Em Águas Sombrias

Em Águas Sombrias Paula Hawkins

Resenhas - Em Águas Sombrias

HARRY BOSCH 09/08/2021

Em Águas Sombrias
Os personagens são bem construidos psicologicamente,mas achei o contexto fraco e em alguns momentos me perdi durante a leitura.

Polly 30/12/2020

Primeiro livro lido dessa autora e amei demaisss, super recomendo!!

Carlos Readings 29/09/2022

Um suspense de primeira linha, e muito, muito injustiçado
"Em Águas Sombrias", Paula Hawkins escreve uma história de suspense mirabolante e muito bem amarrada que construída que faz com o que leitor em nenhum momento queria interromper a leitura ou largar o livro. Por trás de uma investigação e de relatos de diferentes personagens, Hawkins cria uma narrativa agonizante, claustrofóbica e viciante para falar sobre as nossas falhas de memória, sobre as mentiras que contamos a nós mesmos para superar um trauma e do impacto que isso pode causar na nossa vida no futuro, além de mostrar o que somos capazes de fazer para esconder os nossos segredos mais íntimos e profundos. Hawkins também cria uma interessante abordagem sobre famílias disfuncionais, sobre estupro e de como, na maioria das vezes, a culpa é sempre jogada para cima da mulher.

Daniele 04/01/2021

A história em si não é de todo ruim, mas a quantidade exagerada de narradores confunde um pouco pois a cada capítulo você fica tentado lembrar quem é quem.
Eu esperava um final diferente sei lá, não é um livro que me fascinou igual ao outro título da autora.

Jéssica 12/01/2021

Razoável
É um bom suspense, mas chega a ser cansativo e repetitivo em grande parte da história. Do meio pro fim, só queria que acabasse logo, sabe? Ao todo nao é do tanto ruim, mas não sei se vale o tempo investido.

Brennda 03/10/2022

Em águas sombrias
Um pouco difícil de acompanhar no início devido ter muitos personagens diferentes em épocas diferentes, porém se persistir um pouco se revela um livro bom e com final surpreendente comparado com o restante da história.

Thabe 22/01/2021

O poço dos afogamentos
"...um lugar que ela havia evocado, um local para mulheres perseguidas, problemáticas e desajustadas que haviam infringido os decretos patriarcais...".
Pode parecer confuso, mas você logo entenderá os detalhes e as visões da cada personagem, sobre as histórias que são contadas, indo do passado para o presente.
Dividido em 4 partes, você fica tomado pela ideia do qual é a sensação que este livro me traz? Tristeza, raiva, nojo, incerteza da humanidade, amor?
Só lendo.

Sthef 23/01/2021

Que final foi esse????
A história é, de fato, muito interessante e mesmo com a desorientação que tantos personagens introduzidos podem causar para trama, prende completamente a atenção e desperta curiosidade.

Michael.Pires 25/01/2021

Suspense que prende a atenção
Li críticas que diziam que a quantidade de narradores que contam a história (são cerca de 10) e o vai-e-vem no passado e presente, tornavam o livro complexo e difícil de acompanhar. A minha opinião é totalmente ao contrário disso, acho que o grande diferencial e o que prende a atenção à história é justamente o fato de poder juntar as peças colhendo-as de várias fontes e entendendo-a sob os vários ângulos ao longo do tempo.

Bea 09/02/2021

Surpreendente
Esse não é aquele livro que me prendeu do início ao fim, mas foi na terceira parte que o trem pipocou. A partir dali eu não queria mais parar de ler e UAU ?

Eu sou suspeita de falar porque esse é, sem dúvidas, meu gênero favorito.

O livro seguiu uma linha que eu não imaginei, estive totalmente perdida nos primeiros capítulos, mas depois as amarrações são perfeitas, tudo se encaixa e na última frase.... ah, a ultima frase, só leia quando chegar a hora.

Aline 10/02/2021

Uma leitura necessária
A escrita deste livro, é muito parecido com A Garota no Trem. A narrativa, a separação dos capítulos por PDV de cada personagem envolvido na trama e até os pontos de suspense. Entretanto, a temática do livro, nos leva a questionamentos existentes na nossa sociedade, ainda mais para mulheres. É um livro que questiona a nossa existência e a capacidade de enfrentarmos (nós mulheres-damas) nossos medo, inseguranças, capacidades e nossa demonstração de independência.
Faz-se necessário o julgamento de que podemos, e que somos capazes de muitas coisas, não somente de ficarmos a sombra de homens.
Vale a leitura!

