Um Verão Para Recomeçar

Resenhas - Um Verão para Recomeçar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Francieli.Forte 04/05/2019

um verão para recomeçar
O livro de Morgan Matson traz um romance comovente para emocionar a todos que lerem a descoberta do câncer do pai de Taylor personagem principal do livro faz sua família fazer o que não faziam muitos verãos, passar o verão todos juntos na casa do lago, pois seria o ultimo verão de todos juntos devida a doença de seu pai que tinha os dias contados. Nesse verão tudo acontece Taylor tem seu primeiro serviço, e principalmente enfrenta um dos seus medos de conseguir continuar quando algo da errado e lhe assusta, la acaba lembrando muito do seu passado, encontra sua melhor amiga que havia brigado, e seu primeiro grande amor, onde acaba tendo a chance de recomeçar .
Podendo assim viver com sua família, amigos e seu grande um amor um verão feliz mas com muitos momentos de tristeza, totalmente emocionante.

Nath Correia @bibliotecadanath 21/05/2019

Um verão para recomeçar l Morgan Matson l @novo_conceito l 352 páginas l 3,5’
"Foi somente então, quando cada dia que eu passava com ele era contado, que eu percebi o quanto eles eram preciosos. Milhares de momentos para os quais eu não tinha dado o devido valor - principalmente por achar que teríamos milhares de outros."

No dia do seu aniversário, Taylor recebe a terrível notícia que o seu pai está muito doente. Sua primeira reação é tentar fugir de tudo que está acontecendo, mas sua família precisa estar junta nesse momento e decide passar um último verão na casa do lago Phoenix. Taylor não vai à casa do lago há 5 anos e nunca planejou voltar... sua ida levará a reencontros com velhos amigos e com uma antiga paixão. Agora, ela precisará enfrentar o seu passado e aprender a lidar com o medo e a incerteza que a doença do seu pai trouxe para a sua vida e de toda a sua família.

“Um verão para recomeçar” é um romance/drama YA que, além de focar em dramas comuns da adolescência como o primeiro amor e desentendimentos entre melhores amigos, traz assuntos mais delicados como a reconstrução de laços familiares, a iminente perda de um ente querido, a necessidade de se perdoar para ser perdoado, a restauração de amizades e amores perdidos e a força do amor familiar em todos os momentos de nossas vidas. A escrita da autora é leve e nos leva a conhecer a família Edwards, uma família que não sabe interagir entre si e nem demonstrar seus sentimentos e que precisa a aprender a se comunicar em um momento tão difícil para todos eles.

A história é narrada pelo ponto de vista da Taylor e gostei muito de ver o seu amadurecimento durante a trama, passando de uma garota insegura e que acha que a solução para todos os seus problemas é fugir deles para uma garota que resolve encarar os erros do passado e que tenta consertá-los, que percebe que o tempo com seu pai é precioso, que deve aproveitar cada dia que ainda lhes resta e demonstrar todo amor que ela nunca soube como mostrar. No final do livro, a mensagem que fica é que devemos aproveitar cada momento ao lado das pessoas que nos são importantes e sempre mostrar o quanto as amamos, pois nunca saberemos quando chegará o último momento ao lado delas e nem sempre haverá uma segunda chance.

Instagram: @bibliotecadanath

Yasmin.Fontes 08/06/2019

Quase perfeito!
O livro me chamou atenção pela sinopse. Tinha tudo para ser mais um clichê romântico (e não posso deixar de dizer que no quesito romance foi um clichê sim), mas abordou muito mais o círculo familiar.
Eu achei isso incrível, porque o livro nos apresenta uma família não unida, mas não destruída, e mostra que ainda existe esperança para o recomeço, mesmo que esse só venha a acontecer por causa de uma triste notícia.
Taylor é uma menina normal, como todas nós, e ela tem uma chance para se reconectar com a família e, principalmente, com ela mesma!
O livro, apesar de ter uma linguagem mais juvenil, aborda temas importantes.
Foi um dos únicos livros que eu cheguei a chorar sem controle.
Me envolvi tanto com a vida da família que tudo o que acontecia mexia comigo de tal modo... nem sei explicar.
A minha citação favorita do livro é uma que diz:
"E percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos - o amor é tudo o que existe."
O livro é sobre amor, esperança, reconciliação, amizade, superação, doença, tragédia... é um drama completo que me fez refletir bastante.
Vale muito a pena dar uma chance!!

