Nossas noites

Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

Mands 05/09/2021

Bem simples
É um livro fofo , mas dá um sono . Achei os personagens cativantes até certo ponto , algumas atitudes que eles tomam no final me desanimou .

Apesar de tudo é um livro aconchegante e rápido . Mas pra mim poderia passar despercebido sem problemas .

Bart 05/11/2021

Nossas Noites
*Kent Haruf*
Editora Companhia das letras
Ano 2017 / 160 pág.
?????
Bora falar de livro!!
Que livro massa!! Um romance gostoso e maduro de se ler, não tem meio termo... nem fica de enrolação!!
A história já começa numa bomba logo nas primeiras linhas:
Addie Moore, uma senhora viúva, resolveu ir na casa de Louis Waters, um setentão, também viúvo, ela tomou coragem e resolveu propor algo... "Você gostaria de ir lá em casa e dormir comigo?" ... É desse jeito!! A mulher não tem papas na língua!!
Louis fica meio desconcertado, mas Addie emenda logo, "Já que estamos tanto tempo sozinhos, seria bom, termos alguém do lado na hora de dormir, poder conversar, sentir que não estamos a sós." ... daí a história começa... da mesma forma que  você começa a ler ?!!
Que leitura gostosa!! ??NÃO tem descrição de sexo!!??
O livro fala de como certos sentimentos podem impulsionar o ser humano a ter atitudes que vão melhorar a si. Fala de reconhecer erros, de curar feridas antigas, de estar bem consigo mesmo. Não é uma história que o outro briga com monstros impossíveis p/estar com o seu par no final... Nada disso!! É algo  bem mais palpável, simples e talvez por isso que é tão agradável de ler. As personagens em volta dos protagonistas são interessantes, aguardem por Jamie, neto de Addie (não falo mais nada ?) chegar na história!!
O livro é tão bom que terminei e não acreditei... queria mais kkkkkkk. Bem curtinho, dá p/terminar em horas. Tem um filme desse livro no Netflix, com o mesmo nome!! Por causa do livro eu sei que vai ser bom!!

Por último - o título original ficaria show em português "Our Souls at Night / Nossas Almas à Noite"... que massa!! O livro é isso!!
Espero que sua experiência com esse livro seja tão boa quanto a minha!! Ótima leitura p/você!! ?
??
?VAI LER UM LIVRO?!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??

Rayssa A 05/04/2023

Bem levinho... ?
Livro bem rápido de ler, foi legal acompanhar a construção da relação de companheirismo dos dois, por mais simples que seja, os personagens são bem cativantes, porém o final não me agradou... ??

Bruna 26/02/2024

Tocante!
Quando comecei a ler esse livro não achei que o acabaria chorando mas já era de se esperar.

A história é sobre Addie e Louis, dois velhinhos em seus 70 anos que não se conheciam direito mas encontram companheirismo e amor juntos.

Essa história é sobre coragem, sobre como a comunicação é importante na criação de um novo relacionamento.

O final me surpreendeu demais, não esperava que esse livro tão carinhoso fosse ir naquela direção... Chorei e não nego, mas estou feliz por ter encontrado esse livro.

LAPLACE 15/06/2017

Singelo e Delicado
Addie Moore e Louis Waters estão sozinhos há muito tempo, desde que seus filhos foram para a faculdade e seguiram com suas vidas, e seus cônjuges faleceram. Vivendo uma vida solitária, monótona, cada um em sua casa, eles tomam uma atitude quando ela o procura e sugere que o vizinho durma algumas noites em sua cama, apenas para que tenham a companhia um do outro e com quem conversar.

Não demora para que ambos se tornem o assunto mais comentado da pequena cidade Holt, e as fofocas chegam aos ouvidos de seus filhos, mesmo eles estando há quilômetros de distância, e toda a paz que construíram na companhia um do outro começa a sofrer abalos.

As suposições e críticas são muitas, seus próprios filhos não aprovam esse tipo de comportamento, porém Addie e Louis viveram tempo demais preocupados com a opinião dos outros para se deixarem derrotar agora, e vão lutar para continuarem assim, principalmente após Jamie, neto de Addie, ir morar com a avó por uma temporada e ambos repararem que a companhia deles faz muito bem ao garoto na difícil fase que ele está passando.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro.

