Crepúsculo dos ídolos

Crepúsculo dos ídolos Friedrich Nietzsche

Resenhas - Crepúsculo dos Ídolos

frsco 17/11/2022

Gostei
Por mais que o livro seja cheio de misoginia, ainda é um ótimo livro, ele tem muitas filosofias e críticas que são, no mínimo, interessantes e solavancam um pouco a própria vontade, gostei bastante

Lady Rita 13/11/2022

Aquele que desafiava a todos.
O crepúsculo dos ídolos foi um dos últimos livros que Nietzsche escreveu, e tal vez um dos melhores livros que já li esse ano, ele é curto e objetivo.
O objetivo do meu ponto de vista, é nos fazer parar de acatar e tomar tudo como uma verdade universal só porque foi dito por fulano de tal.
Fora o sarcasmo e os trocadilhos direcionados a Sócrates, Platão, Kant e qualquer outro filósofo endeusado naquela época, e hoje.
Nietzsche foi genial quando propôs que "há mais ídolos do que realidade no mundo", pois isso é um fato.
Enfim, leiam o crepúsculo dos ídolos, queimem os seus ídolos e tirem as suas próprias conclusões.

Indra 15/10/2022

;-;
Li obras muito boas do Nietzsche (Ecce Homo, O Anticristo), e isso fez com que eu criasse expectativas maiores com as seguintes, porém eu tô ficando um pouco entediada. Acho que vou pular logo pra "Assim falava Zaratustra" e talvez depois ler "Humano Demasiado Humano".

Mas também não digo que não consegui tirar nada do livro.

Evelyn 21/07/2022

Retrato de um arrogante
Tem frases de Nietzsche que são sensacionais ATÉ você descobrir o contexto em que elas estão inseridas. Extremamente arrogante, nao sabe filosofar sem ofender, quer ser melhor que os outros. Valeu a leitura, mas passei a não gostar do autor.
ProfManoel 21/07/2022minha estante
Sem falar que era um escritório em relação à sua visão da mulher. Comprei Genealogia da Moral e li um livro Nietzsche e a Filosofia Budista. Traz um balanço muito interessante das tuas filosofias. Mas mostra também o quanto ele era um homem que precisava melhorar como ser humano.

Nazrat 27/06/2022

À frente do seu tempo
Incrível notar nesta leitura sementes de muito que ocorreu e está ocorrendo na atualidade. A questão da décadence, sobre a moral e seu efeitos, o cristianismo, tudo de forma muito ácida, não poupando críticas. Foram tantas informações nesta minha segunda incursão à Nietzsche (comecei por Zaratustra), que fiquei ainda mais instigado em seu pensamento e seus desdobramentos.

Lucas 25/06/2022

A introdução à Nietzsche
Livro que introduz os pensamentos de Nietzsche a cerca de diversos temas, e ao mesmo tempo, citando diversas outras obras para complementar ideias apresentadas...
Alguns pensamentos são difíceis de acompanhar e outros vão de antemão com alguns próprios à mim, todavia há textos relevantes e boas citações.

Ryann 21/05/2022

Sobre Crepúsculo dos Ídolos
"O valor duma coisa consiste muitas vezes não no que se ganha a adquiri-la, mas sim no que se faz para obtê-la", sinceramente eu não concordo com MUITA coisa que Nietzche fala, mas se faz indispensável admitir que o cara tinha alguns pensamentos muito importantes, ainda mais na época em que nós vivemos, ter noção, mesmo que só de alguns desses conceitos, abre seus olhos pra muita coisa.

medderao 15/05/2022

As últimas grandes marteladas
Sentenças e flechas pra todos os lados. Uma máquina de avaliações, a peça de um criador.

Leitura obrigatória! Nietzsche em seu melhor.

tortajulia 07/05/2022

Não sei se foi uma boa ideia iniciar Nietzsche com esse livro. É uma leitura bem densa, apesar de não ser um livro muito longo. Li ele rápido e superficialmente, e agora vou estudar mais sobre a obra para tentar entenderKKKK
Rodrigues 21/07/2022minha estante
Bom dia, amigo. Te aconselho a começar a ler o Nietzsche, pela genealogia da moral.

tortajulia 21/07/2022minha estante
Muito obrigada pela dica!!

Mar 07/05/2022

Nesse livro, o autor faz basicamente uma crítica a sociedade ocidental moderna. Trazendo vários pontos e destilando sua opinião sobre. É um livro complicado, tem muito da personalidade difícil de Nietzsche, tem muitos pensamentos geniais. É uma boa leitura.

joaovn1 03/05/2022

Nietzsche fez esse livro como "uma porta de entrada pra sua filosofia", querendo deixar com um gosto de quero mais, porém ao meu ver deixou a desejar em muitos momentos pois deixou seus pontos principais de fora e tratou de assuntos menos interessantes, além de em um momento do livro incentivar explicitamente o suicídio, podendo ser uma leitura muito ruim para certas pessoas.

João Vinícius 02/05/2022

O martelo da "verdade"
Não sei como iniciar essa resenha, foi um livro denso e de exaustante insistência para compreende-lo. Niezstche antes de mais nada precisa ser lido com um olhar crítico, pois ele se diz como detentor da verdade, não que muita coisa que ele diga seja mentira, muito pelo contrário, creio que grande parte das muletas existenciais que Niezstche cita acaba fazendo-nos ir contra a vida e em busca de ideais que até onde se consta nunca foram alcançados, porém devesse utilizar a filosofia do martelo até contra o seu martelador e ver o que se tem como resultado. Antes dessa leitura minha visão sobre Niezstche era extremamente equivocada comparando-o a um pessimista, porém é totalmente ao contrário, ele diz sim a vida com tamanha voracidade e vontade de potência que você se enche de vigor e enoja todo conceito ou ideia fria e morta gerada pelos delírios das grandes instituições. Enfim foi uma leitura cansativa e revigorante sem dualismos, mas tudo misturado, como é a nossa realidade.

LairJr 27/04/2022

Como já era de esperar, uma obra densa marcada pela crítica mordaz à cultura ocidental, à moral, ao cristianismo e à filosofia socrática, etc.

Paulo 11/04/2022

Meu arrependimento
Esse livro foi feito como introdução ao pensamento dele, o próprio Nietzsche fez ele assim! Então o fato de que eu li ele por último é a prova de que sim, o Eterno possui senso de humor. Quanto ao texto em si, bem é Nietzsche, eu duvido que eu possa adicionar algum comentário a ele, e se for pra falar qualquer coisa, digo que a leitura se justifica pelo último capítulo, que é incrivelmente belo e poético.