Raquel Lima (Destaque literário) 11/07/2019

Em um verão para recomeçar nós iremos conhecer a história de Taylor Edwards e o drama que ela e sua família enfrenta.

No dia do seu aniversário ela descobre que seu pai está doente e que tem apenas poucos meses de vida. E com isso, eles decidem passar o último verão juntos na casa do lago Phoenix, lugar que eles costumavam passar todas as férias de família, onde Taylor amava ficar com sua melhor amiga, Lucy, e onde conheceu seu primeiro amor, Henry Crosby.

De volta à cidade, ela reencontra Henry e sua ex- melhor amiga, em situações diferentes, e o clima fica meio estranho, já que no passado Taylor foi embora sem dar nenhuma explicação, cortando os laços que tinha com eles.

E será durante essas férias que ela terá a oportunidade de se redimir e estreitar novamente os laços com aqueles que não só tiveram importância no passado, mas que ainda ocupam um espaço bem especial no seu coração.

No entanto, não será apenas esses laços de amizade e primeiro amor que serão reestabelecidos, haverá também o laço familiar da família Edwards, que mesmo com o convívio diário, é desprovida de proximidade e afeto. Mas nesse verão, eles terão a oportunidade de se conhecer melhor, de confiar mais uns nos outros e ainda vão poder compartilhar momentos maravilhosos, apesar da dolorosa circunstância que os uniu.

Confesso que me surpreendi com esse livro e acabei a leitura com lágrimas nos olhos. É uma história muito comovente, pois envolve perda e sofrimento, mas ao mesmo tempo transmite ao leitor, de forma singela, a mensagem sobre a importância de dar o devido valor à família e aproveitar todos os momentos para demonstrar afeto, atenção e companheirismo. Quantas famílias vivem sem ao menos dar um abraço? Quantas não conversam e buscam saber mais sobre a vida do outro? E quantas que não dizem “eu te amo”?

São essas mensagens que o livro traz e que merece a devida reflexão. É sobre não esperar acontecer o pior para enfim reconhecer a importância da família e o quão gratificante é quando permitimos demonstrar e receber amor.

Para mais resenhas, sigam @destaque literário no instagram. ;)

Lucas 10/09/2017

Uma leitura inspiradora...
“- Quer saber algo sobre ginástica olímpica? – perguntou Lucy, acertando o passo comigo.
– Sempre – disse, sem qualquer expressão, e ela sorriu para mim.
– É que as pessoas só se machucam… se machucam de verdade… quando tentam ficar seguras. É assim que as pessoas se machucam, quando elas dão para trás no último instante porque estão com medo. Elas se machucam e machucam as outras pessoas.”

Como é incrível a sensação de se surpreender com uma história, ter aquele momento mágico em que você pega um livro, sem esperar grandes coisas, e acaba descobrindo nele um enredo que irá tocar seu coração e fazer com que você passe a valorizar aquilo que possivelmente está passando despercebido por sua vida.

Um verão para recomeçar foi um livro que eu relutei para começar a ler, pois estava em meio a uma ressaca literária onde nada me prendia, e confesso que quase rolou uma desistência antes mesmo de eu começar a leitura, porque essa capa não me chamou nem um pouco a atenção, sem falar da vibe Nicholas Sparks que ela me trazia (nada contra quem lê Nicholas Sparks, até tenho amigos que gostam, rs), mas felizmente eu dei uma chance e me surpreendi com a forma como essa história tomou conta de mim.

