Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Fernanda381 25/01/2023

Belíssimo e emocionante, alguns contos são mais cansativos que outros mas com certeza todos acabam nos puxando pela alma.

Julio 09/01/2023

Emocionante
O livro que no final de cada conto da mais e mais vontade de chorar, com belas histórias que nos faz questionar conflitos humanos e suas consequências não só sobre humanos como também nos animais. A gata e o urso são, absolutamente, os melhores, apesar de eu não gostar muito de pensar quais são os melhores, pois sempre mudo essa lista, porém a gata e o urso sempre serão os contos que me lembrarei, principalmente do final, o do urso é surpreendente.

Stephanie214 31/12/2022

A humanidade pelo ponto de vista dos animais.
A autora escreveu contos mostrando a humanidade pelos olhos dos animais, como os humanos tratam os animais, como lidam com ganância, guerra, morte, amor e maus tratos aos animais.
Cada conto é protagonizado por um animal diferente e se passa em uma época diferentes da história.
O primeiro conto é do camelo que está no deserto com dois ladrões em 1892 na Austrália, o segundo conto é da gata no campo de batalha da primeira guerra mundial em 1915 na França, o terceiro conto é do chimpanzé que é amestrado e tem o problema da fome causado pela guerra em 1917 na Alemanha, o quarto conto é do cachorro de uma autoridade alemã em 1941 na Polônia, o quinto conto é do mexilhão que faz uma viagem pelos EUA e vive uma aventura em 1941 nos Estados Unidos, o sexto conto é da tartaruga que conheceu e viveu com algumas personalidades da história e participou de um momento importante da história em 1968 na terra e no espaço, o sétimo conto é do elefante que fala da história de seus ancestrais nas estrelas, constelações em 1987 em Moçambique,o oitavo conto é do urso que vive no zoológico no período da guerra em 1992 na Bósnia e Herzegovina, o penúltimo conto é do golfinho que vivia em cativeiro sendo treinado em 2003 no Iraque, e o último conto é do papagaio que vivia num apartamento com sua dona a quem era muito apegado em 2006 no Líbano.
O livro tem referência a vários autores e a momentos importantes da história.
Os contos são muito bons e fez pensar sobre a maneira como as pessoas enxergam e tratam os animais.

Manu368 23/12/2022

Quando li a sinopse desse livro, já sabia que o não seria o gênero literário que costumo ler, mas a edição é maravilhosa, então cometi o "erro" de me deixar levar pela capa.
Ajudo em algumas causas animais e para mim esse livro foi um baque, nunca tinha pensado em outro ponto de vista, de como os animais poderiam pensar. A visão da autora em como os animais se sentem, de como sofrem e de como lidam com as situações causadas pelos humanos me deixou profundamente abalada.

O livro não era nada como eu imaginava e a decepção vem de mim, não é um gênero que gosto de ler, não foi uma leitura prazerosa e afirmo que esse livro não é para qualquer pessoa. Principalmente as sensíveis em relação aos animais.

Ana Paula 23/12/2022

esse livro tem de ser obrigatório
já passou do tempo dos seres humanos preferirem mentiras por serem mais fáceis de lidar do que com a verdade, animais sempre souberam disso, e durante o livro todo a vontade de persuadir animais a serem como os humanos lhes causou dor, porque homens decidiram que as suas verdades val mais do que vidas da sua própria semelhança, imagina só as demais.
é um livro duro, e em alguns trechos violento, mas ele É NECESSÁRIO. há de se ler pelas palavras de animais, que nada tem a ver com os conflitos inexplicáveis do homem por seu ego, como suas vidas e de seus companheiros foram brutalmente ceifadas.

hoje tenho Simba (6 anos) e Nala (4 anos), que sempre que entraram em minha vida me deram a demonstração do amor mais puro e verdadeiro, e após esse livro, não sei se é possível, mas espero que seja, vou tentar retribuir ainda mais a gratidão por ter eles dois na minha vida!

Nickronomicon 22/12/2022

Um livro difícil, mas necessário
Só Os Animais Salvam é um livro espetacular, em que cada capítulo é um conto narrado sob a perspectiva de um animal que foi, de uma forma ou de outra, envolvido em algum conflito da história da humanidade. A autora conseguiu com maestria e bastante censo crítico citar momentos históricos importantes e tirar o foco da humanidade nesses momentos, trazendo o olhar de algum animal a respeito desses conflitos.

Alguns desses contos são mais difíceis de serem lidos do que outros. A autora nos mostra a humanidade através dos animais e, embora a capa possa enganar e nos fazer pensar que será uma leitura leve, ao longo da narrativa nós vamos percebendo a profundidade dessa obra.

É um livro repleto de momentos reconfortantes, de esperança, até mesmo de inocência em alguns aspectos. Mas também é cheio de dor e angústia e alguns momentos são feitos especialmente para gerar desconforto. Mesmo assim, para mim foi bastante fluido e eu sempre me perdoa nas páginas quando pegava esse livro, e algumas fábulas me marcaram muito.

Entendo que não é uma leitura para qualquer pessoa. Algumas partes são bastante poéticas e parecem confusas num primeiro momento, e a temática central é a vida e a morte de cada um dos animais que narra suas experiências.
Ainda assim, acho que todo mundo deveria dar uma chance a essa obra pelo menos uma vez na vida, porque ela traz reflexões extremamente necessárias sobre o que é ser humano e até onde estamos dispostos a ir em busca dos avanços, das respostas e atrás de nossos próprios objetivos.

O livro é cheio de referências literárias que não são de fácil compreensão no cenário brasileiro, e por vezes tive que parar a leitura para pesquisar sobre determinado autor citado, ou determinada obra, e é só por isso que não dou 5 estrelas. Ainda assim, não é algo que atrapalhe tanto o processo de leitura.

Minhas Galáxias 14/12/2022

Pega pela curiosidade
Confesso que escolhi este livro muito mais pela capa maravilhosa da edição da darkside do que pela história em si. A obra tem pontos altos e baixos, alguns contos são muito interessantes como por exemplo o da alma do elefante e do cachorro, mas outros são monótonos como o do camelo.
Acho que essa leitura funciona melhor no país de origem, já que há várias referências literárias que não fazem parte do vivência da maioria dos brasileiros.
No geral, é uma experiência que vou lembrar pela proposta diferente e não pelas histórias em si

Tainá 13/12/2022

Contos
Um livro surpreendente, com contos narrados pelo ponto de vista de diversos animais. Cada conto tem uma época e cenário diferente e nos faz refletir sobre os comportamentos humanos e como os animais agregam diferentes experiências e sentimentos ao nosso cotidiano.

Laura 12/12/2022

É sobre o íntimo do ser humano, mas todos são animais
Um livro lindo e com ótimas reflexões, só achei perturbador a quantidade de vezes que precisei me lembrar que eram estórias sobre animais e não seres humanos.

Sra. Cass 04/12/2022

Merecia mais reconhecimento
É incrível como a autora conseguiu descrever os humanos pela visão dos animais nesse livro. Também é impressionante o fato de todas as narrativas se passarem em momentos históricos importantes; realmente senti uma satisfação inebriante cada vez que eu passava de um conto para outro. Ter plena consciência de que Ceridwen deve ter tido um trabalhão em pesquisas e também na parte criativa. Realmente fez um trabalho maravilhoso.

ellybelle 29/11/2022

Gostei muito desse livro e quando tenho oportunidade recomendo para os meus amigos. A leitura é bem tranquila, claro que tem algumas cenas que me deixaram meio desconfortável, pois sua escrita é bem descritiva.

Zanelatto 15/11/2022

Capa linda, história ruim
Fui com muita expectativa ler esse livro amo os animais.
Porém me decepcionou muito único conto que é mais razoável é o da gata
Os outros são ruins e a escrita é confusa

Rayane139 18/10/2022

Esperava um livro fofo e recebi depressão.
São vários contos, de vários animais diferentes narrando sua vida e morte. É um livro triste e muito complexo, teve contos que eu me senti uma acéfala, eu lia e não entendia o que li. Não indico. Mas se já tiver comprado, leia.

Belinha 29/09/2022

Só os animais salvam
A história contém 10 contos. Narradas por vários animais e que estão inseridos em meio de algum conflito de guerra, então todos os animais de certa forma vão narrar a sua morte durante a guerra. Temos animais como gato, cachorro, tartaruga, golfinho, etc. No começo achei meio estranho mas fui me acostumando com a leitura. Um ponto interessante é como a autora trouxe vida e voz a alma dos animais. O conto que eu goste mais foi do cachorro, de como ele relata que foi abandonado na floresta pelo dono pelo simples fato de ter lambido a mão de outra pessoa. Se essa moda pega, tadinho dos cachorros.