Quando Tudo Faz Sentido

Quando Tudo Faz Sentido Amy Zhang

Resenhas - Quando Tudo Faz Sentido

Ceci 26/03/2020

Diferente de tudo que eu imaginei
Comprei pela sinopse e ao longo da leitura percebi que não tinha nada a ver, o que me deixou bem chateada. Acho que o que me fez gostar desse livro, mesmo se mostrando tão diferente do que eu imaginei, é a abordagem à temas sensíveis e a forma que a autora faz isso. Capítulo 20, por exemplo.

Mel 12/05/2020

Muito bom! Chorei o livro inteiro pela sensibilidade de cada palavra. Tema delicado mas bem tratado, na minha visão.

Déh Carvalho 19/10/2021

Livro que trata de assuntos importantes, com um estilo de escrita único
Liz Emerson é a garota mais popular do colégio e toma atitudes cruéis com todos, incluindo com suas melhores amigas - Kennie e Julia. Durante todo o enredo acompanhamos Liz em cenas intercaladas sobre sua infância, o passado e o presente (onde médicos lutam para faze-la sobreviver). Entendemos a trajetória que levou Liz se tornar uma pessoa de que ela mesma não se orgulha, até o momento em que decide dar fim à sua vida através de um acidente de carro. Aguardamos ansiosos junto com sua mãe e amigos na sala de espera do hospital e torcemos igualmente para que ela sobreviva.

O livro nos desperta muitas emoções, odiamos Liz quando a vemos tomar atitudes tão ruins apenas para ver as pessoas se sentirem mal, mas também nos compadecemos dela por estar tão triste e vazia. Ninguém parece enxergar o quanto ela precisa de ajuda e isso é o que mais nos perturba.

Os capítulos são bem curtos e apesar de gostar de narrativas no estilo dessa, em que nos são dadas poucas informações para irmos entendendo aos poucos o que está acontecendo, senti falta de mais detalhes sobre os personagens. A história foca-se na vida de Liz e sabemos pouco sobre Julia e Kennie, não conhecemos nada de Liam (personagem que eu adoraria conhecer melhor). Terminei o livro com a sensação de "acaba assim?" e muitos pontos de interrogação ficaram em aberto. Talvez a intenção da autora foi justamente deixar o desfecho pouco detalhado, para refletirmos sobre, porém, ainda fiquei curiosa sobre o que aconteceu com Liz depois.

"Quando tudo faz sentido" é uma narrativa que trata de assuntos pesados (bullying, bulimia, depressão, suicídio, aborto e uso de drogas e álcool), mas a escrita da autora é delicada. Mesmo assim, não recomendo a leitura para quem não estiver emocional e psicologicamente pronto para ela. O enredo me recorda livros como "Garotas de vidro", "Os Treze Porquês", "Por Lugares Incríveis" e "As vantagens de ser invisível".

Beatriz.Goncalves 07/06/2022

O LADO DO BULLER
Confesso que detestei como a Liz se comportava. Imaginem uma garota tão fútil a ponto de humilhar pessoas que querem o bem dela. E ela tinha plena consciência que seus atos prejudicavam demais a vida das pessoas que eram seus alvos. Mas também consigo entendê-la, mesmo não concordando, que essa era a forma que ela encontrou de "chamar a atenção". Porém, essa não é nem de perto o jeito correto de agir por conta de seus problemas.
Quando tudo faz sentido me conquistou ao abordar temáticas carregadas de tensão e preconceitos, mas de grande importância e que devem ser discutidos, como comportamentos autodestrutivos, bullying, depressão, suicídio, bulimia, drogas, aborto, relacionamentos e pressões sociais.
A obra nos faz pensar sobre o tema, sobre como lidamos com os nossos problemas e perceber que o sofrimento pode vir de muitas maneiras, para qualquer pessoa, e que todas as dores devem ser respeitadas.
No geral, o livro foi uma agradável surpresa. Por mais que a protagonista não sofresse bullying, aliás, pelo contrário, fosse uma "buller", ela também tinha seus próprios fantasmas. Certas coisas na vida de Liz poderiam ter sido evitadas com uma simples conversa ou um apoio emocional. A autora usa de sua escrita para nos mostrar que pessoas más podem ter sim sua redenção.
Aconselho para todos que gostam de ver o outro lado da história do bullying, o lado das pessoas que praticam o ato.

