Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada




Resenhas - Chico Bento: Arvorada


178 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 10 | 11 | 12


DAN LIMA 05/02/2018

Uma literatura obrigatória para todo Leitor que se preze. Que HQ!!!
Demaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssss...!!! PQP!!!
Deve-se presentear para qualquer pessoa, independentemente da idade.
Abre a nossa mente de fato. Além de ser tão óbvio, mas muitas vezes,
a gente ignora por achar que está distante de nós. Nesse momento,
é que a HQ revela todo o seu potencial, a sua mensagem, a sua essência,
o choque de realidade que a vida nos revela e provoca diversas reflexões.
Um mix de amor, dor, humor, suspense, drama... Impressionante!
Não consegui parar de ler a HQ um só instante, há um refinamento nas imagens com
muita sensibilidade.
Resumindo esta HQ, diria:"A vida é muito mais do que os olhos podem ver".
Recomendo. Uma aquisição que vale o preço, pelo simples fato de ser VERDADEIRO
e HUMANO. De ficção, não há nada.
Ah, só mais um detalhe: uma literatura que deve ser lida ANUALMENTE, no mínimo,
devido a sua veracidade que chega a emocionar, literalmente.
;-)
comentários(0)comente



rodrigol78 12/03/2018

Lindo e emocionante.
De maneira tão sutil Orlandeli conseguiu me emocionar. Antes só Daytripper dos irmãos Ba e Moon tinha me levado as lágrimas. Mas nem de perto chorei tanto quanto ao final dessa estória linda, simples e emocionante.
comentários(0)comente



Vinicius.Veloso 06/03/2019

Sensível, poético e com uma lição de moral capaz de arrancar lágrimas até dos mais durões.
comentários(0)comente



Mel Trabach 19/09/2019

Minhas impressões
Em pouquíssimas páginas o autor consegue nos entregar uma história que transborda sentimentos, e não apenas encanta como também faz pensar e refletir sobre o valor das pequenas coisas e dos momentos mais simples.

Nessa HQ que é mais uma do celo "Graphic MSP" não só podemos voltar a ver um personagem que fez parte da infância de muita gente (a minha), mas também podemos vê-lo de um ângulo diferente, pois aqui encontramos uma história mais madura e permeada de lições.

Temas como perda e morte, assuntos que normalmente são tratados como tabu, aqui são abordados de uma forma leve, delicada e ao mesmo tempo tocante.

Esse é um tipo de história que tem uma mensagem a transmitir independente da sua idade, e assim como suas cores e seus traços vão encantar aos leitores mais jovens, sua narrativa e sua mensagem são capazes de causar impacto até mesmo nos leitores mais experientes.
comentários(0)comente



Liah 24/09/2019

Linda e emocionante
A avó do Chico o chama para ver um ipê florido e ele não acha importante, no dia seguinte o ipê já não tem mais as flores e é aí que a história e o aprendizado do Chico começam. E uma promessa.
A história é simples, mas linda e emociona com o amor do Chico pela avó. A arte também é muito legal, diferente para quem está acostumado ao gibi, mas se encaixa muito à proposta.
Recomendo muito!
comentários(0)comente



Paulo 22/11/2019

Em Arvorada, o quadrinista Orlandeli conta uma história tocante de, como nos diz a epígrafe da saga, “(...) um menino (Chico Bento), uma anciã (Vó Dita) e um Ipê Amarelo”, e nos dá uma lição sobre o quanto perdemos deixando as coisas pra depois, por deixar de dar valor e apreciar cada um dos breves momentos que temos, pois não demora muito e eles serão apenas memórias.

Narrativamente falando, logo de cara, o tom do roteiro e arte de Orlandeli difere bastante daquele utilizado por Gustavo Duarte em Pavor Espaciar (2013). Naquela ocasião, o humor e as inúmeras referências à cultura pop, em um cenário de ficção científica, eram os motes da trama. Já em Arvorada, temos um drama familiar, que é a doença da Vó Dita, que desemboca em um momento de amadurecimento para o Chico, e várias lições sutis para os leitores, através das conversas entre avó e neto (uma em especial me tocou bastante, que é sobre você deixar a jornada mais doce, quando não há nada a fazer para deixá-la mais fácil). Assim, não espere uma trama intrincada, ou uma aventura de tirar o fôlego. Arvorada é uma HQ curtinha, que se vale do lirismo e de metáforas para contar uma história simples, sem grandes reviravoltas, mas cheia de significados, sobre os últimos dias de um menino e sua avó. Mas ainda que simples, Arvorada é mais complexa do que é possível perceber em uma primeira leitura, e só peguei algumas das metáforas disfarçadas em cenas aparentemente despretensiosas numa segunda leitura.

Quanto a arte, o traço de Orlandeli é exagerado, com personagens e cenários totalmente estilizados. Porém, fazendo minhas as palavras de Luiz Santiago, do Plano Crítico, o quadrinista encanta através desse “tipo belo de feiura”, com personagens muito expressivos, uma linda paleta de cores, que dá o tom em diferentes momentos da história desenhando cenas que passam muito sentimento. Soma-se a isso o casamento entre o traço de Orlandeli e a maneira que ele constrói enquadramentos, com personagens cujas partes do corpo servem como elemento narrativo: muitas vezes, por exemplo, os desenhos atravessam de um quadro a outro.