***

Esse não é um livro que chamaria minha atenção logo de cara, a capa ou título não me despertaram o interesse, e não tive a oportunidade de procurar por resenhas e avaliações no Skoob, pois na época ainda seria lançado e não havia nada sobre ele. O que me conquistou na obra do Haruf foi a sinopse. Não há nada de extraordinário nela, é como toda sinopse de um romance, que traz uma breve explanação de como iniciou o envolvimento do casal, mas há um detalhe ali: os protagonistas.

Addie e Louis não são dois jovens que acabaram de se conhecer, apaixonaram-se perdidamente à primeira vista, e estão lutando para ficarem juntos. Eles são dois idosos, que viveram suas vidas em plenitude, e que procuram uma forma de passarem os poucos anos que lhes restam na companhia de alguém, sem que isso signifique casar ou entrar em um novo relacionamento amoroso. Esse livro traz, exatamente, o tipo de romance que eu gosto: um romance que não explode da noite para o dia, mas sim é construído aos poucos.

São incontáveis os livros que nos mostram como um casal ficou junto, as dificuldades que enfrentaram até se acertarem, e fica subentendido ao término da última página que eles viveram felizes para sempre. Mas o que vem depois? É exatamente isso que o Kent explora, ele mostra que não há idade para amar, e que uma história sobre um casal na casa dos 70 é tão interessante - ou até mais - quanto uma trama sobre um casal de 20 e poucos anos.

A narrativa é bastante parada, resume-se a basicamente às conversas dos protagonistas momentos antes de adormecerem todas as noites, todavia, não é cansativo. O autor construiu uma trama com uma singeleza e delicadeza tamanha, que você não sente falta de capítulos com ganchos emocionantes no final, ou de grandes reviravoltas ao longo das páginas. Os capítulos bem curtos ajudam a leitura a fluir também.

Nós nos afeiçoamos a Addie e Louis de tal maneira, que é como se eles fossem nossos avós e estivessem nos contando a história de suas vidas a cada noite, antes de nos colocarem para dormir. Nós simplesmente queremos sentar e ouvir o que eles têm a dizer. A própria construção do texto favorece isso, ele é narrado em terceira pessoa e não há distinção entre ação e diálogo, está tudo misturado - o que pode fazer com que o leitor leve um tempo para se adaptar -, é como se alguém estivesse lendo um livro para nós, inclusive as falas de cada personagem.

É um livro encantador e delicado, são pouquíssimas páginas, você consegue lê-lo tranquilamente em uma tarde.

Robert Alvees 01/02/2023

????????
Addie é uma viúva de setenta anos que vive sozinha há muito tempo. Cansada da solidão, vai até a casa de Louis, seu vizinho também idoso, para fazer uma proposta: que passem a dormir juntos. Não, não envolve sexo. É uma questão de companhia, de ter um corpo quente ao seu lado durante a noite e de ter alguém com quem conversar. Surpreso com a iniciativa dela, afinal, nunca foram realmente amigos, Louis aceita a proposta e começa assim uma relação doce que sofre com comentários maldosos dos outros habitantes da pequena cidade onde moram.

Os trechos preferidos são os que Addie e Louis conversam sobre suas vidas e podemos conhecer o passado deles e o que os levou a serem as pessoas que são no presente. Não são vidas extraordinárias e nem mesmo realmente felizes, sentimos que eles finalmente passam a experimentar juntos. E isso nos leva a refletir sobre nossas escolhas: Será que estou caminhando para onde realmente quero chegar ou só estou me contentando com o confortável e conhecido?

Um dos pontos que mais gostei de Nossas Noites foi o casal protagonista ser fora do padrão. São pouquíssimos os enredos em que os personagens são idosos e são o foco. Esse é um livro para fugir da zona de conforto literária ao mesmo tempo que é uma história extremamente cotidiana e rotineira.

Yago 03/05/2021

Nunca é tarde (?)
Com narrativa simples e leve, a história nos faz conhecer Addie e Louis, um casal de senhores... aventureiros, digamos.
Não darei spoiler, claro, mas a história deixa uma lição bifurcada. Tome o caminho que preferir:
- Nunca é tarde para começar algo e esquecer o que os outros pensam de você e apenas viver;
- ou faça o mais cedo possível para não precisar abrir mão do que quer e quem és por outros.

mairesse 25/01/2022

our souls at night
?Eu gostaria de saber se você consideraria vir à minha casa às vezes para dormir comigo. [?] Quero dizer, somos dois solitários. Estamos sozinhos por muito tempo, muitos anos. Estou solitária. Gostaria de saber se você viria e passaria a noite comigo?

