Entre Cabras e Ovelhas

Entre Cabras e Ovelhas Joanna Cannon

Resenhas - Entre Cabras e Ovelhas

Moni Luz 02/08/2017

Um deleite literário.
Entre Cabras e Ovelhas é um livro delicado e sensível. O personagem principal não é necessariamente uma pessoa, mas uma vila. A vila, com seus moradores, suas pequenas casas e seus segredos. A vila, onde o calor está insuportável; a vila de onde desapareceu a Sra. Creasy.
É incrível como Joanna consegue levar o leitor até a vila, faz com que ele de sinta morador, vizinho daquelas pessoas; faz com que o leitor sinta o calor; faz com que o leitor sinta que segredos espreitam pelas paredes bem fechadas de cada casa daquele lugar.
Desde que a Sra. Creasy desapareceu, a vila já não é mais a mesma. O que aconteceu realmente com a Sra. Creasy? As suspeitas são inúmeras e as respostas, nenhuma.
Achei genial que são exatamente duas crianças que decidem investigar esse sumiço. Com aquele olhar sapeca e esperto; com a inteligência pura e aguçada que só uma criança é capaz de ter, Grace e Tilly decidem procurar pela Sra. Creasy. Mas por onde começar? Ora, essas crianças são levadas á missa com constância, e os adultos lhe disseram que Deus está em todo lugar. Então onde Deus estava quando a Sra. Creasy desapareceu? Eis a sacada genial das duas: se encontrarem Deus, encontrarão a Sra. Creasy e poderão trazê-la de volta á vila.
Assim, acompanhamos Grace e Tilly irem de casa em casa procurando por Deus. Elas entram na casa e no misterioso mundo oculto de cada adulto que ali habita. Aos poucos, os segredos vão sendo revelados, pequenos segredos de cada um, jogados aqui e ali, que se entremeiam e se transformam em um segredo maior, em um segredo da vila, nossa personagem principal.
A loucura sã do Sr. Creasy, que só quer encontrar sua mulher; Brian, o adulto que nunca realmente cresceu; a Sra. Morton, sempre gentil e prestativa; o jardim perfeito do casal Forbes; entre outros personagens multidimensionais e cheios de camadas.
Grace e Tilly percebem que há algo muito errado: porque, afinal, as pessoas parecem, de certa forma, satisfeitas com o desaparecimento da Sra. Creasy? Porque todos acham que o estranho morador da casa 11 tem algo a ver com isso?
Ah, o morador da casa 11. A ovelha negra da vila, mas uma cabra na visão de todos os outros moradores. O morador da casa 11 é um homem mau; o morador da casa 11 deve ser expulso da vila; o morador da casa 11 não presta!
Grace e Tilly não entendem o porque de odiarem tanto um homem que aparentemente não fez nada de mais. E, além disso, porque não conseguem encontrar Deus? Teria ele abandonado a vila, assim como a Sra. Creasy?
Pobre Sra. Creasy! Conversava com todos, sabia muito sobre todos, sabia muitos segredos...foi muita coisa para ela dar conta.
Aos poucos, o desaparecimento, os segredos, tudo vai se interligando numa narrativa sensível e bela, na qual a autora aguça a sensibilidade do leitor, sem dar nenhuma resposta pronta, mas espalhando segredos aqui e acolá até que tudo se transforma em algo muito maior.
Entre Cabras e Ovelhas é um deleite literário, uma das melhores leituras que realizei até aqui esse ano. Joanna capturou muito bem as nuances do ser humano, sua bondade, sua crueldade, seu medo, sua vontade de aceitação, o desejo de viver em comunidade se sobressaindo ao indivíduo...um retrato bonito e difícil de encarar, mas importante na mesma medida.

