Nossas noites

Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

Isa 07/01/2023

Nossas noites
?Quem imaginaria que, a essa altura da vida, nós ainda poderíamos ter algo desse tipo? Que afinal ainda existe, sim, espaço para mudanças e entusiasmos na nossa vida. É que ainda não estamos acabados nem física nem espiritualmente.?

Nossas noites aborda o tabu da solidão na velhice e como dois idosos tentam atenuá-la. Senti que o autor trouxe elementos que só a sabedoria dos anos vividos podem proporcionar. Aquela calma e paciência para poder viver um dia de cada vez. A maturidade de reconhecer erros e acertos e carregá-los. A compreensão de que, como seres sociais, a solidão é um preço muito alto para não nos arriscarmos mais.
Algumas pessoas dizem ser um pouco arrastado, afinal, aborda o quotidiano e as lembranças dos dois protagonistas, além das descobertas de uma vida a dois inesperada, e até mesmo polêmica, para um condado dos Estados Unidos.
Os últimos 5% do livro me deixaram extremamente indignada e revoltada. Não me estenderei, pois poderia conter spoilers.
No mais, é uma ótima leitura. Feliz por ter dado uma chance.

Kent Haruf faleceu em 2014 aos 71 anos de idade e Nossas noites foi o último romance publicado pelo autor.

Após a leitura descobri que o livro possui adaptação!!

PedroSF 30/12/2022

Um confort book
Se tem um adjetivo que pode definir esse livro, seria o de confortável. Com a trama de uma amizade e amor de um novo casal de velhinhos, o autor consegue construir um romance muito simples, porém que quebra paradigmas e mostra que podemos continuar vivendo e construindo novas oportunidades e histórias, mesmo que todos em volta não acreditem nisso. O recomeço sempre é uma possibilidade.

brunapcorreia 28/12/2022

Eu sinceramente não acredito que acabou assim... As pessoas podem ser muito ruins e egoístas por causa de seus preconceitos

Carolina.Perdigão 18/12/2022

Romance delicado sobre solidão, sobre amar, envelhecer e aproveitar as chances que a vida nos dá. Para se ler em poucas horas.

thaf.lima 17/12/2022

Addie e Louis moram no meu coração
é uma história super calma e sem muitos acontecimentos, vai contar mais sobre as conversas de dois velhinhos que passam noites juntos para poder fazer companhia um para o outro e começam a se conhecer,
passa uma vibe tão confortável.
por mais que tenha uma narrativa simples, eu amei, e me apeguei demaisss aos personagens.
no começo eu fiquei com dificuldade de ler, pq os diálogos não tem nem travessão, e nem "", mas me acostumei.
e não tava dando nada por ele, mas me surpreendi.
me fez refletir, me deu vontade de chorar.
e o final...achei que fosse ser uma coisa óbvia, mas não foi, e ainda bem !!!
obrigada Kent!
super recomendo

Philipe Castelo Branco 16/12/2022

Triste, profundo e fofinho!
E um livro pra ler e se emocionar. Chorar, rir e pensar no futuro que quando você estiver velho. Gostei muito da ideia e da escrita do livro, e realmente genial. Muito obrigado Kent por escrever ele. Realmente incrível

Karenzei 04/12/2022

Nossas noites e o amor na maturidade
Addie Moore e Louis Waters têm mais de sessenta e cinco anos e moram a um quarteirão de distância, em Cedar Street (condado de Holt), há mais de 40 anos, mas nunca tiveram proximidade. A história começa com Addie indo à casa de Louis para lhe fazer uma proposta: se ele topa ir à casa dela de vez em quando à noite para conversar e dormir com ela. Ambos são viúvos, e percebemos que a conexão de Addie e Louis é recíproca.
Ao longo da leitura, os dois vão se conhecendo, pois sempre conversam antes de dormir. É através dessas conversas que sabemos e descobrimos mais sobre a vida deles. Eles não têm pressa nem urgência para se conhecerem. É muito bom vê-los se apaixonando e se tornando tão íntimos, construindo um relacionamento sólido e tranquilo. Nossas noites aborda um tema que considero importante: o crescimento de um relacionamento amoroso na terceira idade. Além disso, adoro o casal protagonista e o amor que eles constroem ao longo da narrativa.

site: https://sonhareoqueimporta.blogspot.com/2022/11/nossas-noites-e-o-amor-na-maturidade.html

heloisa.nas 20/11/2022

Bom, porém lento
?Você quer ser notícia?
Não, claro que não. Só quero levar uma vida simples e prestar atenção no que acontece a cada dia. E vir dormir aqui com você à noite.?

O livro é bem fofo, por que os velhinhos são bem fofos.
Ambos são viúvos e moram sozinhos. Até que passam a dividir as noites para aplacar um pouco a solidão. Passam a se conhecer, saber sobre um passado um do outro e de forma cautelosa passam a de amar.

Como são velhinhos, a rotina deles é bem tranquila e isso é bem passado durante a narrativa do livro que é extremamente calma, chegando em alguns momentos a ser um pouco repetitiva.

Os personagens são lindos e tentam ser fortes e despreocupados em relação ao que as pessoas pensam de seus encontros a noite. Gostei dessa determinação em pensar que não devem mais nada a ninguém, e realmente não devem.

Também gostei muito de como Addie explica problemas familiares não resolvidos por falta de conversas e tentativas, na sua família. De como seu neto foi afetado pela reação do seu filho com seu ex-marido (avô do menino) que não recebera tanta atenção e carinho, o formando uma pessoa mais afastada da família.
Gostei de como ela fala sobre a morte de forma tão simples, sem muitos floreios sobre o que significa em relação a vida.

