Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Celia.Rabelo 05/10/2017

Não é muito assustador...
Este livro é dividido em 3 partes e vai narrar a inusitada história da família Barret. A famosa autora Rachel Neville entra em contato com Meredith Barret para que ela narre os fatos acontecidos em sua casa quinze anos antes, quando Merry contava com apenas 8 anos e sua irmã Marjorie, quatorze. Nessa primeira parte, Merry conta a Rachel passagens de como foi sua infância ao lado da irmã e de como era a relação delas com seus pais, até que o pai perde o emprego e sua irmã começa a adoecer. Já na segunda parte, a pequena discorre sobre a doença de Marjorie, sobre a crise que se instalava na família e de como o pai concluiu que poderia ser uma possessão, do pedido de ajuda ao Padre Wanderly e da permissão para que o canal Discovery se instalasse em sua casa para televisionar o "exorcismo". Já a terceira parte, é um soco no estômago com um final bizarro que nos faz querer raciocinar sobre o que foi lido durante todo o livro. Acreditem, o que escrevi não foi um spoiler, foram apenas fatos que amarram a narrativa feita segundo memórias de uma criança de 8 anos. O livro aborda o limite entre doença mental e uma possessão, nos faz indagar até onde uma mente doente e perversa pode ir e o que um pai desesperado é capaz de fazer para trazer alimento ao lar. E ele não deixa de fora questões sobre o fanatismo religioso e suas consequências. Não vou dizer que ele não dá medo, em certos momentos, pelo fato de ser uma narração pueril em primeira pessoa, parece que absorvemos o temor inocente dela nos deixando bem tensos. A maneira como a trama se desenrola é muito surpreendente e nos prende a atenção do inicio ao fim, só que sem grandes sustos e o final... Vocês tem que ler para compreender. Indico, mas não esperem sentir um grande medo. Seria um nível intermediário.

site: https://piscinadelivros.wordpress.com/2017/10/13/resenha-na-escuridao-da-mente-paul-trembley/

Isabel.Souza 09/10/2017

Se você é fã de terror e se você já leu o exorcista de William Peter Blatty, não vai encontrar nada muito diferente aqui. A história não é a mesma obviamente, no entanto, é uma notável referência. Assim como um grande número de obras do horror, tanto literárias quanto cinematográficas, que são citadas no texto. Pontos negativos que me fizeram ficar de saco cheio durante a leitura: a parte da blogueira problematizando achei péssima, juro que procurei fundamento para que toda essa análise do patriarcado e não sei mais o que fizesse sentido no enredo, não encontrei. As inúmeras referências citada do texto, achei extremamente desnecessárias. Super forçado, é tipo um manual pra você seguir caso não perceba as referências no próprio texto. Desastroso. As partes com o texto da blogueira realmente não funcionaram. Ponto positivo: o final, me surpreendi nas ultimas 10 paginas, sim, único momento que eu achei que valeu a pena a leitura e que foi o motivo da minha avaliação de 3. Achei o livro chato, nenhum pouco assustador. Se você quer um livro bom com a temática de possessão fique com exorcista.

leo lopes 21/10/2017

Uma boa idéia... nas mãos de um escritor com pouco talento
Na escuridão da mente não é um livro de terror, nem de horror… é um drama com pitadas de sobrenatural! Será? A história é narrada pela irmã mais nova que relembra após muitos anos todos aqueles acontecimentos. Mas de uma simplicidade que vai do início ao fim do livro. A visão dos acontecimentos pelos olhos de uma criança soam muito mais dramáticos do que eles realmente são. Falta ao leitor, conhecer um pouco mais da história pela visão dos outros personagens que são muitos e apenas orbitam ao redor da menininha que nem era a pivô da história e sim sua irmã adolescente e muitíssimo mais interessante. Faltaram capítulos dedicados à irmã, ao pai. Principalmente o pai! Faltou dar vida às irmãs pois são duas crianças que parecem que não vão a escola, não te amigos, não tem uma vida social que seja balançada ou arrebentada por estes eventos. Poderíamos estar diante de uma obra que viria a substituir “O Exorcista” se o livro estivesse nas mãos de um escritor competente. Não é ruim… é um livro mediano que me faz questionar a premiação do “Bram Stocker Award”.

