Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada

Resenhas - Chico Bento: Arvorada

28/09/2020

Aquece o coração
"Arvorada" é um história em quadrinhos que deixa o coração quentinho. Ele trata de um episódio especifico da vida do personagem Chico Bento. Nela conhecemos um pouquinho mais da Vó Dita e da paixão que ela tem por Ipês. A HQ traz reflexões muito legais sobre aproveitar os pequenos detalhes da vida ao lado das pessoas que nós amamos. Além de reforçar a importância dos laços familiares e de por contar com os amigos nas horas mais difíceis. Sem contar que as ilustrações são lindas! Vale muito a pena a leitura

ntampinha 12/03/2022

Não estava preparada pra essa Novel. Chorei largado, na moral, quanta sensibilidade.
Amei o traço e a historinha, se esse enredo for adaptada para live action, tenho certeza que vou chorar de novo.
Super recomendo!

niegecr 02/12/2018

Arvorada - Orlandeli Nota 10/10 @livre.ira
Já chorou lendo uma HQ hoje? Não!? Pois então vamos falar de Arvorada, mais uma HQ incrível na Graphic MSP.
Orlandeli conseguiu com sua arte lindíssima, juntamente com seu texto simples e profundo, me transportar diretamente para minha infância.
Conforme ia virando as páginas, minhas memórias saltavam pela minha mente me fazendo reviver momentos do tempo que eu era criança, com amigos e minha família, especialmente meus avós.
A mensagem deixada ao longo da história não poderia ser mais bela e tocante: não se esqueça do ipê, árvore tão linda que floresce apenas uma vez por ano e rapidamente suas flores são levadas pelo vento, ou seja, não deixe que a correria do dia a dia te atrapalhe de apreciar as coisas mais simples e singelas da vida!
Lorrany Moura 04/06/2019minha estante
Olá Nica, qual sua interpretação sobre o momento em que aparecem as personagens do folclore brasileiro? Você acredita que cada um deles seja uma espécie de analogia?

Noemi0 17/03/2024

Um sopro
Alguém algum dia disse que a vida é um sopro. "Sopro" é uma palavra que define a minha experiência de leitura com esse livro.

Em "Arvorada" a gente volta a ouvir dentro da cabeça a voz do Chico Bento da nossa infância. Com passagens suaves e ilustrações maravilhosas, vamos tratar de vida, amor, luto, cuidado e infância.

Poder rever o Chico nesse momento foi um sopro suave sobre um machucado aberto. Sopro de vó.

Maria.Bandeira 06/12/2023

Maravilhoso
O livro nos traz ilustrações e história belíssima. Apesar de triste a história é narrada de forma leve e bem interessante. O livro entregou tudo a que veio proposto. Nos faz refletir que não devemos deixar nada para depois uma vez que o depois pode se tornar tarde demais. A avó tem uma papel muito importante na vida desse neto ao mostrar a ele com sutileza e doçura muitas vezes aprendemos com as dores da vida. Livro muito curtinho e fácil de ler. Super recomendo a leitura não só para as crianças como para os adultos também.

Kakáð 16/08/2023

Arvorada
Em arvorada ,Chico bento ele leva uma lição daquelas que a vida algum dia da pra todos nós .Por que nem tudo pode deixar para depois.mauricio de Sousa cria uma história tocante,com momentos de humor,dor,mistério e especialmente aprendizado.

Carolina 26/12/2020

Destruída
Graphic Novel, perfeita!
Só posso dizer que o único defeito é que ela acaba. Orlandeli fez um trabalho incrível! Ansiosa para a próxima Graphic MSP do Chico Bento feita por ele ??

