Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada

Resenhas - Chico Bento: Arvorada

Barbs 02/01/2022

Arte linda e história emocionante
Amei! Pra quem tem ou teve uma relação muito próxima com a avó, assim como eu, será intimamente especial.
Juba 03/01/2022minha estante

gustavo244 15/01/2023

Que história linda
Que história tocante, quase ri, senti medo e quase chorei com essa história. Quero ver se alguma outra Graphic novel MSP vai conseguir me despertar esses sentimentos.

OgaiT 27/05/2020

Oiar Diferente
Pra mim essa é a melhor hq do msp graphics, Orlandelli além de um traço muito bonito, possui uma forma muito simples, para falar da simplicidade do povo do interior. Apesar de sempre ter achado a personagem muito estiriotipada, o autor conseguiu me surpreender e arrebatar com essa história. Outra coisa que me chamou a atenção é a forma como o texto foi distribuído, sem a presença dos balões, que são muito comuns nos quadrinhos, além da própria linguagem que remete a fala do povo interiorano, sem parecer clichê.

Chiara Borges 27/08/2020

Perfeito
Chorei que nem uma condenada em certas partes, e o enredo é simplesmente perfeito. Isso sem falar da arte, da leveza do traço e os sentimentos que as cores passavam! Enfim, simplesmente perfeito

lettcadona 20/01/2023

Felipe 13/10/2022

Existem obras de arte que possuem a capacidade de nos ligar com lembranças primordiais e preciosas, momentos doces, pessoas inesquecíveis, que muitas vezes nem lembramos de ter tido...

Esse tipo de obra nos leva a um estado de fascinação, que em alguns casos se deriva da redescoberta do que se é, do que te trouxe a esse exato momento, da comunhão de coisas diversas unidas pelo acaso que veio a resultar nessa coisa complexa que nos tornamos.

Essa HQ abre o nosso baú pessoal do afeto familiar e nos atenta para a brevidade das coisas boas da vida... É um belo retrato daquele período que a maioria de nós tivermos na infância onde não passamos de um regalo do universo embrulhado pelo morno afeto do amor fraternal... Essa 'relembrança trás a tona o inevitável fato de que esses momentos são efêmeros, não são eternos...

Enfim, nem cabe comentar traço, roteiro e tudo mais, esse tipo de obra está além disso... Recomendo demais.
Cleber 13/10/2022minha estante
Linda hq, realmente uma obra de arte e sensibilidade!

Paulo 02/12/2021

O Chico Bento foi um dos primeiros personagens da Turma da Mônica que eu conheci junto com o Horácio. Um personagem sempre divertido, vivendo situações engraçadas em um ambiente rural que, para mim que nasceu em uma cidade grande, era idílico e sonhado. Amplos espaços, lindos ambientes e uma cultura oral passada para ele pela sua avó. Eu sempre quis conhecer o campo do Chico Bento. Arvorada é mais uma história do Orlandeli repleta de sentimento e belas mensagens. Aquele tipo de narrativa que tem cheirinho de bolo de fubá da vovó e que deixa para trás mensagens de positividade e de vida. Ao final dela, tenho certeza de que todos vocês ficarão tocados pelas mensagens da Vó Dita. Ah... sobre o meu carinho pelo Chico Bento e seu mundo rural, acabei me mudando para o interior depois de adulto. E hoje tenho meu próprio espaço amplo e um ipê roxo no meu jardim.

Arvorada começa com nosso querido Chico Bento brincando no campo, doido por um bom bolo de fubá. Vó Dita chama o seu neto para ir observar o ipê amarelo que tinha acabado de florir. Ver o espetáculo da natureza que é o ipê com todas as suas flores abertas. Mas, o nosso caipirinha estava cheio de fome e acabou dizendo que veria o ipê outro dia. Só que no dia seguinte todas as flores do ipê tinham caído e Vó Dita explicou que o ipê só fica totalmente florido poucos dias por ano. É aí que Chico Bento faz uma promessa de assistir a floração do ipê no ano seguinte junto com sua avó. Mas, os planos do nosso personagem podem ir por água abaixo quando ela fica gravemente doente. Como ficará o coração de nosso personagem depois de se sentir culpado por não ter visto o ipê com a sua avó quando ele ainda podia?

Orlandeli cria mais uma história memorável usando um personagem clássico da Turma da Mônica. Uma narrativa doce e agradável que traz para a gente a efemeridade da vida de tantas formas diferentes que pensamos se todo o quadrinho não foi gerado a partir dessa simples noção. E cada vez mais me convenço disso. O autor tem o poder de nos emocionar toda a vez que lemos uma de suas histórias. Sempre acabo com lágrimas nos olhos, seja de felicidade ou de emoção por alguma cena colocada por ele. Isso porque tudo é carregado de bastante sensibilidade e as situações possuem potência. O mais curioso é que cada leitor vai encontrar a sua cena favorita em trechos diferentes da história, seja quando Chico está pulando para pegar uma goiaba, seja a linda imagem de Chico e sua avó em frente a um ipê, seja a preocupação do personagem com sua avó doente. É curioso porque a narrativa segue uma linha bem constante de desenvolvimento não tendo altos e baixos. Ela é tranquila como o vento da primavera. E mesmo assim, ela consegue ressoar em noções corações como o som de um batuque em um tambor. Nosso coração pulsa junto com a história.