Caverna 01/05/2018

Merry é uma garotinha de 8 anos que tem sua casa invadida por câmeras e roteiristas que irão dirigir um reality show sobre sua irmã de apenas 14 anos, Marjorie, assim como a presença de padres que farão o exorcismo de Marjorie é constante.

De início, Sarah e John, pais das duas garotas, tentam levar a filha mais velha ao médico e ao psiquiatra, crentes de que Marjorie sofria de algum transtorno mental que a fazia agir de modo diferente e ouvir coisas. Apesar das tentativas de consultas médicas e tratamentos com remédios, Marjorie não melhorava; na verdade, suas atitudes se tornavam cada vez mais grotescas. Ela tinha surtos em que se grudava à parede, falava outras línguas e em tons diabólicos. Ela admitia aos pais estar possuída, com um demônio em seu corpo, e que não aguentava mais escutar as vozes.

A família aos poucos desmoronava. Sarah e John viviam discutindo quanto ao que fazer com relação à Marjorie, e embora tentassem afastar Merry de toda a situação, a garotinha sempre vira a irmã como uma melhor amiga, e agora vê-la contando histórias absurdas e horripilantes a assustava. Merry temia não apenas a irmã, mas temia por ela.

Depois de um tempo, John resolve levar Marjorie para ver um padre, e é quando surge a proposta de um reality show que veio a ganhar o nome de A Possuída. A família estava falindo, e a ideia veio a calhar, já que além de receberem retorno financeiro, os pais achavam que enfim poderia haver uma salvação para a filha com a ajuda dos padres.

Mas no fim, não é exatamente isso o que acontece.

Como muitos sabem, nós da Caverna adoramos terror. Estava ansiosa para conferir a obra desde seu lançamento, e já havia lido algumas resenhas que destacam a grande questão da história: Estaria Marjorie realmente possuída ou apenas fingindo?

Eu já tinha achado essa dúvida bem interessante, já que na maioria das histórias é determinado que a pessoa está possuída e ponto. Nesse sentido, a obra se faz original, principalmente por não existir uma resposta para a pergunta. Podemos criar teorias e chegarmos à nossa própria conclusão, mas em momento algum o autor revela se havia uma força sobrenatural na casa ou se toda a loucura fora proveniente da mente perturbada de Marjorie.

A história é narrada por Merry, portanto o autor dá uma “aliviada” na tensão através de devaneios da pequena garota, que fala bastante sobre querer chamar a atenção não só dos pais, mas também do pessoal do programa, como se tudo fosse uma brincadeira divertida. Sendo tão nova, o leitor pode visualizar com facilidade o quanto tudo afetou a vida de Merry e como, por ser apenas uma criança ingênua, foi manipulada de uma forma terrível.

Embora o gênero da obra seja terror, as cenas onde tais eventos ocorrem são poucas, então eu diria que é mais um terror psicológico do que de botar medo. Ao longo das páginas, temos partes em que uma blogueira comenta sobre a série de sucesso e sobre como possuía vários aspectos de outros filmes/livros conhecidos de terror e suas semelhanças. As referências para os amantes do gênero são bem legais, e as comparações só servem para levantar novamente a questão quanto à Marjorie estar realmente possuída. E, se não estivesse, porque ela faria tudo aquilo? Com que intenção?

Uma coisa é certa: Havia muitas sombras envolvendo Marjorie. Psicológicas, sobrenaturais, não importa; existia algo ruim e maldoso nela que não tardaria a aparecer.

Ainda assim, exceto nos momentos de insanidade, Marjorie era uma adolescente normal. Reclamava, interagia com os pais, e por isso chegar a uma opinião concreta quanto à possessão é algo realmente complexo pro leitor.

