Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada

Resenhas - Chico Bento: Arvorada

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 10/04/2019

Sensível e impactante
Esse livro deixa uma mensagem importante para os dias atuais: não deixe que a correria do dia a dia te impeça de aproveitar momentos importantes, principalmente ao lado de quem ama.

Com uma história muito emocionante e um trabalho artístico impecável, Chico Bento: Arvorada entrou para minha lista de favoritos.

Claro que, num primeiro momento, esse Chico Bento mais sério causa um estranhamento. Tô acostumada com o Chico Bento dos quadrinhos, aquele caipira brincalhão que, mesmo sem querer, faz a gente rir.

Mas fiquei muito feliz e tranquila de ver que o novo Chico Bento manteve a simplicidade e o coração bom que eu já conhecia. Também manteve a mesma relação bonita com a vó Dita, a admiração pela natureza e pelos animais, a amizade com o primo Zé Lelé, o amor pela Rosinha... ele tá todo ali na história... como sempre, nos dando belas lições.
Lorrany Moura 04/06/2019minha estante
Olá Thais, você entendeu a analogia que cada criatura do folclore representa?

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 22/01/2020minha estante
Oi, Loris! Não pensei sobre isso... você conseguiu fazer uma analogia?

@literatotti 22/07/2019

“esse é o insinamento qui o ipê traiz pra gente"
Se você tiver uns 30 anos, como eu, os primeiros livros que você leu foram os gibis da Turma da Mônica. Se você não tem, provavelmente você também começou pelos gibis de Mauricio de Souza. Esses gibis fazem parte de nossa história e de quem nós somos. .

De todos os personagens de Mauricio de Souza, o que eu mais gostava era o Horácio, o dinossauro. Nem sei explicar o porquê. Em contrapartida, nunca fui um grande fã de Chico Bento. Mas, me lembro de um gibi em que o Chico vai visitar o primo na cidade grande. O primo fica mostrando como a cidade é muito melhor que o campo. Eles entram em um elevador e, mesmo impressionado, Chico fala ao primo que o campo não tem essas coisas porque nada disso é preciso lá. .

Foi aos 30 anos, ao ler o livro ARVORADA, que eu entendi a importância desse personagem. O livro faz parte do projeto de Graphic Novel, em que artistas revisitam esses personagens criando novas histórias. “Laços”, filme que estreia este ano, é uma adaptação cinematográfica de uma Graphic Novel. Reencontrar a Turma da Mônica depois de tanto tempo, é algo que mexe com nossas memórias afetivas. .

Numa geração que acha que o leite vem da caixinha, Chico Bento nunca foi tão necessário. Orlandeli, o autor da obra, construiu uma verdadeira obra prima, tanto que “Arvorada” foi finalista do Prêmio Jabuti de 2018 na categoria “HQ”. .
“Arvorada” é a história de Chico Bento e um ipê-amarelo. Também é sobre aprender a apreciar os momentos e as pessoas, pois, como o ipê-amarelo só floresce uma vez por ano, nada é eterno. Também é sobre seguir adiante. Arvorada não é apenas sobre despedidas, mas também é sobre o nascer de um novo dia. .

O livro toca profundamente em nós, porque brinca com nossas memórias e nos deixa com nostalgia de tempos em que a vida era simples e não tínhamos responsabilidades. Um tempo em que podíamos parar tudo e ler gibis sem se preocupar com grandes compromissos. É uma elegia a infância e a momentos que não voltam, a não ser quando revisitamos na nossa memória.

site: https://www.instagram.com/literatotti/

Laris | @larislendo 26/04/2023

Cresci lendo quadrinhos do Maurício de Souza e o Chico Bento sempre foi meu personagem preferido. Esse quadrinho foi como um abraço e me arrancou algumas lágrimas.

K-Roll 07/03/2020

Poucas Graphic novels dessa coleção conseguiram ser tão emocionantes quanto esta do Chico Bento. Em tão poucas páginas e imagens ela consegue reforçar a necessidade de apreciar as coisas simples com pessoas que realmente importam para a gente.