Taylor, nossa protagonista, nunca foi muito próxima a sua família, os momentos de união se resumiam aos verões que passavam juntos no Lago Phoenix, mas que deixaram de acontecer há cinco anos, quando cada um dos filhos escolheu sua própria forma de passar os meses de férias, seja participando de um acampamento oceanográfico (Taylor), fazendo um curso pré-universitário (Warren, o irmão mais velho), ou tendo aulas com a nova professora de balé (Gelsey, a caçula da família Edwards). Mas algo estava prestes a mudar a rotina da família…

Rob, pai de Taylor, foi diagnosticado com câncer, já num estado avançado, e seus médicos deram a ele mais poucos meses de vida. Decididos a aproveitar esses últimos momentos, toda a família resolveu voltar ao Lago Phoenix e viver esse verão que poderia ser o último do pai.

“Olhei novamente para ele, sem saber se poderia perguntar o que mais me preocupava desde que ele nos contara sobre a doença, sentado à mesa da sala de jantar. Porque era uma pergunta que ia contra tudo o que sempre acreditei sobre meu pai. Era ele quem fazia a ronda quando minha mãe ter ouvido um barulho e achava que havia um ladrão em nossa casa; era ele quem chamávamos quando nos assustávamos com uma aranha. Eu achava que ele era capaz de matar os dragões e monstros que habitavam o meu armário. Mas tinha de saber, e não tinha certeza se teria outra oportunidade para perguntar.”

Acontece que, para Taylor, o último verão passado no lago Phoenix, há cinco anos, deixou questões que não foram concluídas, e reencontrar os antigos amigos daquele lugar era algo da qual ela definitivamente não estava preparada. Ela que sempre foi acostumada a fugir de seus problemas, terá agora que enfrentá-los para poder aproveitar os últimos momentos ao lado do pai.

Eu sei que você pode estar aí pensando que essa história é mais um daqueles clichês que envolvem alguma séria doença e um final trágico, mas vão por mim, não é! Uma das coisas que mais gostei no livro é que, diferente do que geralmente acontece nesses romances sick-lit, a doença não foi romantizada. Aqui ela serve apenas como gatilho para que toda a história aconteça.

Outro detalhe que me chamou atenção foi que a autora inseriu diversos personagens na história sem dar aquela impressão de que são dispensáveis. Nessas mais de trezentas páginas, somos apresentados há muitos personagens diferentes e todos eles foram muito bem construídos e, por mais que suas participações fossem curtas, eles foram bem explorados conforme a trama se desenrolava e não deixaram nenhuma ponta solta.

Na minha opinião, Um verão para recomeçar é, acima de tudo, uma história sobre a importância da família e sobre ter as pessoas que ama do seu lado nos bons e maus momentos. Um enredo que te encanta, te prende, e que, provavelmente, te deixará com um vazio no peito ao fim da leitura.

site: http://www.nuncadesnorteados.com/2017/09/resenha-um-verao-para-recomecar.html/
Leeh 21/09/2017minha estante
Esse livro ??

Joelma. WS 20/01/2018

Um livro que te faz parar pra pensar como as vezss não valorizamos o tempo que passamos com alguém, como lidamos com os problemas, já li sabendo que em algum momento ia chorar e foi isso mesmo.

Nise | @saymybook 03/01/2018

Cinco anos se passaram desde a última vez que Taylor foi para a casa de verão. Cinco anos que ela fugiu dos seus amigos de verão. Cinco anos que Taylor não os vê e nem fala mais com eles.

Mas agora ela e toda sua família estão de volta na casa do lago Phoenix para passar o verão.

Talvez o seu último verão com a família completa, pela doença do seu pai, e Taylor não tem ideia como será esse tempo lá, e nem o que a vida pode reservar para ela nesse período.

Taylor é uma menina que gosta de fugir sempre que as coisas complicam, desde os seus 12 anos de idade ela faz isso. Agora ela tem que parar de fugir e encarar a realidade com a doença do seu pai.

