O Segredo dos Corpos

O Segredo dos Corpos Ron Franscell
Dr. Vincent Di Maio

Resenhas - Morgue: A Life in Death

Águida Maiara 28/02/2022

Livro bom, com falas problemáticas
O livro realmente contém umas falas bem problemáticas que eu me questionei se eram pensamentos do autor ou de fato uma opinião explícita.
Porém as partes técnicas, as minúcias da profissão e detalhes dos crimes são fantásticas.
Só não dei 5 estrelas por conta dessas falas problematicas mesmo.

mizumonoo 13/02/2022

O conteúdo é ótimo, mas o autor é um babaca ?
Eu comecei o livro com altas expectativas, mas nos primeiros capítulos ora morria de tédio ora ficava irritada com o racismo velado do autor. Ao longo do livro o Dr. Di Maio também se mostrou bem egocêntrico, de duas em duas páginas ele fazia questão de ressaltar como era um ótimo médico-legista. O livro só começa a ficar mais fácil de ler a partir das páginas 145 por aí. Realmente precisei fazer vista grossa para algumas falas questionáveis, mas o conteúdo do livro é realmente bom, tem muitas informações interessantes e os últimos capítulos me prenderam do começo ao fim. Foi uma leitura mais ou menos e é sempre bom ressaltar que tem uns trechos duvidosos e que isso pode tornou a leitura bem estressante. Em relação a edição: a Darkside perfeita como sempre, o livro é lindo!

Gabriel.Gaspar 06/02/2022

O livro é bom, mas passa uma ideia inicial errada. Comprei ele achando que seria um livro que falasse de necrópsia e corpo humano de forma didática e detalhada, mas é na verdade uma autobiografia da carreira do Dr. Di Maio

Gabriela Paulino 06/02/2022

Um livro bom, mas não tanto quanto eu esperava. As primeiras 100 páginas são entediantes porque tem uma boa dose de explicação sobre a história de Di Maio, sua ascendência italiana, a vinda de seus parentes para os EUA, enfim, informações que seriam relevantes se o objetivo do livro fosse ser uma autobiografia dele mas que são dispensáveis quando levamos em consideração que o foco é seu trabalho e sua experiência como legista. Esperava que o livro retratasse mais casos e se aprofundasse mais nas questões técnicas da profissão, mas deixou a desejar nesse sentido. O que salvou para mim foram os últimos capítulos falando sobre os três de West Memphis e sobre Van Gogh. Antes disso, infelizmente, o livro parece ser um compêndio da história pessoal do legista junto com infinitas críticas a seus "rivais" de profissão (os coroners) salpicado aqui e ali com um ou outro caso em que ele atuou como legista, que é a única parte que realmente interessava. Podia ter sido muito melhor.

Márcia 06/02/2022

A morte é um evento individual mas social!
Maravilhoso, cada caso retratado no livro prende a atenção e demonstra o quanto o médico legista é decisivo, mas também retrata casos que mostra o quanto a opinião pública influencia no veredito!
Pra quem gosta desse estilo de livro recomendo muito!

Yasmim668 03/02/2022

Sempre gostei muito de assistir vídeos no YouTube sobre casos criminais, mas nunca tinha lido um livro sobre isso. Adorei, no entanto, confesso que algumas partes do livro foram bem chatas. Fora isso, foi muito interessante acompanhar cada caso, descobri várias coisas sobre corpos e como eles são a principal evidência de um crime. Incrível o trabalho do patologista forense!

nina 01/02/2022

um ótimo livro pra quem gosta de nao ficção! me envolvi bastante com a história do início ao fim!!!!

Ana 30/01/2022

"Se ganhamos a vida como um presente, devemos à natureza uma morte."

Ao decorrer das páginas, Di Maio, conta vários casos criminais dos quais fez parte.
Com clareza e fluidez, ele nos prende a cada capítulo, com casos bizarros e investigações feitas com desleixo.
Além do mais, Di Maio mostra como a imprensa pode alterar os fatos, para fazer com que as pessoas tomem suas próprias decisões tomadas pela emoção, e como o preconceito pode acabar com injustiças cometidas.
O livro também mostra as negligências que acontecem no ramo jurídico.
Livro incrível, que me fez entender muito sobre a patologia forense.

"O mundo merece uma autópsia"

Vini Fernandes 27/01/2022

Vale a pena
Um livro muito bom para quem se interessa sobre medicina legal, necropsia, anatomia e histórias fortes e enigmáticas.

