Crepúsculo dos Ídolos

Crepúsculo dos Ídolos Friedrich Nietzsche

Resenhas - Crepúsculo dos Ídolos

soso.taylors 07/04/2023

Um querido esse nietzsche!
Estava estudando esse querido na escola e resolvi aproveitar que tinha KU e ler esse livro, foi uma experiência muito interessante. Apesar da escrita rebuscada e do uso de algumas palavrinhas que dificultam um pouco a minha leitura e o meu entendimento (a gata quando nasce no século XXI ??), gostei bastante. Adoro livros que alugam um triplex na minha cabeça, que me colocam pra pensar bastante nos meus princípios. O Nietzsche em questão é uma figura bastante interessante de ser estudada, ele tem umas ideologias quer realmente te fazem pensar sobre tudo, admiro bastante isso. Admirei principalmente a forma como ele colocou o cristianismo aqui, porque é preciso muita coragem pra criticar essa doutrina (até mesmo hoje, até mesmo sendo um filósofo) e sustentar isso com argumentos.

Amanda 06/02/2023

Simplesmente Nietzsche
Embora Nietzsche tenha muitas opiniões que eu não concordo eu gostei muito do livro, penso que sem essa acidez dele de expressar sua opinião ele não seria ele mesmo, é essa acidez que faz eu reconhecer a escrita de Nietzsche, como ele disse: ?Minha ambição é dizer em dez frases o que qualquer outro diz em um livro ? o que qualquer outro não diz em um livro?.
Achei engraçado um dos argumentos dele para falar mal de Sócrates é ele dizer que Sócrates é feio KKKKKK

Fernanda.Kaschuk 12/08/2021

A negação hereditária.
Um dos últimos escritos de Nietzsche, é um livro que retoma e resume toda sua criação filosófica. Ele reforça sua guerra contra as modalidades e crenças que regem o ocidente para a razão em detrimento aos desejos, o corpo e sua finitude.
Um lembrete poético de que somos feitos de carne e não temos além de nós mesmos e(m) nossa experiência.

Yasmim439 27/02/2024

Crepúsculo dos Ídolos
"na luta contra o animal, torna-lo
doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo. A Igreja compreendeu
isso perfeitamente: corrompeu o homem, tornou-o débil e
reivindica o mérito de tê-lo tornado melhor."

pág 58

Nietzsche é o cara que você discordaria apenas para observar a maneira genial com a qual ele argumentaria para defender-se.
Mariana113 09/03/2024minha estante
Haha, com certeza!

Laura 07/08/2023

Ler Nietzsche é uma aventura de duvidas e perguntas sem respostas. Para ler esse livro tem que ter a mente aberta, tem que ter princípios, para não entender errado. Definitivamente não é algo fácil, você se confunde com a escrita dele, mas no final parece que tudo se encaixa, tudo dá certo.

José Ros 15/05/2014

A cada golpe, um filósofo cai
Há livros de Nietzsche que são mais complicados de ler, e outros que são mais fáceis. Crepúsculo dos Ídolos ou A filosofia a golpes de martelo é um desses livros fáceis, mas não menos intrigantes do autor. Nesse livro Nietzsche ataca ferozmente outros filósofos e outras concepções filosóficas, o que muitas vezes o faz parecer doentio, o que justifica seu subtítulo. Também é uma espécie de resumo de suas ideias, como em outros livros. Nesse também aparece, compactado, o conceito de Übermench, o homem superior de Nietzsche, que muitos chamam por culpa de traduções antigas bastante literais de super-homem, um homem desprovido de moral e que por isso consegue evoluir mais e mais, sendo liberto de qualquer amarra que diga "não". É um livro indicado para quem quer começar a ler Nietzsche? Sim! É um bom livro para quem quer começar.
lahnabiblio 22/05/2018minha estante
achei bem interessante essa resenha, pq dá alguns conceitos de Nietzsche pra preparar o leitor!

Luiz 06/07/2020

É uma síntese e introdução a filosofia dele. Recomendo assistir aulas sobre ele antes de ler os livros.

@PinkLemonade 25/11/2022

Precisarei reler
Ler o bigodudo pela primeira vez foi uma experiência em tanto.
Parte da filosofia dele(ou a forma que ele se expressa talvez) me lembra alguma das coisas que a Ayn Rand coloca em seus livros.
Tive dificuldade de entender o “quadro maior” do proposto do livro mas creio que lendo outros das obras dele as coisas vão ficar mais claras.
No geral, gostei. Até guardei algumas citações para refletir depois

Gustavo Lópes 27/07/2021

Completa destruição de antigos conceitos. Até agora me sinto como se tivesse sigo sacudido....Esse é um divisor... Indico,foi meu primeiro do autor,já estou indo para o segundo!

Martony.Demes 18/07/2023

Soube que esse é o primeiro livro recomendado para ler do Nietzsche. E concordo! Ele foi o último escrito por ele, então ele cita diversos outros livros dele. E é um condensado de suas ideias sobre O cristianismo, sobre o ser, sobre o uso do seu 'martelo' para impactar nas ideias das pessoas, sobre auscultar o ser, e diversos outros assuntos organizados em aforismo desse filósofo!

Óbvio, muita coisa, não entendi e pretendo entender ao ler os demais livros dele! Vamos la e com calma para o próximo

TMP 03/06/2020

Ídolo? Que ídolo?
Nietzsche é cortante como um bisturi nessa obra. Minha primeira leitura do filósofo alemão que dizem ter sido mal compreendido em seu tempo. Ainda hoje custa chegar a uma conclusão com ele... Que bom: acredito mesmo que a filosofia exista para criar dúvidas e não nós dar respostas.
caio.lobo. 10/06/2020minha estante
Sugiro que assista o ciclo de 4 óperas de Wagner "O Anel do Nibelungo". A última, "O Crepúsculo dos Deuses" tem muito a ver com essa obra e em "Siegfried" você tem a imagem do Übermensch

TMP 12/06/2020minha estante
Valeu, Caio.
Com certeza, inclusive o nome do livro é uma "homenagem" ao ex-amigo Wagner.

Xabara_ironside 16/12/2021

Meu favorito
O principal aprendizado q eu tirei desse livro com certeza foi o ponto de verdades absolutas, um grande equívoco humano é crer que existe tal coisa

sarahiensen 12/11/2021

Nietzsche ta PUTO
Simplesmente Nietzsche mete o pau em todo mundo, xinga Sócrates, xinga Platão e a sociedade inteira. É maravilhoso. Nietzsche = based

Lucas 25/06/2022

A introdução à Nietzsche
Livro que introduz os pensamentos de Nietzsche a cerca de diversos temas, e ao mesmo tempo, citando diversas outras obras para complementar ideias apresentadas...
Alguns pensamentos são difíceis de acompanhar e outros vão de antemão com alguns próprios à mim, todavia há textos relevantes e boas citações.