Luna. Potter 23/10/2022

Livro Ok
Quando eu li a resenha pensei que seria ?O livro?. Ele tinha uma história boa com personagens misteriosos e cada um com os seus segredos. Porém no final eu não sei o que a pessoa estava pensando ao escrever o final? primeiro coloca a culpa em um, depois outro fala que matou e depois no final é outro? ?sinceramente não precisava disso.
A história tinha um potencial ótimo só que o autor acabou se perdendo no meio dos mistérios que eles mesmo criava ?

Aretta.Brand 19/03/2021

Cuidado com superficiais muito calmas .
Demorei um pouco para engrenar nessa leitura, meio confusa no começo, muitos personagens e muitas histórias...mas depois você vai ligando tudo e se familiarizando com cada personagem.
O enredo se passa em cima de um suposto caso de suicídio no Poço dos Afogamentos, um local onde já houve outras histórias desse mesmo acontecimento com mulheres. Aborda temas como o abuso sexual, bullying, suicídio, traição e rejeição. Um suspense psicológico que te intriga e te surpreende com muitas reviravoltas.

Jaque - Achei o Livro 11/06/2018

Para todas as encrenqueiras
Paula Hawkins tem o dom de criar personagens que não cativam, que o leitor não consegue ter afinidade justamente por torná-los tão humanos e reais com seus defeitos e manias.
Esperei muito por esse livro depois de ter lido A Garota no trem, gênero que faz minha cabeça totalmente mas quando começou a sair as primeiras resenhas perdi um pouco da empolgação. Foram tantas pessoas dizendo que o livro era confuso, que o excesso de personagens tornava a estória cansativa e etc que no fim fui deixando pra depois.
Agora venho dizer que não tem nada de confuso nessa estória. Tem sim vários personagens mas cada um com sua importância para o desenvolvimento do trama e foi a quantidade de estórias paralelas que tornou o livro mais interessante, pois conhecemos a mesma por vários pontos de vista diferentes.
Todos eles tem motivos, todos eles escondem segredos. Qualquer dificuldade em identificá-los, basta algumas poucas anotações que rapidamente você os reconhece durante a leitura.
Não é um enredo arrebatador com um final chocante, porém a trama é muito bem desenvolvida, tanto a narrativa quanto os diálogos são simples e descomplicados, permitindo que o leitor interaja facilmente com os personagens.

Os capítulos são curtos e divididos em narrativas diferentes, algumas em primeira pessoa, outras em terceira. Temos também uma variação de tempo e algumas partes em que a narrativa se apresenta em forma de conto de um livro.

Jules volta pra cidade natal após a morte da irmã e se torna responsável pela guarda da sobrinha, quem nunca conheceu. Ela e a irmã não se falam há muitos anos devido à magoas do passado que nunca foram esclarecidas.
Com um intervalo de morte de apenas 2 meses entre a Nell e a Katie no mesmo lugar, algumas pessoas começam a achar que pode haver algo mais relacionado à essas mortes que apenas coincidência.
O Poço dos afogamentos têm várias estórias de suícidio para contar e era sobre isso que Nell estava escrevendo quando morreu.
Se as mortes têm relação uma com as outras ou não iremos descobrir e tirar nossas próprias conclusões durante as narrativas intercaladas, que muitas vezes irão deixar mais dúvidas que esclarecê-las.
Ainda que o final não tenha me pego de supresa, eu gostei. O que diminuiu a nota foi a falta de explicação para dois personagens. A autora dá a entender mas não esclarece, algo que agrada uns leitores mas desagrada outros como é meu caso.
Enfim, gostei do livro como um todo, da maneira como foi narrado até a profundidade dos personagens. A gente sabe que o livro é bom quando você não se apega à nenhum personagem e mesmo assim gosta da estória.
Recomendo! Paula Hawkins tem uma leitora fiel aqui.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2018/06/em-aguas-sombrias-paula-hawkins.html