Antes de solicitar esse livro me disseram muito bem dessa autora, que ela é ótima.
Gostei bastante da sua forma de escrita e forma que ela foi desenvolvendo o enredo.

Ao todo achei uma história simples mas que traz uma grande mensagem no final. É uma história muito gostosa de ler, que envolve bastante e além de ter um final que emociona.

site: https://www.instagram.com/p/BasGPdCjRX3/?taken-by=saymybook

Julia G 22/12/2017

Um verão para recomeçar
Todo mundo aqui já deve ter se deparado com um livro que sabia que iria fazer chorar e acabar com o emocional, mas arriscou mesmo assim e o resultado foi exatamente como pensava. Um verão para recomeçar é esse tipo de livro, a sinopse já demonstra que não traz uma leitura fácil, mas fiquei surpresa com a forma como um enredo que tinha tudo para ser clichê conseguiu sair do comum e reinventar as tramas já batidas sobre relacionamentos e perdas. Não sei como explicar, porque apesar de usar de elementos que estão presentes em tantas obras, o livro conseguiu se diferenciar e me conquistar completamente.

O livro é narrado em primeira pessoa por Taylor, uma garota de 17 anos que está prestes a voltar para o lago Phoenix, onde passou todos os verões de sua infância, mas para onde não vai há cinco anos. Embora preferisse não voltar para lá mesmo depois de todo esse tempo, a notícia de que seu pai tem câncer terminal faz toda a família retornar à casa de veraneio para aproveitar, juntos, seus últimos meses de vida. Taylor também gostaria de não reencontrar Henry, seu primeiro amor, e Lucy, sua ex melhor amiga, depois do que fez aos dois no último verão no lago, mas, em um lugar tão pequeno, é claro que ela não terá essa sorte.

"[...] Ao ler as perguntas novamente, percebi que não sabia o que meu pai responderia em nenhuma delas. E ainda que ele estivesse sentado à minha frente, colocando mais calda nas suas panquecas de mirtilo e batendo em sua xícara para que colocassem mais café, percebi - mesmo odiando sabê-lo - que em algum momento, algum momento em breve, ele não estaria mais ali para eu perguntar."

Apesar de a capa sugerir um Young Adult voltado para o romance, resumir o livro dessa forma é restringir demais sua proposta. O romance está lá sim, mas é apenas uma pequena parte de Taylor. O livro é muito mais sobre relacionamentos em geral - com a família, os amigos e também com um possível amor - do que sobre romance, e acho que é isso que o torna tão especial. Foi um choque para mim pensar nas mensagens trazidas pela autora sobre a necessidade de redescobrir constantemente as pessoas com quem convivemos dia após dia, pois assim como a personagem, sei que nem sempre tenho aproveitado momentos preciosos como deveria.

Embora o livro comece a tratar dos assuntos mais pesados de forma sutil, em determinado momento é perceptível o aprofundamento da história, e os temas importantes são mostrados de forma crua, sincera, sem beleza nenhuma. É duro, sim, ver o sofrimento do pai de Taylor pelos olhos dela, mas é realista e necessário. Gostei de acompanhar o amadurecimento da protagonista, que deixou de ser uma garota medrosa e fujona, para estar presente e encarar o inevitável, ainda que doesse. E embora isso não pudesse poupá-la do sofrimento, também trouxe alguns presentes, como a reaproximação com os irmãos, com a mãe e com antigos amigos que tinham sido tão importantes para ela.

"[...] E, apesar das circunstâncias que nos trouxeram ali, não pude deixar de me sentir feliz por esse momento que compartilhávamos juntos, finalmente como uma família."

Eu adoro o verão e, ao ler sobre as lembranças de Taylor naquele lago e os novos fatos que está a construir nesse novo verão, tive uma "sessão nostalgia" para relembrar minhas próprias histórias. Isso porque a trama é tão gostosa de acompanhar, tão simples e intensa ao mesmo tempo, que dá a sensação de que poderia ter acontecido conosco também. Por isso, ainda que haja sim um bom clichê e uma dose extrema de drama, a empatia é tanta para com os personagens que é difícil desgrudar da leitura.

