Um Verão Para Recomeçar

Resenhas - Um Verão para Recomeçar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

sofsversion 21/12/2023

Chorei e chorei
Gostei bastante, tratou adolescentes como são (insuportáveis), mas nn é romance (ate pq nn curti mt o desenvolvimento do casal principal), fala mt mais sobre a situação da taylor

Julieper Lee 30/08/2023

Não é uma história de amor
Boba, besta e inocente. São as palavras para descrever que fui com vontade Ler uma história de amor e descobri sobre o luto, compaixao, familia e a importância de sempre dizer que ama alguém.

Um bom livro pra crescimento pessoal

Nathalia.Sabino 13/10/2017

Permanecer é uma forma de amar.
Quando seu pai recebe a triste noticia de que tem apenas alguns meses de vida, Taylor e sua família decidem passar seu ultimo verão juntos, então partem para a casa no lago Phoenix. Mas isso obriga Taylor a enfrentar seu passado angustiante, que tanto ela tenta esquecer. Frente a frete com as consequências de seus atos passados ela percebe que nem sempre, fugir é a solução para seus medos. Em um verão de recomeços e amor, Taylor tentará consertar seu passado, enquanto tem que enfrentar a dor de se despedir da pessoa que mais ama no mundo.

Esse livro se tornou uma surpresa deliciosa para mim. No começo da leitura, tenho que admitir, não estava conseguindo me conectar com a história. Mas depois de algumas páginas, comecei, lentamente, a ser levada para o lago Phoenix. Comecei a me sentir, de fato, em uma viagem para o interior. E comecei a viver a linda e triste história do livro.
A narração da autora é tão leve que, mesmo esse livro se tratando de um assunto triste, ela ainda consegue manter a história doce, mas sem em nenhum momento romantizar a doença e perder a veracidade da dor que é ter alguém sofrendo algo assim.
Aos poucos vamos acompanhando a evolução e amadurecimento da personagem Taylor. Depois de muitas atrapalhadas e ímpetos de fugir, ela vai percebendo que permanecer é uma forma de coragem e de amor. E que permitir ter as pessoas que ama à sua volta, mesmo quando o que mais deseja é estar sozinha, é algo necessário.
Apesar do romance existente no livro, essa história fala principalmente sobre a relação familiar e sobre sua importância. Como é importante nos permitirmos nos conectar com nossa família, dividir momentos e saber aproveitar o tempo em que passamos juntos. Sobre como a família é a nossa base, aquilo que nos sustenta mesmo quando o tempo está terrivelmente assustador.
Esse livro é sobre segundas chances, sobre amor e sobre ficar mesmo quando tudo grita para que você vá embora. Sobre como o ato de permanecer é uma declaração.

Recomendo para todos que amam livro doces, leves, mas que carregam uma linda mensagem.

site: https://www.instagram.com/p/BaFdXqXFOxO/?taken-by=sobre.ler

Leninha Sempre Romântica 18/09/2017

Matson, Morgan. Um Verão para Recomeçar. Tradução: Maria Angela Amorim de Paschoal. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2017. 352p. Título original: Second chance summer.

Tem alguns dias que estou lendo em doses medicinais — pelo simples prazer de prolongar a leitura — o livro Um Verão para Recomeçar, da autora Morgan Matson, e venho agora compartilhar com vocês, amigos e seguidores do blog, todas as emoções e os sentimentos que tive durante a leitura desse que acaba de se tornar uma das minhas melhores leituras do ano.

Foram tantas sensações que senti que fica difícil me expressar por escrito, só quero frisar que chorei horrores nas últimas 60 páginas, um choro doído, dilacerante, mas reconfortante, que apesar de ter me dado uma dor de cabeça daquelas, me deu também um alivio imenso.
Como é gratificante uma leitura que nos acrescenta, que nos faz refletir, que nos enternece, foi isso que a história de Taylor fez comigo e com certeza fará com todos os que lerem o livro. Mas vamos falar um pouco do enredo da trama.

Taylor é uma garota de 17 anos que não é muito de encarar seus problemas, fugir, sair andando sem destino sempre foi a maneira que encontrou de tentar escapar, mesmo que sempre fosse encontrada e trazida de volta à realidade. Porém dessa vez, e na situação que se encontra, fugir não é uma saída. Depois de cinco verões ela volta ao Lago Phoenix onde além de lembranças ela deixou uma ex-amiga e um amor que poderia ter sido para a vida toda. Muita coisa ficou para trás sem ser resolvida naquele lugar e Taylor ainda está passando por um momento que ninguém deseja passar: seu pai está doente e esse será seu último verão em família.

