Nossas Noites

Nossas Noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

Machado 21/08/2020

Livro simples com uma leitura boa e bem fluida, mas a história é bem morna. A história de dois idosos viúvos que vão se conhecendo a contra gosta da família, mas o fim é superficial e não surpreende.

Soraya.Utsumi 05/08/2020

Doce
Neste livro Louis e Addie são dois amigos idosos, que perderam há algum tempo a esposa e o marido, respectivamente, e decidem passar a noite juntos na cama conversando, para afastar a solidão.

Na verdade, Addie um dia perguntou para Louis: quer dormir comigo? Mas era um convite inocente, eles tinham apenas diálogos de madrugada.

Com o tempo ambos descobrem que mesmo tendo mais de setenta anos o amor pode surgir e que esse não é um privilégio somente dos jovens.

Mas os vizinhos começam a comentar porque eles estão dormindo juntos e há uma rede de conflitos que envolve também o filho de Addie.

É um livro bem curto e com mensagens significativas. Gostei muito das conversas, como os personagens refletem sobre certos aspectos da vida e como o amor pode ser doce e inédito.

Taís 31/07/2020

De aquecer o coração
Uma leitura leve, tranquila e que faz o coração ter esperança de que as coisas melhores e que em meio ao que parecia uma vida sem mais emoções as coisas podem mudar para melhor.

Helyanny 31/07/2020

Pra aquecer o coração numa noite de insônia e enxaqueca
Delícia de história, daquelas que te prendem no primeiro parágrafo! De-vo-rei

|Cinara| 29/07/2020

"Então fiquei pensando se você gostaria de ir pra minha casa à noite e dormir comigo. E conversar. "

Ameii o livro e o filme com o Robert Redford é perfeito!

Davi 17/06/2020

Um livro sutil, singelo
Haruf escreve uma prosa singela sobre um casal inesperado e o impacto que isso gerará. Poderia ser mais profundo, menos didático, mas é um livro a ser lido sem maiores pretensões.

Amanda Salomone 13/06/2020

Our souls at night
É um livro curtinho e escrito de forma simples. Me fez pensar muito no processo de envelhecer, na solidão da velhice e na tendência de infantilizar e "assexualizar" os idosos.
Apesar de não ter gostado muito do final, eu entendo que ele seria algo possível de acontecer na realidade porque as pessoas são horríveis com muita frequência.

Cris Aragão 06/06/2020

Uma história simples, um livro curtinho que dá pra ler de uma sentada. A história é contada basicamente através dos diálogos dos personagens, poucas descrições mas eu não achei superficial. Bonito e humano.

Juliana @julianaaf 05/06/2020

Addie e Louis são vizinhos, ambos idosos e viúvos. Resolvem passar as noites juntos para aplacar a solidão.

Um livro extremamente sensível e encantador, tratando de algo que é pouco tratado: a solidão na terceira idade. Leitura bem levinha e completamente apaixonante.
Barbara ð» 05/06/2020minha estante
Também senti o mesmo. Aqueles livros que dão uma calmaria.

Juliana @julianaaf 05/06/2020minha estante
Lindo, né?

Rach 01/06/2020

Amor de velho
Uma história de amor fofa de dois idosos com 70+. É um livro de amor terno, com algumas reflexões muito interessantes para lembrar os mais jovens que alguns medos de nada valem quando o tempo passa.

Ingrid Muguerza Prá 21/05/2020

Busquei esse livro após ouvir um episódio do podcast da Companhia das Letras sobre ele. Fui com expectativas muito altas por causa dos comentários, o que acabou causando uma leve decepção. Mas foi uma leitura gostosa,
rápida, como foi dito que seria. Com certeza não foi uma história marcante, mas acredito que voltarei a esse livro daqui alguns anos. Ele depende muito dos momentos que passamos na vida para lermos de formas diferentes e, talvez, não tenha sido o meu momento ideal. E, mesmo assim, recomendo a leitura dele. Sem grandes expectativas.

yomaeli 20/05/2020

"Vou aproveitar as nossas noites juntos. Até quando elas durarem."
O livro conta a história de Annie e Louis, dois septuagenários que são viúvos e moram sozinhos, até que um dia Annie faz a seguinte proposta a ele: que durmam juntos todas as noites, apenas isso, para que assim ela consiga espantar um pouco da solidão.

Vemos como essa ação se desenrola e quais são os impactos nos dois protagonistas - assim como na vizinhança curiosa e na família de Annie.

É um retrato muito sensível sobre a solidão na velhice, sobre segundas chances, sobre amor, sobre descobertas mesmo quando não se achava mais possível ter. Uma temática muito importante sobre idosos, que não é assim tão trabalhada nos livros contemporâneos.
E o final, ah, esse acabou comigo.

"Nossas Noites" é lindo e encantador. Com toda certeza se tornou uma das minhas obras favoritas.

Luciana.Valentim 07/05/2020

Leve e doce.
Um livro simples, com idosos mostrando que se tem muito pra viver e não importa a idade, que não precisamos e nem devemos viver sozinhos.

Amanda.Assis 03/04/2020

Lição.
Eu aprendi tanto com esse livro, tanto que fiquei chocada pq não esperava nada dele. Doce, sutil, verdadeiro e calmo. Uma leitura que recomendo.
Você sente o que os personagens sentem, você pensa em como é difícil ser um casal, ter uma família e como são imaturos suas brigas com seu companheiro em tempos atuais.
Um livro para refletir sobre a solidão das nossas noites.