site: https://www.instagram.com/leituravoraz/

Lauren / Biblioteca de Lilith 01/06/2019

Hipocrisia social
Hipocrisia social. Julgamentos. Mistério. Inocência. Preconceito. Questionamentos religiosos.
Um mistério na vila traz a tona a mais pura inocência e sabedoria infantil quando duas meninas resolvem procurar por Deus para solucionar os problemas que atormentam os moradores do local. A autora, ao se propor tratar de um misterioso acontecimento e convocar na jornada de suas escrita duas crianças para solucioná-lo através da busca por Deus, traz na leitura diversos questionamentos sobre fé, moral, sociedade e religiosidade, e mostra o quão frágil algumas crenças podem se tornar ao ser convidadas para uma reflexão mais profunda. Ou ainda, o quanto muitas vezes as vestes da religiosidade são apenas uma máscara social de aceitação para ‘definir’ os bons cidadãos dos maus, para dizer quem é digno e quem não é, mesmo que os fervorosos, ao serem questionados pelas crianças sobre suas crenças, não consigam encontrar neles mesmos nenhuma resposta. Quem é cabra e quem é ovelha em nossa sociedade? Quem merece ficar e quem deve ser excluído? Quem pode julgar e definir uma sentença? O quanto nossas crenças têm verdadeiros significados para nós ou o quanto elas apenas nos fazem ser pertencentes ao contexto no qual queremos estar inseridos e ser legitimados? Que sociedade é essa a qual queremos fazer parte mas que nem sempre engloba todos nós?

A história, ao ser contada em diversos momentos sob a perspectiva de uma criança, lembra muito o livro “O Sol é para todos” de Harper Lee. Ambas as leituras falam sobre o preconceito enraizado em nossas ações e o quanto fazemos julgamentos baseados numa moral bastante questionável, regada de injustiças e falsos moralismos. E como as crianças do romance, em função de sua pureza e inocência, podem enxergar a vida e as pessoas sob uma outra perspectiva, dando a todas elas sempre uma chance. A própria autora Joanna relata num vídeo sobre o livro que a inspiração para a obra foi seu trabalho como psiquiatra, por acompanhar diversos casos de pessoas que não se enquadravam nos padrões socialmente estabelecidos e eram condenadas e excluídas por isso.
A narrativa da historia é muito fluida e bastante poética, com belas construções de frases que exemplificam sentimentos, situações e sensações dos personagens. Foi uma leitura instigante e agradável.

Apontamentos:
A forma como é construído o desfecho final não me deixou tão satisfeita quanto todo o resto da leitura – minhas expectativas estavam altas em função de estar adorando o livro. A narrativa é toda muito envolvente e ela nos conduz o tempo todo para um momento crucial que vai pontuar e clarear muitas questões importantes da história, mas que acabou me deixando com um desejo de saber mais e ver mais claramente como tudo repercutiu na vila e nos moradores. Compreendo o fato da autora querer deixar um pouco aberto o final para interpretações e reflexões acerca dos temas e histórias narrados, mas acho que ela poderia ter costurado um pouco melhor o fechamento. Apesar deste apontamento, é um excelente livro.

Iara 02/04/2020

Entre Cabras e Ovelhas
"Quando olha para trás, os caminhos que percorre em nada se parecem com caminhos. Parecem uma série de pequenas decisões, cada uma inconscientemente colocada em cima da anterior. Só quando para de andar, dá meia-volta e percebe que chegou a um destino, a importância das decisões se torna clara. (...) As escolhas que fez são agora parte dela. Costuraram-se à pessoa em que se transformou e, quando ela se detém para ver quem é, descobre que o tecido com o qual foi modelada começava a sufocá-la." Pag. 453

Em um determinado momento do livro a personagem principal faz uma pergunta muito importante: Como definir quem é bom e quem é mau. Se Deus toma essas decisões, qual é a balança divina? Em algum momento alguém realmente escolhe ser mau?

Nesse livro reflexivo é impossível não avaliar as próprias decisões e escolhas que fazemos todos os dias.

Uma leitura que certamente levarei para a vida, tentando continuamente ser ovelha entre as cabras.

Adriana.Lopes 09/06/2020

Lições implícitas
Quando a verdade se cala, a mentira ganha corpo, espaço e história.

ademircarneiro.prof 09/08/2017

Resenha: Entre Cabras e Ovelhas
Olá, mais uma leitura findada, publicado pela @editoramorrobranco "Entre Cabras e Ovelhas" de Joanna Cannon, nos traz uma leitura deliciosamente prazerosa, com um toque de nostalgia, nossas pequenas detetives incansáveis Grace e Tilly nos mostraram como a infância pode ser cheia de aventuras.