Ao inciar a leitura nos deparamos com uma garota imatura que não é muito de se impor na vida, mas ao longo da narrativa é palpável seu crescimento. Taylor se permite desfrutar cada momento com sua família, principalmente com seu pai o qual ama intensamente, mas que não se lembra da última vez que disse isso em voz alta. Nesse interím ela reencontra Lucy com muita mágoa guardada, e claro, Henry — seu amor de infãncia que ela nunca esqueceu —, cheio de ressentimentos.

Porém a história é muito mais do que reencontros e perdões, temos aqui uma história tão linda em sua simplicidade que envolve o leitor de tal maneira que não fica possível se desprender dela, eu particularmente leria esse livro por meses à fio, talvez por isso eu o tenha lido tão devagar, para saborear cada momento, assim como Taylor curtiu seu pai dia após dia, e também seus irmãos, sua mãe, seus amigos e aquele verão que marcaria sua vida para sempre.

Não tem como passar pela leitura desse livro sem pensar na nossa vida, em nossas falhas e pequenos deslizes, em nossas culpas e nas mágoas que deixamos nas pessoas que amamos apenas pela falta de uma conversa sincera e direta. Muita coisa pode ser apreciada se não deixarmos que coisas pequenas se interponham em nossos caminhos. Por mais difícil que seja nunca é tarde para pedir perdão, para dizer eu te amo, para sentir saudade. Essa é uma das muitas lições que perceberemos nas entrelinhas desse belo romance, escrito de forma leve, fluida e que encanta.

Existem histórias que lemos e passam, algumas que deixam saudade e outras que marcam a alma da gente e Um Verão para Recomeçar é um desses exemplos. Morgan Matson acaba de entrar no rol das minhas autoras preferidas, e claro, sua história entra também na lista dos melhores do ano. Recomendo a leitura!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2017/08/um-verao-para-recomecar-morgan-matson.html

Hellen @Sobreumlivro 20/08/2017

As vezes fugir é a melhor (e a mais fácil) das opções. Quando ficar fica complicado, Taylor foge. É assim desde sempre, mas algumas situações, por mais difíceis e assustadoras que pareçam, é necessário ficar e encarar de frente.

Tudo que Taylor quer é fugir, mas ela precisa enfrentar o fato de que seu pai está morrendo. Não há escapatória! Assim, numa última tentativa de estar juntos, a família parte para o lago Phoenix, que há tantos anos, Taylor tenta esquecer.

O lago Phoenix é o tipo de lugar pelo qual se almeja retornar, mas para Taylor é o contrário. Foi lá que ela passou as melhores férias da sua vida, mas também que decepcionou as melhores pessoas. Foi de lá que ela fugiu e deixou para trás sua melhor amiga e seu primeiro amor.
_

Um Verão para Recomeçar foi uma doce e inesperada surpresa. Quando eu o li, há pouco mais de um mês, pouco havia se falado sobre ele aqui no Brasil, afinal havia acabo de ser lançado pela editora Novo Conceito.

E, como disse, que grata surpresa. Fui facilmente conquistada pela Taylor e pelo lago Phoenix, assim como foi fácil se encantar pela sua família e pelo Harry.

Destaco o modo como a autora desenvolve a história, lentamente, fazendo os personagens crescerem com o virar de páginas, bem como as relações familiares, que vão se intensificando com os capítulos.

Como já é sabido, histórias Young Adult sempre traz temas importantes. E esse não é diferente. Morgan Matson explora as despedidas e os recomeços e o quão importante é saber que há sempre um lugar para onde podemos voltar, lugar esse que chamamos de lar.

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/

Dias78 30/11/2022

queria: sair da ressaca literária ganhei: depressão
eu gostei bastante do final sinceramente, me fez chorar horrores principalmente pq essa coisa do luto ainda é algo recente em mim, os sentimentos da Taylor sobre o medo e depois a perda do pai fez eu me identificar bastante. Os medos e fraquezas dela são bem trabalhados tbm na minha opinião.

Pontos ruins: achei um romance com personagens bem padrões, sei lá parecia que nunca tinha alguém diferente do padrão hétero, cis, branco e de classe média/alta.
tiveram diversos momentos onde eu já previ o q aconteceria por simplesmente ser uma "reviravolta" muito comum.