Luiz819 06/06/2020

Simplesmente fantástico
Para você que aprecia uma obra de arte, não deixe de ler essa novela gráfica. A sensibilidade do Orlandeli com todos os personagens é incrível. As cores, o pano de fundo, as camadas e tudo mais é de uma maestria ímpar. A pesquisa do personagem e o uso das cores é tudo feito de forma a passar uma mensagem ao leitor. Recomendo.

Mikaele Araújo 22/06/2020

Maravilhoso!
Leitura que nos transporta para a infância no interior... Simples, emocionante e de uma delicadeza singular.
O trabalho do ilustrador está impecável, os traços são lindos e fluídos.

Wilma.Suely 28/06/2020

Personagens de Mauricio de Souza numa HQ feita com muita sensibilidade. Uma história linda.

Priscila 10/07/2020

Linda de morrer! ??

Cintia.PrAspero 02/09/2020

Uma história muito emocionante, sobre valorizar o simples da vida e as pessoas importantes.

Júlia 05/04/2021

Estranhei a princípio por conta dos personagens serem mais cartunescos, mais parecendo personagens do Tim Burton do que do Maurício de Souza, e no final levei um tapa na cara. As cores, a fluidez da arte e a história em si me surpreenderam demais, com direito a algumas lágrimas.
Essa talvez tenha me emocionado um pouco mais porque me fez lembrar da minha vó, mas as histórias do Chico Bento sempre vão dar a lição de moral de como a vida pode ser bonita da forma mais simples, e o Orlandeli conseguiu fazer isso de uma forma belíssima em Arvorada.

Débora Castro Alves 10/04/2021

Quentinho no ?
'Um coração que age...

... vira corage!'

Ah, MSP arrasa!! Chico é meu personagem preferido, seguido da Magali. Ele é doce, sensível, inocente e até sonso, mas é puro!

E essa edição, OMG, o que dizer dessa belezura ?

Beatriz 27/05/2021

Tem um olho na minha lágrima...
Tempo o assunto mais arrasador e bonito que podemos encontrar na arte e na vida.
Essa história linda me fez pensar muito antes de escrever, porque algumas histórias te tiram as palavras e deixam só a emoção.
Então nessa singela resenha eu peço que sintam as páginas, elas têm muito poder e significado e vão te acolher.

Carol 01/01/2022

Emocionante ?
As Graphics MSP sempre nos tocam de muitas maneiras. Essa é a minha quinta experiência com o selo e facilmente uma das favoritas. Orlandeli tem traços lindos e contou a história de Chico, Vó Dita e o Ipê amarelo de forma singular e poética. Os desenhos se mesclam ao texto para nos lembrar algo tão simples mas que por conta de toda correria do dia a dia acabamos por esquecer ou adiar: aproveitar os momentos simples do dia a dia. Simples e com tanto significado. Comecei minhas leituras de 2022 muito bem ?

Art 19/01/2022

Uma HQ para se emocionar
Essa é uma daquelas obras que realmente conseguem mexer com o leitor, que te faz refletir e pensar mais na vida. Na história, acompanhamos Chico Bento, o personagem mais humano do Maurício de Souza, e a sua relação com sua avó, dona Dita. Nessa relação, tiramos muitas lições de vida e acompanhamos um lado mais emocional do Chico com uma pessoa tão querida, coisa que geralmente não temos nas obras dos personagens da turma da Mônica.

Além da linguagem emocional, a arte dos cenários e dos personagens é única e muito bonita, tudo na HQ é muito simples de um jeito lindo. A história, apesar de curtinha, é triste e bonita ao mesmo tempo, emocionando e te dando ensinamentos de vida. Chico Bento: Arvorada é uma das obras que mais marcam as pessoas, sabendo muito bem como tratar um tema tão complicado quanto a morte e ainda, de quebra, inserir elementos do folclore brasileiro para fazer metáforas.