A narrativa se passa numa Inglaterra de 1976, precisamente em uma vila, onde todos que moram ali são muito próximos. E como era verão, o calor escaldante aproximavam ainda mais os moradores da vila, pois eles saiam das suas casas para conversarem uns com os outros. A monotonia da pequena vila foi quebrada pelo sumiço de Margaret Creasy, moradora do local.

Os moradores agora tinham uma rotina de ansiedade, mistérios e segredos ocultos, segredos esses que comprometiam muita gente. Nesse meio tempo nossas pequenas detetives Grace e Tilly decidem que é hora de investigar e procurar a srta. Creasy, enquanto nossas investigadoras se dedicam a sua missão, não deixamos de perceber como as crianças são ingênuas e verdadeiras, mas que também possui uma astúcia surpreendente.

Em paralelo as investigações de Grace e Tilly, descobrimos que todos aqueles que moram na vila tem segredos velados e compartilhados a esconder, muitos se questionam se algum dia Margaret voltará, pois sua volta pode afetar a todos aqueles moradores, ao que parece a srta. Creasy é conhecedora de alguns desses segredos. Algumas vezes somos julgados pois não nos entrossamos em determinados grupos e julgamentos como esses podem acabar com as pessoas.

Grace e Tilly são cativantes e divertidas, e conquistam a gente desde as primeiras páginas, depois que findei a leitura ainda penso que mistérios ficaram no ar.

Fonte: @academicoliterario

Leonardo1263 20/07/2017

Há verdades e "verdades"
Não se trata necessariamente de um livro religioso, a religião é abordada de forma geral, porém o suspense que a autora emprega ao longo das páginas, nos faz refletir e re-pensar sobre a bondade do homem. Um dos pensamentos mais interessantes para as personagens Grace e Tilly, é que em suas mentes está nítido e claro que, (baseado nas próprias palavras da bíblia), sobre o quão ordenadas e fiéis são as Ovelhas e o quanto as Cabras são mal vistas, "metaforicamente falando é claro". O Deus punidor que irá perseguir as cabras e recompensar as ovelhas.  E a conclusão desse esteriótipo bíblico, leva Tilly a refletir que nem todos são cabras ou ovelhas, tudo é uma questão de quem está avaliando isso, assim como um dia Jesus foi julgado por ser a Cabra de seu tempo e longos anos após sua morte teve sua imagem alterada e provando uma nova verdade para uma nova sociedade, que foi repassando ao longo dos anos como verdade absoluta. Leia o review completo no link!

site: https://mundohype.com.br/review-entre-cabras-e-ovelhas-de-joanna-cannon/

Geovanats 14/08/2020

Maravilhoso!
Como é bom um livro assim, onde o autor faz o leitor refletir sobre a vida apenas contando histórias cotidianas. Adorei a perspicácia das duas meninas, Tilly e Gracie, e a descoberta das cabras e ovelhas, e a maior cabra de todas....

Michele 26/11/2020

Uma boa surpresa
A sutileza das metáforas que demonstram o quanto as pessoas estão imersas em hipocrisia é o que torna esse livro um grande achado. Basicamente, mostra como é muito mais fácil apontar nos outros defeitos que pertencem a si próprios. E o fato das percepções se darem por duas crianças, com certeza, é a cereja do bolo.

Vale mencionar também a edição da Morro Branco que está impecável.

Biel 02/12/2020

Um livro sobre julgamento e preconceitos. Perfeito para desenvolver mais a empatia.

Ana Caroline 26/04/2024

Eu tinha uma expectativa bem grande com esse livro e me decepcionei um pouco. Ele é bem cansativo, uma leitura lenta.
Ele mostra que muitas vezes julgamos as pessoas sem saber da verdade, que cada um esconde mtos segredos e que nem tudo que parece é.
Minha nota não é maior pq realmente ele é bem lento.

