Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Alexia Tedeschi 17/06/2020

Sensações...
Um livro que não é extraordinário, mas que consegue te prender e despertar várias sensações.
Um bom exemplo de livro sucinto, que não se desenvolve de forma arrastada e não aprofunda de forma exacerbada seus temas.
O desenvolvimento te deixa sedento por mais e o final, mesmo que descrito em pouquíssimas páginas, pode ser considerado consistente se pensarmos que que seu maior enigma foi deixado em aberto, possibilitando margem para várias interpretações.
Não me tirou o sono ou me fez ter pesadelos, porém me fez sentir medo de uma forma real (pode ter sido o tipo de terror que King cita), pois a família não se sentia segura dentro de sua própria casa (um local que julgamos ser nosso porto seguro muitas vezes).
Extraordinária a forma que desperta sensações como medo, tensão, apreensão e tristeza. Uma tristeza que julguei ser aterradora ao ler as lembranças após o fatídico acontecimento no desfecho.

Livro muito bom para curar uma ressaca literária.

Nathalia.Grams 27/06/2020

Livro bom, final interessante e inesperado, porém um pouco maçante principalmente na parte do Blog o que atrapalhou um pouco o andar da história.

dai.gonzaga 13/08/2020

Gostei
Gostei mas achei o final meio mé, esperava mais do plot. Mas foi uma boa leitura.

Crys 12/09/2020

Sensacional!!
Muita tensão em torno de uma estória fascinante e agonizante que lida o sobrenatural.. ou será com as surpreendentes mazelas da mente humana!? Difícil distinguir!!

Kah 16/10/2020

Gostei muito desse livro, exceto pelas partes em que a história era narrada pelo blog. Mas, no geral, adorei a leitura. Um suspense interessante, me prendeu o tempo todo. Terminei a leitura bastante intrigada: Marjorie estava possuída, ou era apenas doença mental??? Adorei. Recomendo!

Bru 22/06/2021

Bom, parece que o livro que me tiraria o sono causou efeito totalmente o contrário. A história é um pouco arrastada o que torna a leitura um pouco cansativa.

Marconsio 05/01/2022

Uma ótima forma de iniciar o ano
Sinceramente,sei nem o que falar.

Terminei esse livro eu estava no meio da rua e fiquei com vontade de gritar,chorar e contar tudo que estava sentindo para alguém.
Se você tiver oportunidade de ler esse livro: LEIA SEM MEDO.
Um thriller de primeirissima linha,sua escrita lembra MUITO O Exorcista.

Paul Tremblay é meu pastor e nada me faltará

Luamaar 27/06/2022

Peguei nesse livro primeiro achando que eu ia conseguir ficar mais assustada doq fiquei com o Vilarejo do raphael montes, porém não recebi o exorcismo bizarro que eu tava buscando. Coloquei muita expectativa, mas o livro não é ruim, ele só vai te mostrando aos poucos bem no final que o problema principal não é oq achamos ser, e foi bem interessante. Tiveram sim cenas que meu estômago deu uma embrulhada kkkkkkkk mas foi bem leve.

Jesus 18/11/2022

Na Escuridão do Poderia Ser Melhor
Interessei-me por essa leitura achando que seria alguma análise de um caso real envolvendo confusão entre ?possessão demoníaca? e ?condições psiquiátricas?, mas é uma ficção crível.

Nenhum personagem é profundamente desenvolvido e, apesar de terem certo carisma, não cativam tanto quanto poderiam estando no meio do horror descrito no livro.

A alternância entre momentos tensos com uma narrativa em primeira pessoa de uma criança e outros monótonos de entrevista e posts de blog (literalmente) quebram e muito o ritmo de leitura, e essa é minha maior crítica.

Se o livro inteiro fosse a narração de uma criança descrevendo todo o terror que ela presenciou, teria sido muito melhor.

Carol 14/12/2022

Um baita de um terror com crítica social ??
Quando eu leio um livro todo em menos de uma semana, das duas, uma: ou eu amei e foi favoritado 5??, ou eu achei o final uma merda e vou reclamar muito do autor. Em A escuridão da mente, como vocês podem ver, foi o caso de ser favoritado 5 estrelas.

Nem sei por onde começar, mas aviso que essa vai ser uma review com spoilers pq só sei fazer resenhas assim. Então vamo logo pro principal questionamento do livro: Marjorie estava possuída ou sofria com doenças psicológicas?

