Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada

Resenhas - Chico Bento: Arvorada

Carol 01/01/2022

Emocionante ?
As Graphics MSP sempre nos tocam de muitas maneiras. Essa é a minha quinta experiência com o selo e facilmente uma das favoritas. Orlandeli tem traços lindos e contou a história de Chico, Vó Dita e o Ipê amarelo de forma singular e poética. Os desenhos se mesclam ao texto para nos lembrar algo tão simples mas que por conta de toda correria do dia a dia acabamos por esquecer ou adiar: aproveitar os momentos simples do dia a dia. Simples e com tanto significado. Comecei minhas leituras de 2022 muito bem ?

Saywry 13/12/2023

Chico Bento é um personagem que fez parte da minha infância. E vê-lo em quadrinhos é sempre um prazer, principalmente considerando a beleza das ilustrações. A história aborda temas de perda e luto, bem como a transitoriedade da vida e como devemos aproveitar os pequenos momentos ao lado de quem amamos.

Art 19/01/2022

Uma HQ para se emocionar
Essa é uma daquelas obras que realmente conseguem mexer com o leitor, que te faz refletir e pensar mais na vida. Na história, acompanhamos Chico Bento, o personagem mais humano do Maurício de Souza, e a sua relação com sua avó, dona Dita. Nessa relação, tiramos muitas lições de vida e acompanhamos um lado mais emocional do Chico com uma pessoa tão querida, coisa que geralmente não temos nas obras dos personagens da turma da Mônica.

Além da linguagem emocional, a arte dos cenários e dos personagens é única e muito bonita, tudo na HQ é muito simples de um jeito lindo. A história, apesar de curtinha, é triste e bonita ao mesmo tempo, emocionando e te dando ensinamentos de vida. Chico Bento: Arvorada é uma das obras que mais marcam as pessoas, sabendo muito bem como tratar um tema tão complicado quanto a morte e ainda, de quebra, inserir elementos do folclore brasileiro para fazer metáforas.

Victória Silva 31/01/2022

Delicado e emocionante
Cresci lendo Turma da Mônica, por isso sou suspeita a falar de qualquer história que envolva os personagens? acho as graphic novels, em geral, ótimas. É sempre interessante ver os personagens interpretados por novos talentos brasileiros.

Mas Orlandeli foi além (das outras que já li).

Arvorada tem um traço delicado, cores lindas e um roteiro mega emocionante. Leitura rápida, mas com lágrimas garantidas. História cheia de memórias, suspense e amor.

Não é um HQ/gibi. É uma obra de arte!

?????
(Daria mais tartarugas, mas o importantíssimo Jabuti da Vic só vai até nota 5)

Rosinha88 16/07/2022

Uma história envolvente
Orlandeli soube fazer um roteiro de encher os olhos. Muito bom, que nós coloca a refletir o quanto estamos parando para estar presente no hoje e nas coisas que estão acontecendo. Amei a forma que eles escreveu para refletirmos. Não falarei mais para não colocar um spoiler, mas amei do início ao fim os traços, a história, as cores usadas. Um dia irei tatuar com certeza o Ipê amarelo que ele colocou para representar a queda das flores.

Carol @solemgemeos15 01/08/2022

Essa é sem dúvidas a minha graphic novel da turma da Mônica, nela Chico Bento vai descobrir uma lição de vida valiosa: aproveitar a vida enquanto ela se apresenta e apreciar sua relação com sua vó.
Com muita sensibilidade, a história inicia com a Vó Dita chamando Chico para ver as árvores floreando – só que ele adia... e perde o floreio daquele ano. Algum tempo depois, Vó Dita fica adoentada, o que causa preocupação a todos que a conhece. Mas é especialmente impactante a Chico Bento, pois as crianças (como ele) não são informados... Numa noite, Chico vê seres tentando chegar perto de sua vó e isso o leva a procurar formas de impedir que sua amada vó seja machucada.
A ilustração não me cativou logo de início, mas conforme as páginas passaram: a arte mesclou com o tom da história e me encantou.
Outra coisa interessante, foi a forma como a linguagem “informal” foi mantida na fala de todos os personagens da região.

