O Segredo dos Corpos

Dr. Vincent Di Maio

Resenhas - Morgue: A Life in Death

nicolletoliv 18/01/2023

O fim é para todos.
Ler "O segredo dos corpos" é como estar frente a frente com o Dr. Vincent Di Maio, sentado em um café ouvindo suas inúmeras histórias de casos com os quais já trabalhou. Foi como eu me senti.

O livro tem uma leitura bastante simples, sem muitos termos técnicos, e muito agradável. Cada capítulo apresenta um caso diferente no qual o autor já trabalhou (exceto o capítulo que conta sobre sua história de vida), por esse motivo é possível terminar um capítulo e ficar com a história completa.

De fato, como outros leitores já disseram, existe o racismo velado no primeiro caso e o ego absurdo do Dr. Di Maio, que são pontos que incomodam. Apesar disso, o livro continua muito agradável, pois a narração de como tudo ocorreu nos casos é muito clara e não deixa nenhuma ponta solta.

Minhas considerações, como alguém que busca seguir a carreira de perita criminal, são que o livro é perfeito e tira muitas dúvidas sobre a profissão, te mostra que nada é como nos filmes e séries e te deixa mais próximo da realidade de como ocorre uma investigação.

Vitoria.Menezes 17/01/2023

Eu tenho um crush por medicina forense!
Esse livro é incrível!! A abordagem e a escrita que ele desenvolve para um assunto que talvez, didaticamente, seja maçante é fascinante! Amei cada capítulo e as histórias contadas utilizando uma perspectiva social e médica tornam tudo ainda mais interessante... a patologia forense é uma área que não agrada ou atrai a todos, mas com esse livro é impossível não se interessar pelo menos um pouco e querer saber mais sobre esse trabalho que, apesar de desvalorizado, é muito empolgante se você consegue ultrapassar a barreira de temer a morte e tentar entendê-la.
Já quero outros livros com essa mesma perspectiva!

Geysa Ferraz 17/01/2023

O segredo dos corpos ????
Ler "O segredo dos corpos" é desafiador e surpreendente. Minha formação é voltada à área de humanas e ter a oportunidade de ler essa "biografia" de um médico patologista forense foi incrível.

Mesmo não sendo da área da saúde, este é um ramo que me fascina, pois tenho grande interesse por saber mais sobre medicamentos, alimentos e os mistérios do nosso corpo.

Um fato apresentado no livro, é que hoje, nos EUA, existem cerca de 500 médicos especialistas em patologia forense, o país sofre uma grande escassez de profissionais nesta especialidade médica, que apesar de funesta (mortal/obscura/sombria), é de extrema importância para descobertas científicas, curas de doenças e investigações criminais.

De forma muito natural, o finado Dr. Vincent Di Maio, nos apresenta diversos casos em que atuou durante sua carreira em patologia forense.

No decorrer da leitura, você irá se deparar com investigações de assassinos cruéis e inclusive alguns casos bem famosos aos quais o Dr. Di Maio prestou sua consultoria, dentre eles: o assassinato do Presidente John F. Kennedy, o lendário produtor musical Phil Spector e até mesmo Vincent Van Gogh.

O autor nos apresenta termos técnicos, que são detalhadamente explicados ao leitor, a leitura acontece de forma leve e fluida.

Adorei o desafio desta leitura construtiva e inovadora.

Já estou ansiosa para conhecer mais livros Crime Scene da @darkside.

Nota: 4?

Sabrina 31/12/2022

Livro excelente! Autor nem tanto.
Pensei em desistir do livro no primeiro caso, por conta da posição do autor (achei um racismo velado). Porém os casos seguintes são muito interessantes e informações técnicas excelentes. Livro muito bem escrito, leitura fácil! Só não ganha 5 estrelas por conta do autor.

3.14etra0 30/12/2022

coloquei muita expectativa pra um livro medíocre
assim, eu pensei que seria um livro bem melhor e tals, mas já fiquei meio puta com o racismo velado do autor com dois casos do livro, gostei da análise da morte do Vincent Van Gogh

MaurAcio.Garrido 20/12/2022

Interessantíssimo
Diversos casos, um mais maluco que o outro...

Me impressiona a capacidade de alguns seres humanos...

Recomendo ler o livro. Prende do início ao fim.