Thalia 21/05/2017

A história começa quando o pai de Taylor recebe uma notícia devastadora sobre a sua saúde, então, a família decide passar o verão inteiro na antiga casa do lago nas montanhas. Mas, eles não vão lá tem cinco anos e as coisas não terminaram muito bem entre Taylor, sua melhor amiga e seu primeiro amor. É sobre segundas chances e realmente mostra a importância da família e o que significa estar lá em tempos de necessidade. Normalmente, eu não choro quando eu leio algum livro, mas, dessa vez foi impossível segurar as lágrimas. Eu me senti feliz e com o coração partido ao mesmo tempo. Com certeza merece TODAS as estrelas.

#MonthofMatson

Rafa 21/08/2018

Metamorfose
Taylor está fugindo novamente, já desceu toda a rua e falta pouco, pouco para chegar onde? E com o que pegou? Logo o carro tão conhecido de seu pai estaciona e a leva de volta para casa, de volta para o longo verão que a família Edwards terá no lago.

Taylor é a filha do meio, sem ser a mais inteligente ou talentosa, ela se vê não só fugindo do presente, mas também do passado que a espera no lago Phoenix. Um passado chamado Henry!

Um verão para recomeçar é o titulo perfeito, vemos uma família comum sofrendo pela irrecuperável doença do pai, que decidiu aproveitar seus últimos meses junto dos filhos.

É de cortar o coração e dar aquele nó bem dado na garganta, a aceitação de que em breve um membro tão importante e amado, já não se fará mais presente.

A autora consegue nos mostrar o sentimento de cada personagem com essa perspectiva do que vai acontecer. Mesmo com a narrativa da Tay, vemos um pai workholic tendo que deixar sua profissão tão adorada para trás e lidar com sua nova realidade, a de que não tem mais tempo.

Em contrapartida vemos uma mãe tendo que ser o pilar da família e forte para os filhos e marido, sabendo que a partir de certo ponto estará sozinha para cria-los. E por fim a reação de cada filho em saber que seu pai não estará na sua formatura, na ingressão para faculdade, na escolha da profissão, no casamento, ou seja, na continuidade da vida de cada um. Taylor mesmo diz que o pai era sempre chamado para matar as aranhas e monstros debaixo da cama, e que agora quem irá fazer isso? E por isso me emocionei muito mesmo.

Além desse drama, Taylor tem um passado no lago em que fugiu nos últimos cinco anos, e que agora irá enfrentar. Um mau entendido que trouxe tristeza e perca de amizades.

O que mais gostei na história é o amadurecimento da personagem e a relação que se transforma nessa família. Primeiramente, Taylor irá para de fugir das situações difíceis, dos momentos que todos nós um temos que encarar na vida. E essa família, embora um pouco tarde, irá dar valor a estarem juntos não importando as circunstâncias.

O romance é lindo, fofo, com perdão, paciência e compreensão do tempo que às vezes precisamos para nos transformarmos, e recomeçarmos novamente.

Recomendo fortemente, preparem os lencinhos...

Tammy 12/07/2018

Um Verão Para Recomeçar (Livreando)
Um verão para recomeçar traz em sua sinopse um resumo completo do que podemos encontrar nessa trama, o ponto crucial que cabe ao leitor, é saber o porquê de Taylor não querer voltar ao lago Phoenix e como ela vai lidar com a situação do pai, sem fugir.

Essa é uma história que vai te conquistando a cada página. A narrativa nos leva a cada passo da vida de Taylor e nos familiarizamos com o seu jeito de ser e pensar. Sua vida familiar não era o modelo de segurança, seu pai sempre deu prioridade para o trabalho, seu relacionamento com os irmãos sempre foi superficial, e sua mãe, nunca foi adepta a dar espaço para uma conversa sincera.

Com tudo isso, é totalmente aceitável ver Taylor ter algumas crises e querer fugir delas, afinal, ninguém em seu meio familiar gosta de se abrir emocionalmente.

"Perecia que desde que chegamos ao logo Phoenix, estava constantemente me confrontando com todas as coisas que fizera de errado nos últimos cinco anos e nos quais tentei não pensar. (...) Nunca tive de lidar com a realidade, e isso tinha um preço. De fato, na maioria das vezes sempre fiz todo o possível para evitar as consequências das minhas ações." p.234

Mas tudo isso muda com a ida da família ao lago Phoenix, e nesse ponto, acompanhamos o passo a passo e a luta dela para tentar expor melhor as suas emoções. E não só de Taylor, mas enxergamos isso em todo o seu meio familiar. Pelo pai que passa a valorizar mais o seu tempo com a família, pela mãe que passa a aprender a dar voz as suas emoções e os irmãos que dão passinhos para fora de seu casulo.