Paul escreveu um livro que pode não te aterrorizar, mas certamente te deixa incomodado e com uma sensação estranha, o que nem de longe é algo negativo. E quando achamos que já acompanhamos a pior parte da história de Merry, o final chega e é sombriamente surpreendente. O tipo de livro que termina e continuamos pensando nele por dias.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2018/05/na-escuridao-da-mente.html

Tati.Lima 07/11/2018

Simplesmente maravilhoso...
Eu amei este livro.Achei o desenvolvimento da história e de seus personagens ótimo...e a virada da história no final, foi simplesmente perfeita...me pegou totalmente de surpresa, porque vc vai acreditando em uma possibilidade até o final, e aos 45 minutos do segundo tempo, o desfecho muda...vc então lembra q no meio da história uma personagem sinalizou para o q iria acontecer, mas acabou passando batido diante dos acontecimentos...enfim, eu amei e achei um livrão...

Juliana Augusta 22/01/2019

Imagina só se criassem um reality show de uma família que tem a filha mais velha possuída? E se passasse nesse programa o momento exato do exorcismo dela?
É isso que acontece em Na Escuridão da Mente. Narrado pela filha mais nova do casal Barret, Merry, a história vai nos mostrar três momentos: quando Merry é uma criança de 8 anos, quando ela está mais velha e posts de uma blogueira chamada Karen sobre sua visão do programa A Possessão.

Como foi dito, a nossa narradora tem 8 anos quando aconteceu a tal possessão em Marjorie, sua irmã mais velha. Tendo isso em vista, já logo de cara vemos que não será uma narradora confiável, principalmente porque além da pouca idade, Merry também ama demais sua irmã.

Em toda história de possessão, temos a vitima com claros sinais de uma esquizofrenia, porém por intermédio de alguém religioso (nesse caso, o pai), os ataques ficam entendidos, então, por possessão demoníaca. Nesse livro, me senti um pouco confusa se era esquizofrenia ou realmente possessão.

Depois de quinze anos do que aconteceu, e do programa, Merry está sendo entrevistada por uma autora que irá escrever sobre a família Barret. Aqui vemos muitos conflitos do que Merry se lembra e do que foi televisionado, trazendo a tona para ela muitas memórias e questões religiosas.

É um livro que vai colocar em questão qual é o verdadeiro mal. O que realmente é a ?escuridão da mente? da pessoa. Fiquei pensando sobre o livro, e sobre o final, durante muito tempo, e realmente não consegui dar uma nota para ele ainda. Então, meus amigos, isso é um terror psicológico dos bons.
Insta: @descobrindoleituras

Alexia Tedeschi 17/06/2020

Sensações...
Um livro que não é extraordinário, mas que consegue te prender e despertar várias sensações.
Um bom exemplo de livro sucinto, que não se desenvolve de forma arrastada e não aprofunda de forma exacerbada seus temas.
O desenvolvimento te deixa sedento por mais e o final, mesmo que descrito em pouquíssimas páginas, pode ser considerado consistente se pensarmos que que seu maior enigma foi deixado em aberto, possibilitando margem para várias interpretações.
Não me tirou o sono ou me fez ter pesadelos, porém me fez sentir medo de uma forma real (pode ter sido o tipo de terror que King cita), pois a família não se sentia segura dentro de sua própria casa (um local que julgamos ser nosso porto seguro muitas vezes).
Extraordinária a forma que desperta sensações como medo, tensão, apreensão e tristeza. Uma tristeza que julguei ser aterradora ao ler as lembranças após o fatídico acontecimento no desfecho.

Livro muito bom para curar uma ressaca literária.

Nathalia.Grams 27/06/2020

Livro bom, final interessante e inesperado, porém um pouco maçante principalmente na parte do Blog o que atrapalhou um pouco o andar da história.

dai.gonzaga 13/08/2020

Gostei
Gostei mas achei o final meio mé, esperava mais do plot. Mas foi uma boa leitura.

Crys 12/09/2020

Sensacional!!
Muita tensão em torno de uma estória fascinante e agonizante que lida o sobrenatural.. ou será com as surpreendentes mazelas da mente humana!? Difícil distinguir!!

Kah 16/10/2020

Gostei muito desse livro, exceto pelas partes em que a história era narrada pelo blog. Mas, no geral, adorei a leitura. Um suspense interessante, me prendeu o tempo todo. Terminei a leitura bastante intrigada: Marjorie estava possuída, ou era apenas doença mental??? Adorei. Recomendo!

Marconsio 05/01/2022

Uma ótima forma de iniciar o ano
Sinceramente,sei nem o que falar.

