Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey




Resenhas - Só os Animais Salvam


276 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Luciana 12/05/2022

Entediante, mas necessário.
O livro é de histórias contadas por almas de animas mortos, mostrando como o ser humano enxerga e trata os animais no mundo.
As histórias são narradas em tempos de guerra, se eles já sofrem normalmente, imagine em épocas de conflito.
Algumas histórias perderam seu objetivo inicial. A escrita da autora é cansativa, e o livro se torna entediante.
Em qualidade física, o livro é impecável! Muito bonito e cheio de detalhes!
comentários(0)comente



Nando Borges 12/05/2022

Bela capa, conteúdo fraco
Os contos são de 1892, 1915, 1917 e o estilo de escrita da época torna o livro bem arrastado. Além disso, a história contada sob a perspectiva dos animais não é o que eu esperava. Eu achava que era algo mais emocionante, puro, mas não. Há momentos de piadas, sarcasmo, como se animais tivessem esse senso de humor. É um belo livro pra ter na estante, mas seu conteúdo deixou muito a desejar.
Lív 19/01/2023minha estante
Concordo; sem contar que o livro possui palavrões




Isis Costa 05/05/2022

Só os Animais Salvam
Este livro contem 10 contos, cada um pelo ponto de vista de um animal diferente. O mais interessante deste livro é que todos os animais, todos esses contos estão inseridos em algum conflito de guerra, podendo ser A Primeira Guerra, A Segunda Guerra, Guerra Fria, Afeganistão, Iraque, Guerra do Golfo. Todos esses contos estão situados no meio de um conflito e todos esses animais, de alguma forma, vão acabar sendo influenciados pelo que está acontecendo no mundo ao seu redor. O livro é narrado por dez almas de animais que, logo de cara, já estão mortos e fazem reflexões sobre suas vidas. Todos morreram por causa da interferência humana, mesmo que não tenha sido proposital. Alguns dos animais sabem disso, já outros escapam dessa percepção e sua morte é apenas o último parágrafo de suas histórias.

Desde o primeiro conto entendi que as histórias não seriam meigas e não seriam voltadas para um público infantil. "O gato e eu", narrado pela alma de uma gata, conta a história de Kiki, uma gata doméstica que se vê morando nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial enquanto tenta voltar para casa, para sua dona. "A mocinha de Peter Vermelho" mostra a (ir)realidade de chipanzés educados para serem mais semelhantes aos humanos em pensamento, comportamento e estilo de vida. Esses exemplos mostram como o livro é, em si, uma crítica aos seres humanos sem se apegar a clichês e frases prontas.

Os contos seguem, além disso, uma linha cronológica, começando em 1892, com o conto Ossos, narrado por um camelo, e terminando em 2006, com o conto Psitacófila, narrado por um papagaio. Ou seja, temos contos que se passam na Primeira e Segunda Guerras, Pearl Harbor etc — e para esses eu aconselho a preparar o seu coração, porque são histórias muito fortes. Cada conto também vem marcando o local onde ele se passa e isso é bem útil para interpretá-lo.

Não é o tipo de livro que se lê mais de uma vez na vida e também não acho que seja um livro feito exclusivamente para os amantes de animais. Eu diria que é justamente o contrário. É um livro que pode ser melhor aproveitado por quem não gosta de animais — talvez, essas histórias os choquem um pouco e os façam mudar de ideia; seria até muito bom se isso acontecesse.

E por último, preciso elogiar a diagramação da Darkside e o cuidado com a estética do livro. A capa que já me fez querer adquirir o livro antes mesmo de conhecer seu conteúdo é a cereja do bolo. As ilustrações que apresentam cada capítulo são simples, mas dão um ar mágico aos contos, as frases de autores famosos quebram um pouco a narrativa e trazem mais reflexões a respeito do nosso relacionamento com os animais e o miolo do livro como um todo é muito lindo e gostoso de folhear.

Só os animais salvam é um daqueles livros que se ama ou se odeia. O ritmo das histórias pode incomodar alguns leitores, mas as reflexões propostas o tornam um tesouro em meio a tantos títulos no mercado editorial. É uma daquelas coletâneas de histórias universais e atemporais. Não é voltado para um nicho e deveria ser leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de pensar fora da caixinha e abrir o coração para novas ideias e novos universos literários.
comentários(0)comente



Sophi 05/05/2022

Diversificado e revelador
Coletânea de contos do ponto de vista de diversos tipos de animais em diversos pontos no tempo e lugar. Alguns são mais envolventes e instigantes que outros por terem estilos de escrita e narração diferentes: troca de cartas, narrador em terceira pessoa, primeira pessoa, ou seja, é bem diversificado.
Ver ocorrências históricas pelos olhos de um animal, dá uma nova visão sobre nossa humanidade e nossas ações uns para com os outros.
comentários(0)comente