Jaque.Barreto 12/01/2022

O segredo dos corpos!
Deixe-me repetir: as melhores ferramentas de um bom patologista florense são suas mãos e o seu cérebro. Com um dia de treinamento em nós as ciências como DNA, um legista inteligente dos anos 1940 pode trabalhar em um necrotério moderno com muita habilidade. Por quê? Porque o ravioncio ainda é a ferramenta forense mais poderosa.

Beca 04/01/2022

Um bom patologista deve ser imparcial e dizer a verdade
Nesse livro trazem alguns casos reais para falar sobre a importância de uma boa necropsia e um bom profissional nesses lugares. Em casos em que não tenha pode levar a falsas acusações e até condenações de pessoas inocentes.

nana 28/12/2021

Um livro maravilhoso, de fácil compreensão (mesmo pra quem não entende muito do assunto). Inclusive um livro que me ajudou a escolher qual profissão seguir
ravena 28/12/2021minha estante
qual profissão vc tinha dúvidas

ravena 28/12/2021minha estante
eu tenho dúvidas entre psicologia, perícia criminal e advocacia mas não acho q esse livro vá ajudar

nana 28/12/2021minha estante
eu tinha dúvidas entre medicina (cirurgiã) e perícia criminal (enfermeira forense)

Ketma 23/12/2021

É um baita de um livro, terminei com vontade de me tornar patologista forense (vontade passageira). Acredito que O segredo dos Corpos pode ser classificado como uma autobiografia, o que me pegou de surpresa, pois comecei a leitura achando que era apenas um estudo de casos criminais, mas é muito mais do que isso. O Dr. Di Maio narra um pouco de sua vida familiar e profissional. Obviamente o que mais nos interessa é a parte profissional como patologista forense, porém as pinceladas de sua vida pessoal e familiar também são muito interessantes. Cada capítulo é um caso no qual Dr. Di Maio participou como patologista. Ele narra os casos em detalhes de forma muito instigante, acrescentando os detalhes técnicos de seu trabalho. Ele também não deixa de dar sua opinião. Há criticas contundentes sobre a (má) influência da mídia na resolução de casos de grande repercussão, entre outras. Se eu já não tinha muita fé no sistema de justiça, depois desse livro tenho bem menos. Concordo com a percepção de alguns leitores sobre o racismo do autor. Não que ele seja explicitamente racista, mas ele nega/ignora/não tem conhecimento sobre as raízes racistas da nossa sociedade que influenciam, mesmo que inconscientemente, nosso comportamento. Contudo, diferente de outros leitores, não achei Dr. Di Maio egocêntrico. Acho que ele é um bom profissional e sabe disso, mas não é um caso de ego e sim de seguir os métodos científicos, não se deixar influenciar pelo ardor midiático, assumir os limites de sua capacidade e do que pode assumir como fato e do que são penas inferências, com base no que tem de informação e, obviamente, muito estudo. Para quem gosta de true crime é um livro imperdível.

Gabi 20/12/2021

Um bom livro
Ótimo livro para quem gosta do assunto, recomendo bastante, mostra detalhes sobre a morte de famosos e outras mortes que ocorreram de forma estranha.

Notas da SubLinha 07/12/2021

Imparcial ou o falso isentão?
As resenhas que estão por aí no booktube falam maravilhas, então resolvi fazer uma lá no canal dizendo o que eu acho, sinceramente. Durante a leitura, vim pro Skoob pra ver se mais alguém pensava como eu, e muitos comentários são no mesmo sentido: racismo velado (e nem tão velado assim), conservador ao extremo que se esconde por trás da premissa da imparcialidade da ciência. No caso dele, imparcialidade falsa, porque tem coisas pras quais não se pode ser neutro, mesmo na ciência. Ele propõe uma história sobre os casos nos quais trabalhou e entrega um monte de preconceitos, uma neutralidade tosca (ciência forense exige conhecimento de sociologia, de psicologia, de cultura, mas ele nega isso, pois se apega "aos fatos" - como se comportamento social não fosse fato) e um adorno infeliz pra quase tudo o que diz: egolatria. Chega no meio do livro, e quase nem dá pra ler porque o ego do Dr. Vincent Di Maio já virou um planeta, de tão inflado.
A edição é linda, com certeza, mas o conteúdo é difícil de engolir. Se não fosse o projeto editorial e o meu interesse por alguns detalhes dos casos que o autor comenta, eu teria largado antes de chegar no segundo capítulo.