Fernandho7 12/01/2021

Jesus mora aqui?
Todos somos ovelhas é temos um pastor, bom...Mas, se uma ovelha se perde, pq não ir procurá-la?
Essa é a pergunta que move duas garotinhas a buscar o pastor dessas ovelhas na casa das próprias ovelhas, ou será que o pastor não estar presente na casa das mesmas?
Descobriremos que existem muitos outros segredos e que muitos levam a um único lugar a casa número 11.

Math 04/02/2021

Bom, mas falta uma conclusão melhor
Entre Cabras e Ovelhas é um livro sobre julgar e ser julgado, e a necessidade de se sentir dentro de um grupo. Ele tem uma leitura rápida e agradável, que em vários momentos você se vê preso para saber o que é que aconteceu afinal. Apesar da sinopse, este não é um livro de investigação criminal ou algo do gênero, longe disto, ele é sobre histórias cotidianas dos moradores de uma pequena vila, seus segredos, medos e erros. Não leia este livro procurando algo grande e emocionante acontecendo, pois nesse caso você irá se decepcionar. No entanto se decidir ler, as questões que o livro aborda porém trás um cenário tão palpável que os acontecimentos do livro não são difíceis de de realmente acontecer afinal . . . o que é o assustador.

Minha maior critica à respeito do livro é o seu desfecho, que foi tão inconclusivo que beirou a ser decepcionante, deixando várias questões em aberto. Não me arrependo de ler o livro, mas esperava um pouco mais do final pelo menos.

Murilo 05/04/2021

"E parecia ser o fim do verão."
Este com toda certeza é um dos meus queridinhos. A escrita da Joanna Cannon é maravilhosa, muito bem explicada e ainda simples de entendimento. A história é muito boa, me peguei totalmente absorto na história. Grace e Tilly são muito amáveis e é fácil se apegar a elas. Joanna conseguiu fazer uma crítica social ser divertida, adoro esta história e recomendo muito.

Paulo 15/07/2017

Quem mora em cidades pequenas sabe o quão prazeroso é habitar tais lugares: clima fresco, tranquilidade, uma certa liberdade. Mas, ao mesmo tempo, o ambiente de uma cidade pequena pode ser opressivo. Todos controlam a vida de todos. E esse pequeno núcleo fica desconfiado quando existe um elemento estranho coexistindo com eles. É esse cenário idílico, porém opressivo que a autora conseguiu representar de maneira incrível em seu romance.

Gostei demais da escrita da autora. O que ela faz na narrativa é incrível porque ela alterna entre uma escrita em primeira pessoa e outra em terceira pessoa. Não é algo simples de ser feito e exige técnica e experiência. Os capítulos narrados em primeira pessoa são do ponto de vista da Grace apresentando suas aventuras ao lado de sua companheira Tilly. Nesses capítulos a autora precisa mostrar o mundo através dos olhos de uma jovem menina de dez anos. Toda a ingenuidade e a leveza de uma menina que está se encontrando com o mundo, se maravilhando e se desiludindo. Já os capítulos em terceira pessoa são apresentados de diferentes pontos de vista dos moradores da cidade. A dificuldade aqui é apresentar o mundo nos olhos destas pessoas. Mesmo que não esteja em primeira pessoa, a narrativa é uma em terceira pessoa muito próxima, ou seja, nós continuamos a enxergar apenas o que a pessoa está vendo e pensando.

Também existe uma alternância entre capítulos no presente e no passado. Nesse ponto a escrita se encontra com a narrativa pela necessidade de completar o quebra-cabeças que é essa história. A cada novo flashback novas informações, mesmo que sutis, são apresentadas ao leitor. A escrita da autora é muito gostosa e na metade da história eu já devorava oitenta ou cem páginas de uma só vez só de curiosidade de saber o que viria a seguir. Alguns capítulos são bem curtinhos tornando a leitura veloz. Outros capítulos são maiores fazendo com que o leitor penetre a fundo na mente dos personagens e reflita sobre as decisões que eles tomaram para si.

