Quando Tudo Faz Sentido

Quando Tudo Faz Sentido Amy Zhang

Resenhas - Quando Tudo Faz Sentido

Harumi 22/06/2020

Decepcionante
Quando eu vi esse livro pensei que seria um romance do tipo "tenho um problema e encontro alguém que me ame e me ajuda a resolver" e minhas expectativas estavam extremamente altas, acho que isso atrapalhou muito minha leitura.
O livro aborda diversos temas importantíssimos e pesados contando o que levou Liz a tentar suicídio.

Os temas e o jeito que a autora mostra como era a vida de Liz faz o livro ficar muito pesado e, em algumas partes arrastado. Eu fiquei o livro inteiro esperando um grande acontecimento que não veio, o que torna esse livro para mim morno, tendo como maior revelação a identidade da narradora da história.

Peguei esse livro pensando em um romance com uma garota incompreendida, porém Liz não é só incompreendida em alguns momentos ela é até cruel o que me dificultou ter empatia por ela, claro que ela tem sim os motivos por ter uma personalidade mesquinha mas não foram suficientes para mim...

Não é necessariamente um livro ruim, mas para mim não funcionou.

julydaily 19/03/2024

CHATO
Eu não sei qual foi o intuito desse livro, não sei se é pq é pra ?jovens leitores? mas simplesmente nada nesse livro me agradou, na vdd o fato de ter um pingo de mistério que instiga a descobrir quem narra a história que deixou o livro razoável. Sério não sei oq a autora quis passar com essa história, na vdd sei né trouxe reflexão sobre transtornos mentais mas o jeito que foi escrito, como a história se desenvolveu, chato chato chato, sério por pouco não abandonei. Nao sei quem é o pior dessa história a Liz que é manipuladora, as amigas que são influenciáveis ou o maluco do Liam que depois de ser feito de idiota ainda diz amar a Liz, é tanta coisa ruim acontecendo nesse livro de uma vez só que minha cabeça chega doeu!

Clara 20/07/2023

Achei esse livro muito ruim, protagonista insuportável, torci muito pra ela morrer pq teria sido um final muito melhor.
Alessandra 15/01/2024minha estante
Ahhahahaha ainda não cheguei no ponto de desejar a morte dela, mas ela foi bem detestável. Acho que se ela tivesse ido a terapia, ela seria melhor. Kjkjjk mas esse livro é decepcionante, e eu nem terminei de ler ainda ?

Clara 15/01/2024minha estante
Esperava mais desse livro kkkk

Alessandra 15/01/2024minha estante
Eu tbm!

Jana 30/12/2021

Formato diferente, alternando presente e passado, em alguns momentos parece uma contagem regressiva. A narrativa prende, estava curiosa desde o começo pra saber quem era o narrador... pra mim a história passou o que eu sempre achei: que é dificílimo pedir ajuda. A Liz se colocou em tantas situações difíceis porque não conseguiu pedir... Muito triste.
lloren 21/01/2022minha estante
Minha primeira maior alegria foi o fato de eu ter conseguido acertar quem que narrava.
A segunda coisa, é o fato dela ter sobrevivido

Jana 21/01/2022minha estante
Eu tive uma suspeita, mas saber mesmo, só quando foi revelado.

peixonauta 02/03/2023

A protagonista é apresentada como uma pessoa de atitudes ruins, egoístas e com comportamento autodestrutivo, a própria personagem reconhece isso, pois foi ela que escolheu ser assim, e mesmo sabendo disso, eu não consigo deixar de gostar dela, possivelmente é por conta da narrativa, onde é mostrando vários momentos diferentes de sua vida desde a infância, é contado de uma maneira tão maravilhosa que você acaba se sensibilizando com ela mesmo não concordo com seu comportamento.

Em geral é bem rápido de ler, principalmente por conta da escrita da autora que mesmo apresentando temáticas tão pesadas, conseguiu trazer de uma forma "leve".

Rise 20/04/2021

Ok, eu realmente gostei
Eu estava bem apreensiva para ler esse livro pois tinha lido algumas resenhas negativas, mas decidi dar uma chance já q ele estava na minha estante. E gente... eu gostei kkkk
Como vi muitas pessoas falarem que não aprofundou muito nos problemas dos personagens como o vício, bulimia e o aborto achei que seria uma coisa ruim, mas na minha opinião foi o suficiente o que foi falado sobre, acho q se a autora tentasse aprofundar mais a história poderia ter se perdido.
E no final eu realmente gostei, eu jurava que não ia chorar, mas quem eu quero enganar? Eu tenho o choro frouxo kkkkkk
Mas é isso, acho q vale sim a pena ler esse livro.
Melzinha 19/11/2021minha estante
Choramos igual a kennie?

alinetiemi 19/12/2021

Um livro com diversos gatilhos (então por favor pense muito bem antes de ler). Mas possui uma narrativa tranquila e fluída, que me fez ler em um dia.