Layla 16/12/2022

?Eu não sei o que há dentro de um coração humano?
Em ?O Segredo dos Corpos?, o Dr. Vincent Di Maio nos apresenta diversos casos nos quais ele já trabalhou, nos levando a acompanhar os acontecimentos e julgamentos, assim como a conclusão do caso. Apesar da temática mórbida, repleta de casos chocantes e revoltantes, a escrita de Di Maio ainda assim consegue ser extremamente cativante. Admirei muito não só o modo em que os casos foram contados, mas também a forma como o legista, mesmo narrando acontecimentos tão macabros e sendo profissionalmente imparcial, ainda deixou transparecer sua humanidade e considerações pessoais sobre o casos. Também achei interessante a inclusão de relatos pessoais da vida do autor, acho que eles ajudam o leitor a perceber mais ainda a humanidade nele, que pode, a primeira vista, parecer frio devido a sua profissão.

Gaja Rocha 09/12/2022

As críticas sobre o livro são duas : ego do autor e racismo. É triste ver o que as redes sociais estão fazendo do politicamente correto !!!
A imparcialidade do autor está justamente aí nenhuma preocupação com o politicamente correto. O autor sempre foi um profissional assina do seu tempo, ele prova os erros grotesco dos colegas antigos, justamente pela falta de tecnologia e preparo.
O autor, não usa de falsa modéstia e é extremamente técnico e pelo contrário vi muita humanidade nele. Livro extraordinário!!!

Gigi.Simoes 07/12/2022

AMEI
O Segredo dos Corpos é uma mistura de autobiografia com mistério, em que um patologista forense conta a história dele e os principais casos que ele ajudou a desvendar. É uma obra muito interessante, que te deixa curioso e te prende até o final, com casos cada vez mais chocantes. Além disso, o autor explica vários dados e aspectos da profissão de legista de um jeito que nós, leigos, conseguimos entender perfeitamente, de forma que da pra conhecer mais sobre essa profissão. Foi uma leitura muita rica, com muitas informações e imagens, o que fez com que eu não conseguisse devorar o livro rápido. Eu tive que ir lendo e processando, então acabei demorando mais.
Se você se interessa por ciência e por investigação criminal assim como eu, você também vai adorar o livro. Vale muito à pena!

PS: é importante avisar que é uma leitura muito pesada, indicada pra maiores de 18 anos, porque tem descrições detalhadas de necropsia, exumações e atos muito violentos. Eu mesma fiquei bem chocada e abalada em algumas partes. Então é bom dizer que se você tem problema com esse tipo de assunto, talvez não seja uma boa ideia.

Santos81 29/11/2022

Enrolei demais p ler esse livro, não sei nem pq, pois é o tipo de coisa que acho interessante e a Darkside adora lançar kkk
Basicamente fala de mortes, meu tema de não ficção preferido.
Aqui quem nos conta várias histórias intrigantes é o Dr Vincent Di Maio, um médico legista que já participou da autopisia de casos conhecidos.
Gostei dos casos apresentados e de como nem tudo é o que parece ser.
Não tem nada nojento ou explícito, só curiosidades. Mas não recomendaria para pessoas muito sensíveis a esses temas.
Morgana.FaiAes 29/11/2022minha estante
Quando volta pro canal?? Deus te abençoe sempre

Adrielly 29/11/2022

Um patologista forense que fala sobre as vantagens e desvantagens da sua profissão e que reúne nesse livro alguns dos casos mais importantes da sua carreira, particularmente eu gostei do livro, apesar de ter precisado parar um pouco para respirar, pois as histórias podem ser sufocantes aos leitores mais sensíveis como eu.

Maria8774 26/11/2022

Interessante
O livro é bem interessante, te coloca dentro da vivência de um patologista forense americano, faz críticas às organizações.

A leitura em muitos momentos se torna extremamente enfadonha, como se o autor quisesse se vangloriar de sua vivência e contextualizar muito mais que o necessário.

Eu, particularmente, não gostei do tom preconceituoso dado no primeiro caso, mas?

Por fim, o cara reanalisou a morte do Van Gogh. Vale a pena.

ThayAvalon 20/11/2022

Relatos de uma vida em profissão forense , casos de um patologista que viu muitos casos difíceis e famosos de perto .Muito interessante as análises periciais que ele fez ao longo dos casos e nos demonstrou no seu livro .