Para aqueles autores que desejam aprender a como desenvolver bem seus personagens, fica a dica desse livro. Joanna Cannon dá uma aula de como construir personagens com vozes diferentes. Tirando Grace e Tilly que são as duas gracinhas dessa história, todos os personagens são humanos demais. Todos tem seus contornos bem delineados: qualidades, defeitos, trejeitos, tiques. A autora desenvolve subtramas para todos tocando em elementos como xenofobia, preconceito, bullying, alcoolismo, casamento, adultério, velhice. O que mais me surpreendeu foi o crescendo desses personagens ao longo da história. No começo, a narrativa se foca mais na duplinha Grace e Tilly, mas depois os outros personagens acabam pedindo passagem e tomam conta da história.

Aqui novamente vemos como os três elementos da resenha que eu apresento (escrita, personagens e narrativa) se fundem em uma coisa só. Não dá para dissociar uma coisa da outra nesse livro. A construção de personagens é intrinsecamente ligada à escrita e à narrativa. Por exemplo, Brian é um personagem que sofre ao viver com uma mãe que o cerca de todos os lados. Acabou por formar um personagem que é inseguro o tempo todo na história. Ou Sheila que é o estereótipo da mulher fútil. A quantidade de tramas que são apresentadas ao longo da história é fascinantes e todas se ligam ao plot principal.

Minha única crítica é a falta de desfecho para alguns personagens. Senti que a autora poderia ter finalizado algumas narrativas de uma maneira melhor. Ou o surgimento de novos personagens na metade final da história que só serviram para a construção de algumas situações. O que aconteceu a esses personagens? Algumas subtramas como a doença da Dot (apesar da revelação no finalzinho) ficam para trás. Eu entendo o que a autora quis fazer ao deixar muita coisa em aberto, mas me deixou um pouco frustrado.

Ah, tem uma situação no finalzinho que eu acho que ficou ruim quando foi traduzido. O "Ela está chegando" se refere ao pronome it em inglês. It pode ser tanto ele como ela, mas é normalmente usado para coisas. Fica essa observação para quem já terminou de ler o livro e vai entender porque eu fiz essa observação a respeito de uma frase que vem poucas linhas a seguir. E a frase não se refere ao ônibus e nem a quem está chegando. É uma metáfora.

Bem, quanto a narrativa, ela é muito gostosa. Raramente eu consigo me divertir e me emocionar tanto ao mesmo tempo. A história começa de um jeito tão doce e gentil com as duas meninas e depois ganha ares de complexidade e tensão que acabam trazendo o leitor para dentro daquele mundo. Algumas frases da Grace e da Tilly são tão bonitinhas. O que eu vou falar não é spoiler porque acontece nas vinte primeira páginas... Elas procurando Deus é muito bonitinho. E a forma como a autora consegue construir frases tão profundas com a inocência das duas meninas é de uma doçura ímpar. Também é legal como são criados alguns plots bem interessantes para as duas meninas, lidando com a amizade das duas e a relação que ambas tem com suas respectivas famílias.

Sobre o lado mais adulto, a construção de mundo feita pela autora é de suma importância. Ela conseguiu reproduzir bem o ambiente de cidade pequena na história. Em alguns momentos da narrativa, a impressão é que eu estava em um ambiente claustrofóbico e que todos na rua e em suas casas estavam me observando. Me lembro de ter conversado rapidamente com a representante da editora e ela havia me dito que a comparação com A Garota no Trem era exagerada por causa das meninas. Olha, digo o contrário. Parece sim com um thriller principalmente quando as coisas começam a serem reveladas. O leitor fica se perguntando: quem fez isso? quem fez aquilo? Digno de uma boa história desse gênero. E novamente... o final não me agradou. Aberto demais... inconclusivo demais. Fiquei um pouco chateado, mas não tirou nem um pouco o brilho da narrativa criada pela autora.

Entre Cabras e Ovelhas é um romance incrível que vai te colocar frente a frente com o que há de pior nas cidades pequenas: o ser cidade pequena. Grace e Tilly conquistaram o meu coração como as minhas protagonistas preferidas. E esse livro tem uma cara de série de TV; aquela carinha simpática, aquele rostinho posudo de série. Queria demais ver esse livro ganhando outras mídias porque essa é uma história que fala a todos nós. Que fala de amadurecimento, de casamento, de preconceito e de tantas outras coisas. Você vai se divertir e se emocionar com os personagens dessa pequena cidade do interior da Inglaterra.

site: www.ficcoeshumanas.com