Jaqueline 02/08/2022

ARVORADA
Em Arvorada, Chico Bento dá uma baita lição na gente. Porque nem tudo pode ser deixado para depois e que tudo passa, como os rios, os pássaros e as estações.

A vó dita é uma personagem tão doce e que mostra a força dos nossos ancestrais.

Um enredo poético através do caipira brasileiro. Os desenhos são tão belo, a cor amarela, a delicadeza tocam à alma.

Recomendo muito, é uma leitura rápida, fluída, mas com grandes lições. ?

LottysMaffhaus 03/08/2022

Orlandeli em: Chico bento
( Vale pras as duas edições)
As graphic MSP 30 e 15 escritas e desenhadas por Orlandeli, que nasceu no interior paulista, trás consigo uma nova história e de novo formato. um personagem chamado Chico bento, muito famoso no campo e no urbano, inicialmente escrito por Maurício de Souza, vem demostrando nesse novo comando do Orlandeli um teor mais filosófico e emotivo, com desenhos que prendem o leitor no ambiente ou com as relações de seres místicos do folclore Brasileiro como o saci, iara e tantos outros, e claro, a relação de vida e tempo como o Ipê na edição 15. Focado no sentimento de perda o Orlandeli retorna com uma fragilidade que se o leitor estiver passando por um momento sentimental, as obras se agarraram na mente e no coração ( e não precisa tá "frágil" para ter um amor tão grande por essa obra). Relembra a vida no campo, suas cantigas e cultura, feito a viola e os tantos pratos típicos falados e o modo de falar nunca abandonado nas tirinhas do caipira mais adorado do Brasil. Orlandeli como o bom escritor e desenhista que é, abraçou as graphic MSP e mudou o jeito de vê Chico bento nas hqs, Orlandeli é responsável por uma obra simples, colorida e brasileira.

Nicole764 03/01/2023

Uma surra onde mais dói
Eu tenho essa graphic desde a Bienal 2022, mas estava guardando para ler em um dia especial primeiramente, depois passei por uma perda e não li porque sabia que o quadrinho falava disso de alguma forma e ia pegar bem na ferida.

Não teve como, chorei muito. A simbologia é linda, os personagens foram feitos com tanto cuidado e carinho, são verdadeiras homenagens aos originais, o sentimento de impotência é sentido pelo leitor, já que esse é aquele medo universal, que quem não passou ainda está a cada dia mais próximo de saber que é a sua vez, e o final é para acabar com qualquer possibilidade de você não ter derramado uma lágrima em algum momento.

Além disso o Orlandeli é um artista fenomenal, me peguei segurando o choro em alguns momentos para apreciar o traço incrível e único dele. Não querendo me gabar, mas eu tenho uma edição autografada, o auge da minha vida foi ter conseguido isso de um cara tão bom no que faz kkk

Sabrina 08/01/2023

03/01/2023
Chico Bento - Arvorada 5,0?
Resenha
Essa com certeza foi a melhor MSP até agora me emocionei que só sô, chega os ói incher de água, essa foi realmente a mais especiar? as MSPs do Chico são as que mais me tocam, é tão profundo e bonito demais dá conta, e a vó Dita é a mulher mais sábia de todas

Karla Lima @seguelendo 18/06/2017

Encantador
Traços lindos, marcantes e uma história maravilhosa. Lição de vida. Um quadrinho muito marcante. Um dos trabalhos mais bonitos que já li.

Barbara.Oliveira 31/12/2017

Lindo e emocionante...
...

Liah 24/09/2019

Linda e emocionante
A avó do Chico o chama para ver um ipê florido e ele não acha importante, no dia seguinte o ipê já não tem mais as flores e é aí que a história e o aprendizado do Chico começam. E uma promessa.
A história é simples, mas linda e emociona com o amor do Chico pela avó. A arte também é muito legal, diferente para quem está acostumado ao gibi, mas se encaixa muito à proposta.
Recomendo muito!

Felipe 24/01/2022

Ensinos de Vó.
Não tive uma infância em contato com meus avós, maternos ou paternos. Mesmo assim, Arvorada traz em suas páginas uma história comovente mas de muito aprendizado.

Bah 26/01/2022

Delicadeza e simplicidade
Esse quadrinho traz mensagens da vida bem de uma forma simples, "da roça". É a coisa mais linda!! Recomendo :)