Enfim, em Arvorada, Orlandeli nos convida, através de uma trama simples mas versossímil, a pensar sobre os “nãos” que dizemos para algumas pessoas em algumas ocasiões, sem sabermos que a oportunidade de um novo encontro ou de viver a mesma coisa ao lado da pessoa pode não voltar a acontecer.

PS: Orlandeli faz uma bela homenagem a história do Chico Bento, homenageando e fazendo referências ao universo do personagem, como a aparição da Rosinha, Zé Lelé, a menção ao Nho Lau, os pais de Chico e o porquinho Torresmo, dentre outros, mesmo que alguns tenham tido participações discretas ma trama. Mas o mais marcante é a referência a uma à irmã de Chico Bento, Marianinha, que morre ainda bebê (em todos esses anos, a personagem apareceu em apenas duas historinhas, uma em 1990 e outra em 2005), lembrança que deixa o caipira abalado ao ter que lidar com as lembranças da Estrelinha Chamada Mariana (1990) ao mesmo tempo em que lida com a situação atual da avó.
comentários(0)comente



ira_rafael 05/05/2020

Uma fror brotando
Um dos títulos mais emocionantes da coleção Graphic MSP, cheio de momentos de sabedoria, amizade e humor.
A ternura da relação de Chico com a avó é singular e nos faz querer que a HQ fosse maior.
As ilustrações e colorações das páginas são outro destaque, extremamente fluidas e bonitas.
O livro é do tipo que se guarda no coração.
comentários(0)comente



Claudia.Marcia 09/06/2020

Chico Bento Arvorada e meu primeiro HQ que amei ler é ter como primeiro na minha coleção.Que história linda e emocionate e arte do HQ muito Linda!
comentários(0)comente



Juju 13/02/2021

A vida é um ipê-amarelo...
Em Arvorada Chico vai aprender lições preciosas sobre o tempo e a apreciação das pequenas alegrias com sua vó Dita.

A arte é impecável, fluida, dando a impressão de movimento e unidade entre as páginas, além das cores belíssimas!

É um chamado à reflexão sobre a importância da simplicidade e em ver a vida não apenas com os olhos, mas com o coração.

Recomendo!
comentários(0)comente



Rose 31/03/2021

Vai simbora com o vento como si nem tivesse ixistido.
Chico Bento leva uma daquelas lições que a vida de vez em quando da na gente. Porque nem tudo pode ser deixado pra depois ...
A vida é um presente que merece ser apreciado.
comentários(0)comente



Bruna - @libros.et.libri 16/07/2021

Quentinho no coração, com um Q de Nostalgia!!!
HQ escrita com maestria pelo paulista Orlandeli, e com prefácio escrito pelo “pai” do personagem, Mauricio de Sousa.

Em Arvorada presenciamos de maneira envolvente cenas da vida simples do campo. Nos sentimos nostálgicos com a experiência e o carinho da vó Dita. Temos vislumbres de personagens do folclore brasileiro, além de extras com o processo de criação da história.

Vemos de maneira comovente o carinho e o amor em família e, através das paletas de cores usadas, os diálogos simples, mas certeiros, Orlandeli consegue nos fazer ficar com o coração apertado junto com o Chico Bento, torcendo pela melhora da Vó Dita.

Super recomendo a série desenvolvida com os personagens da turma da Mônica, pela Panini Comics. Principalmente por se tratar de personagens queridos para aqueles que nasceram na década de 80 e 90, que agora contam novas histórias através da ótica de quadrinistas nacionais.


site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/
comentários(0)comente



Marcus 02/01/2022

Uma história que aquece o coração
Acho que um dos grandes acertos da Maurício de Souza produções foi essa linha graphic. É uma atualização dos personagens que tanto conhecemos, entrando mais a fundo em quem é cada um. Essa do Chico Bento, Arvorada, é de uma beleza e detalhes que, quando termina, além das lágrimas no rosto parece que conhecemos muito mais quem é o Chico. É uma história que mistura vários gêneros, mas de uma forma tão gostosa que você nem nota. A arte é incrível! Casa muito bem com o ambiente e é um deleite pra quem ama HQs. É uma daquelas recomendações cegas, podem ir a fundo e se surpreendam também com a qualidade e a evolução. Perfeita!
comentários(0)comente



Felipe 24/01/2022

Ensinos de Vó.
Não tive uma infância em contato com meus avós, maternos ou paternos. Mesmo assim, Arvorada traz em suas páginas uma história comovente mas de muito aprendizado.
comentários(0)comente



Bah 26/01/2022

Delicadeza e simplicidade
Esse quadrinho traz mensagens da vida bem de uma forma simples, "da roça". É a coisa mais linda!! Recomendo :)
comentários(0)comente



Renata Nascimento 29/03/2022

De uma sensibilidade incrível, trazendo lições sobre não deixar pra depois o que podemos fazer hoje, além daquela sensação nostálgica que só quem foi leitora dos gibis de Mauricio de Sousa vai entender. Apaixonante ?
comentários(0)comente



178 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 10 | 11 | 12