É inegável a sensibilidade de Morgan Matson ao discorrer de forma pura e simples a complexidade de expor o lado emocional para a vida. Taylor vai se descamando aos poucos e seu sofrimento para dar cada passo em frente é palpável.

Saliento que o livro não traz uma carga emocional extrema, reconhecemos isso nos próprios tormentos da personagem, que de forma geral, parece bem simples para os que não têm esse problema. Porém, a empatia se faz presente pelo processo de enxergá-la como uma próxima.

"Quer saber algo sobre ginástica olímpica? - perguntou Lucy, acertando o passo comigo.
- Sempre - disse, sem qualquer expressão, e ela sorriu pra mim.
- é que as pessoas só se machucam... se machucam de verdade... quando tentam ficar seguras. É assim que as pessoas se machucam, quando elas dão para trás no último instante porque estão com medo. Elas se machucam e machucam outras pessoas." p.324

Seu relacionamento com Lucy e Henry se apropria do perdão, onde, é compensador acompanhar os passos desses três. Após os cinco anos distantes, a aproximação acontece lenta e de forma verdadeira. Henry é um personagem cativante e é impossível não se apaixonar pela sua pessoa, a autora faz dele uma ponte essencial para que Taylor não se afogue no próprio buraco negro que vive em sua cabeça. Lucy não fica atrás, e de maneira mais direta, seus conselhos servem para que Taylor enxergue por outras perspectivas.

"Meu tempo com a minha família era algo que eu tentava fazer passar o mais rápido possível. Agora eu estava me apegando a esse tempo, tentando esticá-lo ao máximo, e ao mesmo tempo desejando que eu tivesse apreciando o que tinha antes." p.298

Com cenas emocionantes, principalmente no ciclo familiar, Um verão para recomeçar consegue expor o que propõe em sua sinopse, onde traz de forma simples, as várias consequências de um emocional não desenvolvido. Com certeza indico aos leitores do blog, aconselho que será útil alguns lenços para concluir a história com dignidade. Eu particularmente, precisei de vários para conseguir passar pelas cenas das últimas folhas.

Bia Kollenz 11/06/2018

Um Verão Para Recomeçar
Um Verão Para Recomeçar é um livro escrito pela americana Morgan Matson, autora best-seller do The New York Times e vencedora do California State Book Award. Lançado em 2017 pela Novo Conceito, o livro conta história de Taylor, uma jovem adolescente que vai passar as férias na casa do lago da família após seu pai ser diagnosticado com câncer em estado terminal. Taylor é como qualquer outra garota. Tem dificuldade de encarar seus medos e escolhe fugir ao invés de lutar, mas estas férias são diferentes. Taylor encontra no lago Phoenix uma chance de concertar os erros do passado e recomeçar sua vida.

A escrita da Morgan é uma delícia. Os diálogos são ótimos e a autora também tem uma boa ambientação, todos os personagens são bem caracterizados e, apesar de ter um fundo triste, a história consegue ser bem positiva. Quando iniciei a leitura fui sem muitas expectativas, não sou uma leitora assídua de YA, costumo inclusive ter um pé atrás com esses livros. Um Verão Para Recomeçar, no entanto, é diferente. Não possui triângulos amorosos, disputas entre garotas e uma protagonista irritante. Taylor é medrosa e com a péssima mania de fugir nos momentos mais cruciais, a forma com que isso é abordado é humana, me fez lembrar um pouco da minha adolescência, todas as inseguranças e medos da protagonista só serviram para me apegar ainda mais a ela, isso é um ponto alto para o livro.

“Foi somente então, quando cada dia que eu passava com ele era contado, que eu percebi o quanto eles eram preciosos. Milhares de momentos para os quais eu não tinha dado o devido valor — principalmente por achar que teríamos milhares de outros…”

A temática do câncer não é colocada em foco na maior parte da história, ela serve mais como um lembrete de como o tempo passa e as coisas estão mudando. Taylor e a família vão aproveitar as últimas férias junto do pai que tem câncer no fígado, os médicos dão para ele no máximo três meses de vida. A família que não era muito próxima, os filhos que eram mais distantes, tudo isso é posto em prova ao longo do livro.

