A arte da brevidade

A arte da brevidade Virginia Woolf

Resenhas - A arte da brevidade

1 | 2 | 3 | 4

Nazrat 18/12/2023

Primeira incursão nos escritos da autora
Embora, pelo constante no posfácio, não seja o foco da escrita da autora os contos, achei uma boa introdução à sua escrita. Interessante a forma como, em suas descrições, são criadas imagens complexas das cenas que se passam, permeadas com os sentimentos das personagens.

Lari 22/01/2019

Belíssima edição bilíngue. Os 5 contos foram divididos em 3 atos. Os 2 primeiros, fissão, causam um certo desconforto, pelos devaneios do narrador ou por uma personagem demasiado diferente. O intermediário, fuga, justamente consiste em uma narrativa mais comum, um suspense. Os últimos, fusão, tendem à poesia, recheados de imagens de flores e a sutileza de momentos calmos em que muito acontece. Despertou o interesse em ler os romances da autora.

Francisco.Matheus 05/01/2022

Breves contos
Esse volume pequeno de contos selecionados pelo estudioso Tomaz Tadeu nos traz uma fase experimental da Virginia Woolf. Confesso que me perdi em algumas partes mas amei bastante "O Legado".

Renata 26/07/2023

'A Arte da Brevidade' é uma leitura valiosa para aspirantes a escritores, amantes da literatura e todos aqueles interessados em aprimorar suas habilidades de comunicação e expressão. Através da perspicácia de Virgínia Woolf, os leitores são convidados a explorar os segredos da linguagem e a apreciar a beleza da simplicidade na escrita.

umtetoparaana 10/10/2021

Virginia Woolf não é uma escrita, ela é A escritora.
Pela primeira vez tive a experiência de ler Virginia Woolf sob o ponto de vista da ficção, já que, já tinha lido algumas coletâneas de seus textos mas que não eram ficção. Sendo assim, acho que talvez os contos da Virginia sejam a melhor porta de entrada pra sua escrita. Isso porque, nesse breve livro com 5 contos, vemos as principais características de sua escrita (como o fluxo de consciência por exemplo). Todos esses contos são extremamente bonitos (os meus favoritos foram o Objetos Sólidos, o Legado e A dama no Espelho), e, abordam da maneira mais profunda as formas de vida e como elas se encontram num só ponto: a solidão.

Artur.Sergio 05/06/2022

Uma Virginia Woolf contista
Não tenho propriedade para discorrer sobre a escrita de Virginia Woolf por conta do meu pouquíssimo contato com suas obras.
Em relação aos contos contidos nessa coletânea curta, me encantei com um estilo ousado e moderno da autora e até com o seu modo convencional de escrita, presente no conto "O legado". Não me ocuparei acerca da escrita de Virginia Woolf. Aguardarei tal feito quando estiver mais familiarizado com seu acervo.

babi 06/03/2021

bem virginia mesmo
uma obra apenas de contos, a autora não era focada em contos e eu nunca tinha lido um dela. a escrita é bem virginia mesmo, é inconfundível. gostei de todos! mas deixo ?o legado? como meu favorito

brendanic 01/01/2021

Primeiro contato com Virginia
Como muitas resenhas já indicavam aqui é realmente um ótimo primeiro contato com Virginia Woolf. Há anos tenho vontade de ler suas obras, mas muitos comentários me faziam ter receio e até preguiça de tentar.

Começar por essa edição é uma ótima introdução acredito, a seleção dos contos mostra a versatilidade de Virginia e apesar do estranhamento inicial logo me entreguei à leitura de forma mais fluida e sem muito apego a apreender absolutamente tudo, mostrando-se uma experiência de imersão prazerosa.

Ao mesmo tempo me despertou lembranças e me fez devaneiar pela minha própria vida de forma muito singela e agradável. A cada conto o título fazia mais sentido "a arte da brevidade".

Foi uma leitura deliciosa para um dia nublado. E agora estou mais interessada (e preparada) para adentrar os romances de Virginia.

1 | 2 | 3 | 4