tainota 29/04/2024

A vida é breve e é AGORA
Juro que tentei me demorar bastante na leitura, apreciar e digerir bem lentamente cada página, prestando atenção em todos os detalhes, todos os traços que se conectam de uma pagina a outra, de um quadrinho ao outro, nas escolhas esteticas do autor, nas cores, nos formatos, mas ainda assim eu sinto que foi a leitura mais rapida que ja fiz, porque traz essa sensação de leveza, de que a brisa nos galhos do ipê da primeira página até a última vem pra fora da folha e te conduzem junto

a história é incrível, e eu posso ate não ter ou ter tido vozinhas pra me conectar vendo a vó dita do chico, mas não deixo de levar pra vida o ensinamento dela, do quão é precioso viver o momento com quem amamos, até o tédio e o silêncio sem graça sao momentos a serem apreciados se lembrarmos que nada garante que no proximo ano (ou proximo mes, proxima semana) vamos ter a oportunidade de estar com essas pessoas de novo dessa mesma forma

eu sei que não mais vou passar minhas tardes depois da aula na casa da minha melhor amiga sem nenhum compromisso ou preocupação na cabeça, ou sair do meu quarto e ir ali no quarto do lado pra deitar na cama do meu irmão encher o saco e puxar papo, entre muitos outros momentos que só estão na memória agora

por isso que hoje, os momentos que vivo do lado das pessoas que eu amo, já vivencio sentindo saudade, sabendo que eles so são enquanto estão sendo, agora

Brenoarf 21/10/2020

tempo e singularidades
Nunca me foi tão impactante a ideia de que as pequenas coisas pudessem ser valiosas a ponto de serem eternas.
A obra é sobre isso! Sobre o quanto a simplicidade tem o poder de preencher a vida de significados -sejam eles pueris, maduros ou senis- tornando-a singular e inestimável.
Já adianto que terminar a leitura sem os olhos, no mínimo, marejados, é uma batalha de raros vencedores.

Gláucia 26/04/2018

Chico Bento: Arvorada - Orlandeli
Assim que abri e li a primeira página imaginei que seria maravilhoso. As ilustrações, as cores, o traço, as expressões encheram meus olhos. Isso aconteceu em outras edições da coleção mas aqui tudo é envolvente, incluindo a história e seu desenvolvimento, o que não acontece em várias outras da série.
Tudo começa com a vó Dita chamando Chico Bento para admirar a floração do ipê amarelo mas como um bolo de fubá quentinho o esperava ele deixou pra depois. No dia seguinte a bela árvore estava quase pelada e ele lamentou profundamente a oportunidade perdida. Isso já bastou para me emocionar vivamente por me remeter imediatamente a um episódio fugaz de minha adolescência em que minha mãe me chamou pois queria me falar uma coisa. Como costuma ser comum nessas ocasiões respondi o fatídico "já vou!". Ao procurá-la minha mãe disse que não era nada e que já tinha passado o momento. Insisti mas a lição que ela me deixou foi essa: por mais que ela me dissesse o que queria, não seria o mesmo, o momento passado não volta, é único. Na era atual, onde vivemos imersos em momentos virtuais, isso sempre me volta e estou sempre a me vigiar e nunca deixar passar o momento.

Guilherme2290 16/11/2020

??
o plot é legal, o final também, os desenhos são LINDOS, mas achei os diálogos meio bregas.

a verdade é que, por ser uma história sobre avó, eu esperava me emocionar mais do que o que de fato aconteceu, mas ainda assim é uma HQ bonzinha.

Vinicius Pagin 01/02/2022

Linda história
Simplicidade e muito carinho. História sensacional com uma delicadeza totalmente fora do comum. Bom demais.

Joice 30/05/2022

Uma história do Chico Bento com a vó Dita e um pé de ipê florido, cheia de emoção e significado, sobre dar importância às coisas mais simples da vida.

Chiara Borges 27/08/2020

Perfeito
Chorei que nem uma condenada em certas partes, e o enredo é simplesmente perfeito. Isso sem falar da arte, da leveza do traço e os sentimentos que as cores passavam! Enfim, simplesmente perfeito

duda 04/02/2020

maravilhoso perfeito
se você esta vendo essa resenha pra saber se deve comprar, primeiramente você já deveria ter comprado!! e não só compre pra você, também presenteie. essa história merece