Terminei esse livro eu estava no meio da rua e fiquei com vontade de gritar,chorar e contar tudo que estava sentindo para alguém.
Se você tiver oportunidade de ler esse livro: LEIA SEM MEDO.
Um thriller de primeirissima linha,sua escrita lembra MUITO O Exorcista.

Paul Tremblay é meu pastor e nada me faltará

Luamaar 27/06/2022

Peguei nesse livro primeiro achando que eu ia conseguir ficar mais assustada doq fiquei com o Vilarejo do raphael montes, porém não recebi o exorcismo bizarro que eu tava buscando. Coloquei muita expectativa, mas o livro não é ruim, ele só vai te mostrando aos poucos bem no final que o problema principal não é oq achamos ser, e foi bem interessante. Tiveram sim cenas que meu estômago deu uma embrulhada kkkkkkkk mas foi bem leve.

Carol 14/12/2022

Um baita de um terror com crítica social ??
Quando eu leio um livro todo em menos de uma semana, das duas, uma: ou eu amei e foi favoritado 5??, ou eu achei o final uma merda e vou reclamar muito do autor. Em A escuridão da mente, como vocês podem ver, foi o caso de ser favoritado 5 estrelas.

Nem sei por onde começar, mas aviso que essa vai ser uma review com spoilers pq só sei fazer resenhas assim. Então vamo logo pro principal questionamento do livro: Marjorie estava possuída ou sofria com doenças psicológicas?

Pra mim fica claro que Marjorie estava sofrendo por estar começando a desenvolver doenças psicológicas. Psicose, alucinações, uma inteligência acima da média, tudo isso acontecendo com uma adolescente de 14 anos com pais um tanto irresponsáveis e imediatistas.
Os tratamentos e os remédios não estavam funcionando (ainda) pq é uma coisa que leva tempo, não é fácil achar a droga ?certa? pra você, e que funcione de forma que cesse com as suas crises, mas também não te deixe dopada. achar o remédio certo pra você que te permita viver uma vida ?normal? leva tempo, paciência e muita terapia tanto para o paciente, quanto para a família do paciente. Marjorie tava passando por isso, por esse começo de tratamento, mas como os remédios não funcionaram como uma dipirona, que em 30 minutos cura a sua dor de cabeça, os pais dela não tiveram paciência, maturidade e nem conhecimento (ou a mera vontade de não ser ignorante) e concluíram que ?ja que com 2 semanas de tratamento não passou, ela so pode estar possuída por um espírito maligno? e ai que a tragédia foi anunciada.

No referente a história, temos a Merry como narradora de tudo, a irmã mais nova da Marjorie, que na época dos acontecimentos tinha apenas 8 anos, daí você ja sabe que ela não pode ser considerada uma narradora 100% confiável, pq além dela ser parte ativa do ciclo caótico, estamos falando das lembranças da infância aos 8 anos, de uma mulher que atualmente tem 24 anos, e que deixa claro o quanto abafou dentro da sua mente todos esses acontecimentos. Durante muitas partes do livro ela mesmo fala ?não sei se essa memória que eu tenho é realmente uma lembrança de como aconteceu ou algo que foi implantado subconscientemente ao longo desses tantos anos por tantas coisas que ja li sobre isso?. Talvez eu seja ingênua por pensar assim, mas eu acredito na inocência é ingenuidade da Merry na história, eu convivo com crianças de 7/8 anos, e eu não vejo como uma criança poderia ser capaz de por vontade própria envenenar os pais e a irmã mais velha, que ela idolatrava. Eu realmente acredito que ela acreditava piamente em Marjorie e tomava como verdade absoluta tudo o que ela falava. Minha irmã mais nova, aos 8 anos, também era assim comigo, não é nenhuma característica difícil de ser encontrada em uma relação entre irmãs que convivem bem.

Minha única critica ao livro é como o autor começou a inserir os posts do blog. Depois de, sei lá, uns 50% do livro, eles passam a ser mais relevantes e menos irritantes, mas ainda assim continuo vendo-os como algo dispensável e que quebrava um pouco a minha imersão na história e o meu ritmo de leitura.