Uma coisa interessante foi ver o pai de Taylor incentivando os filhos a viverem suas vidas e se divertirem, ele mesmo tentava levar tudo na maior normalidade possível e espantar o clima melancólico que vem com a doença. É com esse incentivo que a protagonista acaba sendo obrigada a lidar com um grande erro do passado, que fez com que perdesse a sua melhor amiga e o seu primeiro namorado. Nesse clima de últimas e primeiras vezes somos levados para uma cidade do interior onde tudo é possível.

O romance cresce de um jeito bem lento e tranqüilo, a maior parte da história gira em torno do amadurecimento de Taylor. É mais importante ela aprender a lidar com seus sentimentos, enfrentar suas incertezas e encarar a morte do que se preocupar com garotos. O relacionamento entre ela e Henry é bom porque ajuda os dois. Através do amor eles descobrem uma maneira de lidar com as dores do presente e do passado.

Lucy, a ex melhor amiga, também é uma ótima personagem. Tinha medo de ela ser só uma antagonista, mas ela se mostrou uma ótima pessoa, deixando de lado muitas coisas para ajudar a antiga amiga. Alguns coadjuvantes são bem divertidos, os irmãos da Taylor, os colegas do trabalho, os vizinhos, todos possuem características marcantes que enriquecem a história. Ler Um Verão Para Recomeçar foi um grande alívio, me deixando sempre com um sorriso no rosto.

Nem tudo são flores, afinal a morte do pai da Taylor é inevitável. Chorei em alguns momentos próximos do final onde a mãe e os irmãos têm que enfrentar esse fato. O pai que entra em uma maratona interminável de viver todas as coisas que nunca viveu em pouco tempo, a mãe que tenta deixar tudo perfeito até o fim, o irmão obcecado com as notas e a faculdade, a irmã obcecada pelo ballet, cada um encontrava uma válvula de escape para não encarar a morte.

Assistir isso se desenvolver ao longo do livro foi bonito, e triste, do início ao fim. Caso você não seja fã de YA igual a mim, ou melhor, seja muito fã do gênero, indico demais esse livro. Vai te distrair como toda boa história de verão. Além disso, o livro tem uma leve referência a Um Conto de Duas Cidades de Charles Dickens, como é um dos meus livros favoritos não pude evitar me alegrar com o mimo. Não é um livro sobre câncer ou sobre tristeza, mas sim como viver ao máximo a sua vida sem arrependimentos, ao final você vai se sentir mais motivado a aproveitar sua vida sem se preocupar muito com as bobagens do dia a dia. Sem sombra de dúvidas, um excelente livro.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-verao-para-recomecar-morgan-matson

Paula Juliana 17/03/2018

Família! Vida! Perdas! Um último verão!
O final de uma história, a procura, o preparo de um futuro adeus, a premissa dessa obra é para abalar qualquer CORAÇÃO. Temos uma família, pai, mãe e três irmãos, a descoberta de uma doença grave, uma sentença de morte e um último verão, uma última chance de construir últimas memórias e dizer adeus. Um verão para recomeçar vem assim com essa sintonia melancólica, falando de sentimentos, família e momentos, mistura dor e amor com uma pegada adolescente que mesmo com um tema tão dramático deixa a história gostosa e até mesmo leve de ser lida.

Taylor é uma adolescente normal, que tem todos os problemas comuns da idade, seu maior problema é simplesmente gostar de evitar problemas, ou melhor, não saber lidar com eles, e fugir. Porém, a situação que sua família está vivendo não é propicia para fugas, então, quando em meio a um jantar não muito comum, uma notícia ruim é dada, algo terrível mexe completamente com a calma dessa família.

Temos um pai que sempre fez de tudo por eles, e que é advogado, e muito comprometido com seu trabalho, Taylor nunca viu seu pai parado, sempre produzindo, trabalhando, uma irmã dançarina, um irmão muito inteligente, uma mãe presente e Taylor, que é simplesmente Taylor, que quer apagar sua melhor amiga e seu ex primeiro amor de sua vida, o que fica bem difícil no momento que volta para a casa do lago e é a primeira pessoa que encontra.

A obra tem essa pegada juvenil, com briguinhas entre amigas e primeiro amor que não deu certo, o mocinho em questão de inicio tem uma magoa muito grande Taylor, que fugiu por algo que podia ter enfrentado, porém, o mais legal e que mais me marcou na obra foi a construção e desenvolvimento dos irmãos, da família em si, do relacionamento entre eles, e com seu pai. Várias vezes mesmo sendo algo simples, o que passava pela minha mente era que aquilo poderia ser uma última vez.