O final me pegou com um desfecho triste que qualquer leitor desejaria que fosse diferente, mas não me decepcionou. Só foi triste mesmo.

Gostei do livro, mas acho que é o tipo de história que eu esqueceria fácil daqui a um tempo. E eu sei que a narrativa lenta é proposital, mas acho que pôr conta dela, por conta da falta de um clímax, a história será esquecível para mim. Lembrarei do básico do livro, que não deixou de cumprir seu propósito em ser a história que é.
É isso

millena 16/10/2022

um livro com capa do picsart hahaha
#BOOKTAG: Um livro que julgou pela capa.

Nossas Noites - Kent Haruf

Nossas Noites foi o último livro publicado pelo autor Kent Haruf antes de seu falecimento. Neste volume, Haruf traz uma narrativa simples e envolvente e talvez um pouco bagunçada de compreensão - dependendo do ponto de vista do leitor.

É um tipo de livro que eu não compraria ou pensaria em ler se fosse olhar pela capa, já que nada nela chama atenção, nem mesmo o título. Foi através de um vídeo do Paulo Ratz do Livraria em Casa, que conheci o autor e essa obra magnífica que é este volume.

O livro conta a história de Louis e Addie, dois idosos que moram no mesmo bairro e vivem sozinhos em suas casas, tendo apenas vez ou outra contato com os filhos. Ambos têm vidas completamente solitárias e limitadas, não só pela idade, mas pela falta de recursos na cidade para o lazer e desenvolvimento de uma pessoa idosa. A história começa de fato quando Addie decide ir até a porta de Louis propor que dividissem a cama todas as noites, não sexualmente, mas para que ambos tenham uma companhia, alguém para conversar e compartilhar o cotidiano. Obviamente, Louis acha aquilo muito estranho, mas aceita, e o senhor passa a ir todas as noites para a casa de Addie, dividir a cama com ela. Não demora muito para que eles sintam os olhares da vizinhança bisbilhoteira de cidade pequena, e precisam lidar com as más línguas.

Lendo essa obra, sai totalmente da minha zona de conforto. O livro "foge" um pouco do padrão da diagramação que estamos acostumados, não contendo travessão ou mudando de pov (ponto de vista) quando intercala os pensamentos dos personagens, se tornando (talvez) uma leitura de difícil compreensão. O livro é bem rápido, contendo 160 páginas e capítulos curtos, fazendo o leitor se gratificar em estar progredindo na leitura.

Nossas Noites não é um simples livro de romance, mas sim pura poesia e delicadeza, trazendo uma visão diferente e verdadeira de pessoas mais velhas, e uma reflexão para nós jovens que vamos envelhecer, um livro em forma de ensinamento, trazendo a leveza e ao mesmo tempo o peso da realidade que é sentir os anos se passando e a vida correndo a nossa volta. É uma leitura simples e fluida, fazendo o leitor se envolver completamente até a última página.

Essa leitura foi uma surpresa para mim. Na procura de indicações de livros curtos para sair da ressaca literária, acabei conhecendo e me encantando pela história desses dois personagens cativantes. O livro é envolvente, sem muitas descrições ou pontuações, mas conforme prossegue a leitura, o leitor vai sabendo diferenciar um personagem do outro, vivendo na pele as suas próprias histórias. E apesar de ser um livro simples, me deparei chorando algumas vezes pela forma como a história me tocou.

Se você procura uma leitura simples, leve, envolvente e real, esse livro é pra você. Addie e Louis com certeza irão ganhar seu coração como ganhou e encantou o meu. E talvez a partir dessa obra nós possamos entender que nem sempre a capa mais bonita tem a história mais incrível, ou a capa com pouca beleza tenha uma história ruim.

O livro foi publicado no Brasil pela editora Cia das Letras e já tem filme para as telinhas.

Maria 11/10/2022

um livro levinho (tava gostando de ler antes de dormir e por isso não terminei antes), achei o louis um fofo e adoro essa temática sobre velhice. com certeza um livro que eu indicaria p todo mundo :)

leleticiazardo 10/10/2022

Conforto
Esse livro é tão leve de ler, tão fácil, tão confortável e ao mesmo tempo me deixou pensando sobre coisas. Quais? Não irei pontuar.
(mudei de ideia, vou sim)
Ler sobre envelhecimento, relacionamentos, decepções e expectativas faz algumas engrenagens da minha cabecinha rodar, de uma forma bem simples, nada que tenha me deixado acordada a noite, mas conta.
Nossa e tem umas sutilezas nesse livro q ó ?

Aninha Schimidt 03/10/2022

Dois velhos numa cama até não estarem mais
Primeira leitura do projeto de extensão sobre sexualidade de idosos. O final foi bem mais do que esperava ? A maior crítica é quanto à forma de narrativa. O que custa colocar travessão ou aspas??? Mas gostei até.

Disotelo 26/09/2022

A Ortodoxia Trouxe o Tédio
Temos aqui uma obra firme em suas convicções, em mostrar o cotidiano de dois idosos que começam a se envolver, de forma realista, sem apelar, sem concessões, o livro é duro nesse sentido... .É uma proposta digna mas o resultado foi gradualmente minando o meu interesse e creio que muitas pessoas se sentiram enfadadas com esse livro. 3 estrelas pq, apesar de tudo, é um livro bastante honesto.