Crepúsculo dos Ídolos

Crepúsculo dos Ídolos Friedrich Nietzsche

Resenhas - Crepúsculo dos Ídolos

Gladston Mamede 13/03/2018

Minha edição é mais antiga do que essa, mas não vou colocar antiqualhas aqui. Era das Edições e Ouro, ela própria. Li em 1987 e, desde então, esse livro marca-me profundamente. Lembro-me dele vira e mexe. Ele ainda me provoca, ainda me pauta, ainda me questiona. É fantástico, simplesmente. Isso: não uma resenha do livro, mas do leitor diante do livro. Será que valhe?

Davi 31/12/2018

"Criar coisas em que o tempo crave suas garras em vão; buscar uma pequena imortalidade na forma, na substância - jamais fui modesto o bastante para exigir menos de mim. O aforismo, a sentença, nos quais sou o primeiro a ser mestre entre os alemães, são as formas da "eternidade"; minha ambição é dizer em dez frases o que qualquer outro diz em um livro - o que qualquer outro não diz em um livro."

@naayaires 28/03/2020

Sempre profunda ...
A escrita de Nietzsche. Apesar de ter gostado mais de "O anticristo".

Ruby 02/09/2020

O questionador...
Comprei esse livro em 2012, mas so agora voltei meu olhar para os filósofos que tenho em minha estante. Achei a leitura difícil e muito interessante ao mesmo tempo, pois me fez ter vontade de conhecer mais sobre os filósofos que ele questiona. Buscando outros títulos de Nietzsche agora mesmo.

Paula.Mello 16/02/2021

Crepúsculo dos Ídolos
Dostoiévski nesse que seria um dos seus últimos livros publicado . Relata os ídolos ocos, e sendo os que mais acreditamos. Uma forma de guerrear conta os ídolos com ilusões e abordam temas de abordagem psicológica, sexual e etc !

Ed Carvalho 20/02/2021

Chato e cansativo
Se isto é Nietzsche, não quero mais ler nada dele. Uma eterna reclamação, péssima críticas sobre arte e um ego ao mesmo tempo inflado e superestimado. Entendo o conceito de niilismo e tal, mas sinceramente, sair descendo a lenha em tudo e todos se achando um deus...bom, há quem curta e admire, mas já li infinitos livros mais aproveitáveis (obviamente é uma opinião pessoal).

Dudu 04/01/2022

Recomendado para não iniciantes.
Crepúsculo dos Ídolos, livro lançado em 1888, anos finais em que Nietzsche ainda mantinha sanidade. Trata-se de uma obra em que o autor reafirma e define alguns de seus conceitos já tratados em outras obras.
Nietzsche, vai criticar; Os filósofos, A Razão na filosofia, a moral, a Igreja e muitas outras realidades a que estamos expostos, e que nos impedem de nos superarmos. Ser melhor no hoje, negando o futuro, O futuro de alguma forma é um tipo de ídolo, abandonamos o imediato da vida por uma promessa de futuro.
A obra tem vários pontos interessantes como, O absurdo da predestinação, como pode ser; fazendo o indivíduo parte de toda interação social, todos interagindo fariam também parte deste determinismo, então ele seria individual ou coletivo.
Para Nietzsche o Egoísmo tem um valor em si mesmo, é a superação e a valorização do indivíduo. És o único responsável pelos seus caminhos, deves ser, culpar outro ser ou sistema é Ressentimento. Como fazem os Cristãos e socialistas, o Primeiro, culpa o mundo e a falta de moral, o segundo o sistema.

Citações
"Até mesmo Sócrates falou, ao morrer: Viver significa há muito estar doente".
" A moral antinatural, ou seja quase toda moral até hoje ensinada, venerada e pregada, vista-se pelo contrário, justamente contra os instintos da vida".
"Todo âmbito moral é da religião se inscreve nesse conceito das causas imaginárias".
" A igreja, ela estragou o ser humano, ela o debilitou, mas reivindicou tê-lo melhorado".

LairJr 27/04/2022

Como já era de esperar, uma obra densa marcada pela crítica mordaz à cultura ocidental, à moral, ao cristianismo e à filosofia socrática, etc.

Alice126 18/12/2022

Brabo...
A edição pocket é muito satisfatória.
Gostei muito da leitura. De alguma forma foi bem fluida, apesar de densa.
Nietzsche mostra aqui o motivo de ser um dos maiores autores e filósofos que já existiu. E também polêmico...
Tem bastante misoginia, mas já era de se esperar. Pelo menos é compensado por MUITA crítica ao cristianismo, que foi um absoluto deleite.
De minha parte, não absorvi tanto pois ainda estou começando a me debruçar sobre filosofia, mas me senti bem encaminhada com essa obra. Entretanto precisarei fazer uma releitura mais cedo do que gostaria.

aylaswan_ 01/01/2023

Primeiro livro do ano less goooooo
Nietzsche sempre é bom pra caramba, achei interessante a opinião dele sobre a igualdade, sobre os gregos e sobre a visão que possuimos sobre os gregos.

Jadgy 16/01/2023

A forma como Nietzsche escreve é similar ao livro humano, demasiado humano. É um livro pesado de se entender, tem que ser digerido aos poucos.

Vinicius 17/01/2023

Genialmente Crítico
Confesso inicialmente que sou suspeito para falar de Nietzsche, pois já "paquerava" algumas de suas idéias anteriormente, no entanto resolvi me aprofundar um pouquinho, e comecei por seu penúltimo livro, que trata-se de um resumo de sua obra.
Pondero que deveria ser uma leitura elementar para a sociedade atual, parte o raciocínio eu já havia instaurado em crítica há algumas crenças e vertentes de pensamento , sendo assim após ler "O Crepúsculo dos ídolos " permiti solidificar essa reflexão pessoal.
A Transvaloração da vida , foi um dos conceitos que mais me surpreendeu, tais conceitos aliados a outros pontos de incoerência da nossa moral público, me remetendo assim ao fato social de Durkheim, me fez repensar nosso contexto, e como esses "ídolos" , assim denominado por Nietzsche influenciam nossa vivência.
Já quero mais da filosofia Nietszchiana , meu próximo paquera é "O Anti Cristo"