A escrita da autora Morgan Matson é gostosa, envolvente, simples e bem fácil e ser compreendida e sentida. Curti muito passar um tempo com esses personagens, nesse verão muito, muito especial. Um verão para recomeçar, mostra amor, família, empatia, amizade, e a importância de viver plenamente tudo, e simplesmente não deixar de fazer ou viver algo por MEDO.

Paula Juliana

Coisas de Mineira 07/02/2018

“Sentia que me acalmava à medida que corria. A parte racional do meu cérebro me dizia que em algum momento eu teria de voltar, mas não era isso que eu queria ouvir àquela altura. Só queria fingir que aquele dia - aquele verão inteiro - não iria acontecer, algo que ficava mais fácil de imaginar à medida que me distanciava de casa.”

Acho que todo leitor já teve aquele ou aqueles livros que deixam um vazio quando terminam, que te faz perder o sono, devorando página após página. Faz com que se apaixone por personagens e que alguns sentimentos simplesmente saiam à vista “Um Verão para Recomeçar” foi um desses livros para mim.

A história conta sobre o verão de Taylor e sua família, após descobrir que o pai tem câncer pancreático, estágio quatro (há pouco tempo descobri que esse é o estágio final). Com apenas alguns meses de vida, Robin Edwards resolve passar um verão em família na sua casa de veraneio no Lago Phoenix, localizado nos Montes Pocono na Pensilvânia. O problema é que há cinco verões a família não passa as férias juntas e também não volta na casa do lago. Há cinco verões alguma coisa aconteceu na vida de Taylor que a fez não querer mais voltar lá.

Durante todo o livro vemos a história no presente mesclada com lembranças do que aconteceu no lago para fazer com que Taylor não quisesse mais voltar. Acompanhamos a personagem a passar por um turbilhão de emoções, relembrando o passado, vivendo o presente e tentando encarar o que o futuro reserva ou o que ele irá tirar dela: seu pai.

“Apesar de não fazer a viagem há cinco anos, eu ainda era capaz de antecipar cada curva da estrada. Meus pais compraram aquela casa antes de eu nascer e, por anos, passamos todos os verões ali, chegando no início de junho e voltando no fim de agosto, meu pai passando a semana sozinho em Connecticut e nos fazendo companhia nos fim de semana.”

Vários personagens que marcaram durante a leitura, fazendo com que eu me apaixonasse pelos pequenos detalhes das personalidades, como a mania de querer saber tudo de Warren, irmão de Taylor, ou a vontade e o desejo de querer proteger quem se ama como vi em Davy, irmão de Henry. E por incrível que pareça Murphy, o cachorro que apareceu na porta da casa de verão, foi adotado pela família e teve um papel na história que me tocou profundamente.

O livro fala de recomeços, segundas chances, coragem, amor e amizade. Trouxe o sentimento de compreensão, de redescobrimento, de reinvenção de quem somos. Nunca é tarde para superar nossos medos e receios e abrir o coração para as coisas que nos fazem bem. Nunca é tarde para viver. Essas foram as principais mensagens que observei na leitura.

A diagramação dele é bem bonita, começando pela capa e a escolha da fonte do título, que dá a sensação de romance e verão. Além da divisão dos capítulos há intertítulos que dividem o livro. “Um Verão para Recomeçar”, venceu o California State Book Award e é o segundo livro da autora Morgan Matson. O título, é o primeiro da autora publicado no Brasil, pela editora Novo Conceito.

“Mas você tem um coração que é enorme, lindo e forte, e merece ser compartilhado com alguém que mereça isso. Você vê as coisas com outra perspectiva quando sabe que não vai virar a página de um novo mês no calendário. E percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos - o amor é tudo que existe.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/10/resenha-um-verao-para-recomecar-morgan.html