Como é legal ver o Chico Bento da minha infância. E em todas as Graphic MSP a gente fica pensando se o autor conseguiu captar o espírito do personagem criado pelo Maurício de Souza. E mais uma vez deu para perceber que sim, o Orlandeli foi perfeito ao construir o nosso caipira favorito. Ele é ingênuo, é brincalhão, é divertido. Talvez nada ilustre melhor o personagem do que ele pescando junto com o Zé Lelé. Em um lugar onde eles nunca pescam nada. Mas, eles curtem ficar ali o dia todo ouvindo os pássaros e apreciando a natureza. Sempre imaginei o Chico Bento sendo dono de um enorme coração, e Orlandeli conseguiu traduzir isso bem na sua HQ. Quando ele percebe a possibilidade de perder a sua querida avó, a gente quase pode ouvir o seu coração se partindo.

A imagem do ipê está presente ao longo de toda a HQ. E aí é preciso contextualizar. O ipê é uma árvore bem específica porque ela passa o ano inteiro sem ter nenhuma flor. Muito pelo contrário, o ipê é uma árvore chata e complicada de se cuidar (eu tenho dois ipês... um pequeno amarelo e um grande e roxo). Depois de passar pelo período de floração que acontece entre outubro e março, ele passa o resto do ano perdendo todas as suas folhas. Ele desfolha completamente, dando até a impressão de ter morrido. Mas sempre que ele perde as folhas, alguns brotos aparecem por toda a copa e aumentam o seu tamanho. E aí, pouco a pouco as folhas renascem completamente até o período da floração que é entre setembro e dezembro. Só que esse período é de poucos dias para o ipê; depois as flores somem e só surgem novamente no ano seguinte. O título Arvorada pode ser lido de várias formas diferentes. No prefácio, Maurício de Souza destaca dois, mas eu destacaria uma terceira leitura: Arvorada também pode significar a própria relação do ipê com as nossas vidas, já que todos os anos nós florescemos e perdemos nossas folhas para nos tornarmos pessoas melhores com brotos nascendo pelos nossos corpos. É uma imagem linda sobre como somos criaturas em uma perpétua transformação.

A relação do Chico Bento com a sua avó também é linda. Uma relação de amizade entre duas pessoas de faixas etárias completamente diferentes. Vó Dita tenta passar sua sabedoria e seus conhecimentos a seu neto, que representa uma nova geração que precisa aprender aquilo que os mais velhos tem a oferecer. A reverência e o respeito que Chico tem por sua avó representa muito em um mundo que hoje parece ser um adolescente rebelde se revoltando contra tudo e todos. Ver uma relação tão pura e inocente acalenta o meu coração. Como uma guardiã das histórias, é legal ver como Orlandeli traduziu isso para a HQ e até traz os personagens que fizeram parte das histórias assustadoras que a avó contou. O resgate de uma tradição que é repassada adiante para que a memória não se perca.

Fico em dúvida se acho O Mundo de Yang ou Chico Bento - Arvorada o melhor dentre os trabalhos do Orlandeli. Mas, vou ficar com o Chico porque eu tenho uma relação afetiva com o personagem. Ele embalou a minha infância e me permitiu sonhar. Fica ainda um plus ao que o autor fez nessa HQ: ele conseguiu pegar elementos narrativos de histórias clássicas do Maurício de Souza trazendo até mesmo a perda da Mariana, a irmãzinha mais nova do personagem que não veio a se desenvolver. Esse profundo conhecimento da mitologia do Chico faz dessa HQ rica em mensagens, detalhes e narrativa. Não só recomendo como considero obrigatório para todos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Tatiane.Moscardi 19/02/2023

"Nem tudo pode ser deixado pra depois"

?Chico Bento é o meu personagem de quadrinhos favorito, sua simplicidade sempre me cativou, Maurício foi incrível em nos agraciar com um personagem que representa o povo caipira brasileiro.

Me emocionei demais com essa HQ, as lições da vó Dita sempre me leva para um lugar quentinho no coração, traz na memória a minha bisavó e avó, que sempre me ensinaram coisas da vida que nunca mais aprendi em lugar nenhum.

Aqui Orlandeli nos presenteou com uma história tocante de dor e amor, mas o principal, nos da um presente para vida toda, o aprendizado.

sofia587 15/02/2023

Demorei três anos pra ler essa, mas que bom que eu li. História muito tocante sobre amor e ancestralidade

duda 04/02/2020

maravilhoso perfeito
se você esta vendo essa resenha pra saber se deve comprar, primeiramente você já deveria ter comprado!! e não só compre pra você, também presenteie. essa história merece

Iara 16/06/2020

Simples, tocante e belo
Eu não consigo expressar direito em palavras o que essa história fez comigo enquanto eu lia, lindo, muito bem desenhado, dolorido mas tão reconfortante que eu não sei explicar.

Mari Gil 14/06/2020

Perfeito!
Uma leitura sensível, delicada, que nos faz pensar nas pequenas coisas e realmente importantes da vida. Chorei bastante, admito.

Amanda 12/06/2020

Que emocionante essa gn!!! Além da história ser bem mais madura do que as do Bibu, as ilustrações são impecáveis. me apaixonei ?

Pedro Lima 31/05/2021

Chorei
Vontade de abraçar minha vó.

Ale; 31/05/2020

Lindo!
Uma das coisas mais lindas que já li. Desenhos incríveis e história que dá aquele quentinho no coração e nos lembra do que realmente é importante na vida.