De fato, Um verão para recomeçar traz importantes mensagens sobre valorizar o presente e as pessoas que amamos. É aquele tipo de livro que te deixa com lágrimas nos olhos só de rememorar a trama, mas que você sente que vale a pena ter lido e ter chorado por ele.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/12/um-verao-para-recomecar-morgan-matson.html

@gomesthais___ 31/08/2020

Um romance longe de ser água com açúcar, e, ao contrário do que se pensa, longe de ser um livro que fala apenas do amor entre duas pessoas.
Taylor enfrenta tanta coisa em apenas um verão. Vale a pena dar uma chance à obra de Morgan Matson.

Lari 17/11/2017

Um Verão para Recomeçar
Às vezes tudo o que precisamos é de um lugar novo, ou um lugar antigo onde não vamos por muito tempo, simplesmente para recomeçar, colocar um novo sentido na vida, sair de perto de tudo aquilo que nos faz mal e nos machuca. Foi exatamente isso que a família de Taylor Edwards resolveu fazer, não para se afastar de coisas ruins, mas para se aproximarem novamente. O patriarca da família, pai de Taylor, descobre que está com uma doença terminal e terá poucos meses de vida, e com isso decidem se afastar um pouco da sociedade, voltando a ser uma família unida.

Contudo, a família está retornando para um lugar onde Taylor deixou duas pessoas que eram importantes na sua vida de forma abrupta e pouco amigável. Sendo assim, os dois guardam um pouco de rancor da personagem — e com razão, na minha opinião. No começo, achei que ela tinha razão em ter medo de voltar, mas após descobrir o motivo e a idade dela na época, fiquei realmente assustada com tamanho receio.

Quando Taylor chega na casa onde passará o verão, descobre que Henry — seu ex-namoradinho da época —, está morando na casa ao lado. Que bela notícia, não? Seu pai a ajuda a conseguir um emprego e mais uma coincidência ocorre: sua ex-melhor amiga Lucy trabalha na lanchonete onde irá trabalhar durante os próximos meses. No começo tudo é horrível, o trabalho e os encontros nada graciosos com Henry, mas aos poucos as coisas começam a dar certo, inclusive o romance esperado.

Sinceramente, Um Verão para Recomeçar foi um livro que comecei a ler despretensiosamente, já que o título e a sinopse clichês não me animaram tanto, mas quebrei a cara legal. Pensem num drama surpreendente! Claro que realmente possui todos os clichês possíveis, mas é tão gostosinho que não consegui largar até terminar e depois fiquei com dor no coração de ter terminado tão rápido, rs.

Ainda assim, senti falta dos pontos de vistas dos personagens secundários, que na verdade são tão importantes quanto os protagonistas — bom, todos são da mesma família e se conhecem há muito tempo, então acho que mereciam um espaço maior. Gostei de as crianças serem bem exploradas, mostrando como elas se sentiam em relação à todos os acontecimentos e como elas lidavam com eles.

Esta foi uma leitura inesperada, onde percebi que a família é o que há de mais importante na nossa vida, por mais que tenham desentendimentos. Nessa história acontece exatamente como na vida real, sempre deixamos para aproveitar nossos pais, avós quando sabemos que eles irão embora em breve. Acho que temos que dar mais valor à essas pessoas que sempre estão do nosso lado, não simplesmente pelo sentimento de "poderia ter feito mais", mas porque eles merecem mesmo.

Um Verão para Recomeçar é aquele tipo de livro para ler e relaxar. Possui uma narrativa e personagens sensíveis e, apesar do enredo simples, conquista o leitor por completo.

site: http://www.roendolivros.com.br/2017/10/resenha-um-verao-para-recomecar.html

Mila F. @delivroemlivro_ 09/11/2017

Triste, Bonito, Reflexivo
Second Chance Summer (2012), foi finalmente publicado no Brasil e meu coração saiu os pulos de alegria, pois há muito tempo queria ler, escrito pela norte americana Morgan Matson, trata-se do segundo livro escrito pela autora e é um ganhador do California State Book Award, no Brasil recebeu o título de Um Verão Para Recomeçar.