Bru Fátima 14/09/2017

Sobre família, amizade, perdas, novas chances e recomeços
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
"[...] me toquei que não tinha para onde fugir, nenhum lugar para ir. E eu só tinha de permanecer ali, enfrentar essa verdade terrível."
... para se redimir
... fazer novas escolhas
... resgatar o que um dia ficou para trás
... para se despedir para sempre.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Um trama sobre relações. Sobre família, amizade e amor.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
"Não havia nada que eu pudesse fazer para consertar ou melhorar isso".
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Taylor desde sempre tem um padrão; fugir, se esquivar, quando as coisas se tornam difíceis de enfrentar. É seu instinto de proteção e sobrevivência, e deu certo, até que não deu mais.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Não dá pra fugir quando a vida de seu pai está com os dias contados. Ela vai ter que encarar o último verão do seu pai e voltar com sua familiar ao lago Phoenix, onde aos 12 anos, deixou melhor amiga e o primeiro amor para trás, sem dar explicações.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
"Era o melhor dos tempos e o pior dos tempos, tudo misturado em um só".
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Achei que houve muito drama para pouco, quanto ao que Taylor havia aprontado ali no passado. Eles eram crianças peloamordedeus 🙄!
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Apesar da temática pesada, a escrita é fluida e envolvente. Desenvolvendo o tema de forma sutil, porém quando o fim do livro se aproxima, a tensão se instalara pelo desfecho já esperado, mesmo que não desejado. Tinha um pouco de olhos nas minhas lágrimas, inevitável! ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Não sou a maior fã de YA Sick-lit. Mas esse foi o melhor que li até hoje! Não houve aquela apelação dramática e sofrida. Abordou a importância de laços familiares e das amizades. Sobre escolhas, se arriscar, fazer diferente, aproveitar melhor as oportunidades, sobre Recomeçar.

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/

Lucas 10/09/2017

Uma leitura inspiradora...
“- Quer saber algo sobre ginástica olímpica? – perguntou Lucy, acertando o passo comigo.
– Sempre – disse, sem qualquer expressão, e ela sorriu para mim.
– É que as pessoas só se machucam… se machucam de verdade… quando tentam ficar seguras. É assim que as pessoas se machucam, quando elas dão para trás no último instante porque estão com medo. Elas se machucam e machucam as outras pessoas.”

Como é incrível a sensação de se surpreender com uma história, ter aquele momento mágico em que você pega um livro, sem esperar grandes coisas, e acaba descobrindo nele um enredo que irá tocar seu coração e fazer com que você passe a valorizar aquilo que possivelmente está passando despercebido por sua vida.

Um verão para recomeçar foi um livro que eu relutei para começar a ler, pois estava em meio a uma ressaca literária onde nada me prendia, e confesso que quase rolou uma desistência antes mesmo de eu começar a leitura, porque essa capa não me chamou nem um pouco a atenção, sem falar da vibe Nicholas Sparks que ela me trazia (nada contra quem lê Nicholas Sparks, até tenho amigos que gostam, rs), mas felizmente eu dei uma chance e me surpreendi com a forma como essa história tomou conta de mim.

Taylor, nossa protagonista, nunca foi muito próxima a sua família, os momentos de união se resumiam aos verões que passavam juntos no Lago Phoenix, mas que deixaram de acontecer há cinco anos, quando cada um dos filhos escolheu sua própria forma de passar os meses de férias, seja participando de um acampamento oceanográfico (Taylor), fazendo um curso pré-universitário (Warren, o irmão mais velho), ou tendo aulas com a nova professora de balé (Gelsey, a caçula da família Edwards). Mas algo estava prestes a mudar a rotina da família…

Rob, pai de Taylor, foi diagnosticado com câncer, já num estado avançado, e seus médicos deram a ele mais poucos meses de vida. Decididos a aproveitar esses últimos momentos, toda a família resolveu voltar ao Lago Phoenix e viver esse verão que poderia ser o último do pai.

“Olhei novamente para ele, sem saber se poderia perguntar o que mais me preocupava desde que ele nos contara sobre a doença, sentado à mesa da sala de jantar. Porque era uma pergunta que ia contra tudo o que sempre acreditei sobre meu pai. Era ele quem fazia a ronda quando minha mãe ter ouvido um barulho e achava que havia um ladrão em nossa casa; era ele quem chamávamos quando nos assustávamos com uma aranha. Eu achava que ele era capaz de matar os dragões e monstros que habitavam o meu armário. Mas tinha de saber, e não tinha certeza se teria outra oportunidade para perguntar.”

Acontece que, para Taylor, o último verão passado no lago Phoenix, há cinco anos, deixou questões que não foram concluídas, e reencontrar os antigos amigos daquele lugar era algo da qual ela definitivamente não estava preparada. Ela que sempre foi acostumada a fugir de seus problemas, terá agora que enfrentá-los para poder aproveitar os últimos momentos ao lado do pai.

Eu sei que você pode estar aí pensando que essa história é mais um daqueles clichês que envolvem alguma séria doença e um final trágico, mas vão por mim, não é! Uma das coisas que mais gostei no livro é que, diferente do que geralmente acontece nesses romances sick-lit, a doença não foi romantizada. Aqui ela serve apenas como gatilho para que toda a história aconteça.