Marih 01/05/2022

Lindooo
Pra mim os 4 últimos contos foram os melhores, mas ameii o livro cm um TD. Faz agt pensar e refletir sobre mtas coisas.
comentários(0)comente



Lu Salles 28/04/2022

Um livro bem interessante que vai nos apresentando a alma de vários animais e suas histórias e também suas formas na constelação estrelar .
comentários(0)comente



Patty 26/04/2022

Triste.....
É de uma tristeza tão profunda, que nem sei o que dizer.... aliás, sei sim. Aonde quer que o ser humano vá só leva morte e desgraça. Quem sofre com isso são os mais vulneráveis.....??????
comentários(0)comente



Sérgio 24/04/2022

Bastante imersivo
Esse é um dos livros de contos mais bem escrito que já li, a escrita da autora é boa ao ponto de que em cada conto nos apresentar nomes e lugares diferentes, e mesmo assim conseguimos nos lembrar de detalhes específicos de cada conto.
Particularmente não esperava me impressionar muito com este livro, mas me surpreendi bastante com o conteúdo.
Eu amei a maioria dos contos, mas sempre tem aqueles que são os do contra. A "alma de mexilhão" foi a única que não gostei muito, e a as almas de "urso", "chimpanzé" e "tartaruga" foram as minhas preferidas.
Super recomendo este livro, principalmente para pessoas que não tem o costume de ler, pois a escrita do livro e super fácil de se ler.
comentários(0)comente



Andrea 30/03/2022

Decepção
Sinceramente, não sei como terminei de ler. São contos em ponto de vista de animais...aí eu já pensei: nossa, vai ser emocionante, incrível...foi apenas contos sem mta conclusão, cansativos, confusos. E eu estava totalmente empolgada. Talvez esse excesso de expectativa tenha me frustrado além da conta.
comentários(0)comente



Gabriela.Castro 28/03/2022

Tocante
A leitura de "só os animais salvam" me fez refletir muito. São diversas histórias, sendo cada uma contada por um animal diferente, que fazem o leitor refletir sobre aspectos bem humanos.

Adianto que as histórias são tristes e me trouxeram um ar melancólico, mas indico bastante a leitura.
comentários(0)comente



Livia.Vitonis 22/03/2022

Nem sempre os animais salvam
Recheado de contos, nos quais os protagonistas são os animais, você espera encontrar histórias emocionantes e cativantes, infelizmente não é bem isso o que vemos, eu realmente queria muito fazer uma crítica positiva sobre o livro, a edição feita pela darkside é linda, extremamente bem encadernada e diagramada, porém os contos em si não te prendem, não fazem você sentir aquela afinidade com o animal narrador, tirando principalmente as histórias da gata, da tartaruga e dos ursos, o restante acaba passando sem te prender. Quase desisti de ler o conto do macaco pois ele era muito confuso. Não é que eu não recomende a leitura, pois toda forma de leitura é válida. Talvez outros tenham uma visão completamente diferente deste livro, então vale à pena dar uma chance à ele sim, só sem grandiosas expectativas.
comentários(0)comente



crixtine 13/02/2022

Para mim, o destaque do livro não são as histórias em si (algumas têm até alguns pontos que considero problemáticos), mas a forma como a autora consegue articular as histórias de vida e morte de um animal, através do ponto de vista da alma dele, com as obras e vida de autores que, de alguma forma, tiveram alguma relação com a espécie em questão.
Ainda, um ponto que é recorrente e muito bem trabalhado é a consciência de si e do outro que os animais possuem, e o modo como refletem sobre isso em diálogo com o pensamento do "autor da vez".
Alguns contos são bem arrastados, outros valem uma segunda leitura.
Meus favoritos são Alma de Gata, Alma de Elefante e Alma de Tartaruga.
comentários(0)comente



tori 06/02/2022

amei amei amei
amei todos os contos, um ou outro que eu achei um pouquinho arrastado, mas nada que me incomodasse muito! o conto do papagaio me pesou de um jeito que logo que eu terminei de ler eu fui direto correr dar uns beijinhos no meu próprio papagaio!
comentários(0)comente



Livros e Ivaílton 04/02/2022

Gente, que livro foi esse?

Muita bizarrice sem nexo. Assim, em minha experiência pessoal, não foi uma leitura valida. Uma coisa ou outra de conhecimento eu obtive, mas o restante, infelizmente, não condiz com as minhas expectativas. E mesmo assim acho importante trazer minha opinião aqui, até porquê compartilho as experiências pessoais que tenho durante as leituras, e experiências negativas também fazem parte...
Liddy 18/03/2022minha estante
Você também achou estranho e desconfortável essa forçada de barra em humanização dos animais


Livros e Ivaílton 18/03/2022minha estante
Nossa sim!


Andrea 30/03/2022minha estante
Nossa, foi esse o sentimento. Como sentir empatia humana com um mexilhão??


Livros e Ivaílton 30/03/2022minha estante
Hahahahha eu fiquei tipo a Nazaré nas contas ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



276 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR