Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

marividadeleitora 01/02/2023

Livro NECESSÁRIO para TODOS!
Nunca pensei que fosse gostar desse livro a ponto de dar 5 estrelas e favoritar, fui com zero expectativas nele e no início achei maçante mesmo, porque é um livro de contos, com várias histórias por capítulo, e cada uma vai te tocar de certa forma, umas são curtas e rápidas, outras rápidas e longas, outras longas e sem fim rsrs.

Achei que eu iria chorar em todas elas, ou pelo menos sentir vontade de chorar, mas isso não aconteceu, porque as histórias me fizeram sentir revolta das pessoas em vez de tristeza pelos bichos, eu ficava com pena, triste, mas não a ponto de chorar, mas me tocou de várias e várias maneiras e eu com certeza não poderia deixar de indicar esse livro. Todos os seres humanos precisam ler, é uma lição de vida muito boa e importante. Amei. ????

Cleiber 31/01/2023

As mensagens dos contos desse livro me deram um toque no coração. Sim, a escrita da autora é difícil, porém acho que ela contou muito bem todos os contos. Não é um dos melhores, porém é muito bom e vale a pena ler.

Fernanda381 25/01/2023

Belíssimo e emocionante, alguns contos são mais cansativos que outros mas com certeza todos acabam nos puxando pela alma.

Julio 09/01/2023

Emocionante
O livro que no final de cada conto da mais e mais vontade de chorar, com belas histórias que nos faz questionar conflitos humanos e suas consequências não só sobre humanos como também nos animais. A gata e o urso são, absolutamente, os melhores, apesar de eu não gostar muito de pensar quais são os melhores, pois sempre mudo essa lista, porém a gata e o urso sempre serão os contos que me lembrarei, principalmente do final, o do urso é surpreendente.

Stephanie214 31/12/2022

A humanidade pelo ponto de vista dos animais.
A autora escreveu contos mostrando a humanidade pelos olhos dos animais, como os humanos tratam os animais, como lidam com ganância, guerra, morte, amor e maus tratos aos animais.
Cada conto é protagonizado por um animal diferente e se passa em uma época diferentes da história.
O primeiro conto é do camelo que está no deserto com dois ladrões em 1892 na Austrália, o segundo conto é da gata no campo de batalha da primeira guerra mundial em 1915 na França, o terceiro conto é do chimpanzé que é amestrado e tem o problema da fome causado pela guerra em 1917 na Alemanha, o quarto conto é do cachorro de uma autoridade alemã em 1941 na Polônia, o quinto conto é do mexilhão que faz uma viagem pelos EUA e vive uma aventura em 1941 nos Estados Unidos, o sexto conto é da tartaruga que conheceu e viveu com algumas personalidades da história e participou de um momento importante da história em 1968 na terra e no espaço, o sétimo conto é do elefante que fala da história de seus ancestrais nas estrelas, constelações em 1987 em Moçambique,o oitavo conto é do urso que vive no zoológico no período da guerra em 1992 na Bósnia e Herzegovina, o penúltimo conto é do golfinho que vivia em cativeiro sendo treinado em 2003 no Iraque, e o último conto é do papagaio que vivia num apartamento com sua dona a quem era muito apegado em 2006 no Líbano.
O livro tem referência a vários autores e a momentos importantes da história.
Os contos são muito bons e fez pensar sobre a maneira como as pessoas enxergam e tratam os animais.

Emanuelle.Almeida 23/12/2022

Quando li a sinopse desse livro, já sabia que o não seria o gênero literário que costumo ler, mas a edição é maravilhosa, então cometi o "erro" de me deixar levar pela capa.
Ajudo em algumas causas animais e para mim esse livro foi um baque, nunca tinha pensado em outro ponto de vista, de como os animais poderiam pensar. A visão da autora em como os animais se sentem, de como sofrem e de como lidam com as situações causadas pelos humanos me deixou profundamente abalada.

O livro não era nada como eu imaginava e a decepção vem de mim, não é um gênero que gosto de ler, não foi uma leitura prazerosa e afirmo que esse livro não é para qualquer pessoa. Principalmente as sensíveis em relação aos animais.

Ana Paula 23/12/2022

esse livro tem de ser obrigatório
já passou do tempo dos seres humanos preferirem mentiras por serem mais fáceis de lidar do que com a verdade, animais sempre souberam disso, e durante o livro todo a vontade de persuadir animais a serem como os humanos lhes causou dor, porque homens decidiram que as suas verdades val mais do que vidas da sua própria semelhança, imagina só as demais.
é um livro duro, e em alguns trechos violento, mas ele É NECESSÁRIO. há de se ler pelas palavras de animais, que nada tem a ver com os conflitos inexplicáveis do homem por seu ego, como suas vidas e de seus companheiros foram brutalmente ceifadas.

hoje tenho Simba (6 anos) e Nala (4 anos), que sempre que entraram em minha vida me deram a demonstração do amor mais puro e verdadeiro, e após esse livro, não sei se é possível, mas espero que seja, vou tentar retribuir ainda mais a gratidão por ter eles dois na minha vida!

Nickronomicon 22/12/2022

Um livro difícil, mas necessário
Só Os Animais Salvam é um livro espetacular, em que cada capítulo é um conto narrado sob a perspectiva de um animal que foi, de uma forma ou de outra, envolvido em algum conflito da história da humanidade. A autora conseguiu com maestria e bastante censo crítico citar momentos históricos importantes e tirar o foco da humanidade nesses momentos, trazendo o olhar de algum animal a respeito desses conflitos.

Alguns desses contos são mais difíceis de serem lidos do que outros. A autora nos mostra a humanidade através dos animais e, embora a capa possa enganar e nos fazer pensar que será uma leitura leve, ao longo da narrativa nós vamos percebendo a profundidade dessa obra.

É um livro repleto de momentos reconfortantes, de esperança, até mesmo de inocência em alguns aspectos. Mas também é cheio de dor e angústia e alguns momentos são feitos especialmente para gerar desconforto. Mesmo assim, para mim foi bastante fluido e eu sempre me perdoa nas páginas quando pegava esse livro, e algumas fábulas me marcaram muito.

Entendo que não é uma leitura para qualquer pessoa. Algumas partes são bastante poéticas e parecem confusas num primeiro momento, e a temática central é a vida e a morte de cada um dos animais que narra suas experiências.
Ainda assim, acho que todo mundo deveria dar uma chance a essa obra pelo menos uma vez na vida, porque ela traz reflexões extremamente necessárias sobre o que é ser humano e até onde estamos dispostos a ir em busca dos avanços, das respostas e atrás de nossos próprios objetivos.

O livro é cheio de referências literárias que não são de fácil compreensão no cenário brasileiro, e por vezes tive que parar a leitura para pesquisar sobre determinado autor citado, ou determinada obra, e é só por isso que não dou 5 estrelas. Ainda assim, não é algo que atrapalhe tanto o processo de leitura.

Minhas Galáxias 14/12/2022

Pega pela curiosidade
Confesso que escolhi este livro muito mais pela capa maravilhosa da edição da darkside do que pela história em si. A obra tem pontos altos e baixos, alguns contos são muito interessantes como por exemplo o da alma do elefante e do cachorro, mas outros são monótonos como o do camelo.
Acho que essa leitura funciona melhor no país de origem, já que há várias referências literárias que não fazem parte do vivência da maioria dos brasileiros.
No geral, é uma experiência que vou lembrar pela proposta diferente e não pelas histórias em si

Tainá 13/12/2022

Contos
Um livro surpreendente, com contos narrados pelo ponto de vista de diversos animais. Cada conto tem uma época e cenário diferente e nos faz refletir sobre os comportamentos humanos e como os animais agregam diferentes experiências e sentimentos ao nosso cotidiano.

Laura 12/12/2022

É sobre o íntimo do ser humano, mas todos são animais
Um livro lindo e com ótimas reflexões, só achei perturbador a quantidade de vezes que precisei me lembrar que eram estórias sobre animais e não seres humanos.

Sra. Cass 04/12/2022

Merecia mais reconhecimento
É incrível como a autora conseguiu descrever os humanos pela visão dos animais nesse livro. Também é impressionante o fato de todas as narrativas se passarem em momentos históricos importantes; realmente senti uma satisfação inebriante cada vez que eu passava de um conto para outro. Ter plena consciência de que Ceridwen deve ter tido um trabalhão em pesquisas e também na parte criativa. Realmente fez um trabalho maravilhoso.

ellybelle 29/11/2022

Gostei muito desse livro e quando tenho oportunidade recomendo para os meus amigos. A leitura é bem tranquila, claro que tem algumas cenas que me deixaram meio desconfortável, pois sua escrita é bem descritiva.

Zanelatto 15/11/2022

Capa linda, história ruim
Fui com muita expectativa ler esse livro amo os animais.
Porém me decepcionou muito único conto que é mais razoável é o da gata
Os outros são ruins e a escrita é confusa