Outro detalhe que me chamou atenção foi que a autora inseriu diversos personagens na história sem dar aquela impressão de que são dispensáveis. Nessas mais de trezentas páginas, somos apresentados há muitos personagens diferentes e todos eles foram muito bem construídos e, por mais que suas participações fossem curtas, eles foram bem explorados conforme a trama se desenrolava e não deixaram nenhuma ponta solta.

Na minha opinião, Um verão para recomeçar é, acima de tudo, uma história sobre a importância da família e sobre ter as pessoas que ama do seu lado nos bons e maus momentos. Um enredo que te encanta, te prende, e que, provavelmente, te deixará com um vazio no peito ao fim da leitura.

site: http://www.nuncadesnorteados.com/2017/09/resenha-um-verao-para-recomecar.html/
Leeh 21/09/2017minha estante
Esse livro ??

@retratodaleitora 23/08/2017

Lágrimas e mais lágrimas.
Taylor Edwards é uma garota de 17 anos que no momento não está muito próxima de ninguém. Seu namoro acabou, seus "amigos" se afastaram depois disso e sua família não é o maior exemplo na hora de demonstrar os sentimentos ou mesmo sentar para conversar; não até o pai de Taylor ser diagnosticado com uma doença severa e sem cura.

Agora a família Edwards está indo para a casa de veraneio do lago Phoenix, onde Taylor não pisa há anos, e para onde definitivamente não quer voltar. Mas é esse o desejo de seu pai, ter todo mundo unido de novo e aproveitar seus últimos meses de vida junto àqueles que mais ama naquela casa repleta de velhas memórias; e são dessas memórias que Taylor quer fugir, ou melhor, continuar fugindo.

Logo em seu primeiro dia ali ela revê Henry Crosby, seu primeiro amor, mesmo tendo feito de tudo para que isso não acontecesse. O problema é que ele parece estar em todos os lugares, e naquela pequena cidade as pessoas vivem se esbarrando, para o seu pesadelo. Foram 5 anos longe de Phoenix, longe de Henry e sua ex melhor amiga, Lucy. Taylor sabe que foi a culpada por ter ido embora de repente e deixado os dois na mão, sem explicações, e sabe também que eles nunca iriam perdoá-la pelo que fez naquele último verão juntos; ou será que ainda existe espaço para o perdão? Será que ela finalmente estará disposta a enfrentar seus medos e receios e ficar, quando tudo a faz querer fugir?

"Enquanto conversávamos, lembrei por que sempre fomos tão bons amigos na infância. Era como ele me ouvia falar, como não ficava simplesmente esperando para contar sua história. Era como ele sempre media as palavras e sempre respondia com ponderação. E, sempre que ele ria - o que não acontecia com frequência -, sua risada parecia sincera e me fazia desejar que ele risse ainda mais. Era o entusiasmo dele pelas coisas e como ao falar sobre algo pelo que era apaixonado, eu me sentia levada junto com ele."

Apresento hoje a vocês o livro que mais me fez chorar na vida: pode entrar, Um Verão Para Recomeçar!

Essa é uma história extremamente emocionante sobre família, primeiro amor e amizade. Acompanhar o amadurecimento dessa protagonista tão acostumada a fugir dos problemas e a descoberta de uma força que ela desconhecia possuir é inspirador, no mínimo. O livro fala, entre tantas outras coisas bacanas, sobre a importância de ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, enfrentar os seus medos e sobre a arte de perdoar.

"É preciso apenas prestar atenção a alguns sinais. Sempre dá para encontrar a saída, por mais perdido que você imagine estar."

Taylor se mete em muitos problemas quando foge de outros, e isso se transforma em uma característica sua, além de um círculo vicioso no qual ela se encontra desde a infância; quando enxergamos a verdadeira Taylor, sem as amarras da culpa e do orgulho, vemos uma personagem muito diferente da que encontramos no início, o que não é de se estranhar, depois de todas as transformações pelas quais ela passa até o final do livro.

A relação dela com seu pai, um workaholic, sempre foi melhor do que com sua mãe, que é mais ligada à filha mais nova. Seu irmão mais velho também não é dado a muita demonstração de afeto, e eles mal conversam. Nesses 5 anos afastada dos verdadeiros amigos, Taylor se fecha bastante, e acompanhar seu crescimento é também ver o quanto ela perdeu nesse tempo, e o quão mal isso fez a ela.

Resenha completa com fotos no blog:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/08/um-verao-para-recomecar-de-morgan-matson.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5