Esse livro retrata como o remorso por nossas atitudes podem nos afetar, de forma que tudo pareça ser "nossa culpa". Dessa forma que Liz sempre pensou, que tudo de ruim que aconteceu com seus queridos foi culpa dela.

Triste, dramático e bastante sensível com questões importantes, principalmente na adolescência. Recomendo.

Julia 20/02/2023

Muito booom
Escrita muuuito boa, de uma forma que vc consegue entender a as coisas que os personagens sentem e fazem.

Clara 05/02/2023

Liz Emerson...
Esse é o segundo livro que possuem gatilhos, gatilhos que eu me indentifiquei... Essa história concerteza vai ficar marcada na minha memória! Agora vou parar e olhar para o céu e perceber o quanto ele é azul.

Como a própria capa tem escrita "não existem acidentes".

Obrigada Amy Zhang, por mostrar o ponto de vista de alguém que tenta suicídio.

clari70 13/04/2023

Pior livro do ano
Não gostei nada da história só li até o final pra saber quem era o narrador e aceitei, mas o livro todo foi estranho de ler

Carous 19/08/2018

Zzzzz
Um livro insatisfatório que não conseguiu trabalhar direito nenhum tema sério que abordou (bulliyng, divórcio, drogas, gravidez na adolescência e aborto, suicídio). Parece que a autora só jogou os assuntos aí para dar mais crédito ao livro e desenvolveu da forma mais genérica do mundo.

Os capítulos - de 2 páginas no máximo, haja saco! - iam de nada a lugar nenhum. Os personagens sem profundidade nenhuma e todos tipos que já vimos à exaustão em outros JA medianos como este e filmes dos anos 1990/2000 sobre high school.

Se eu não tivesse lido por alto provavelmente teria abandonado o livro lá pelos 30% por ser tão chato e não dizer a que veio. Tenho outros dois livros da Amy Zhang e estou preocupada de que o nível de suas obras se mantenha. Já até cogito nem dar mais chances a ela e colocar os livros pra venda/troca/ direto para o lixo de reciclável porque alguma utilidade esse monte de papel deve ter.

Uma nota sobre o personagem Liam: senti pena e repulsa dele ao mesmo tempo. Pena porque ele era apaixonado pela Liz há desde sempre e era maltratado por ela, alvo das fofocas maldosas que ela inventava. Uma dose de amor próprio cairia bem pra ele. Repulsa porque senti que ele era meio que stalker. Liz deixou claro que não queria nada com ele e em várias passagens ele admite que não tirava os olhos dela, sabia de tudo que acontecia na sua vida porque nunca deixava de acompanhar... Se tivesse prestado mais atenção nessa história insossa poderia ter certeza de que no final ela percebe o valor desse creepy e eles namoram.

Liz... não entendi o que a levou a tentar suicídio. E achei forçado todas as informações sobre a importância dela em todo o colégio e na cidade - passando por alunos e professores -.
Vai ver é porque eu estudei em um colégio ENORME em que eu mal gravava os nomes das pessoas da mesma série que eu, que dirá das avançadas ou mais novas. Que dirá as fofocas.
Vai ver é porque moro numa cidade grande e não conheço todos os moradores daqui.
Vai ver é porque Amy Zhang pegou mais um traço clichê de filmes de high school americano e eu já não tenho paciência pra isso.

Resumindo: Quando tudo faz sentido não faz sentido algum e é uma leitura 100% dispensável.

Maressa 14/11/2022

Inesperado
Já tinha lido algumas resenhas desse livro e estava com altas expectativas nele, todas elas foram superadas.

Li esse livro em uma tarde de tão fascinante que ele é, a história, a trama, os personagens, tudo te prende e você fica louca para descobrir o desenrolar da história e os motivos que levaram a protagonista a tomar a de decisão que ela tomou.

Esse livro me chocou pelo tanto que ele é cruel, real e sem filtros. Traz personagens nem um pouco romantizados, muito pelo contrário a autora mostra todas as ações boas e ruins que eles tomaram, seus traumas e a consequência dos mesmos na sua personalidade.

Nesse livro não tem como você julgar se a Liz é a vilã ou a vítima, o mesmo vale para os outros personagens, cada um tem seus traumas, sofreram do seu jeito e tomaram decisões que acharam que eram as melhores no momento, e se arrependeram de muitas depois.
E está tudo bem, cometer erros faz parte da vida, isso não precisa definir se você é de todo mal ou de todo bom, apenas humano. O livro faz questão de mostrar que ações ruins não definem você, é tudo tão profundo, sensível mas ao mesmo tempo muito cruel.

Uma coisa que achei muito inteligente foi o narrador que no início você fica (???). ?É a Liz?? ?O pai??? ?Um amigo imaginário??. E uau, achei muito inteligente esse detalhe que a autora pensou, fez toda a diferença na história e te impõe um momento de reflexão enorme na sua cabeça.

Esse livro é um daqueles que deveria ser lido por todo mundo.