SPOILERS****

Assim começou a história de Addie e Louis. Os dois se encontravam durante a noite e conversavam. Falavam sobre a vida e seus sonhos antigos. Estava tudo indo bem, até que o neto de Addie foi passar uns dias na casa da avó. Os três se divertiram um bocado.
Louis se preocupava com o garoto. Eles adotaram uma cachorrinha. Ela fazia companhia ao garoto, e eles acabaram se dando bem.
Gene, o filho de Addie, foi buscar o filho uns meses depois. Ele estava furioso com sua mãe e o novo companheiro. Ele proibiu Addie de ver Louis.
Os dois continuavam se encontrando, mas um dia Addie teve que ceder. Ou ela parava de ver Louis, ou não veria mais o neto. Addie sofria com a separação, sentia falta de seu companheiro. Aquele com quem compartilhava afeto e bons momentos.
Addie acabou quebrando uma costela, então Gene a levou para o hospital da sua cidade. Louis foi visitar ela lá, mas Gene não deixou ele ficar muito. Os dois se despediram novamente.
Agora os dois estavam longe, mas o carinho permanecia. Eles recomeçaram novamente. Ficavam em ligação todas as noites, percebendo cada vez mais, que não há idade para o amor.

PedroSF 30/12/2022

Um confort book
Se tem um adjetivo que pode definir esse livro, seria o de confortável. Com a trama de uma amizade e amor de um novo casal de velhinhos, o autor consegue construir um romance muito simples, porém que quebra paradigmas e mostra que podemos continuar vivendo e construindo novas oportunidades e histórias, mesmo que todos em volta não acreditem nisso. O recomeço sempre é uma possibilidade.

Paloma.Lohane 16/01/2022

4,5 ? e favoritado ?
O único motivo para eu ter tirado meia estrela é que eu queria que o final fosse diferente. Fora isso, o livro é perfeito, fofo e aqueceu meu coração. Ri e chorei.
Não esperem uma história cheia de ação e aventura de um livro cujos protagonistas têm mais ou menos 70 anos.
Nunca fiquei tão boiolinha por um livro antes.

Mandark 15/06/2023

De volta à cidade de Holt...
Eu não estava preparado para voltar pra Holt. Imaginei que Holt tinha ficado para trás assim que fechei o terceiro e último volume da Trilogia da Planície. Mas então eu me deparo com o último livro escrito pelo Haruf e sou novamente arrebatado por mais uma história intensa, recheada daqueles silêncios tão significativos, daqueles diálogos simples e tão reveladores e de personagens tão marcantes que é impossível esquecer ou deixar de lado. Holt em toda a sua grandeza. Uma história simples e direta sobre o envelhecer, o luto, o perdão e as segundas chances. Estou completamente arrebatado por cada pequeno detalhe dessa obra que mais uma vez transformou um pouco minha percepção de mundo. Uma história que me trouxe esperança e dor. O final é agridoce e carregado de um pesar difícil de engolir, mas isso não tira toda a beleza de mais uma obra de arte do Kent Haruf. Na verdade, só torna tudo ainda mais humano e real. Haruf é um escritor que me enche de inveja, pois escreveu tudo aquilo que eu sempre sonhei em ter escrito. A jornada é tudo em mais uma visita nas imediações do pequeno condado de Holt.

Renata1004 09/11/2020

Esse livro estava na minha lista de leituras há bastante tempo indicação da @Brumiranda, e que coisa mais fofa. O livro é bem curtinho, e passa sua mensagem de forma muito completa.
A premissa é que dois idosos, ambos viúvos, que são vizinhos há bastante tempo tem dificuldades para dormir, pois foram casados durante quarenta e poucos anos e é estranho dormir sozinho depois de tanto tempo. Addie Moore faz a proposta inusitada para seu vizinho Louis Waters, para ambos dormirem juntos, apenas para que tenham companhia para conversar, até o sono chegar.

Esse livro me deixou bastante incomodada com o final, no sentido de até que ponto os filhos podem interferir na vida dos pais ... (Claro que existem vários vieses nessa questão, mas não estou considerando situações problemáticas).

Tem adaptação na netflix, mas é bem diferente em vários aspectos do livro.

site: @leioequeromais

mayalarue 29/09/2020

leve
eu precisava de um livro pequeno e reconfortante para depois retornar às sagas de fantasia e distopia
e eu simplesmente me apaixonei nessa história, por mais normal e corriqueira que ela tenha se tornado
Addie e Louis e Jamie e Ruth e a Bonny iram ficar no meu coração por mais um tempinho