Nossas noites

Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

Gabms 27/09/2023

Velhice, solidão e amor...
Se eu tivesse que escolher três palavras para definir esse livro, com certeza seriam essas.

"Nossas Noites" é um romance leve e delicado sobre a relação peculiar entre dois idosos, Addie e Louis. Tudo começa quando Addie aparece subitamente em frente a casa de Louis e o convida para dormir com ela. O objetivo não é ter experiências sexuais com Louis, mas dividir com ele o vazio que a noite provoca e conversar sobre as mais diversas coisas.

Aos poucos, a relação dos dois vai tomando outra forma e eles percebem que é possível dar uma segunda chance à um amor não convencional.

É um livro bem parado, sem grandes reviravoltas. Se você busca por uma história agitada e cheia de plots, esse livro não é pra você. Assim como a vida, o livro começa e termina do nada, então se você gosta de finais bem elaborados e bem amarrados, pode ser que essa leitura não te agrade tanto.

Anne727 18/09/2023

A solidão como consequência da velhice?
Um assunto pouco falado mas que existe. A solidão que acompanham as pessoas mais velhas é real!

E o quanto existe o preconceito do egoísmo da maioria de todos nós de julgarmos os novos começões, as novas chances, novas amizades e novos amores das pessoas de mais idade, pelo simples fato de ?a idade não condizer mais?

Mensagem linda e super importante para que a temática seja mais conhecida ????

Rfgaugustin 12/09/2023

Lindo livro.
Aborda a solidão do envelhecer e a possibilidade de segundas chances.
Aborda a resignação perante o egoísmo e crueldade de familiares também.
É uma narrativa sobre companheirismo, amizade e o apaixonar-se, temas universais.

Fiquei sabendo que tem filme, o que despertou minha curiosidade.

Bem bacana.
Gabms 23/09/2023minha estante
O filme é muito fofinho!

Estante do Papai 11/09/2023

Estava lindoooooo....
Francamente, tudo ia lindamente bem... mas francamente...
Livros muito curtos tem este problema: acabam do nada e, nesse caso, por um caminho que não me satisfez. Mas vale a leitura!

Danuza3 31/08/2023

O companheirismo
Que escrita boa, leve, constante e intencional. Mesmo não concordando totalmente com certos quesitos expostos, e uma coisa aqui e ali que foram de certo uma questão, devo dizer que me impressionou...A delicadeza dos sentimentos, a maneira trazida é boa. Agradável. Rápida.
Aqui encontramos dois idosos que por conta da vida se encontram sozinhos, em uma realidade onde os filhos já cresceram e seus respectivos companheiros já se foram. Eles se encontram sós, e é isso, apenas isso.
Neste livro lidamos com uma perspectiva cheia de solidão e necessidade de coisas ao qual as vezes esquecemos que de fato temos conosco. Porém, devo dizer que o companheirismo reavivar, o entusiasmo esquecido se tornam parte de do cotidiano, do dia pós dia de duas pessoas que encontram companhia naquele que também faltava.

Luiza2030 27/08/2023

Muito bom!
Não tenho palavras para descrever o quão bom é esse livro. Foi uma leitura tão agradável e eu com certeza vou ler esse livro de novo, sem falar que eu chorei sem parar. Amei a dinâmica do Louis e da Addie, eles são muito fofos.

37evertonn 14/08/2023

Não gostei
Livro conta a história de uma idosa viúva que se sente solitária e procura o seu vizinho viúvo para fazer companhia a ela durante a noite, isso mesmo, dormir com ela. Do "neida" ? eles vão se conhecendo e etc... e o final é bem fraco. Recomendo não.

Vivian.Tamires 04/08/2023

Um livro delicado e encantador
?O que vc pessoas vão pensar se vc fizer isso??

Quando um casal de idosos resolve passar as noites juntos para fazer companhia um ao outro, rumores passam a surgir e lidar com eles envolve sentimentos complexos sobre si e sobre os outros, sentimentos esses que ninguém sabe lidar muito bem até ter que enfrentá-los.

Isso é retratado no livro de forma simples, singela e apaixonante. Ao lê-lo começamos a nos colocar no lugar desse casal e a sentir o que eles estão sentido, desde o preconceito até o aprendizado e análise dos próprios sentimentos.

Sem dúvida é um ótimo livro!

natiimartinello 20/07/2023

Fofo, mas parado
O livro aborda uma ideia muito legal: dois idosos viúvos que começam a dividir as noites para fugir da solidão. As primeiras 80 páginas foram muito fofas e eu estava amando, mas dali pra frente, achei que faltou um clímax. Não teve tanta ação e o final me deixou bem decepcionada ?
Podemos interpretar que essa falta de ação é proposital, por se tratar da vida de dois idosos? Podemos. Mas EU senti falta de acontecimentos importantes.
Por fim, eu adorei os idosinhos, mas achei o livro mediano.

Luana 11/07/2023

Eu nunca tive 70...
Sendo assim eu não sei como pensa nem o que sente uma pessoa nessa idade, mas achei os sentimentos descritos muito possíveis e muito sinceros. Achei um final bem realista. Achei muito positivo o fato de não ser um romance bobo pois acho que não se encaixaria com os personagens. Muito gostoso de ler, poderia até ter mais páginas.

Lorrany 26/06/2023

Foi uma delícia acompanhar a vida e a rotina desses personagens. Um livro ótimo para sair da ressaca literário ou simplesmente para quem quer ler algo mais leve.

Thais645 25/06/2023

Sensível em poucas páginas
Não sei exatamente o motivo, mas quando se trata do assunto velhice, me gera muitos gatilhos, mas esse livro é muito sensível, eu gostei muito do jeito que foi escrito.

É um livro curto e apesar de ter uma escrita reconfortante, ele pode ser um pouco lento.

Mas geral é um livro muito genuíno para o tema.

Mandark 15/06/2023

De volta à cidade de Holt...
Eu não estava preparado para voltar pra Holt. Imaginei que Holt tinha ficado para trás assim que fechei o terceiro e último volume da Trilogia da Planície. Mas então eu me deparo com o último livro escrito pelo Haruf e sou novamente arrebatado por mais uma história intensa, recheada daqueles silêncios tão significativos, daqueles diálogos simples e tão reveladores e de personagens tão marcantes que é impossível esquecer ou deixar de lado. Holt em toda a sua grandeza. Uma história simples e direta sobre o envelhecer, o luto, o perdão e as segundas chances. Estou completamente arrebatado por cada pequeno detalhe dessa obra que mais uma vez transformou um pouco minha percepção de mundo. Uma história que me trouxe esperança e dor. O final é agridoce e carregado de um pesar difícil de engolir, mas isso não tira toda a beleza de mais uma obra de arte do Kent Haruf. Na verdade, só torna tudo ainda mais humano e real. Haruf é um escritor que me enche de inveja, pois escreveu tudo aquilo que eu sempre sonhei em ter escrito. A jornada é tudo em mais uma visita nas imediações do pequeno condado de Holt.

Michelle 31/05/2023

Que leitura!!!!
Incrível, sensível, profundo, realista... Nossas Noites retrata a vida ordinária de dois idosos e suas bagagens de vida. Suas alegrias, dores, conflitos, erros, acertos e sonhos realizados ou deixados para trás, ambições e interações sociais todas num mesmo enredo. Uma sensibilidade e realidade incríveis em cada diálogo e descrição. Fiquei pensando e imaginando cada sentimento por trás da vida de cada personagem. Me surpreendeu. É um livro mais sereno, mas fluido e devagar para algumas leituras, mas excepcional.