora, sem uma fórmula pronta,,, exigindo assim a participação do leitor em seu desfecho, que pode não agradar muitos mas se tornou uma das favoritas da minha estante.

🎬Adaptação

We Have Always Lived in the Castle : Merricat (Taissa Farmiga), Constance (Alexandra Daddario) e seu tio Julian (Crispin Glover) vivem isolados do mundo depois de passarem por uma tragédia familiar seis anos antes. No entanto, um primo chega na casa com o objetivo de roubar a fortuna com a ameaça de um terrível segredo.
Ainda não consegui assistir o filme mas pelas imagens parece ter captado bem a história criada pela autora.. se alguém já conferiu a adaptação deixe aqui sua impressão nos comentários.

Já conhecia a autora? Já leram ou assistiram a série e filme baseados em suas obras?

#romancegótico #shirleyjackson #semprevivemosnocastelo #assombraçaonacasadacolina #bookstagramprasempre

caru 23/04/2021

Diferente de tudo que já li!
Confesso que não esperava muita coisa desse livro e li sem saber do que se tratava, me surpreendi demais.
Os personagens são muito peculiares, a história é envolvente e gostosa de ler.
A leitura flui de maneira rápida e fácil, e a escrita é linda.
Recomendo demais!!!

jfs_ 22/05/2021

Vale a pena conhecer
Leitura obrigatória para os amantes do horror. Shirley Jackson deveria ser conhecida por todos que gostam do gênero. Um livro que me pegou de surpresa. Recomendo.

Ludymilla6 17/11/2021

Não consigo definir se gostei ou não do livro. Ele é muito bizarro, os diálogos, as personagens, os eventos... me parece que essa bizarrice do livro é intencional.
Sobre os personagens:
Fiquei confusa com a Marricat, ela é uma criança ou já é adulta?? Porque ela age como se fosse uma criança, mas da a entender que ela já é mais velha. Além disso, ela parece controlar a Constance o tempo todo, de um jeito de ter a Constance só para ela.
O primo Charles é um insuportável e babaca.

Duda 27/06/2022

Foda. Aliás, o filme desse livro é bem legal.

É preocupante que este seja um dos meus comfort book? Talvez.

Mas tá aqui porque eu adoro a escrita de Shirley Jackson e umas de minhas principais referências ao escrever.

°1987° 26/07/2022

A forma que o livro é narrado, os adjetivos usados, os acontecimentos descritos, tudo é tão sufocante, que te trás um certo incómodo. Mas ao mesmo tempo a narrativa te prende e você quer saber mais sobre as irmãs Blackwood e os acontecimentos que as cercam. Acredito que esse é um livro que soube construir o que queria transparecer de uma forma estranha e difícil de explicar, ele consegue tornar o desconforto uma experiência marcante.