tutuca 28/09/2022

quando tudo realmente fall into place
Em um passeio que te leva desde a melancolia da infância até o turbilhão de emoções, experiências e pensamentos da adolescência, eu me senti parte do universo de Liz. Durante todo o enredo eu me identifiquei com partes dela, mesmo que sua vida seja tão diferente da minha. Ler Quando tudo faz sentido foi como colocar em palavras todas as emoções presas e esquecidas que eu tive durante a minha vida. Ver de forma tão evidente o desamparo, tristeza e desespero de alguém e ainda mais perceber uma protagonista tão crua quanto Liz me fez lembrar das inúmeras reflexões que eu e outras pessoas já tivemos acerca do que é ser humano. A experiência de leitura que é Falling into place foi pessoal e viciante. Eu quero ler tudo de novo pela primeira vez. E também quero ler segundas e terceiras vezes, porque experiências mudam de acordo com quem eu sou, e poder reler esse livro quando eu tiver 20, 35 ou 50 faz eu me sentir acolhida pela possibilidade de relembrar a humanidade mais crua que é a juventude.

giioreads 20/11/2022

O assunto suicídio é sempre algo pesado, mas um dos meus temas preferidos de livros.
A forma com que os últimos dias da Liz são contados me lembrou muito 13 reasons why (inclusive, cuidado com os gatilhos). Ver a realidade de como as pessoas deixam passar os sinais é sempre difícil, ainda mais vindo de uma pessoa que ninguém esperava.
"Liz, eu nunca achei que você seria a primeira a desistir", essa frase mexeu muito comigo, por ja ter passado pela mesma situação, com uma pessoa que eu nunca imaginaria que poderia desistir.
O livro é intenso, pesado até pras pessoas que não são tão sensíveis, mas é incrível.
Amy zhang é uma autora maravilhosa, uma pena que só tenha dois livros traduzidos pra pt/br

Bella Nine 09/12/2022

Adolescentes precisam ler
Foi uma leitura ok. Por mais que os capítulos intercalem passado e presente, e aos poucos a narrativa seja construída e compreendida, os capítulos são curtos e cansativos.
Já li muitos livros com a temática depressão e suicídio, mas este foi o que menos gostei. Contudo, jovens a partir dos 13 anos precisam ter essa leitura para que as armadilhas da vida, e das companhias erradas, não as destruam.

gevsbela 14/01/2023

é tudo culpa das leis de newton.
O livro consegue fazer com que você se sinta cada vez mais absorto dentro do mundo que a autora criou para ele. A forma como são narradas as atitudes que a protagonista tem, onde claramente ela não se sente bem fazendo aquilo, mas continua pelo seu status é onde muitas pessoas podem se identificar, já que as vezes fingimos ser algo para agradar terceiros. A escrita não é chata então ele é um livro que te faz querer continuar lendo para descobrir qual o destino de Liz, se ela consegue, ou não sobreviver, isso foi um dos fatores que mais me agradou e me fez querer continuar lendo o livro. Sobre a história, eu acho que haviam mais informações que poderiam ter sido colocadas sem pesar na leitura, mas entendo a decisão da autora de tirá-las, não gostei do final, eu particularmente não gosto de finais abertos, mas confesso que AMEI o livro, até por que li extremamente rápido. Pretendo ler mais obras da Amy Zhang, pois adorei a forma com que ela transmite suas ideias para o papel. Sem dúvidas um livro excelente.

Ehkew 18/01/2023

Num primeiro momento a história parece totalmente superficial, mas conforme você vai lendo você percebe que não é só isso.
É realista e cruel ao apresentar a Liz, como alguém capaz de ser ruim, não apenas como vítima. O que evita a caracterização da pessoa apenas como o problema que ela tem, como se cada um dos personagens não tivessem personalidade e tomassem suas próprias decisões ou pensassem por si próprios.
Mostra a dualidade dos personagens, e a forma que cada um enfrenta as porcarias que acontecem com eles ou que eles fazem com outros. E também critica de forma sutil a cultura de deixar os adolescentes fazer o que quer, sem a atenção ou orientação devida capaz de impedir diversas situações do livro e diversos traumas e coisas prejudiciais a saúde física e mental dos próprios jovens. Já que nessa fase, fica-se vulnerável e totalmente influenciável embora como a Liz, sinta-se o dono do mundo.
Outra coisa que gostei foi o pensamento de que tudo pode recomeçar, embora alguns optem por não mudar as coisas.