Há um tempo atrás vi no instagram alguém falando desse livro e quando li a sinopse fiquei tipo: Quero. Mas como só havia em inglês e o preço estava muito salgado fui adiando a comprar para quando eu tivesse coragem, só que recentemente descobri que o livro foi publicado no Brasil pela Novo Conceito. Não pensei duas vezes e já comecei a ler.

Em Um Verão Para Recomeçar vamos acompanhar a história de Taylor, uma jovem de 17 anos que vê seu mundo desmoronar quando seu pai é diagnosticado com câncer e está completamente desenganado, isto é, tem apenas alguns meses de vida.

O pai querendo ter uma vida normal e acima de tudo, aproveitar seus últimos meses com sua família combina com sua esposa e seus filhos: Taylor, Gelsey e Warren de passarem o verão no Lago Phoenix, lugar em que todos costumavam passar o verão até 5 anos atrás.

Taylor relembra do tempo em que tinha 12 anos (5 anos atrás) e o motivo dela não ter querido voltar mais para o Lago Phoenix, pois foi lá que ela conheceu seu primeiro amor: Henry, um amor que ficou meio não resolvido com a fuga de Taylor - que costuma fugir quando vê o menor dos problemas - e foi lá, também, que se afastou de umas de suas melhores amigas: Lucy.

No decorrer da narrativa ficamos sabendo dos motivos que afastaram Taylor do Lago Phoenix por 5 longos anos, também percebemos que o crush por Henry continua forte e até mesmo Um Verão Para Recomeçar deixa a impressão de que vai ser um romance clichê, OK, ele tem seus clichês, mas tem todo um contexto e vários pontos reflexivos como o fato de Taylor sempre fugir quando tem um problema, as relações de amizade e como ela e a família estão encarando os últimos dias com o pai.

Entre esse turbilhão de sentimentos ter uma vida normal é complicado para Taylor e seus irmãos, além disso ver o pai definhar e a mãe sofrer também não é algo que qualquer jovem possa lidar. Como leitora, consegui me envolver completamente com a estória e os personagens, obviamente, alguns eu gostei mais que outros, mas é um livro que me deixou completamente envolvida, Morgan Matson soube dosar bem a atmosfera que quis passar para os leitores: algo ensolarado, mas com um sentimento triste.

Foi completamente impossível ler Um Verão Para Recomeçar e não lembrar de outros livros que trazem a mesma atmosfera, ou alguns fatos semelhantes (contados de forma diferente, claro!) como: A Última Música (Nicholas Sparks), Nosso Último Verão (Ann Brashares) e Vinte Garotos no Verão (Sarah Ockler), então já aproveito para deixar estas sugestões de leituras.

Para finalizar, Um Verão Para Recomeçar, traz um tema triste, mas profundo e muito reflexivo como a nossa fragilidade e o fato de que de uma hora para outra o mundo pode desmoronar, mas mostra uma forma de ser forte e aprender a lidar com estes problemas da melhor forma possível. Um livro cheio de recomeços. Amei em todos os aspectos.

site: www.delivroemlivro.com.br

Pris 24/06/2021

Clichê docinho.
Um livro sobre amor, amizade, perdão e acima de tudo FAMÍLIA.

A história te prende desde o começo, leitura fácil e muito doce.
Chorei com o final, mas terminei com coração quentinho.