Pra mim fica claro que Marjorie estava sofrendo por estar começando a desenvolver doenças psicológicas. Psicose, alucinações, uma inteligência acima da média, tudo isso acontecendo com uma adolescente de 14 anos com pais um tanto irresponsáveis e imediatistas.
Os tratamentos e os remédios não estavam funcionando (ainda) pq é uma coisa que leva tempo, não é fácil achar a droga ?certa? pra você, e que funcione de forma que cesse com as suas crises, mas também não te deixe dopada. achar o remédio certo pra você que te permita viver uma vida ?normal? leva tempo, paciência e muita terapia tanto para o paciente, quanto para a família do paciente. Marjorie tava passando por isso, por esse começo de tratamento, mas como os remédios não funcionaram como uma dipirona, que em 30 minutos cura a sua dor de cabeça, os pais dela não tiveram paciência, maturidade e nem conhecimento (ou a mera vontade de não ser ignorante) e concluíram que ?ja que com 2 semanas de tratamento não passou, ela so pode estar possuída por um espírito maligno? e ai que a tragédia foi anunciada.

No referente a história, temos a Merry como narradora de tudo, a irmã mais nova da Marjorie, que na época dos acontecimentos tinha apenas 8 anos, daí você ja sabe que ela não pode ser considerada uma narradora 100% confiável, pq além dela ser parte ativa do ciclo caótico, estamos falando das lembranças da infância aos 8 anos, de uma mulher que atualmente tem 24 anos, e que deixa claro o quanto abafou dentro da sua mente todos esses acontecimentos. Durante muitas partes do livro ela mesmo fala ?não sei se essa memória que eu tenho é realmente uma lembrança de como aconteceu ou algo que foi implantado subconscientemente ao longo desses tantos anos por tantas coisas que ja li sobre isso?. Talvez eu seja ingênua por pensar assim, mas eu acredito na inocência é ingenuidade da Merry na história, eu convivo com crianças de 7/8 anos, e eu não vejo como uma criança poderia ser capaz de por vontade própria envenenar os pais e a irmã mais velha, que ela idolatrava. Eu realmente acredito que ela acreditava piamente em Marjorie e tomava como verdade absoluta tudo o que ela falava. Minha irmã mais nova, aos 8 anos, também era assim comigo, não é nenhuma característica difícil de ser encontrada em uma relação entre irmãs que convivem bem.

Minha única critica ao livro é como o autor começou a inserir os posts do blog. Depois de, sei lá, uns 50% do livro, eles passam a ser mais relevantes e menos irritantes, mas ainda assim continuo vendo-os como algo dispensável e que quebrava um pouco a minha imersão na história e o meu ritmo de leitura.

Silvana.Pereira 23/12/2022

O livro narra a história dos Barrets, uma família composta pelo pai, a mãe e duas filhas; uma com 8 anos e a outra com 14. Ao mesmo tempo que a família passa por dificuldades financeiras pois o pai está desempregado a muito tempo, a filha mais velha começa a apresentar comportamentos perturbadores...será possessão demoníaca ou um transtorno mental? No desespero a família topa passar por um exorcismo que será televisionado em uma espécie de reality. 15 anos depois dos eventos perturbadores, a filha mais nova narra tudo o que aconteceu para uma escritora e revisita suas lembranças mais sombrias.

ana 21/01/2023

achei a proposta do livro interessante mas não gostei da execução, achei que a parte do blog ficou muito chata, avulsa e estranha.
sobre os personagens: odiei o pai da familia o tempo todo, que cara chato.

Jessica1248 02/04/2023

Intensidade pura
Tirei meia estrela só porque a escrita do livro é meio crua e as cenas com a Rachel são um pouco chatinhas, mas fora isso o livro me deixou na ponta dos pés. Comecei achando que seria uma história de exorcismo como qualquer outra e acabei me surpreendendo.

Sr. Quadros 09/04/2023

Mediano ? e somente isso
"Na Escuridão da Mente" é um thriller psicológico escrito pelo autor Paul Tremblay. Obra esta que ganhou prêmios e com direito a indicação do mestre Stephen King

Embora o conceito central do livro seja intrigante, o enredo em si falha em se destacar. A narrativa é arrastada e, muitas vezes, confusa, com saltos temporais que tornam difícil seguir a linha do tempo da história. Os personagens são unidimensionais e carecem de profundidade, tornando difícil se importar com o que acontece com eles.

Além disso, o final do livro é frustrante e parece não resolver as questões que foram estabelecidas ao longo da história. Embora o livro tenha alguns momentos assustadores e uma premissa interessante, não é o suficiente para superar suas falhas.

Em resumo, "Na Escuridão da Mente" é um livro mediano que pode satisfazer fãs do gênero, mas não oferece nada de excepcional. Os personagens rasos e a narrativa confusa tornam difícil se envolver com a história e a falta de uma conclusão satisfatória pode deixar o leitor insatisfeito.