E aparentemente os personagens representam etapas da melhora:
- o namorado da Liz: Reproduzir o ciclo e não sair do mesmo lugar, viver o problema.
- o Liam: perceber o problema.
- Kennie: não esconder
- Julia: pedir ajuda
-Liz: negação, autossabotagem, tentativa de lidar com o problema, erro e também recomeço.

isabelfnas 22/02/2023

Ai cara, a história é muito profunda, o livro inteiro é triste, me senti mal pela Liz. O capítulo 64 me destruiu toda, me deixou muito triste.

Caio 30/03/2023

Sem grandes surpresas!
Já começo a falar sobre a personagem principal, que a narração não deixa a gente senti quase nenhuma empatia por ela... No final a gente fica querendo que ela sobreviva, mas é só pra concertar as besteiras que ela tinha feito... Pq se não for pra isso, é melhor ela partir mesmo. Só teve um personagem cativante de verdade, no caso o Liam, que quase não apareceu... Então ele fica com a nota de 5 no máximo.

pam 02/08/2023

O quanto esse livro me fez pensar sobre trilhões de coisas sobre a vida e sentimentos... o envolvimento com física e tudo interligado uau

Jenni 11/10/2023

Gostei demais de como livro se escorou nas leis de newton pra explicar uma coisa tão bonita. A autora tem essa facilidade de fazer a gente sentir comoção por pessoas maldosas e aponta muito bem que bem e mal andam quase sempre juntos. Mtmtmt bom.

kerolynme 28/10/2023

A vida não é só causa e efeito
Quando tudo faz sentido é um livro rápido e com uma linguagem bem fácil, mas com assuntos extremamente difíceis de encarar de frente.

Um livro que aborda seres humanos em todas as suas camadas, inclusive as ruins que fazemos questão de fingir que não temos. Liz Emerson tem ciência sobre cada uma delas e a culpa não é piedosa quando se está na adolescência e convive com as lembranças dos seus erros, as consequências são cruéis ainda mais quando estão rondando sua mente te confrontando a encará-las frente a frente.

Amei cada detalhe dessa leitura e me apeguei ao livro, porque é impossível não se identificar com a história sendo humana, porque é sobre isso que se trata a estória: sobre ser humano, sobre erros e acertos, sobre lembranças e sobre como elas podem te afundar ou te resgatar, sobre as pequenas coisas da vida e sobre as coisas que acreditamos e deixamos de acreditar por influência do mundo.

Enfim, não consigo explicar, mas esse livro é uma ótima experiência se você está quebrado e acha que não tem mais conserto kk, um livro para se indentificar e compreender a si.

hiranyx 25/11/2023

Me aventurei e não me arrependo

"De repente, percebe que todos os seres humanos são... humanos"

Esse é um livro que me surpreendeu bastante. Antes de lê-lo eu não dava nada, mas dps que eu li CARAMBA como eu juguei mal. Decidi pegar pra ler e de longe é uma das minhas leituras mais interessantes. Zero expectativas, sem nenhum conhecimento da historia, enfim, um território totalmente desconhecido.

Já começa de cara com uma bomba que vc nem vê chegando, e adorei como mesmo a Liz sendo o foco principal, o que rege toda a trama, não fica só na mesmice. É apresentado ao leitor todas as nuances dos personagens, as consequências das ações de cada um, como aquilo os afetas. Como o "acidente" de Liz impacta todos à sua volta, intercalando passado e presente.

A autora fez um trabalho esplêndido com esse livro, cada frase, parágrafo, página. A leitura não é densa, os parágrafos são curtos e a escrita é leve, mesmo com o significado tão profundo e pesado. Há tantas coisas sobre as quais escrever sobre este livro, no entanto vou deixar para que você leia e tire suas próprias conclusões (até pq eu n conseguiria digitar tudo que gostaria de dizer kkkkkk).