Silvana 08/10/2017

Toda criança tem um jeito de mostrar sua insatisfação quando é contrariada. Algumas gritam, outras choram, tem aquelas que fazem escândalo e tem outras que ficam quietinhas em um canto. Taylor Edwards fugia de casa. Toda vez que ficava chateada com alguma coisa ela pegava sua mochila e ia embora. E era sempre seu pai que ia atrás dela. E isso virou um hábito, tanto que até hoje, aos dezessete anos e sem saber como lidar com o que está acontecendo, sua reação é pegar uma mochila e fugir para algum lugar. Mas ela não vai muito longe, porque como sempre, seu pai a alcança e faz ela mudar de ideia. Seu pai, que para quem não o conhece vai olhar para ele e achar que está tudo bem, mas ela vê bem todas as mudanças que já ocorreram com seu corpo.

Ela está fugindo porque não quer voltar para a casa do lago, local em que até seus doze anos ela ia todo verão. Mas faz cinco anos que aquilo tudo aconteceu e ela não sabe como voltar e olhar para Henry Crosby, seu primeiro amor e em quem deu seu primeiro beijo, e para sua ex-melhor amiga Lucy. Mas foi um pedido de seu pai e ela vai ter que fazer isso. Há três semanas atrás, no dia do seu aniversário, seu maior pesadelo se confirmou. Seu pai vinha queixando de dores nas costas, mas como Evan, seu ex-namorado havia acabado de romper com ela e levado junto todos os seus amigos, ela não prestou muita atenção as reclamações dele. Mas enfim foi confirmado que seu pai está com câncer no pâncreas e os médicos estimaram no máximo quatro meses de vida. E o único pedido de seu pai foi que todos eles passassem seu ultimo verão juntos na casa do lago.

Então seus pais, seu irmão mais velho Warren, o mais inteligente da família, e sua irmã mais nova Gelsey, a talentosa, partem para o que será seu ultimo verão com a família toda reunida. E a primeira pessoa que Taylor encontra quando chega na casa é Henry, que está mais lindo do que nunca e parece odiar Taylor com todas as suas forças. Querendo evitar Henry, Taylor começa a ficar somente dentro de casa. Então seu pai sugere que ela encontre um emprego. E por coincidência ela vai trabalhar junto com Lucy, que a exemplo do Henry, também ainda parece estar com muita raiva dela e só fala com Taylor, o necessário sobre o serviço. Não será um verão nada fácil para Taylor, já que seu passado parece que não ficou para trás e o futuro, ela não quer que chegue nunca.

"Ficava me lembrando de todas aquelas noites em Connecticut, quando eu saia porta afora assim que terminava de jantar, gritando meus planos para a noite enquanto me dirigia de carro, pronta para que a minha verdadeira noite começasse - meu tempo com minha família era algo que eu tentava fazer passar o mais rápido possível. Agora eu estava me apegando a esse tempo, tentando esticá-lo ao máximo, e ao mesmo tempo desejando que eu tivesse apreciado o que eu tinha antes."

Faz mais de uma semana que terminei de ler esse livro, mas está dificil colocar em palavras tudo o que eu senti lendo ele. Já sabia que ia gostar porque a sinopse lembra bastante o livro A Ultima Musica do Nicholas Sparks, que amei e chorei litros, mas não esperava me emocionar tanto. E quando falo em emoção, não estou dizendo só chorar, mas a cada frase lida meu coração palpitava e me sentia como se fosse eu vivendo aquilo. E é como se fosse mesmo, porque perdi meu pai o ano passado e sei como é ver a pessoa que você ama mais do que tudo indo embora e você não conseguir fazer nada por ele. Meu pai não estava com câncer, ele tinha Alzheimer, mas foi tão dificil quanto. Assim como a Taylor, eu via ele definhando a cada dia, sua memória indo embora aos poucos e queria o meu herói de volta e não podia fazer nada.

Outra coisa que me fez sentir dentro da história foi o relacionamento da família deles, porque a minha é muito parecida. Abraços, contatos físicos em geral e "Eu te amo" são coisas raras. Principalmente com a minha pessoa porque quando eu nasci, meus irmãos já eram todos adultos. Minha irmã mais velha já estava até casada. Então é bem raro esse tipo de coisa entre nós. Nos reunimos só em épocas festivas e olhe lá. Por isso foi uma grande lição ver algo que acontece no meu dia a dia, em uma história de ficção. Foi um grande lembrete para aproveitarmos as pequenas coisas da vida, os pequenos gestos com quem nos é mais importante. São esses momentos que fazem a grande diferença e que vão ficar para sempre nas nossa memórias. Tenha você realizado eles ou não. O que queremos guardar, lembranças boas ou lembranças do que deixamos de dizer ou fazer?

Como o titulo do livro diz, essa é uma história de recomeços. Taylor felizmente teve a chance de consertar várias coisas que ela tinha deixado para trás em sua vida e que ela achava que não fazia a diferença, mas quando ela foi confrontada com o passado, ela percebeu tudo o que estava perdendo. E foi muito bom acompanhar o amadurecimento da personagem ao longo da história. O livro apesar de parecer, por ter alguém doente, não é triste, pelo contrário, ele transborda amor e felicidade. Eu ia lendo ele em doses homeopáticas para durar mais e poder levar aqueles sentimentos comigo o dia todo. E além do romance e de todo esse recomeço, ainda temos um pequeno suspense para saber o que Taylor tinha feito a cinco anos atrás para não querer voltar para a casa do lago. Temos alguns capítulos no passado que intercalam com a história no presente.

Eu poderia ficar aqui falando do livro o dia todo e ainda assim não ia conseguir demonstrar o quanto ele vale a pena ser lido. A história é ótima, os personagens são todos cativantes, desde os principais, até os secundários com suas próprias tramas. E a diagramação está ótima. A capa remete muito a história e eu que não tinha gostado muito dela antes de ler, acabei amando e achando ela perfeita no final. Enfim, vai ser um livro que vou levar para a vida toda e sempre que alguém me pedir alguma indicação, eu vou indicar ele. Assim como indico para vocês. leiam, vocês não irão se arrepender.

site: https://blogprefacio.blogspot.com.br/2017/08/resenha-um-verao-para-recomecar-morgan.html

Bru Fátima 14/09/2017

Sobre família, amizade, perdas, novas chances e recomeços
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
"[...] me toquei que não tinha para onde fugir, nenhum lugar para ir. E eu só tinha de permanecer ali, enfrentar essa verdade terrível."
... para se redimir
... fazer novas escolhas
... resgatar o que um dia ficou para trás
... para se despedir para sempre.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Um trama sobre relações. Sobre família, amizade e amor.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
"Não havia nada que eu pudesse fazer para consertar ou melhorar isso".
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Taylor desde sempre tem um padrão; fugir, se esquivar, quando as coisas se tornam difíceis de enfrentar. É seu instinto de proteção e sobrevivência, e deu certo, até que não deu mais.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Não dá pra fugir quando a vida de seu pai está com os dias contados. Ela vai ter que encarar o último verão do seu pai e voltar com sua familiar ao lago Phoenix, onde aos 12 anos, deixou melhor amiga e o primeiro amor para trás, sem dar explicações.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
"Era o melhor dos tempos e o pior dos tempos, tudo misturado em um só".
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Achei que houve muito drama para pouco, quanto ao que Taylor havia aprontado ali no passado. Eles eram crianças peloamordedeus 🙄!
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Apesar da temática pesada, a escrita é fluida e envolvente. Desenvolvendo o tema de forma sutil, porém quando o fim do livro se aproxima, a tensão se instalara pelo desfecho já esperado, mesmo que não desejado. Tinha um pouco de olhos nas minhas lágrimas, inevitável! ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Não sou a maior fã de YA Sick-lit. Mas esse foi o melhor que li até hoje! Não houve aquela apelação dramática e sofrida. Abordou a importância de laços familiares e das amizades. Sobre escolhas, se arriscar, fazer diferente, aproveitar melhor as oportunidades, sobre Recomeçar.

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/

1 | 2 | 3 | 4 | 5